1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Disco SATA nao reconhecido

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por joao93, 30 de Março de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 973)

1. joao93

joao93 Power Member

Boas povo.

Comprei um disco SATA, acontece que depois do disco formatado (está como "saudável-activo" na gestão de discos) e reconhecido pelo windows tentei posteriormente instalar o Windows no referido disco, não sei porquê na instalação o disco nunca me foi reconhecido pelo cd de instalação do Windows.

A minha board é uma Asus P4S800D socket 478

O referido disco Sata é um Samsung 320GB UDMA 7 (o disco é sata II)

A bios reconhece o Disco pois aparece lá a sua descrição quando quero modificar o "Boot Device Priority"

Já fiz o download de um utilitário da Asus em que ao começar com o CD do Windows clico em F6 e posteriormente selecciono um SiSraid controller mas mesmo assim não consegui.

O CD do windows é um XP pro SP3 já com drivers SATA incluídos.

Última edição: 30 de Março de 2009
  2. syqe

syqe Power Member

Última edição: 30 de Março de 2009
  3. joao93

joao93 Power Member

Depois de andar a pesquisar parece que também tenho de jumpear o disco dado que ele é de 3Gb/s e a minha board só aguenta até 1,5 Gb/s

Tenho também um problema de interface, a minha board é de 2004 e SATA II é um bocado mais recente, teria também que actualizar a bios e mesmo assim não é certo que dê.

Parece que a melhor solução é mesmo trocar o disco :005:

4. oversaturn

oversaturn Power Member

A minha board tb é de 2004 ou 2005... e SATA II funciona na boa. À velocidade de SATA I, mas funciona.

Experimenta criar um CD do windows usando o nLite e as drivers que o syqe indicou. Existem uns tópicos sobre esse assunto aqui no forum, como por exemplo este.

5. joao93

joao93 Power Member

Eu já tenho o dito CD e nada.

Vou trocar o disco já ando a queimar pestanas há 3 dias seguidos.

obrigado pela ajuda.

6. syqe

syqe Power Member

Realmente a tua board só suporta SATA I, logo para testares melhor é aconselhavel utilizares o jumper para limitar. Apesar de que se ela já é detectada na BIOS não deveria de haver problema.

Quanto à interface não precisas de fazer update nenhum à BIOS.
    Se ele já é detectado na BIOS não precisas de fazer mais nada, SATA II é retrocompativel com SATA I.

Já experimentaste os drivers que disse?

7. joao93

joao93 Power Member

Boas.

Ontem à noite, testei com o dito CD, com os drivers da Asus (clicando em F6 e depois escolher os controllers pela diskette) e os outro drivers que indicaste.

Obrigado a todos os que ajudaram mas já vi que é algo que me ultrapassa e hoje vou mandar o PC a um técnico, e provavelmente a solução vai ser trocar de disco, quase que aposto.

Depois reporto aqui os resultados.

8. joao93

joao93 Power Member

Parece que o problema pode ser fácil de resolver

http://www.samsung.com/global/busin...72&type=61&subtype=63&model_cd=238&ppmi=1155#

Estive a ver isto na página oficial e lá refere que os discos de 3 Gb/s não são reconhecidos por algumas boards mais antigas e que a solução é colocar-lhe um jumper de modo a que o disco fique limitado a 1,5 Gb/s, já estive a ver o manual e refere isso, não consigo é perceber a disposição do dito jumper, se alguém puder ajudar agradecia.

9. syqe

syqe Power Member

Sim já te tinha dito para pores o jumper ;)

Vê isto:

10. joao93

joao93 Power Member

Obrigado pela resposta.

Logo à noite quando chegar a casa vou testar logo isso.

Depois digo se resultou ou não.

11. joao93

joao93 Power Member

Desisti.

Vou trocar o disco, não consigo fazer farinha deste.

Obrigado a todos pela ajuda.

Partilhar esta Página