Discos de 2 terabytes em 2009

para que ter 10 discos de 500GB se não tens a tua informação em mais que um? só se tiveres informação copiada em mais que um disco (backup).
Mesmo que só pifasse um disco perderias sempre informação (tudo bem num caso perderias 500GB noutro 1 TB).
Para isso mais vale seguir a evolução (o disco de 1 tera em 2008 deve estar ao preço do de 500gb de agora) e meteres RAID-1 ou 5.
Para além que 10 discos de 500GB não gastam nada pouca energia e fazem um barulho colossal.

Eu nunca disse que com unidades mais pequenas deixavas de perder dados.. mas sempre que um disco com uma maior capacidade falhar, se não tiveres um sistema redundante vais perder dados, mas se esse disco for mais pequeno, serão menos dados.
 
Eu nunca disse que com unidades mais pequenas deixavas de perder dados.. mas sempre que um disco com uma maior capacidade falhar, se não tiveres um sistema redundante vais perder dados, mas se esse disco for mais pequeno, serão menos dados.

se continuarmos nessa ordem de ideias, começamos tds a guardar dados outra vez em disquetes e hdd's de 2 ou 3 gigas :P

penso que o risco de perder informação é sempre igual.... picos de tensão, falha mecânica nos discos, etc etc etc

quantos users não têm 100 ou 200 gigas de pr0n :002: , e outros tantos de material tipo jogos, apps e outras coisas? e muitos users já têm um conjunto de discos no PC que ultrapassa o TB, e depois há alguns como eu mais comedidos, que não precisam de tanto storage (até ver :P) ... cada um tem de ver o que realmente precisa, mas isso é algo que já devia existir na escolha dos outros componentes, digo eu.

fiquem!
 
Última edição:
discos hibridos para todos os efeitos so têm um canal de input/output, e são reconhecidos como um disco normal.
não era a isso que me referia.
 
mas não é so os discos que aumentam.

Ha uns anos atraz tambem custava encher um disco de 6 Gb, mas agora basta um DVD.

O que as pessoas gravam la dentro tambem vai aumentar.

Daqui a uns anos, quando ja se sacar filmes de Hd de 30gb a velocidades na net de 100mbps, esses 2tb ja nao vao ser assim tanto:lol:
 
para que ter 10 discos de 500GB se não tens a tua informação em mais que um?

hun? ja ouviste falar em ediçao de video? eu concordo com o hackaroxp. isto e matematica simples. se tiveres 5 discos tens uma probabilidade maior de perder dados do que se tiveres 10, isto tendo em conta que o numero de discos a pifar em ambos os casos fosse o mesmo.

depois disso, como os discos conteem menos informaçao, tambem perdes menos informaçao
 
hun? ja ouviste falar em ediçao de video? eu concordo com o hackaroxp. isto e matematica simples. se tiveres 5 discos tens uma probabilidade maior de perder dados do que se tiveres 10, isto tendo em conta que o numero de discos a pifar em ambos os casos fosse o mesmo.

depois disso, como os discos conteem menos informaçao, tambem perdes menos informaçao

que raio de contas são essas?
um disco tem uma probabilidade x de avariar, se tens 10 discos, vais ter naturalmente mais probabilidades de ter uma avaria num disco do que se tiveres 5.
tu com 10 tiros tens mais probabilidades de acertar num alvo do que com 5.

ja para não falar em questões de comodidade de utilização.
claro que se os 10 discos forem usados em raid1 diminuis as probabilidades de perda de dados, não diminuis a probabilidade de avaria num dos discos. e naturalmente que em 10 discos so usas o espaço de 5.
mas se a tua ideia era falar de um sistema em raid1, isso é daquelas coisas que convém referir.
 
nao. nao entendeste. eu falei em termos de, por exemplo, um dos discos avariar em ambos os casos. nesse caso terias 1/10 discos avariados, o que e menos que 1/5 ;)

nao estava a falar em raid, apenas em diminuir as perdas
 
mas não é so os discos que aumentam.

Ha uns anos atraz tambem custava encher um disco de 6 Gb, mas agora basta um DVD.

O que as pessoas gravam la dentro tambem vai aumentar.

Daqui a uns anos, quando ja se sacar filmes de Hd de 30gb a velocidades na net de 100mbps, esses 2tb ja nao vao ser assim tanto:lol:

Foi por isso que eu referi que no estado actual da média.. (esse tamanho dos filmes que tu referes) acontecia esta situação... o futuro ainda está para vir.
 
