Disco SATA não reconhecido pela Bios

Neoronio

Power Member
Boas a todos!
Estou com um problema. Já pesquisei mas não encontrei resposta.

Comprei um disco SATA de 1TB. É um Samsung HD103UJ. Instalei-o, mas não é reconhecido.
A Bios não detecta o disco. Já tentei tudo, mas nada. Não aparece. Se o mantiver ligado ao mesmo tempo que o outro disco, onde está o XP, o PC nem arranca. :wow:

A minha motherboard é uma ASROCK 775V88, e tem a versão 1.20 da Bios.

Alguém pode dar uma ajuda???
Obrigado
 
Porque o disco que compraste e' SATA II, e a Southbridge dessa motherboard e' a VT8237 conhecida por "se dar mal" com discos SATAII.

Esse disco nao deve ter jumper para mudar para SATA I, pelo que teras que ir ao site da Samsung procurar pelo programa que altera o modo de transferencia do disco.
 
Obrigado pela ajuda Crusher!

Sucede que o disco não tem jumper, existe um patch no site da Samsung que já tentei instalá-lo, mas o disco continua sem ser reconhecido...

Será que faço alguma coisa mal???
Gravei o ISO do patch num CD, faço boot pelo CD, o software corre. Depois volto a reinicar o PC, mas fica tudo na mesma.

Alguma sugestão!?!?
Obrigado
 
Se tiveres o CD da Board - podes tentar arrancar com ele e fazer uma disquete de drivers SATA!

Sim leste bem uma disquete!

Já tive um problema destes e a única maneira que consegui usar para o o sistema reconhecer o disco foi assim...

1º Fiz uma disquete de drivers SATA,
2º Depois peguei no CD de instalação do Windows e comecei a correr,
3º logo de ínicio carreguei na tecla F6 adicionar controladores de RAID/SATA.
4º No monitor deverá surgir com um texto a pedir que introduzas a disquete/floppy A se tiveres analisado bem o site da Samsung e da da Motherboard já terás uma ideia de qual o controlador que deverás escolher para instalar.

5º Se tudo correr bem... Ele continua o modo rotineiro de instalação do Windows,
6º Caso contrário o texto deverá indicar que não conseguiu encontrar o controlador necessário/ disco e terás de começar tudo de novo...

Ou seja terás de fazer por tentativas como eu já tive de fazer uma vez, até que descobri o Nlite!

Com este programa gratuíto o Nlite peguei no CD do Windows que possuia espetei com as drivers SATA que encontrei na net e mais algumas e agora é sempre a aviar cartuxo... e se quiseres até podes fazer um CD de arranque já com o Internet Explorer 7 e outros programas que queiras instalar, e melhor o NLITE produz um ISO para gravares directamente no CD.

Cumps

Camolas_San
 
Última edição:
Once in the Samsung HD103UJ DOS ES-Tool utility:
Press "Y" to accept terms of use.
Select the Samsung HD103UJ HDD.
Use the keyboard arrows to select "Set MAX UDMA Mode" and press enter.
Select "SATA Mode [300]" and press enter until it reads "SATA Mode [150]".
Select "Process" and press enter.

Foram estas as acções que tomaste?
 
Eu tive o mesmo problema que tu ao ligar o disco à board ele não era reconhecido.

Mas depois liguei a outra porta SATA e consegui detecta-lo.

Já experimentas-te ligar às várias portas SATA do tua board?
 
<...>o problema dele é o computador não ver o disco, não é a instalar o windows... convém ler bem antes de escrever testamentos desses :lol:
<...>


lol!
7 em cada 10 PC's o computador não reconhece o disco por falta de drivers RAID/SATA!

Capiche!
 
<...>o problema dele é o computador não ver o disco, não é a instalar o windows... convém ler bem antes de escrever testamentos desses :lol:
<...>


lol!
7 em cada 10 PC's o computador não reconhece o disco por falta de drivers RAID/SATA!

Capiche!

:zzz: acho que ainda não percebeste
o problema não é para instalar o windows, o disco nem aparece na BIOS! para isso não há drivers, é outro problema. em vez de andar aí com "lol", tenta perceber as coisas para não dizeres disparates.
 
<...>o problema dele é o computador não ver o disco, não é a instalar o windows... convém ler bem antes de escrever testamentos desses :lol:
<...>


lol!
7 em cada 10 PC's o computador não reconhece o disco por falta de drivers RAID/SATA!

Capiche!

lol adorei o "7 em cada 10"

essa frase não seria "computador" mas "windows" que querias dizer, coisas completamente diferentes
 
essa frase não seria "computador" mas "windows" que querias dizer, coisas completamente diferentes.


Vamos lá ver se eu me consigo fazer entender:

Supondo que o S.O que se pretende ter a trabalhar na máquina é o Windows, e sabendo perfeitamente que é a BIOS que não reconhece o DISCO RÍGIDO.

Eu propôs o seguinte:

Se tiveres o CD da Board - podes tentar arrancar com ele e fazer uma disquete de drivers SATA!

Sim leste bem uma disquete!

Já tive um problema destes e a única maneira que consegui usar para o o sistema reconhecer o disco foi assim...

1º Fiz uma disquete de drivers SATA,
2º Depois peguei no CD de instalação do Windows e comecei a correr,
3º logo de ínicio carreguei na tecla F6 adicionar controladores de RAID/SATA.
4º No monitor deverá surgir com um texto a pedir que introduzas a disquete/floppy A se tiveres analisado bem o site da Samsung e da da Motherboard já terás uma ideia de qual o controlador que deverás escolher para instalar.


