Disco SSD M.2 2280

bugabugas

Membro
Boas!
Infelizmente nos portáteis e ao contrário dos desktops, não podemos ser nós a fazer a receita mágica.
Inflexível na necessidade de ter uma GTX 1060 para ter suporte VR, decidi-me por este moço:

LENOVO Y520-15IKBM

A questão é que só vem com um HDD, e com um slot de expansão M.2 2280 no qual eu quero meter um SSD. Que sugerem? 256GB são suficientes e gostava de algo que não me deixasse mal.

Obrigados c antecedência!
Pires
 
Quem anda por aqui que tenha larga experiência neste processo de acrescentar SSD ou trocar por SSD, num portátil Asus.

Não me arrisco a mergulhar neste upgrade sem saber nadar!
Obrigado.
 
Qual o Asus? Não é difícil, queres trocar pelo HD?

É um Asus X556U, 8 Gb de ram, i7 6500U, HD de 1T e com DVD.

Pelo que tenho lido não é nada fácil clonar o disco HD para instalar no SSD o sistema operativo. 500Gb de disco já chega para o que preciso... só preciso de maior rapidez e fluidez que não tem. Para arrancar até que o disco abrande demora cerca de 7 a 8 minutos...
Obrigado.
 
Obrigado @slblxs!

A parte do software é a que mais me assusta... tenho de "estudar" a melhor opção, ainda que nenhuma seja seguro, para ver se me atiro de cabeça! :)

Vais ver que não é difícil, existem varias opções. É uma questão de seguires alguns vídeos, também, não sou nenhum expert, mas aprendi muito com o youtube. Até já "monto" torres e faço limpezas de pcs e portáteis. Se vivesse em Lisboa ou arredores ajudava-te.
 
Vais ver que não é difícil, existem varias opções. É uma questão de seguires alguns vídeos, também, não sou nenhum expert, mas aprendi muito com o youtube. Até já "monto" torres e faço limpezas de pcs e portáteis. Se vivesse em Lisboa ou arredores ajudava-te.
Obrigado @slblxs!

Agora estou baralhado! preciso de um disco com ligação M ou M2? um tem uma ranhura e outro tem duas!
 
Disco M? Onde viste isso?
Se vais substituir o disco existente precisas de um SSD de 2,5'', com ligação SATA.
Quanto à clonagem, é mesmo necessário seguir essa via? Não consideras instalar o windows de fresco?
Existe a designação M ou M2 relativamente aos discos SSD. Tem a ver velocidade de transferência, mas ambos são SATA.

A instalação limpa é mais garantida, mas a clonagem à partida é mais prática. O que ouvir dizer é que a clonagem pode transferir eventuais erros do HDD para o SDD. Mas nada como fazer um check-up ao HDD.
 
Existe a designação M ou M2 relativamente aos discos SSD.

Existe o formato M.2, que pode ser SATA ou PCIe. E existem as tradicionais 2,5'' SATA, que penso ser o que tu precisas. O M não estou a ver o que é.

A instalação limpa é sempre preferível a uma clonagem, não tanto por "erros" que o HDD possa ter, mas porque o Windows pode já vir demasiado contaminado de lixo. Um sistema que demora 7 ou 8 minutos a estabalizar no arranque está a pedir um format, com ou sem troca do disco. ;)
 
Existe o formato M.2, que pode ser SATA ou PCIe. E existem as tradicionais 2,5'' SATA, que penso ser o que tu precisas. O M não estou a ver o que é.

Relativamente ao M2 julgo que tem a ver com o tamanho do disco. A instalação limpa é sempre preferível a uma clonagem, não tanto por "erros" que o HDD possa ter, mas porque o Windows pode já vir demasiado contaminado de lixo. Um sistema que demora 7 ou 8 minutos a estabalizar no arranque está a pedir um format, com ou sem troca do disco. ;)

Acredito que seja a melhor solução. Mas o portátil Asus X556U sempre foi muito lento desde do início, e isso pode ter a ver com algum problema de hardware. Na net são muitos os que se queixam deste problema, inclusive aqui.

Sabes de algum tutorial para efectuar todos esses passos? para sacar um Win10 terei de o fazer antes de dar início ao processo, algures no site da microsoft. Também tenho de sacar todos os drivers para o meu portátil do site da Asus. É um processo mais longo, talvez mais dificil, mas mais garantido.

Obrigado @SideWalker
 
Descarregas aqui a ferramenta da microsoft que permite criar uma pen de instalação do windows.
Crias a pen e instalas o windows a partir dela. Assumindo que o portátil já vinha com o windows 10, aquilo activa automaticamente, quando te ligares à net. Drivers, dificilmente terás de sacar alguma coisa, o windows instala praticamente tudo sozinho. É só questão de no fim ires ao gestor de dispositivos ver se falta alguma coisa. ;)
 
Dêem-me aqui uma ajuda.
Este portátil, LENOVO Ideapad 330-15ICH-855, suporta SSD com a ligação PCIe, segundo a página de suporte.
c540fd86-9187-4bf3-b64b-7430d72389cd.png

Isto confirma que posso manter o HDD que vem de origem e adicionar um SSD M.2 PCIe?
Este seria suportado?

Obrigado.
 
Última edição:
Back
Topo