Disco SEagate 500GB nao inicia

Orá passados meses de contactar o support da seagate eis que obtenho uma resposta.

O técnico indica:

Caso o seu disco esteja dentro da série no email numerada, é aconselhavel actualizar para o novo firmware

NOTA: tradução do original
 
Boas!

Consegui recuperar os dados no meu disco Seagate 7200.11 500GB, firmware SD15, faz parte do lote que tem tido o problema de firmware. Fiquei com o disco parado 4 meses, porque sabia que no RMA me mandavam um disco mas não me recuperavam os dados.
Na altura, o orçamento de uma empresa de recuperação de dados era de 1.200€!!! :wow:

Quando recuperei os dados, ararncaou sem problemas, tanto o SO que lá estava (PCLInuxOS) e os dados (filmes, séries, fotos, etc.) estavam intactos.

Se o vosso disco deixou de ser reconhecido na BIOS ou é reconhecido como tendo zero MB, digam qq coisa.
Os dados estão lá todos, só que não se consegue aceder a eles.

Se precisarem de ajuda mandem PM.

Mas porque é que não partilham isso aqui em vez de remeterem para PM... :zzz:
 
por curiosidade como fizeste para recuperar então ?
trocas-te o PCB ?

Era bom, era... experimentei 3 PCB, mas sem sorte com nenhuma delas...

Mas porque é que não partilham isso aqui em vez de remeterem para PM... :zzz:

Porque a maior parte das pessoas não vai perceber nada, e as que perceberem alguma coisa, só uma pequena parte é que tem condições para o fazer...

Mas de qualquer modo, aqui fica, para os mais corajosos: link

Tenho todo o material necessário, se não se sentirem à vontade para o fazer vocês mesmos.
 
Última edição:
Mas porque é que não partilham isso aqui em vez de remeterem para PM... :zzz:

Porque 13 dias depois só 1 pessoa é que viu o post... e nem sequer foste tu...

Devem andar Seagates aí a cair das árvores este problema, mas parece que ninguém se interessa!
Especialmente, quando tem solução, e todos simplesmente aceitam a perda dos dados (por vezes, muito importantes), e compram outro disco.

E mais não digo.

pessoal o seagate de 750gb tem algumas queixas como o de 500gb?

é que mandei o outro para rma e vou troca-lo pelo de 750 hehe...

Se tiver dentro dos firmwares afectados, vem com o mesmo problema. Presumo que venha a funcionar, portanto a primeira coisa que tens a fazer é verificar o firmware e actualizar se for necessário. Problema resolvido, ficas com o disco a funcionar sem problemas.
 
Última edição:
e quando o disco ja nao é detectado??que ha a fazer??? obrigado

Porque 13 dias depois só 1 pessoa é que viu o post... e nem sequer foste tu...

Devem andar Seagates aí a cair das árvores este problema, mas parece que ninguém se interessa!
Especialmente, quando tem solução, e todos simplesmente aceitam a perda dos dados (por vezes, muito importantes), e compram outro disco.

E mais não digo.



Se tiver dentro dos firmwares afectados, vem com o mesmo problema. Presumo que venha a funcionar, portanto a primeira coisa que tens a fazer é verificar o firmware e actualizar se for necessário. Problema resolvido, ficas com o disco a funcionar sem problemas.
 
Boas, então vendo bem as coisas.. Seagate não é assim tão de fiar..

Encomendei um disco SEAGATE 250GB SATA II 16MB SP, Versão ST3250410AS.

Alguém tem ouvido falar de problemas com estes discos? Ou seagate só tem problemas com discos >500GB ?

Desculpem o parcial off-topic
 
Boas, então vendo bem as coisas.. Seagate não é assim tão de fiar...

[OFFTOPIC]Parece que os problemas estão mais ou menos circunscritos. Creio não haver razão para alarme. Arruinar a reputação de uma marca tendo em conta estes problemas é um pouco leviano. O meu belo Seagate Barracuda de 40 GB continua a bombar já há 5 ou 6 anos.[/OFFTOPIC]
 
Em parte tens razão. Tirando alguns discos 7200.11, não se conhecem problemas nas outras gamas da Seagate. O Seagate 7200.12 500GB 16MB SP é excelente compra, assim como o Seagate 250GB 16MB SP (7200.10), só para dar alguns exemplos.
 
Devo dizer que quando me deparei com a quantidade de Seagate's que andavam a ter problemas, a minha confiança na marca ficou um pouco abalada.

Mas verifiquei que o problema ficou aparentemente circunscrito a uma versão. E que aparentemente já não acontece nas versãoes posteriores.

Tenho, nos meus vários sistemas e da cara metade, uns 5 ou 6 discos da Seagate a funcionar na perfeição e sem problemas. Nunca tive problemas com nehum deles. O mais antigo foi comprado em 2003 (um Barracuda de 40GB também!). E continua a funcionar lindamente.

Provavelmente voltarei a comprar Seagate.
 
Ok, não queria estar a denegrir a imagem da marca, não era essa a minha intenção.

Até porque, se conseguiram rectificar o problema com um update ao firmware, pode muito bem ser visto como um ponto a favor.

(E dou como terminado o offtopic da minha parte. ;) )
 
Boas, eu também tenho um desses discos conflituosos mas o problema é que o uso como disco externo no portatil. Como é que posso actualizar o firmware do disco sendo este externo?
 