A ver se percebem alguns DISCOS SATA que não tenham os drivers instalados, é como se não estivessem ligados à Motherboard! Ela simplesmente não os Reconhece. Aliás, normalmente quando a BIOS não detecta o DISCO, costuma dar uma indicação no início quando se liga o PC.


Isto é possível de resolver como eu descrevi acima;


Agora se queres resolver o problema, mas não queres ter de instalar o S.O Windows;
Podes recorrer ao CD do Ubunto 8.1 que não precisa de instalação mas permite ser corrido no computador e resolver a situação dos drivers e detecção dos discos SATA pela Motherboard.

Q.E.D Quod Erat Demonstrandum;

<...>
Eles teimavam em não ver, mesmo quando a verdade era evidente, e assim, caluniando o conhecimento dos outros faziam-se de maiores do que realmente eram!

Friedrich Nietzsche
<...>

Cumps

Camolas_San :009:
 
Bem, eu pensei que tivesses percebido mal, mas afinal não.

Afinal não sabes é do que falas. A tua proposta é por uma disquete com os drivers SATA para a BIOS? Isso não existe amigo. Posts desses são escusados pois se estás a inventar podes levar um outro user a enganar-se.
 
Ele existe com cada um...

Visto a board dele nativamente não reconhecer Discos SATA II terá de alterar o mesmo para ser reconhecido como SATA I apenas, não existindo jumper terá de ser através de firmware do mesmo disco para "enganar" a board... Não vais lá com Drivers nem afins... A bios Simplesmente não reconhece... No entanto um possível update à BIOS poderá solucionar o caso, senão é fazer como o Crusher disse!
 
Força continua a chamar-me de tosco...
Eu já resolvi problemas assim e trabalho numa loja onde se constrói sites e se repara computadores!
Mas o que é que eu sei comparado com um iluminado como tu?

O que é pena? Uma pessoa que nunca ouviu falar em instalar drivers com uma disquete só pode ser pro!

Cumps

Camolas San

PS: Eu ainda sou do tempo... em que era necessário uma disquete para o computador reconhecer o leitor de CD'S!
 
Última edição:
Instalar drivers na bios? nem tu nem ninguém ouviu falar pa :)

lol eu sou do tempo em que nem se ouviam falar em leitor de cds. mas por mim acabei, queres insistir, força.
 
Força continua a chamar-me de tosco...
Eu já resolvi problemas assim e trabalho numa loja onde se constrói sites e se repara computadores!
Mas o que é que eu sei comparado com um iluminado como tu?

O que é pena? Uma pessoa que nunca ouviu falar em instalar drivers com uma disquete só pode ser pro!

Cumps

Camolas San

PS: Eu ainda sou do tempo... em que era necessário uma disquete para o computador reconhecer o leitor de CD'S!


Quer dizer que por tu trabalhares numa loja de informática/web design és mais iluminado que o resto do pessoal?!?!?! Agora vejamos... Dás a solução das drives para instalação posterior do SO certo?!?! Muito bem... Essas drivers são feitas para Windows based! E se quiseres instalar um sistema operativo diferente, estilo Linux?!?! Se a bios não detecta o disco o Linux não vai fazer milagres... Ou então o Solaris!!! Se a bios não suporta não há nada a fazer senão fazer com que ela suporte, ou fazendo um upgrade a mesma ou um "downgrade" da classe de SATA do disco para SATA I em vez de SATAII do qual é nativo!!!!

Fiz-me entender ou nem assim?!?!


AS DRIVERS Só FUNCIONAM SE A BIOS DETECTAR O DISCO!!!!
 
Última edição:
Força continua a chamar-me de tosco...
Eu já resolvi problemas assim e trabalho numa loja onde se constrói sites e se repara computadores!
Mas o que é que eu sei comparado com um iluminado como tu?

O que é pena? Uma pessoa que nunca ouviu falar em instalar drivers com uma disquete só pode ser pro!

Cumps

Camolas San

PS: Eu ainda sou do tempo... em que era necessário uma disquete para o computador reconhecer o leitor de CD'S!
diz qual é a loja que é para eu nunca lá ir :002: com conhecimentos desses não devem fazer grande trabalho. enfim, do not feed the trolls, yada yada yada.
 
Vocês ou das duas uma ou não lêem bem o que eu escrevo ou não querem entender!

Primeiro - NA BIOS NÃO SE INSTALA DRIVERS PORRA NENHUMA!

Segundo - É perfeitamente normal que a BIOS não esteja a reconhecer o DISCO SATA!

Terceiro - Depois de se instalar um S.O no computador se a BIOS continuar sem reconhecer o DISCO o que é também possível!

Quarto - Podes fazer um Reset à BIOS!

Quinto - Se mesmo assim não der podes tentar fazer uma actualização ao Firmware!

Agora para aqueles que não entendem ou não querem entender o que eu disse anteriormente:

Tudo o que eu disse refere-se ao Terceiro passo!

Mas como o Camolas é Burro não sabe nada levem lá a Taça! :009:

PS: Ainda estou a tentar perceber porque é que o SYQE meteu na cabeça que eu queria instalar drivers na BIOS!
 
Última edição:
Back
Topo