Drive Discos rectangulares mais rápidos e eficientes que SSD

Jeronimo

Membro
http://gizmodo.com/5300214/hard-rectangular-drive-is-faster-more-efficient-than-ssd

3640831259_90b24bdc1f.jpg


British scientists have developed a new breed of hard drive that uses not spinning discs, but rather a rectangular platter and millions of moving data heads to read/write data. In theory, this could mean transfer speeds of 500 MB/s. Register Hardwaresays that The Hard Rectangular Drive (HRD), developed by DataSlide, is roughly 4x faster than current HDDs, and uses the same process to manufacture CPUs for the data heads. Piezoelectric actuators are used to scan the data heads and access specific parts of the magnetically-encoded platter. At any one time, 64 data heads are able to simultaneously transfer data. It also only uses 4W of power, which makes it half as power thirsty as a SSD.
The current technology consists of a single platter in a 3.5-inch drive, though it will be possible to stack platters in the future.
 
Para além de isso parecer ridiculamente caro, 500MB já é atingível por SSDs hoje em dia e 4W não me parece "metade" do que um SSD consome.
 
ISto parece-me ter potêncial é para aumentar enormemente a capacidade dos discos magnéticos, porque o rectangulo deve ter uma area bem superior a um prato.
 
Uma vez que utilizam processos de fabrico existentes, pode até não ficar esse absurdo de caro. Eu já tinha idealizado algo assim, mas com cabeças q se movessem longitudalmente prependiculares às "margens".
 
Pois...
Mas o que não me inspira nada e este:

In theory, this could mean transfer speeds of 500 MB/s.

Mas para storage, que é o que está reservado aos magnéticos daqui para a frente, a velocidade não é crucial. Nem que se fiquem pela velocidade dos actuais, se dobrarem ou triplicarem a capacidade já é bastante bom, penso eu.
 
Projecto falhado...

Por altura de apresentação do projecto de produção em massa os SSD's provavelmente já ultrapassaram esta tecnologia.
 
Projecto falhado...

Por altura de apresentação do projecto de produção em massa os SSD's provavelmente já ultrapassaram esta tecnologia.

Quanto a isso talvez não porque esta tecnologia tem até algum potencial.

Mas não como disco de sistema. Num disco mecanico o tempo de acesso devido ao movimento da agulha é grande.
No caso dos discos magnéticos a agulha move-se numa coordenada (faz um arco, logo não é uma função y=x mas quase). No caso deste sistema, a agulha responde a uma função de (x,y), move-se segundo 2 coordenadas, logo temos dois mecanismos lentos a trabalhar em simultaneo.
Por isso acho que os tempos de acesso serão bastante piores que os de um HDD mecanico e muito piores que um SSD em leitura não sequencial. Se a tecnologia for de facto fiavel, deve substituir as tapes, DVDs, ZIPs e outros sistemas de back-up para as empresas. Pode servir para back-up caseiro mas tudo dependerá do seu custo.
 
O que me deu a entender por ali, é que não há nenhum movimento de cabeças, ou seja, não há movimentos mecânicos, sem ruído e pouco aquecimento, daí também o baixo consumo de energia. O que eu percebi é que o "disco" terá imensas cabeças fixas a cobrir toda a superfície, e cada cabeça lê/escreve a área que cobre, todas em simultâneo. Se assim for, penso que não é preciso pensar muito para perceber que as velocidades de leitura/escrita serão enormes, uma vez que não há movimentos para "chegar lá". Será como por exemplo ter de fazer uma fila com digamos 100 tijolos, sabendo-se já o espaço que irão preencher, 2 pessoas teriam de andar muito para dispôr os tijolos, enquanto 50 pessoas cada uma andava um pouco pra deixar 2 tijolos no sítio certo..
isto é só o meu ponto de vista :p
 
Última edição:
Não me parece ser uma tecnologia asssim tão prometedora.
Como terá um numero gigante de cabeças que abrangerão cada uma a sua pequena área parece-me que os preços vão ser simplesmente demasiado grandes, mas claro que poderá haver surpresas...
 
Como tudo o que é recente... não se pode chegar ao pé, quem comprava gravadores de dvd, blu-ray quando estes apareceram? a largas centenas de euros
 
Os SSD já aí estão há muito tempo e ainda não convencem (preço). Pode ser que esta tecnologia seja o meio termo entre os HDD rotativos e os SSD.
 
os SSD não são a assim tão maravilhosos ... n se esqueçam do trim sn a performance do ssd degrada-se com o passar do tempo...

Pelo que percebi, se for formatado com o tamanho dos sectores igual ao dos blocos (e a começar no )sitio certo, 64 em vez dos convencionais 63), isso não acontece. Normalmente acaba-se é por perder espaço, se os blocos tiverem de ser de 4KB como no meu caso, um ficheiro de 100bytes ocupa 4KB no disco. Isso multiplicado por milhares de ficheiros pequenos já dá uma perda considerável.

Ou seja, os sistemas operativos é que têm de evoluir no sentido de se adaptarem a esta nova funcionalidade, porque nem toda a gente está disposta a formatar o disco noutra maquina em vez de o formatar durante a instalação do windows.
 
Back
Topo