Disco sempre a 100% - Vista 64

Kanyder

Power Member
Hey!

Recentemente adquiri um novo sistema, que é o seguinte:
i7 920 D0 2,67Ghz
Asus P6T
SEAGATE 500GB SATA II 16MB SP (7200.12)
BFG GTX 275 OC
.
.
Entre outros componentes...
Mas o problema é o seguinte, depois de instalar o Vista 64, entre outros programas que necessito, e ter manuseado durante algum tempo sem qualquer tipo de problema e estando bastante satisfeito com a rapidez do sistema ocorreu o seguinte: O disco parece estar sempre a fazer uma especie de verificação de dados cada vez que reinicio, fazendo aquele ruidito habitual quando processa muito e de notar o seu uso no monitor de recursos:
http://img18.imageshack.us/img18/3098/42011264.jpg
Isto tudo começou depois de instalar o FEAR 1, e pensei que fosse conflitos com o directx 9c e o 10 (que nem sei se posso ter os dois ao mesmo tempo, mas o FEAR pede para instalar o 9c), então desisntalei o FEAR e reiniciei (aqui ele antes de encerrar teve de acabar de "verificar o disco" e só depois é k reiniciou). O problema parecia estar resolvido, mas agora que vos falo ele está novamente a fazer a verificação do disco, consegue perceber qual o problema? Se necessitarem de mais alguma informação eu forneço, desde já obrigado.

Caros cumprimentos.
 
Ele deve estar a indexar, e a trabalhar com o SuperFetch. Se quiseres podes desligar a indexação, no Painel de Controlo, mas não recomendo desligares o Superfetch. Só é recomendável desligá-lo se a memória é inferior a 1Gb.

Daqui a 2 ou 3 dias ele fica normal.

Cumps
 
Ele deve estar a indexar, e a trabalhar com o SuperFetch. Se quiseres podes desligar a indexação, no Painel de Controlo, mas não recomendo desligares o Superfetch. Só é recomendável desligá-lo se a memória é inferior a 1Gb.

Daqui a 2 ou 3 dias ele fica normal.

acclaim.gif


...mas com um sistema desses tinha "um pouco de paciência" durante 2 ou 3 dias para beneficiar da indexação no futuro, ou seja, não desligava nada.
 
Muito obrigado pelas sugestões, vou então esperar uns tempos para ver se isto acalma... Até porque o único problema é mesmo o facto de ele estar sempre "ruminar" e o ligeiro ruído constante, porque não noto lentidão na execução de tarefas.

Caros cumprimentos.
 
Indexação do Vista sucks. Desliga-a, não perdes nada, a não ser que faças procuras no disco todos os dias, mais de 10 vezes por dia. :D

Não desligues o Superfetch se não quiseres o sistema lento ;)
 
Indexação do Vista sucks. Desliga-a, não perdes nada, a não ser que faças procuras no disco todos os dias, mais de 10 vezes por dia. :D

Não desligues o Superfetch se não quiseres o sistema lento ;)

Eu desliguei o superfetch e tenho o sistema mais rápido quer seja no tempo de boot quer seja a correr aplicações.
 
Indexação do Vista sucks. Desliga-a, não perdes nada, a não ser que faças procuras no disco todos os dias, mais de 10 vezes por dia. :D

Não desligues o Superfetch se não quiseres o sistema lento ;)
Na minha opinião a indexação só trás vantagens, então a nível laboral, fazer pesquisas englobando conteúdos de ficheiros e e-mails é extremamente útil.

Para mim não fará sentido desligar, mas sim deixar a indexação terminar por si.
 
Eu desliguei o superfetch e tenho o sistema mais rápido quer seja no tempo de boot quer seja a correr aplicações.

A curto prazo até pode parecer mais rápido, mas vai-se deteriorando a velocidade. Vê aqui.

Na minha opinião a indexação só trás vantagens, então a nível laboral, fazer pesquisas englobando conteúdos de ficheiros e e-mails é extremamente útil.

Para mim não fará sentido desligar, mas sim deixar a indexação terminar por si.

Se tu precisas dessa funcionalidade, não faz sentido desligar.
Eu refiro-me a pessoas que, como eu, não precisam de fazer procuras no sistema (já nem me recordo quando foi a última vez que a utilizei). Nesse caso, não só podes desligar, como ainda libertas recursos da máquina, por muito poucos que sejam, nomeadamente, a nível de utilização do disco e da memória.
 
A curto prazo até pode parecer mais rápido, mas vai-se deteriorando a velocidade. Vê aqui.

Já lá vão vários meses desde que desliguei o superfetch e a única coisa que se deteriorou fui eu. Gostava de ver provas concretas de que ter o superfetch ligado aumenta a velocidade de "abertura" das aplicações. Já para não falar na irritante actividade constante do disco rígido e consequente perda de tempo de vida do disco.
 
Já lá vão vários meses desde que desliguei o superfetch e a única coisa que se deteriorou fui eu. Gostava de ver provas concretas de que ter o superfetch ligado aumenta a velocidade de "abertura" das aplicações. Já para não falar na irritante actividade constante do disco rígido e consequente perda de tempo de vida do disco.

É certo que há uma ligeira actividade a mais no disco, mas não se compara à actividade da indexação, por exemplo.
Segundo vejo no teu sistema, tens 2GB de ram. Com uma correcta atribuição de swap no teu disco, o fetch fará um trabalho excepcional e irá acelerar sim a abertura das aplicações.
Em relação a provas concretas, penso que as deves encontrar se pesquisares no google, mas a melhor prova será testares na tua máquina, medindo as operações do Kernel com o fetch ligado e desligado.
 
É certo que há uma ligeira actividade a mais no disco, mas não se compara à actividade da indexação, por exemplo.
Segundo vejo no teu sistema, tens 2GB de ram. Com uma correcta atribuição de swap no teu disco, o fetch fará um trabalho excepcional e irá acelerar sim a abertura das aplicações.
Em relação a provas concretas, penso que as deves encontrar se pesquisares no google, mas a melhor prova será testares na tua máquina, medindo as operações do Kernel com o fetch ligado e desligado.

Tenho a indexação do disco ligada. Vou provavelmente desligá-la porque ainda não me tinha lembrado disso. Não noto qualquer actividade a mais do que a esperada. Já com o superfetch ligado sim, notava.
 
Back
Topo