Discos Externos

Firewire 400 tem uma largura de banda máxima inferior à de USB 2.0.

No entanto, a maior parte dos profissionais de vídeo usam câmaras e discos externos ligados com firewire porque, segundo parece, é melhor para transferência contínua de dados e é mais eficiente no que pede ao processador.

Além disto, também é relevante o facto de firewire permitir daisy-chaining.

esta foi facil, foi só fazer quote.

Em relação a rapidez, se for em ficheiros pequenos e poucos não notas mt, mas se forem ficheiros grandes ou grandes quantidades de transferencia, vais notar pois o "fluxo" de transferencia é mais constante que no usb 2. ( teoricamente o USB2 seria mais rapido 480Mbits/s vs 400Mbits/s do firewire ) mas na realidade.. não é.
Se falarmos do Firewire 800 não há comparação.. a n ser que ponhas E-sata 2 ( 3gb/s ) :D
 
Última edição:
uma coisa é a "velocidade" do bus, outra é quantos bytes/s se consegue passar de um PC para um disco usb e vice-versa. Há o protocolo, as esquisitices do usb, etc, etc. Se quiserem ver benchmarks de usb2/firewire400 e firewire 800 consultem:

http://www.barefeats.com/usb2.html

O firewire 400 chega a ser 2x mais rápido que o USB 2 no OSX e não ajavarda o CPU. Parece que os drivers usb 2.0 do OS X ainda precisam de uns tweaks. Nota, os resultados em Mac Intel podem ser diferentes.

usb2-sr.gif
 
Falando da minha experiencia própria: Eu agora não tenho o disco Firewire em casa senão até fazia uns testes e apresentava valores reais mas a noção q tenho é q o mm disco ligado por USB2.0 em relação ao Firewire é cerca de 30% mais lento e em transferencias as velocidades são mais estaveis por Firewire do q por USB. Firewire 800 ainda não pude experimentar, o Lacie tem mas o meu MBP é da geração anterior. Isto tudo é tipo a passar uns bons gigas q eu n costumo fazer transferencias pequenas..

Cumps
 
Para quem quer um disco únicamente para backups, e não para trabalhar directamente sobre ele - não faz sentido pagar mais por um firewire. Certo?

Pelo que sei tem as suas vantagem em estabilidade, e servir como disco de arranque, mas para backups.. será igual ao litro não?
 
Para quem quer um disco únicamente para backups, e não para trabalhar directamente sobre ele - não faz sentido pagar mais por um firewire. Certo?

Pelo que sei tem as suas vantagem em estabilidade, e servir como disco de arranque, mas para backups.. será igual ao litro não?

Epah... acho que sim, que se fores para um USB2 até nem estás mal servido. Aliás... creio que agora os novos Macs Intel já arrancam todos por USB2, como fazem já por Firewire.

Pessoalmente, prefiro discos FireWire... já tive aqui ligados tanto FireWires como USBs e creio que o FireWire é mais rápido, além de usar menos do CPU. E dá para fazer daisychain, como os SCSI...

Eu ando agora atrás daquele LaCie "Porsche" de 320 GB, na MZP. Está a 146 euros... tem 7200 RPM, 8 MB de cache, e FireWire 400. Já dá para servir de disco de backup tanto para o iMac como para o PowerBook. Vale a pena ou há melhor? Mais barato? :002:
 
A uns tempos andei com a mesma questão. Os Lacie apessa de terem fama de seem bons não suportava aquele desenho de caixa de aluminio. Não entendo porque dissem que tem desenho da Porche, são 6 placas de aluminio juntas e nada mais. Depois o que me agradava mais eram os "Lego" mas a ligação que utilizam para ligar o fio do alimentador a caixa não me agradou. Aquelas ligações não são famosas. Farto de procurar encontrei as da WD "My Book", desenho bonito em forma de livro sem ventuinha e bom preço. Comprei o de 500gigas com FW por 200€. Mas se estas a procura de um de 320 ele te custa 129€ com USB/FW ou USB/SATA.
 
Comprei este a bom preço...não tenho queixas! Tb tinha dúvidas sobre ter só usb ou firewire, mas pelo preço nem hesitei. se bem que agora já há este, tb muito bom preço.
 
Pois... dava-me jeito o FireWire (para fazer backups do PowerBook o USB 1.1 é lentooooo :p), pelo que vou mesmo para o Porsche c/ FW. Até o acho bonitinho, na figura... ainda não o vi ao vivo.

Em termos de design (grande treta, mas pronto, se tenho um Mac todo catita é normal que tenha ao lado um disco externo todo catita também :p), estou agora com um disco externo com caixa da Conceptronic (que não é meu, é por isso que quero arranjar um disco novo ;)) que nem é desagradável de todo. Aliás, tem a opção de ser colocado ao alto, o que dá imenso jeito e poupa imenso espaço :)
 
Farto de procurar encontrei as da WD "My Book", desenho bonito em forma de livro sem ventuinha e bom preço. Comprei o de 500gigas com FW por 200€. Mas se estas a procura de um de 320 ele te custa 129€ com USB/FW ou USB/SATA.

Podias indicar lojas?

Um My Book com firewire era mesmo muito bom...
 
Comprem Lacie... não há melhores parceiros para os Macintosh.

ps: os porsche são "fraquitos" ... apostem nos d2 ou nos Big Disk (há versões mais baratas de 160/250/320).
 
Comprem Lacie... não há melhores parceiros para os Macintosh.

ps: os porsche são "fraquitos" ... apostem nos d2 ou nos Big Disk (há versões mais baratas de 160/250/320).

Epah... não preciso de FireWire 800 (não penso ter um Mac Pro ou um MacBook Pro nos próximos tempos :-D), pelo que os Big Disk ou os D2 estão um pouco fora da minha gama de preços...

Preciso de FireWire 400... e os 8 MB de cache dão jeito... pelo que o Porsche de 320 GB, a 146 euros, me parece a melhor compra :)
 
Comprem Lacie... não há melhores parceiros para os Macintosh.

ps: os porsche são "fraquitos" ... apostem nos d2 ou nos Big Disk (há versões mais baratas de 160/250/320).

Fiz a pergunta de USB/Firewire em relação aos BACKUPS exclusivamente, porque no que toca a preço + 11€ e o espaço duplica.

Disco Lacie Porsche 250GB FireWire
Marca : LaCie 128,00€

Disco LaCie Porsche 500 GB / USB 2.0 / 7200 RPM / 8MB
Marca : Lacie 139,90€

kidloco, "fraquitos" a que nivel? mesmo os FW?
 
Fiz a pergunta de USB/Firewire em relação aos BACKUPS exclusivamente, porque no que toca a preço + 11€ e o espaço duplica.

Disco Lacie Porsche 250GB FireWire
Marca : LaCie 128,00€

Disco LaCie Porsche 500 GB / USB 2.0 / 7200 RPM / 8MB
Marca : Lacie 139,90€

kidloco, "fraquitos" a que nivel? mesmo os FW?

Para Backup exclusivamente opta pelo 500GB USB 2.0

Normalmente faz-se backup pela noite dentro. Se estiveres a dormir é para ti irrelevante que dure 2,3 4 ou 6 horas. A única dúvida será o futuro Time-machine pois neste caso talvez seja preferível optar por firewire mas até lá talvez os discos desçam bastante.

Mesmo para guardar as fotos, os movies, os ...., o USB 2.0 chega perfeitamente. Opta pelo Firewire se quiseres usá-lo como mais um disco "activo" para o teu sistema.

Humm... acho que também eu vou gastar 140 euros e trazer mais meio Tera para casa.
 
Back
Topo