1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: A partir das 23:00 (22:00 nos Açores) desta Segunda-feira, 22 de Outubro, haverá um breve período de inacessibilidade ao fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc).
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Avaria Disco WD inacessível.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por RodWall, 2 de Maio de 2012. (Respostas: 10; Visualizações: 1082)

1. RodWall

RodWall Power Member

Boas,

Tenho um disco rígido WD Caviar Green Power de 1Tb que me está a servir apenas para guardar dados. Não tem nenhum SO instalado.
    Este disco estava montado numa caixa externa, ligada ao PC por USB.

Acontece que, um dia, com o disco ligado ao PC, a caixa do disco parece ter perdido corrente momentaneamente, como se o cabo de alimentação tivesse falhado o contacto, e o disco fez um ligeiro estalo como é "normal" quando a luz vai abaixo.

Quando voltei a ligar o disco, deixei de conseguir aceder aos dados. O Windows reconhecia a drive como estando vazia, e ao clicar na drive dizia que a unidade precisava de ser formatada.

De facto tenho alguns dados que precisava resgatar, e utilizei alguns softwares de recuperação. Consigo aceder ao disco através destes softwares, mas o que se passa é que os dados vêm (alguns) corrompidos. E se eu voltar a tirar o mesmo ficheiro, vem corrompido em outras partes que não estavam corrompidas, e as que estavam passaram a não estar(consigo verificar isso em ficheiros WAV ou MP3 através da Waveform).

Por tanto, pelo que me parece, os dados estão intactos, mas o disco ao fazer a leitura dos dados é que parece corrompê-los.

O que acham que devo ou posso fazer? Algum software que porventura me possa ajudar?

Sei que há sempre a solução de recorrer a empresas de recuperação de dados, mas isso está definitivamente fora do meu orçamento.

O meu obrigado.

2. SaaG

SaaG Power Member

não sei se o acronis disk director pode ajudar...
    mas não custa nada tentar!

3. Xarick

Xarick Banido

Queria fazer uma pergunta de ambito geral, espero que não me levem a mal, por favor.

Qual é a vantagem de discos rígidos externos? Eu acho que é muito arriscado, ainda por cima tenho gatos em casa que andam por todo o lado. Quando saltam para cima da torre eu penso logo "ai que o disco se pode pifar!" e isto é com disco interno. Pronto, mas isto sou eu. É aqui que eu valorizo mais as drives Flash.

Lamento não ser grade ajuda, pois eu realmente não tenho tido problemas de disco rígidos há bastante tempo, realmente não sei como ajudar. Desculpa.

4. ptfuzi

ptfuzi Power Member

já tentaste ligar o disco directamente no pc?

5. RodWall

RodWall Power Member

SaaG obrigado pela sugestão, não conhecia esse programa. Quando tiver oportunidade, vou experimentá-lo.

ptfuzi, sim liguei-o ao PC. Esqueci-me de referir isso. Poderia ter sido a própria caixa externa a ter ido à viola e por isso liguei-o directamente à máquina, mas ficou tudo igual.

6. Asustek27

Asustek27 Power Member

Para recuperação de dados, usei o Recover My Files. É pago, mas eficaz. Graças a ele, já recuperei dados que pareciam estar perdidos e não ficaram corrompidos. Inclusivé filmes, com 3 e 4gb.

7. O que te aconselho, já que não queres/podes pagar por um serviço de recuperação, é que faças JÁ uma imagem desse disco para um bom. Procura mais info por DDRESCUE para Linux. Não é fazer uma imagem com o GHOST ou similares.
    E depois de teres feito essa imagem, é que sacas de lá os dados. Quanto mais tentas recuperar do disco original mais probabilidades tens que ficar sem nada.

8. RodWall

RodWall Power Member

Pois é, mesmo com esses softwares continuo a ter o mesmo resultado.

Larbac, obrigado pela sugestão, é uma boa ideia. Vou ter então de instalar o Linux para fazer essa imagem. Alguma versão que me recomendes, ou qualquer uma servirá para o efeito?

Obrigado a todos.

9. Penso que esse pacote estará disponivel em qualquer um, mas Ubuntu funciona de certeza.

10. Titantropo

Titantropo Power Member

Este processo não dará também para a minha pen?

11. Pesquisa sobre isso na net. Em principio sim, embora, muito sinceramente nunca o tenha feito com pen drives.

Partilhar esta Página