Eu ando sempre com o disoc mais recente "exclusivo" para backups ... agora tenho um externo de 250GB só mesmo para andar com o duplicado de toda a informação (ou quase). :D

E só o comprei porque "descuidei-me" e o de 2,5" externo de 40GB foi cus porcus ... 2 mesitos a sacar info "sem backup" ás mijinhas e vai lá vai ...


de resto ... DVD+-RW para backup NA HORA de tudo o que fôr importante ... e quando já tiver 4,5GB arrumaditos manda-se para Backup definitivo (se for coisa importante mesmo fica no HDD250 + PC + DVD+R + DVD-R .. .se não desmanda-se pra um Princo e tasse)

Algumas Considerações:
Até agora os unicos DVD's que nunca me deram problemas foram os ... Princo 4x. :004:
Só em cartões SD's tenho mais de 4,5GB.
Discos por aqui é q.q. como 250*+120+2x80(raid para edição de video)+80+60+40+40* (*externos) ... ainda todos IDE. 8o
Já tive que mandar 3 discos (todos seagate) para RMA ... todos por culpa de cabos IDE defeituosos ...
Tenho apenas e só uns 50 DVD+-RW pro uso diário ... e dantes andava com uns 100 CD-RW atrás ... :004:

P.S.: venham de lá os TretaBiteDisks que a gente trata de os encher num piscar de olhos ... :lol:
 
Eu ando sempre com o disoc mais recente "exclusivo" para backups ... agora tenho um externo de 250GB só mesmo para andar com o duplicado de toda a informação (ou quase). :D

E só o comprei porque "descuidei-me" e o de 2,5" externo de 40GB foi cus porcus ... 2 mesitos a sacar info "sem backup" ás mijinhas e vai lá vai ...


de resto ... DVD+-RW para backup NA HORA de tudo o que fôr importante ... e quando já tiver 4,5GB arrumaditos manda-se para Backup definitivo (se for coisa importante mesmo fica no HDD250 + PC + DVD+R + DVD-R .. .se não desmanda-se pra um Princo e tasse)

Algumas Considerações:
Até agora os unicos DVD's que nunca me deram problemas foram os ... Princo 4x. :004:
Só em cartões SD's tenho mais de 4,5GB.
Discos por aqui é q.q. como 250*+120+2x80(raid para edição de video)+80+60+40+40* (*externos) ... ainda todos IDE. 8o
Já tive que mandar 3 discos (todos seagate) para RMA ... todos por culpa de cabos IDE defeituosos ...
Tenho apenas e só uns 50 DVD+-RW pro uso diário ... e dantes andava com uns 100 CD-RW atrás ... :004:

P.S.: venham de lá os TretaBiteDisks que a gente trata de os encher num piscar de olhos ... :lol:

e que tal reformar esse maranhal de discos, e comprar 2 (4) discos de 500gb (250gb) para usar em raid1 (raid10)? :D
ja não é muito caro, ficavas com a caixa mais arrumada, carregavas menos a fonte, preocupavas-te menos com backups, e ganhavas em consumos... e eventualmente em velocidade...
com o dinheiro que fazias a vender isso tudo, se calhar ainda poupavas dinheiro :D

é uma porrada de vantagens ;)
 
Realmente 8 discos e 750 gb... Eu tenho 5 discos e 770 gb (250 + 2x80 raid 0 + 320 + 40 external)

Mais valia o disco de 250 externo e os tais 2x 250 raid 1 ou 4 discos 250 raid 10 + 40 gb externo :D
 
Eu acho que é bem melhor ter 10 discos de 500GB do que 5 de 1TB.

Pensem nisto.


Matematicamente arriscas-te mais com 10discos do que com 5. Tendo em conta probabilidades de falha iguais para todos os discos, quantos mais discos tiveres maior será a probabilidade de no geral um deles falhar :)
 
deves perder mais tempo em backups do que realmente a trabalhar :D

erm ... backup é o tempo de gravares um DVD, coisa que podes fazer enquanto trabalhas. ;)

e que tal reformar esse maranhal de discos, e comprar 2 (4) discos de 500gb (250gb) para usar em raid1 (raid10)? :D
ja não é muito caro, ficavas com a caixa mais arrumada, carregavas menos a fonte, preocupavas-te menos com backups, e ganhavas em consumos... e eventualmente em velocidade...
com o dinheiro que fazias a vender isso tudo, se calhar ainda poupavas dinheiro :D

é uma porrada de vantagens ;)

erm ... 3 pc's diferentes ? ;)

2x80GB +2x40GB em raid1 ... 250GB no disco de backup. ;)

Aqui usam-se os pc's é pra trabalhar ... não é pra storage. :004:
 
preços ainda nao sao mencionados ou ja ha valores "tipo"

quais preços?
os preços tendem a ser sempre a mesma coisa...
o preço do tamanho "standart" (que hoje deve ser 250gb) ronda sempre os 100euros
em 2009 discos de 1Tb talvez seja coisa para custar estes mesmos 100euros...

até 2009, ha coisas que me preocupam mais, que o preço dos discos rigidos.
 
Back
Topo