Disco sata novo e volume simples?

MalaMen

Power Member
Boas:

Comprei mais um disco sata mas ao criar new volume so me deixa criar volumes simples e o disco fica como disco dinamico...

O que é isto e porque acontece?

Eu queria criar um disco logico ou priimario que é o que tenho nos outros. Porque é que este disco nao deixa? O que é isto de volume simples e disco dinamico?
 
Também já me aconteceu isso, mas usei o Partition Magic e criei uma (ou mais) partição normal (sem ser dinâmica).. :)
 
Quando passas um disco para dinâmico, em vezde partições podes criar volumes. A vantagem é que não tens limite no numero de volumes. Os volumes podem ser simples, extended, striped ou spanned. Com um só disco dinamico apenas podes criar volumes simples.
- Volumes extended, servem para extender um volume no mesmo disco.
- Volumes spanned, servem para extenderes um volume já existente para um outro disco (Imagina que tens o volume onde está o emule cheio e necessitas de mais espaço para continuares com os downloads. Para tal basta extender o volume do emule para outro volume).
- Volumes striped são os que oferecem melhor performance pois escrevem alternadamente 64k em dois discos diferentes, o que aumenta a rapidez.

Para voltares a meter o disco em modo básico, de modo a criares partições e não volumes, basta acederes ao painel de controlo, ferramentas administrativas, disk management (ou ***** koisa do tipo).
Ai aparecem todos os discos. Para voltar a basico basta clicar com a tecla direita do rato em cima do disco e converter para básico. Não uses o partition magic.

De notar que ***** disco pode-se passar de basico para dinamico sem perder os dados, mas ao contrário todos os dados serão apagados.
 
Back
Topo