Disco SATA k deixa de ser reconhecido

Olá a tds

Comprei à alguns dias um disco SATA de 300Gb k instalei acontece k ele, ora é reconhecido, ora não, e kuando é reconhecido passado umas horas de funcionamento, desaparece a ligação.

Alguém me pode ajudar

Obrigado
 
Tens mais discos sata? Se tiveres mais, ou é algo mal ligado ou o disco tá marado.
Se não tiveres mais satas, e não for nenuma das k disse acima, pode ser o controlador sata k não está bom, ou pode precisar de actualizar a bios deste.
 
a minha board é uma Asus P4C800E-Deluxe e o Disco é um Maxtor 300Gb

tenho já há + de 1 ano ligado outro disco SATA , Maxtor de 160Gb, onde está o OS e nunca deu problemas.

Obrigado pela vossa atenção
 
Penso k não estás errado. Sendo assim, o estranho é o outro disco k tens ser sata e nunca ter dado probs...Se já actualizaste a bios e td, se o disco noutro pc funca bem, e se nesse outro disco faz o mm, então está a ficar mais complicado. O outro k tens deve tar ligado ao sata 1 né? e esse tens ligado ao 2. Só se for o sata 2 da tua board k esteja marado...
 
já testei em outra mákina e funciona bem

emprestaram-me um SATA de 160Gb e acontece o mesmo

estou a ligar nas portas 1 e 2, será k estou errado?

Tudo leva a crer então q é a controladora q está meia "pifada" ou com maus contactos.

Se n me engano essa Board tem 4 controladoras "S-ATA". N és obrigado a usar as duas primeiras.
Muda o Disco para outra controladora e o problema deverá ficar resolvido.
 
Talvez me tenha explicado mal

um dos discos kuando colocado sozinho (300gb), ao iniciar é perguntado se kero kriar um sistema "Raid", o ke indica logo à partida k o mesmo é reconhecido.

mas se for ao setup da MB ele n aparece lá

da mesma forma se colocar os 2 eles n aparecem
 
E eu volto a perguntar mesmo assim:
Não terás algumas controladoras S-ATA na BIOS desactivadas?
É q o Disco tem obrigatóriamente q ser detectado em qq controladora. N pode só dar numa e ainda por cima só às vezes.

Se realmente tiveres tudo bem na BIOS, então, uma vez q até já experimentaste com outro Disco, é a Board q tem as controladoras S-ATA "pifadas".
 
Desliga o RAID na BIOS se não tiras proveito dele.

Se sim, coloca em «modo de compatibilidade IDE» (acho que é isto, pelo menos na minha tem)
 
Não sei pk, mas agora já funciona bem, este fds esteve 60 horas ligado e sempre na boa, a única coisa k fiz foi colocar umas ventoínhas / dissipador de calor, no disco ( passou de 51º C para 38º C ), não sei se terá sido do calor este mau funcionamento, já k tenho o outro disco ( mesma marca, só k de 160Gb ) k nunca deu problemas ( está a funcionar a 53º C )

Agradeço a todos os que tiveram a disponibilidade em ajudar.

PlasticMan:beerchug:
 
Aproveito este tópico pra nao criar outro dado que tenho 1 problema semelhante.

Tenho o Vista instalado e depois de umas actualizações do mesmo o meu disco deixou de ser detectado. Ou seja, ao iniciar o PC nem sequer carrega o Vista pq diz que nao existe nenhum disco. Nao sei se terá sido das actualizações do Windows ou se foi coincidência mas o certo é q foi depois disso. O meu disco é SATA. Alguém tem alguma dica? Obrigado!
 
Back
Topo