1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

disco sata n detectado

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por caprr, 20 de Agosto de 2005. (Respostas: 55; Visualizações: 3584)

1. caprr

caprr Power Member

viva

Numa Epox 8rda3+ decidi instalar mais um disco ao ja existente ( IDE)...

O disco é um Samsung HD160JJ ( sata 160Gb).

Alterei a bios por forma a activar o controlador sata

O disco é detectado no arranque ...

Mas windows nao o reconhece...

Mesmo ignorando este nao reconhecimento e depois de passar para directamente para a instalaçao do SO win xp com a floppy para a activaçao das drivers da motherboard, o disco n é detectado e aborta a instalaçao do SO...

O que é que me está a faltar???

Última edição: 20 de Agosto de 2005
  2. caprr

caprr Power Member

ja corri o utilitario da samsung e esta tudo ok. Ja o formatei com o utilitario da samsung.Tem o jumper para 1.5Gb...

Ja n sei o que fazer mais :(

3. caprr

caprr Power Member

apercebi-me que a motherbord esta com o codigo FF que segundo o manual é sinal que o chip esta mal introduzido, bios update incorrecto, motherboard problema, add-on card mal inserida.

Eu inclino-me para esta ultima, mas o que raio é que esta mal ???

se fosse o disco ele n tinha formatado nem como tinha corrido o teste de diagnóstico.
    tive a ver e n existe nenhum jumpers na mobo para activar os controladores SATA, é so mesmo aquela opçao na Bios...

ja tou a entrar em parafuso :(

4. grhbiker

grhbiker Power Member

na minha epox 8rda (ja tenho saudades dela) o FF queia dizer que tava tudo fixe com ela, penso que na tua deve querer dizer o mesmo n sei :rolleyes:

5. [knap]

[knap] Power Member

FF significa que está tudo bem.

Tens de criar uma partição no disco para ele ser detectado no windows é isso que te falta. ;)

6. caprr

caprr Power Member

mas como é que crio uma partiçao se em lado nenhum ele é detectado!!!

7. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

E os drivers do controlador sata?? aposto que nem os instalaste :D

Cumprimentos

8. caprr

caprr Power Member

----
    aquando da instalaçao do xp, eu instalo as drives do controlador mas n detecta o hdd

9. cusca

cusca Power Member

sata

Não precisas de controladores de raid . Tu só queres instalar 1 disco , não estás a fazer raid nenhum. Essa bios está actualizada ? Qual é a versão ? Já foste ao site da board ver se há algum problema com ela e os Sata ?E o disco está formatado como ? Em NTFS ?

10. caprr

caprr Power Member

sim esta actualizada. 6a61bpac

e esta drive é a unica q esta no site e vinha com a motherboard...
    aparentemente n vi nada que inviabiliza-se o uso de sata.~

Como é que vou saber como é que ele esta formatado, se n o consigo ver em lado nenhum.
    esta formatado em Low level!! ( que n sei o que é)

11. cusca

cusca Power Member

Sara

Qdo formataste o disco tiveste de escolher entre Fat32 e NTFS. Qual escolheste ? Disseste que o formataste , ou não ?

12. cusca

cusca Power Member

sata

A tua bios não tem algures uma opção IDE CONFIGURATION ? Abre e vê o que está escolhido

13. caprr

caprr Power Member

esta formatado em low level, que é uuma opçao do utilitario da samsung. depois de alguma tentativas e como nao tinha resultados decidi formatar nesse tal formato ( ou nao) low level....

em relaçao a motherboard nao vi nada desse genero.
    Mas para que é q queres isso ??

14. cusca

cusca Power Member

sata

Pq na minha Bios é aí que se dá a ordem para reconhecer ou não os tipos de discos : ata , sata ou scsi.
    E isto :
    You need to press F6 during windows install to load the drivers for sata, there's usually a makedisk file on the cd supplied with the motherboard to create a sata driver floppy. Use this floppy when prompted by the windows installation. Also on my DFI nforce2 board i had to set the first boot device to scsi to boot off sata.
    Já experimentaste ?

Vê aqui estae suporte à tua board
    http://www.epox.com.tw/eng/faq.php?serno=17

15. caprr

caprr Power Member

em relaçao a essa pagina eu ja tiha olhado para ela mas n sei onde encontrar o ficheiro para a criar. No cd n existe nada com esse nome.

16. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Estas exactamente com o mm problema que eu.. Ve esta ajuda por parte do representante (mod) de um forum que dá suporte especifico a asus.. Vai dar td ha mesma coisa..

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=68384

Ta no ultimo post.. Eu tb continuo com 200 gigas sem nada la dentro.. Mas que treta.. [[[]]]

17. Dorf

Dorf What is folding?

:wow: ?? desculpa, mas a tua board não tem que usar uma dsk para reconhecer o hdd sata?? é que se sim, só depois de intalares o SO é que ele arranca sem a dsk, enqunto estiveres a instalares tens que usar a dsk de arranque, no inicio da instalação do XP fazes "load ... de terceiros.." e depois usas a dsk....

18. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Quando o HD é reconhecido no POST tens lá a opção Control+S pa abrir um utilitário de configuração do Sil... às tantas precisas de fazer um raid com 1 disco ( já tou a inventar )

Umm isso já levou com uma formatação? então significa que tem uma partição de secalhar 150G... Esse Windows já tem o SP1 integrado?? ( ou o SP2 ) o Windows XP sem service packs tinha uma limitação dos 127G ou 137G já não me lembro

EDIT: Dorf ele já fez isso, até apareceu la o controlador sata e tudo mas depois dizia que não tinha disco

Cumprimentos

19. jfbbms

jfbbms Power Member

colocas-te o jumper para limitares isso para o sata1? (isto se for necessario )
    update de bios e update de drivers para a ultima versao?

20. caprr

caprr Power Member

ja la teve o jumper para limitar a sata1. mas o chip SIL3112A suporta sata2.
    a bios é a mais recente.
    tal como a drive para o sil.

quall era o comando para em linha dos formatarmos o discos e ver outras specs dos hdd's??

Partilhar esta Página