Discos em Raid

RatoAx

Power Member
Boas, Gostaria de saber quais os requesitos minimos para configurar 2 discos em RAID ou seja:
:arrow:Os 2 discos têm podem ser Ide?
:arrow:O tamanho de ambos tem que ser exactamente Igual?
:arrow:Ganho muito em termos de velocidade? ou nem por isso?
Ja vi alguma informação do assunto numa pesquisa google mas se alguem souber tiver algum link esteja á vontade...
 
1-Penso que podem ser IDE
2-Não precisam de ser iguais.. mas assim vais aproveitar menos espaço.. exemplo :

Disco A: 100 GB
Disco B: 80 GB

Em vez de ficar um volume de 100+80.. ficas com um volume de 80+80 (fica sempre limitado ao que tem menos capacidade) e assim desperdiças espaço.. é por isso que devem ser da mesma capacidade

3-Ganhas bastante na performance...porque estás a escrever/ler para dois discos ao mesmo tempo.. não sei exactamente quanto é mais rápido.. mas não me admirava que fosse praticamente o dobro.

Tenta ver na wiki por RAID-0 (suponho que tenhas perguntado por raid-0 :D )

Cumps
 
Raid

Raid 0 :
Podem ser IDE ou sata - depende da board e das posssibilidades que ela dá
Vantagem em ser do mesmo tamanho ( e até da mesma marca pq se não regem-se pelo disco de menores possiblidades e capacidades )
Maior rapidez principalmente em tarefas mais complexas - tratamento de imagem , video , etc .
Este tipo de raid tem de se ter muito cuidado com as ´cópias de segurança pq se 1 dos discos falhar , todos os dados vão por água abaixo , pq o sistema consiste em escrever nos dois discos simultaneamente como se tratasse só de 1.
Pessoalmente já uso há bastante tempo e acho o Sata mais rápido que o IDE, mas acho que depende essencialmente das possibilidades dos discos que usamos .
 
entao so tem duas desvantagens ne?
-eles ao trabalharem ao mesmo tempo vao fazer mais barulho
-caso 1 dos discos falhar ficamos a "arder"
esotu certo?
 
Tenho raid0 com dois discos "barulhentos" e estou muito contente com a performance.

Vale a pena, mas convém fazer backups com regularidade ou então fazer como eu. Dois discos em raid com o s.o., programas, etc e outro disco de maior capacidade para armazenar coisas importantes. De toda a maneira convém haver backup em cd/dvd das coisas importantes. Os azares acontecem, e tanto acontecem aos raid0 como aos discos sem raid...
 
Pois...a minha intenção seria mesmo colocar dois discos Ide tipo de 10g cada =op em raid para poder ter maior velocidade de acesso...isto partindo do principio que a board o suporta pois não queria comprar um controlador so para isso...nesta forma os discos têm a infomação "particionada" ou seja dividida entre ambos certo?...é que segundo me parece tambem da para configurar em mirror mas isso apenas é usado em servidores e coisas do genero para poder salvaguardar a info...
 
nã...

Não vai nada fazer mais barulho !!! Ou , por outra , só vai fazer mais barulho se tiveres discos que mesmo isoladamente já são barulhentos . Se , por exemplo usares hitachi ou samsung , casos de sta de 80GB , nem os ouves( eu pelo menos não ouço ...) .
Qto ao ires ao ar com a informação , é tudo uma questão de fazer backups regulares , pq tambem se tiveres só um disco e não fizeres backups , qdo ele vai ao ar tb ficas sem nada , não é verdade ?
Já agora deixa-me dizer , com 2 discos de 10 não vale mesmo a pena ...nem o trabalho , nem a velocidade que vais ganhar . Tudo o que seja abaixo de 80 é só frescura ...
 
Última edição:
Não vai nada fazer mais barulho !!! Ou , por outra , só vai fazer mais barulho se tiveres discos que mesmo isoladamente já são barulhentos . Se , por exemplo usares hitachi ou samsung , casos de sta de 80GB , nem os ouves( eu pelo menos não ouço ...) .
Qto ao ires ao ar com a informação , é tudo uma questão de fazer backups regulares , pq tambem se tiveres só um disco e não fizeres backups , qdo ele vai ao ar tb ficas sem nada , não é verdade ?
Já agora deixa-me dizer , com 2 discos de 10 não vale mesmo a pena ...nem o trabalho , nem a velocidade que vais ganhar . Tudo o que seja abaixo de 80 é só frescura ...
Ok...não é propriamente algo que preciso mesmo de fazer...seria apenas pelo conhecimento...:-D
Cumps
 
Back
Topo