Discos desligam-se - HELP!!

JarJarBinks

Power Member
Boas!

Desde há umas semanas q anda a acontecer uma situação estranha no meu pc. Tenho 2 discos WD 80GB SE ligados com conversores IDE-SATA ao controlador SATA da minha board (ABIT IC7) e os discos estao em RAID0. Ja tenho os discos assim há mais de 6 meses sem problemas, mas ultimamente, às vezes ouço o barulho dos discos desligarem e voltarem logo a ligar. Isto acontece só muito de vez em quando, e normalmente quando acontece nem acontece nada de especial ao pc, mas às vezes bloqueia e dá um erro de ecran azul (tenho o Windows XP) a dizer KERNEL_STACK_INPAGE_ERROR e tenho q reiniciar carregando no reset. Quando isto começou a acontecer desconfiei da minha fonte de alimentação, mas como se trata de uma ThermalTake PurePower de 420W achei q devia aguentar bastante....e alem disso para comprar uma mais potente teria q gastar bastante €€ sem ter aq certeza se seria disso. Agora, à bocado tava a gravar um DVD e deu-me um erro no Nero: "Power calibration error"....ora....para alem de ter estragado um DVD, voltou-me a fazer desconfiar da fonte.....será q é disso ou é outra coisa? Não faço a minima do q se está a passar:confused:

EDIT: agora dá sempre Power calibration error a gravar DVDs:005:
 
Última edição:
obrigado pela resposta....o problema dos discos parece ser mesmo esse.....agora o utilitário da WD so actualiza os discos se estiverem no primary IDE.....ora eu tenho ambos os discos ligados ao SATA e em RAID0....se eu os desligar e ligar ao IDE primário (que nao suporta RAID) para correr o utilitário nao vou perder a array?? como faço para actualizar?
 
fazes uma disquete de arranque atraves do win depois corres o utilitario a partir dai,mas tens de fazer o update a um de cada vez,em relacao ao raid nao perdes absolutamente nada.
 
ja corri o utilitário da WD mas obtive a seguinte mensagem:

WDNewCfg Version 1.07
Copyright (C) 2003 Western Digital Corp


Updating this drive:
Model: WDC WD800JB-00ETA0
FW Rev: 77.07W77


This drive already has the latest microcode improvements from Western Digital:
Model: WDC WD800JB-00ETA0
FW Rev: 77.07W77

No drives need to be updated.


e agora o q faço? há mais alguma soluçao?:confused:
 
A mim os meus dois WD800jb falham o update devolvendo erro 4666444. Não encontro a lista de codigos de erro para este programa. Alguém sabe o que poderá ser?
 
Bom...

será derivado do aquecimento? esse compartamento verifica-se c\ o computador ligado á pouco ou muito tempo?

os cabos de power não estarão um pouco "laços"?

verifica os contactos e se estiverem demasiado abertos usa um pequeno alicate de pontas para os fechar um pouco.

não digo que seja disso mas já aconteceu comigo...
 
Talvez não tenha especificado bem, o erro ocorre quando utilizo o programa da western digital para fazer o tal update. Este mesmo programa é que devolve esse erro. Quanto a temperatura não deve ser pois está bem refrigerada a caixa, inclusive tem uma fan de 80mm so para os discos. A psu é nova logo, os contactos estão tudo menos laços. Pode ser dos adaptadores sata, vou fazer mais uns testes.


EDIT: O problema era dos adaptadores SATA. Uma vez ligados os discos ao IDE o update funcionou sem problemas.
 
Última edição:
Back
Topo