1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Discos desligam-se - HELP!!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por JarJarBinks, 25 de Janeiro de 2004. (Respostas: 9; Visualizações: 740)

1. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

Boas!

Desde há umas semanas q anda a acontecer uma situação estranha no meu pc. Tenho 2 discos WD 80GB SE ligados com conversores IDE-SATA ao controlador SATA da minha board (ABIT IC7) e os discos estao em RAID0. Ja tenho os discos assim há mais de 6 meses sem problemas, mas ultimamente, às vezes ouço o barulho dos discos desligarem e voltarem logo a ligar. Isto acontece só muito de vez em quando, e normalmente quando acontece nem acontece nada de especial ao pc, mas às vezes bloqueia e dá um erro de ecran azul (tenho o Windows XP) a dizer KERNEL_STACK_INPAGE_ERROR e tenho q reiniciar carregando no reset. Quando isto começou a acontecer desconfiei da minha fonte de alimentação, mas como se trata de uma ThermalTake PurePower de 420W achei q devia aguentar bastante....e alem disso para comprar uma mais potente teria q gastar bastante €€ sem ter aq certeza se seria disso. Agora, à bocado tava a gravar um DVD e deu-me um erro no Nero: "Power calibration error"....ora....para alem de ter estragado um DVD, voltou-me a fazer desconfiar da fonte.....será q é disso ou é outra coisa? Não faço a minima do q se está a passar:confused:

EDIT: agora dá sempre Power calibration error a gravar DVDs:005:

Última edição: 25 de Janeiro de 2004
  2. AMDXISPALHEIRO

AMDXISPALHEIRO Power Member

3. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

obrigado pela resposta....o problema dos discos parece ser mesmo esse.....agora o utilitário da WD so actualiza os discos se estiverem no primary IDE.....ora eu tenho ambos os discos ligados ao SATA e em RAID0....se eu os desligar e ligar ao IDE primário (que nao suporta RAID) para correr o utilitário nao vou perder a array?? como faço para actualizar?

4. AMDXISPALHEIRO

fazes uma disquete de arranque atraves do win depois corres o utilitario a partir dai,mas tens de fazer o update a um de cada vez,em relacao ao raid nao perdes absolutamente nada.

5. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

ja corri o utilitário da WD mas obtive a seguinte mensagem:

WDNewCfg Version 1.07
    Copyright (C) 2003 Western Digital Corp

Updating this drive:
    Model: WDC WD800JB-00ETA0
    FW Rev: 77.07W77

This drive already has the latest microcode improvements from Western Digital:
    Model: WDC WD800JB-00ETA0
    FW Rev: 77.07W77

No drives need to be updated.

e agora o q faço? há mais alguma soluçao?:confused:

6. Tafinho

Tafinho Power Member

Corre alguma ferramenta de SMART neles a ver se dá algum problema.

7. Candyass

Candyass Power Member

A mim os meus dois WD800jb falham o update devolvendo erro 4666444. Não encontro a lista de codigos de erro para este programa. Alguém sabe o que poderá ser?

8. Chessmaster

Chessmaster Power Member

Bom...

será derivado do aquecimento? esse compartamento verifica-se c\ o computador ligado á pouco ou muito tempo?

os cabos de power não estarão um pouco "laços"?

verifica os contactos e se estiverem demasiado abertos usa um pequeno alicate de pontas para os fechar um pouco.

não digo que seja disso mas já aconteceu comigo...

9. AMDXISPALHEIRO

tb podem ser os discos que nao se dao bem com esses adaptadores pra sata,ja houvi falar disso

10. Candyass

Candyass Power Member

Talvez não tenha especificado bem, o erro ocorre quando utilizo o programa da western digital para fazer o tal update. Este mesmo programa é que devolve esse erro. Quanto a temperatura não deve ser pois está bem refrigerada a caixa, inclusive tem uma fan de 80mm so para os discos. A psu é nova logo, os contactos estão tudo menos laços. Pode ser dos adaptadores sata, vou fazer mais uns testes.

EDIT: O problema era dos adaptadores SATA. Uma vez ligados os discos ao IDE o update funcionou sem problemas.

Última edição: 2 de Fevereiro de 2004

Partilhar esta Página