1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Discos, ide ou sata?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por APLinhares, 12 de Outubro de 2006. (Respostas: 25; Visualizações: 2071)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Boas. é assim, tenho o desktop com 2 discos ide seagate 7200.7 80gb, e 1 outro pc que preciso comprar 1 disco. inicialmente estava a pensar comprar simplesmente 1 ide novo, para o outro pc. Mas, tendo o desktop suporte sata, pensei entao aproveitar e meter 1 sata pelo mesmo valor +-. Julgo ser boa opçao nao? ja agora, entre Samsung 80 GB 7.200 RPM 8MB Cache SATA2, Maxtor 80GB SATA II 7200RPM 8Mb Cache, Hitachi Deskstar 80Gb SATA_II 7200RPM 8Mb Cache, Seagate SATA_II 80GB 7200RPM 8Mb Cache, qual seria a melhor opção ?
    Tendo em conta utilizar Linux e Windowz.

Cumps

2. PoolMania

PoolMania Banido

A ligação SATA usa um cabo muito mais pratico que os "grandes" cabos das ligações IDE portanto opta pelos SATA. E podes sempre usar o RAID em SATA porque em IDE quase que não dá a não ser nalgumas, raras, boards.
    Opta pelo Hitachi. São excelentes discos se tivermos em conta a relação preço\qualidade.

Já agora, porque é que não comppras um disco com mais de 100 GB: 160 GB por exemplo? Se fizeres as contas verás que são muito mais baratos por MB que optar por apenas 80 GB.

3. APLinhares

Staff Member

Boas. Desde ja agradeço a resposta. Devido a 1 ter de tomar 1 decisão em cima do joelho criei este topico.
    80gb chegam-me perfeitamente, alias, té 60gb me chegava, pois, como disse, tenho 2 de 80gb (1 para os pastos), a minha duvida era, aproveitado a troca, e em vez de ter 3 ide's aproveitava pra comprar 1 sata +- pelo mesmo custo.

4. APLinhares

Staff Member

Têm aconselhado hitachi e será o deverei comprar. Mas como dizes, Poolmania, de facto a diferença preço/gb entre 80 e 160gb... +- 50e vs 65e...

5. DeeNasty

DeeNasty Power Member

aproveito o topico e coloco uma questão, eu tenho tb dois discos ide seagate um de 40gb e outro de 120 gb, vou fazer upgrade de processador, mb, grafica, memorias e queria manter os 2 discos e talvez comprar mais um de 250gb só k sata2, portanto a minha questão é a seguinte: dá para manter os 3 discos ligados a uma board ou vou ter k me livrar de algum?
    cumps

6. Whooper

Whooper Power Member

Sata nao tem nada a ver com IDE, sao 2 portas diferentes...

A tua MB tem portas SATA ?
    Se nao supurtar SATA, so colocando uma placa controladora PCI q tenha portas SATA.
    Podes por numa porta IDE os disco rigidos IDE e na porta SATA, colocas o disco novo.

7. bluei16_

bluei16_ Banido

8. APLinhares

Staff Member

Num percebi :P
    Devo ir mesmo para o hitachi. alguem sabe algum comparativo performance da versao 80gb e 160gb ? thanks

DeeNasty, podes usar os ide's (até 4 dispositivos) + os satas que tiveres, em simultâneo. Logo, té teres todos ocupados ... :D

Última edição: 14 de Outubro de 2006
  9. PoolMania

PoolMania Banido

Não vais notar diferenças de velocidade entre um disco de 80 GB e outro de 160 GB. Se ligasses dois de 80 GB da mesma marca e modelo SATA 2 em RAID 0 ai notavas logo a brutal diferença de velocidade. Mas comprares dois de 80 GB saia-te muito mais caro que comprares 1 de 160 GB.

10. APLinhares

Staff Member

Não é bem assim... a versao de 80gb so usa 1 prato, a de 160 usa 2. Apenas quer ver a variança de leitura aleatoria, por ex.

e sei mto bem o que é raid ;) ja tive alias.

Última edição: 14 de Outubro de 2006
  11. bluei16_

bluei16_ Banido

estava a responder ao whooper ;)

12. PoolMania

PoolMania Banido

Exacto. Mas depende muito daquilo que queres fazer com o PC: Edição de video por exemplo que usa muito o disco.

13. WindWalker

WindWalker Power Member

SATA, Samsung pelo silêncio, Hitachi pela performance, Seagate pela fiabilidade (é o que tenho lido e ouvido). Maxtor é que não.

Última edição: 15 de Outubro de 2006
  14. bluei16_

bluei16_ Banido

so falta a western digital... que e basicamente a melhor

15. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Tenho um Hitachi 160Gb SATAII e estou muito satisfeito!

Se tens a possibilidade de ir para SATA, vai, pk dessa maneira, ao menos vais-te preparando para o futuro!! ;)

16. borbs

borbs Power Member

Sem dúvida!

17. APLinhares

Staff Member

Achei um artigo muito interessante, surpreendente alguns resultados práticos do samsung :wow::wow: Roundup de 160gb.

18. bluei16_

bluei16_ Banido

continuo a ver o WD como um excelente disco... para alem de os achar rock-solid em longevidade (dai os meus serem WD :D)

19. WindWalker

WindWalker Power Member

SATA consome menos energia que PATA (IDE)

20. DeeNasty

DeeNasty Power Member

boas obrigado pelos esclarecimentos, tinha ideia k dava para meter SATA e IDE tudo na mesma board caso esta suporta.se... Mais uma questao, tenho ouvido falar por ai em raid 0 e raid 1, podem esclarecer o k é isto? eu tenho os meus discos ligados com um cabo ide redondo e com 2 partiçoes cada um, o k é necessario fazer para os colocar em raid e quais as vantagens dessa alteração?

Partilhar esta Página