disco SATA

NeoToPower

1st Folding then Sex
Boas ppl, a minha proxima compra vai ser em principio um disco segate SATA de 120gb mas estou com alguns receios por causa de alguns useres deste e de outros foruns que se tem queixado que o sistema por x's parece que para por uns momentos quando se acede ao disco.
Se me puderem relator as vossas experiencias com discos sata agradecia imenso. Ou é um disco sata ou então terei de comprar uma controladora IDE pk simplesmente já ñ tenho espaço pra mais.
[[[[[[[]]]]]]]]'s
 
Boa Neo! Eu também estou brevemente a pensar comprar um disco SATA e sou um completo noob na utilização (i.e. instalação do mesmo), isto porque a minha board é uma Asus P4G8X-Deluxe e não sei se a controladora funca bem com os sata, aliás, tenho de ir ver qual é a controladora...

Bem, é a Silicon 3112 SATAraid controller.

Uma dúvida (sei que existe um tópico activo com perguntas semelhantes, mas é para ver se eu percebi...), se eu instalar o windows no disco sata, basta carregar no F6 quando é pedido e tudo será muito simples... certo? Utilizo depois os outros discos IDE para storage.

Espero é que não tenha problemas em detectar o disco sata como o outro user aqui do forum. Já agora, dos discos sata quais são os melhores? Discos sata 7200rpm (not 10000). Estou a pensar num maxtor, não gosto muito de seagate.
 
Performance? Hitachi. Todas as reviews que vejo têm o hitachi em 1º.
Se o recomendo a alguem, não. Nos proximos tempos toda a gente vai desconfiar de Hitachi. É mais uma questão de "I'm feeling lucky".....

Quanto ao Sil3112, tenho-o com 2 Hitachi (i'm feeling lucky) em raid e zero problemas até agora.
Dois satas na Ich5r e dois ide com conversor sata no sil e não tive qq problema de instalação ou performance.

A instalação do windows basicamente é o que disseste. F6-> diskette......
 
Ehehe... nemesis, por acaso também andei a ler e reparei que os Hitachi são os que têm a melhor performance, mas também reparei que quase nenhuma loja em Portugal os tem... onde compraste os teus?

Mas a diskette é mesmo necessária para quê? Não é só necessária se não instalares o windows no sata?
 
Originally posted by greven
Ehehe... nemesis, por acaso também andei a ler e reparei que os Hitachi são os que têm a melhor performance, mas também reparei que quase nenhuma loja em Portugal os tem... onde compraste os teus?

Atenção que eu não estou a recomendar os Hitachi. Ainda não provaram nada a nivel de fiabilidade. Eles tb são um pouco barulhentos. As pessoas acham os Raptors barulhentos. Eu acho os Hitachi mais barulhentos que os Raptors.
Quanto ao sitio onde os arranjei, tens pm.

Originally posted by greven

Mas a diskette é mesmo necessária para quê? Não é só necessária se não instalares o windows no sata?

A diskette são os drivers do controlador, para o windows ver o disco. Nada mais.

Já agora, um conselho, os conectores sata são do mais fragil que já vi. Cuidado. Não sei como não têm aparecido casos de conectores partidos.
 
Eu deixa ver se desta vez entendi.

Imagina que eu ligo o meu sata e quero fazer uma instalação clean do XP. Quando é chegada a altura carrego no F6 e deverei então inserir uma diskette com os drivers da controladora, para serem logo instalados na instalação do windows (sim, porque eles têm que ser instalados sempre).

Não existe já nenhuma versão do windows que traga logo os drivers, poupavam trabalho ao pessoal! :)
 
Eu pessoalmente tb tava com essa duvida, mas os beneficios não me parecem valer a pena, acho que vou esperar que se torne algo mesmo nativo (quem tenta fazer uma instalação do windows num disco sata sabe do que estou a falar)
e quiçá SATA300 ;)
 
bem.............. a parte da diskete pode ser uma beca chato. Cada x que eu queria instalar o win ter de estar a instalar os drivers para a controladora é sem duvida um atrofio.
enfim.... tb uma controladora IDE ñ é barata e no final o conjunto disco ATA + controladora acaba por ficar mais caro que um disco SATA.
 
Pensei agora noutra solução! :) Que tal comprar 2 adaptadores SATA e ligar os meus 2 discos de 80gb no sata e comprar 1 de 120 gb ATA e fazer uma parelha com outro de 120 que tenho no canal 1 IDE?
Ñ sei se vai compensar em relação a comprar 1 disco SATA..... agora só vendo mesmo os preços. :rolleyes:
 
Back
Topo