1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Disco SATA Preguiçoso???

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Biruno, 15 de Dezembro de 2003. (Respostas: 30; Visualizações: 2038)

1. Biruno

Biruno Power Member

Boas!

Comprei recentemente um disco Sata da Maxtor de 120 Gb. Formatei o Disco e criei 2 partições como sempre faço,
    uma para o windows (110Gb) e outra para fazer benchmarks (5gb).O outro disco que tinha (WD 80GB IDE) ficou em
    master no IDE1 para servir como aramzem. Instale o windows com Sp1 e respectivos drivers da board (epox 8rda3+)
    e da os ultimos Omega (ati 9500). Também instalei os drivers Sata que vinham com a disquete da board e
    não houve problemas. Corria tudo bem até que reparei que todos os jogos que tinha instalados (Halo, CoD e Neverwinter
    Nights) tinham bloqueios frequentes (a imagem parava, o rato tb e o som repetia-se), depois por vezes recuperava e
    ficava normal, outras vezes tinha de fazer reset.Voltei a formatar o disco, instalei drivers + antigos (nforce e ati),
    instalei o windows sem o sp1, mudei drivers de som etc.Tudo sem resultados! Jogos com o Halo ou o NwN bloqueavam
    frequentemente com uma configuração em que antes funcionavam bem. A par deste problema ocorriam tb paragens quando movia
    ficheiros de ums disco para o outro.

Até que reparei que nso casos em que havia bloqueios e os jogos voltavam ao normal o disco Sata trabalhava
    mesmo antes de o jogo voltar a correr normalmente. Comecei a pensar, será do disco? Experimentei instalar os jogos no disco
    Ata de 80 Gb e qual é o meu espanto quando corre tudo bem.

Instalei então o Windows no disco ATA de 80 e o disco SAta a servir de armazem para a mula. Ocorre o seguinte, se a mula tiver
    ligada, o jogo bloqueia (mas muito menso frquentemente que antes), se a mula tiver desligada, o jogo não bloqueia!!!!

Que se passa? O meu disco Sata é preguiçoso? Será dos drivers Sata? Será de ter 2 discos?

Já tirei um programa da maxtor que fez um exame completo ao disco e deu que estava tudo bem!

O meu sistema é:

Epox 8rda3+
    Xp2400
    512 Ram OCZ PC3500
    Maxtor Sata 120 Gb
    WD Ata 80 Gb
    Os drivers nforce, da grafica, do som, do sata raid são os ultimos!!!

Alguém me ajuda?????:005:

2. Biruno

Biruno Power Member

Então malta? Ninguém tem uma sugestão?

3. lunatic

lunatic Power Member

Olá! não te vou dar soluções, pq não as tenho! Mas comparto o mesmo problema que o teu. Tenho exatamente os mesmos discos e sinto que a melhoria de performace quando instalei o Maxtor SATA 120Gb não foi significativa.....

Espero que alguém consiga dar umas palavrinhas na resolução deste problema, se é que é um problema!

Cump.

4. Biruno

Biruno Power Member

Eu já nem falo de perfomande!!! O que me incomoda são os bloqueiis!!! Se não bloqueasse..tudo bem!!!!

Mas assim..mudar de cavalo para burro!!!!!!

5. nazG

nazG Power Member

Bem realmente estava virado para comprar esse disco, mas agora estou algo reticente... mas era mesmo só para linux.
    De qualquer das maneiras fiquei de pé atrás.
    Também estou interessado em respostas que surgirão nesta thread.

6. [BoB]Marley

[BoB]Marley To fold or to FOLD?

Eu tb tenho um disco sata mas tá como disco secundario. Tenho um de 80 Gb (partido em 2) com o windows xp, mas no entanto até agora n notei nenhum problema.
    Vou agora ficar de olhos abertos a ver se dá algum prob, e depois digo qq coisa...:)

7. Biruno

Biruno Power Member

8. [BoB]Marley

Ontem reparei que quando estou a ouvir mp3, e ao mesmo tempo tou a copiar ficheiros para o disco sata, a qualidade do som degrada-se muito... tou a ver ke n é defeito, é feitio... :sad:

Será que é algum bug do windows?

9. Biruno

Biruno Power Member

Bolas!!! Esta porra não ata nem desata!!! É mesmo incrivel...mula ligada...jogo encrava!!!! Mula desligada: *****

Já fiz tudo o que podia: mudei de drivers, mudei para o 2º Sata, pus uma ventoinha...etc...etc...

Estou a desesperar!!!!!

