Disco SSD 128Gb para MacBook Pro Mid2009/Mid 2010

Pedroaha

Power Member
Boas pessoal.

Eu e o meu irmão pretendemos adquirir um disco SSD de 128Gb para os nossos Macbook Pro. Eu tenho o modelo Mid 2010, enquanto o meu irmão tem o modelo anterior, Mid 2009, ambos de 13 polegadas. No entanto, e após alguma pesquisa, continuamos ambos com muitas dúvidas nesta matéria.

Tendo em conta um orçamento aproximado de 100€, qual a melhor solução no mercado, que seja perfeitamente compatível com estes modelos? Era importante saber a opinião de proprietários de um destes modelos que tenham feito o mesmo upgrade ao seu Mac.

Agradeço desde já todas as respostas.

Cumprimentos.
 
Obrigado pela resposta.

Do que fui lendo, também fiquei inclinado para um desses, nomeadamente o samsung 830 e o crucial M4. Qual achas que é o mais adequado para estes modelos do MacBook Pro?

Pessoal ninguém aqui com um destes modelos que tenha colocado um disco ssd?
 
Boas,

Eu tenho um MBP, 13" mid 2009, com um Crucial M4 128Gb à mais de um ano e até agora sem problemas. Foi uma diferença da noite para o dia.

Precisas de saber algo mais específico?
 
Boas,

Eu tenho um MBP, 13" mid 2009, com um Crucial M4 128Gb à mais de um ano e até agora sem problemas. Foi uma diferença da noite para o dia.

Precisas de saber algo mais específico?

Boas,

Por acaso usas o bootcamp? É que tive um bloqueio com um M4 de 256Gb e a partir daí não fez mais boot nem dava sinal de vida, tive que tirá-lo e meter o disco antigo, agora liguei-o num PC limpei o disco todo e está a funcionar de novo.

Obg

PS. Peço desculpa pelo hijack da thread
 
Última edição:
Boas,

Sim, uso regularmente o bootcamp. Mas, num HDD. Tenho um SSD (SO) e um HDD (bootcamp, VMs, musicas, etc) no portátil.

Mas tal nunca me aconteceu, pois nunca instalei o bootcamp no ssd.

Edit: essa situação pode ter ocorrido devido a uma má configuração / instalação do Windows.
 
Caro Legion, a diferença é assim tão abismal? Em termos de velocidades, qual a média que costuma atingir?

Li que este disco é um pouco mais lento que o Samsung, o que na verdade não me preocupa pois a diferença deve ser pouca. O que interessa saber realmente é quanto à fiabilidade do disco, se não dá freezes, problemas de compatibilidade, necessidade de estar constantemente a actualizar firmware, etc. Agradeço desde já o teu testemunho.

Gonçaloforte não há qualquer problema. Dispõe da threat como se fosse tua, o objectivo é esclarecer aqueles que estão numa situação idêntica à minha.
 
Caro Legion, a diferença é assim tão abismal? Em termos de velocidades, qual a média que costuma atingir?

Li que este disco é um pouco mais lento que o Samsung, o que na verdade não me preocupa pois a diferença deve ser pouca. O que interessa saber realmente é quanto à fiabilidade do disco, se não dá freezes, problemas de compatibilidade, necessidade de estar constantemente a actualizar firmware, etc. Agradeço desde já o teu testemunho.

Gonçaloforte não há qualquer problema. Dispõe da threat como se fosse tua, o objectivo é esclarecer aqueles que estão numa situação idêntica à minha.


Pedro,

Só fiz uma vez um update, digamos crítico, ao firmware. E já vai à algum tempo.

Eu na altura que comprei o M4, os Samsung 830 estavam a sair no mercado, mas como haviam poucas ou quase nenhuma review sobre os Samsung optei pelo Crucial M4. De qualquer das formas, nunca irás aproveitar o SATA 3 pois o mid-2009 só suporta SATA 2. No entanto, o de MBP 2010 penso que já suporte Sata 3, é uma questão de verificares.

As maiores diferenças que noto são no arranque do SO, na abertura de aplicações no geral e principalmente as que pertençam à Suite da Adobe (Photoshop, Fireworks, etc..),entre outras coisas.

Tenho pena de já não ter um print com um benchmark que tive guardado aqui durante uns tempos. Agora já nem sei que app usar. Se me dizeres a aplicação para a Benchmark, eu depois coloco aqui os resultados. ;)
 
Tenho um MBP Late 2011, mas já agora deixo aqui também a minha experiência, já que o que o pessoal aqui mais recomenda no fórum são os Crucial, Samsung ou Intel e também há espaço para mais. :P
Pois bem, eu tenho um Corsair Force 3 SSD e estou extremamente satisfeito, até porque Corsair é uma marca bastante boa (a minha RAM é também da mesma marca) e ainda não me deixou ficar mal - apesar de ainda só ter há pouco mais de 1 mês. A única coisa a apontar é o facto de o mesmo ser de 120GB e não 128GB, porque 8GB ainda é um espacito bom para se ter, mas sendo a marca que é e tendo custado €99, não podia estar mais satisfeito.

Quanto à diferença de velocidade, sem dúvida que é abismal. O OSX a iniciar demora 4/5 segundos desde o momento que aparece a rodinha até ao ecrã de login, as aplicações é praticamente dar um clique e estão abertas, a máquina virtual com Windows 7 inicia completamente em cerca de 10 segundos. Hoje em dia, se alguém quer velocidade, é apostar num SSD, sem qualquer dúvida. ;)
 
Back
Topo