Disco SATA por vezes não é detectado pela BIOS, outras vezes sim..

x0cHiPiLLi

Power Member
Boas, tenho um sistema feito por uma ja um bocado antiga Asus A8N-E (a normal), mas o melhor é descrever os componentes:

- MB Asus A8N-E
- Fonte 375w
- Disco Hitachi SATA 80Gb
- Sparkle 6600 GT
- 2x512Mb DDR
- SoundBlaster Audigy 2 (normal)
- DVDRW Samsung

Ora desde 2 dias que o disco SATA não me é detectado por vezes pela BIOS, mas por vezes detecta e nessas alturas até fiz um checkdisk completo ao disco e nem sequer deu erros, por isso presumo que o problema não seja do disco, mas sim da motherboard ou da fonte de alimentação.

Já experimentei desligar componentes, tipo o DVDRW, a SoundBlaster, removi e voltei a inserir os DDR, troquei de cabos SATA (os de alimentação e interface), e sempre na mesma o resultado é sempre o mesmo: por vezes dá e por vezes não.

Há alguma forma de eu ter a certeza de onde é o problema? E onde acham que está o problema? No disco, na MB ou na Fonte?
A ventoinha do chipset NForce 4 anda um bocado esquesito, mas funciona..
E quando a BIOS detecta o disco o Windows funciona normalmente, até que por vezes, e saliente por vezes, deixa de funcionar bloqueando o proprio windows xp e a partir dai já não é detectado... Mas se ligar passado um dia ou umas horas ou minutos já dectecta e liga, não vejo relação... Alguém me pode ajudar?
Nao tenho muito dinheiro para estar a trocar de computador..
Se alguém tem alguma dica agradeço desde já, obrigado!
 
Já tive um problema muto semelhante ao teu. A minha board do nada perdeu o suporte acpi, e o disco de x em quando funcionava. Experimenta instalar o windows sem acpi (carregando na tecla F7 se não me engano no inicio do setup). No meu caso resolveu e nunca mais tive problemas.
 
como ja te foi sugerido, o melhor e trocar de fonte.
mas podes tambem fazer um clear c-mos. consulta o manual da tua motherboard em como o fazer.
em alternativa ao manual, desliga o pc, desliga-o da tomada de parede, retira a pilha da motherboard durante uns minutos, volta a colocar-la e liga tudo.

mgl4evr
 
essas motherboards sao famosas pelos problemas que dão, chipset....
a nvidia usa agora AHCI... o chip da nvidia nesta motherboard é um grande failure...

desativa tudo o ke não precisas na BIOS.. floopy, coms, etc..
por default a mohterboard trás cenas desativadas pro CPU... (poupança de energia etc)

desativa suporte IDE se nao tens discos IDE... (na cenas SATA tens de ter todas as portas activas...mesmo que não as uses)
pra placa de rede desativa se não a usas e se usares desativa a opção que detecta o estado do cabo.

esse disco Hitachi 80GB deve funcionar no modo SATA 150, isto é, suporta SATA 300 mas por definição deve vir em SATA150, vai ao site da hitachi e faz download do bootcd pa alterar as definições do disco.

faz tb update à BIOS...
 
Última edição:
Back
Topo