10. [BoB]Marley

Knowledge Base da Microsoft? Será que ajudará em alguma coisa? Ou em algum outro fórum?

Eu por enquanto não posso pesquisar muito na net, pk ainda tou à espera da adsl, e com 56k não vou muito longe...:sad:

11. Biruno

Biruno Power Member

O driver Sata da Silicon image que tenho é o 1.0.0.28 que veio com a diskete (mais actual do que os que estão na pagian da epox :puke: )! Estive a pesquisar um bocado e descobri que:

1- O driver mais actual (que não é o que está na pagina da epox ) é o 1.0.0.32. Falam dele neste site: http://forums.extremeoverclocking.com/showthread/t-61524.html

2- Noutro forum vi que existiam 2 pessoas com o mesmo problema que eu: corrupção disco e paragens em jogos durante acesos intensivos do disco:
    http://www.abxzone.com/forums/showthread/t-60391.html

Vou bsucar os 1.0.0.32 à pagina da silicon image!!!!

Se vejo isto resolvido nem acredito!!!!!

12. Biruno

Biruno Power Member

Nem com a porra dos últimos drivers (1.0.0.32) isto se resolve!!!!!

Bolas!!!!!!

13. [BoB]Marley

experimenta a ver no "knowledge base" da microsoft a ver se fala alguma coisa sobre isso...

Ja reparei que quando ponho mp3 a tocar (no media player) e tenho o disco sata a copiar cenas (a trabalhar), o som parece ke fica mais lento e com intereferencias, mas quando clico na cruz para fechar o media player (mas n o fecho) e mantenho pressionada a cruzinha sem fechar o media player, o som já fica bom...

Eu axo ke seja algum bug do próprio windows....

14. MrBean

MrBean Power Member

Não sei se isto adianta alguma coisa, provavelmente já experimentaste, obviamente, isto antes. A mula encrava mesmo que esteja no disco principal (no IDE) ? É que no meu pc isto tb se parte todo se tiver a mula ligada mas n tem nada a ver com o disco porque eu uso um seagate ide de 120 giga.

15. bomb

bomb I quit My Job for Folding

Uma pergunta os discos da Maxtor não tem um programa de utilidade tipo o a samsung que tem o HUTIL?

16. redalert

redalert Folding Member

Biruno, n sabes se existe u mesmo problema com as abit nf7-s 2.0? tenhu por vezes uns problemas cu meu disco que por vezes n e detectado o meu maxtor sata 6Y120MO... mas e muito exporadico.. ve se consegues verificar se e um problema so da tua epox.. :D

obrigado.

17. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

:D

A resposta até é facil ;)

A mula de x em quando tem picos de usage mt elevados :| o que leva a aque o teu jogo fique momentaneamente lento :P

Ao contrario do Dc++ que corres num pC relativamente fraco, a mula leva bem mais ram e bem mais cpu usage.. Ora ai tens.. É o motivo pelo qual jogas com paragens

Espero ter ajudado :)

Arrakis_Dune OUT

18. [BoB]Marley

O driver mais actual ke sakei do site da SiI é o 1.1.0.52.

Só ke n me queixo de corrupção de dados, pelo menos por enquanto. Só noto aquele pro no media player...

19. heldermf

heldermf Power Member

ou é de mim, ou esse é um sintoma que tem origem no facto de o controlador S-ATA ser PCI. O que justifica a perda de qualidade de som quando utilizas o disco. A largura de banda do barramento PCI é inferior a 150MB/s. O valor, penso eu que é de 133MB/s. agora é só pensar. Se estamos a usar uma placa de som jeitosinha, com 5.1 e tal e ainda queremos acesso a disco intensivo... Adeus qualidade do som... Encravanços de performance do sistema à vista.

Numa board com suporte nativo para S-ATA, como por exemplo uma Intel que tenha a Southbridge ICH5 ou ICH5-R, esses problemas não existem, pois quando utilizas discos S-ATA não tás a usar o Barramento PCI.

Espero ter ajudado :)

20. [BoB]Marley

Tem muita lógica aquilo ke disseste heldermf...

Mas o mais engraçado é, ao estar a ouvir mp3 no media player, o som perde qualidade quando se faz acessos ao disco sata. Mas se ao mesmo tempo que se está a fazer acessos ao disco, se carregarmos na cruzinha para fechar o media player e mantivermos pressionada a cruzinha, o som já fica normal... isso tb é muito estranho. Tás a perceber o ke tou a "tentar" explicar?

Partilhar esta Página