Bem pessoal, hoje aconteceu-me uma fatalidade, e só hoje, através do google é que descobri este tópico :(

Tenho dois discos Seagate 500GB 32Mb ST3500320AS.

Um foi meses depois do outro (não posso precisar datas). Até hoje sempre trabalharam bem, sem qualquer problema, e pretendia colocar os dois em Raid0 quando formatasse o PC (que tinha planeado em breve). O mais antigo tem o Windows XP, e o outro estava a trabalhar como armazenamento.

Infelizmente o meu PC faz algum tempo que deu uns problemas estranhos ... simplesmente bloqueava quando andava no Windows e apareciam uns rectangulos pretos por vezes (no momento em que bloqueava) ... se tivesse o som ligado este bloqueava onde estava e fazia um loop constante do ultimo som tocado.

Depois passei por umas aventuras de mooding e a verdade é que o PC nunca mais deu estes problemas que acabei por não descobrir de onde vinham. Isto aconteceu em Dezembro passado ... hoje os tais problemas regressaram. O PC bloqueava constantemente, e lá estava eu perdido.

Mas desta vez, aconteceu algo que não esperava ... o disco mais recente da Seagate que tenho deixou de ser detectado. Aliás, ao ligar o PC quando ele está a fazer o processo tipico de drives, quando chega ao canal onde está o tal disco, fica parado meio minuto, e depois de desistir (Not Detected), segue para o Windows, pois o disco que o tem funciona bem.

A verdade é que no Windows, mais uma vez ele voltou a empancar, então decidi fazer uns testes onde obtive as seguintes conclusões:

-Ambos os cabos SATA estão bons;
-Ambas as portas SATA da Board estão boas;
-O problema está mesmo no meu disco.

Decidi então ligar o PC desta vez com o tal Seagate completamente desligado (cabos SATA e de alimentação desligados). Actualmente estou com o ligado assim faz uma hora e ainda não teve os tas empanques. Aqui fica a minha 1ª questão:

1- Será possível que os tais bloqueios que regressaram hoje eram causados pelo disco?! Mesmo este não sendo aquele onde está o Windows?!

De qualquer maneira, estou chateado, pois tinha muita coisa naquele disco de 500GB. Decidi então pesquisar na Internet coisas sobre este disco e pasaando por histórias de firmwares e uma data de criticas cheguei a este tópcio de um fórum no qual participo e conheço bem (não tão bem como pensava senão já tinha descoberto este tópico antes).

Depois de ler o tópico através do Everest fui ver a versão do firmware do meu sobrevivente, e é SD15 ... não posso dar informações sobre o outro pois nem sequer o consigo detectar.

Agora estou meio triste e com receios e dúvidas na cabeça.

2- Em relação ao sobrevivente que ainda funciona, terei obviamente que fazer o update, certo?! Notaram algumas diferenças de comportamento do disco (já que falam que ele não usava correctamente a cache)?!

Em relação ao meu outro disco, nem sei o que pensar. Não queria perder o seu conteudo de forma nenhuma. Se mandar para RMA, bye bye ao que lá tenho. Vou falar com o Jovenitto, e rezar que ele me possa salvar.

Cumps.
 
se tens dois discos iguais tenta mudar a placa dos discos antes e ver se dá para acederes aos dados...eu se tivesse outro igual faria isto...e ja desmontei a placa do meu e nao se perde a garantia dos discos
 
Confesso que não tenho prática nisso, mas parece-me uma boa ideia.

De qualquer maneira tenho sempre aquele receio de ficar sem os dois.
 
Só depois de ler as 6 páginas é que soube que tinha uma bomba relógio no meu sistema! Obrigada Seagate :rolleyes:! Já ficas em 4ª na lista com esta brincadeira.

e quando o disco ja nao é detectado??que ha a fazer??? obrigado
Isso também eu gostava de saber! Tenho 2 discos de 500GB afectados e o que tem o SO foi ao ar >(!
Apesar de não ter grandes dados para recuperar daí, já que (in)felizmente estão na outra drive, tenho tudo que é jogos, savegames e afins aí e me apetecia nada ter que começar tudo de novo. Para não falar de ter que sacar tudo que era jogo da Steam!

Já agora, como fazem para mandar o disco para RMA? Li que tinha que embalar o disco com um saco anti-estática e por-lo numa caixa cheia daquelas bolas de esferovite. É mesmo assim? Sabem de onde posso arranjar essas bolas de esferovite?
 
Pois, o meu também não é detectado ... espero que o Jovenitto possa ajudar, uma vez que ele diz ter conseguido recuperar o disco dele.
 
Agradecia a vossa opinião na seguinte dúvida. Comprei há uns par de meses dois destes discos ST3500320AS e lá consta que ambos são SD15.

Pretendo montar um sistema novo em breve e foi por este motivo que os comprei. Pelo que aqui li deve-se realizar o upgrade ao firmware… aconselham que o realize noutro PC antes de serem montados no PC novo e antes de instalar o OS?

O processo de actualização do firmware caso seja realizado noutro PC não danificará nenhum dos discos já existentes? (ambos são Maxtor). Pelo que entendi o utilitário detecta os discos Seagate e aplica o novo firmware apenas a esse disco, será que percebi bem?

Desculpem se as respostas são óbvias mas tenho receio que o processo não dê cabo dos discos Maxtor.

Mais uma questão, os problemas foram definitiva e eficazmente resolvidos com o último firmware ou persistem ainda problemas com os discos?

Obrigado,

Newbie
 
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