Discos rígidos de 15 Terabytes em 2013

Vá não me esfolem... mas tenho que colocar esta pergunta:
Vocês parecem estar aí todos entusiasmados, mas porquê mesmo? Que utilidade é que tem um disco com tal monstruosa capacidade? Mas vocês enchem os discos de quê mesmo?


Também tava a pensar para quê tanta capacidade, mas nem vou entrar por aí porque cada utilizador é um caso, e não sei o que é que eles vão fazer com os discos (na volta vão alojar a Zwame :p)... Eu pessoalmente tenho uma capacidade total de 1360GB e ainda não enchi isto tudo, se bem que mais ums meses e deve tar cheio *(por falar nisso, deixa-me cá organizar umas coisas)*

Ontopic: Não acredito muito que se consigam discos de 15 Terabytes em tão pouco tempo. Pelo menos não a preços acesíveis.
Cumps
 
a maravilha destes aumentos constantes é nunca ter de apagar nada! No Pc novo, a quantidade de tralha acumulada é sempre apenas uma percentagem bastante pequena do novo disco! Cada vez cabe mais tralha =) E isso é sempre bom =)

Não digam que não vai dar jeito... Imaginem daqui a uns anos, bluray 3d (dobro dos frames, um para cada olho), com serviço de download, por exemplo... 100gb... os discos de 15tb já "só" dão para uns "miseros" 150 filmes. Agora dizem que é "muito", mas há uns anos, quem imaginava que iriamos guardar DVDs inteiros no disco? E montes de fotos, já ocupando vários gigas? E sabe-se lá o que vão inventar para utilizar o espaço a mais: video a 360º, resoluções ainda maiores...

O unico problema é que cada vez mais, para fazer backups, o melhor é ter outro disco!
 
a maravilha destes aumentos constantes é nunca ter de apagar nada! No Pc novo, a quantidade de tralha acumulada é sempre apenas uma percentagem bastante pequena do novo disco! Cada vez cabe mais tralha =) E isso é sempre bom =)

Não digam que não vai dar jeito... Imaginem daqui a uns anos, bluray 3d (dobro dos frames, um para cada olho), com serviço de download, por exemplo... 100gb... os discos de 15tb já "só" dão para uns "miseros" 150 filmes. Agora dizem que é "muito", mas há uns anos, quem imaginava que iriamos guardar DVDs inteiros no disco? E montes de fotos, já ocupando vários gigas? E sabe-se lá o que vão inventar para utilizar o espaço a mais: video a 360º, resoluções ainda maiores...

O unico problema é que cada vez mais, para fazer backups, o melhor é ter outro disco!


concordo , para fazeres backups um disco nao chega , e apenas os cépticos nao se acreditam , mas a evoluçao esta a ser tao grande e em tao pouco tempo que em 4 anos passamos de 40 gb para mais de 400 gb portanto se ja ha discos de 2 terabytes e Nas de 5 terabytes , mais 10 terabytes nao é nada alias é facil montar um sistema de 10 teras com 5 discos de 2 terabytes embora estes ainda rondem os 140 euros ou 200 . os de 1tb aranjam se a 80 e os externos a 70 em promoçao na amazon. Portanto o preço nao é assim tao proibitivo . Eu acredito que vai ser possivel , estamos num mundo que quem nao evolui fica para tras e a evoluçao é rapida ! Agora saem sempre produtos novos com mais capacidade mais rapidos , ja nada me surpreende , tudo é possivel mesmo !
 
eu acredito perfeitamente ser possível atingir os 15TB em 4 anos.
não acredito é que o "negócio" esteja interessado num salto tão grande.
 
Eu não preciso de tanto GB! :P Já à muito tempo, mais de 1 ano, que tenho aqui dois discos em Raid de 250 GB cada um e estão sempre muito vazios :P Agora com 15 T? e fazia-se um raid de 15 T para se ficar com 30 T!? :004: É claro que podem argumentar que no passado os discos de 1 GB pareciam ser muito mas para que 15 T para um user normal fosse pouco era preciso que os jogos vie-se em 3-4 DVS... Para uma empresa com grande fluxo de dados ou servidores Web tipo Rapidshare e afins 15 T são bem vindos.

Para os normais mortais 15 T é bem capaz de ser Ts a mais!
 
Ainda me lembro do meu 1º computador, um 486, tinha um HDD de 250 MB, foi onde aprendi que não se deve apagar ficheiros do windows! :D Nunca enchi o disco, também não havia internet, e utilizava-se disquetes.

Hoje tenho de 500GB e já me vejo à rasca.

Era giro 15TB, isso sim, ainda durava uns bons meses até encher. Mas e o preço dessas coisinhas?

Já agora, alguém me explica assim muito rapidinho SDD vs HDD?
 
SSD - maior velocidade do que os HDD e mais pequenos

HDD - menor velocidade do que os SSD e maiores
Dessa forma, a explicação do HDD torna-se redundante :P
Os HDD não têm nenhuma vantagem em relação aos SSD? Preço, talvez?

(Pergunto porque também não sei)
 
SSD - maior velocidade do que os HDD e mais pequenos

HDD - menor velocidade do que os SSD e maiores

O SSD por agora, deve ser mais visto para perfomance do que para armazenamento. Uma das coisas boas do SSD é o facto de que utilizando um disco destes num portátil, podemos andar com ele as cambalhotas que o disco (obviamente) não fica com bad sectors nem nada disso. Os discos mecânicos que hoje se utiliza em portáteis, não permitem um uso mais hardcore.
 
15Tb é muita fruta xDDD


mas lá está... para 2013 ja nao sera tanta fruta

eu aqui ha uns anos atras tava todo contente com um disco de 400 MB e nao me queixava xDD
e actualmente o meu de 250GB nao me chega

:lol:
 
Eu tive um PC com um disco de 7 gigas mais um de 3 gigas, hoje em dia qualquer jogo recente ocupa 7/8 gigas (o gta4 são 12..) neste momento tenho um de 350 e já esteve mais longe de estar cheio lol, mas não penso que o vá encher rapidamente, mas como hoje em dia qualquer ficheiro ocupa muito mais espaço que antes uma fotografia tirada com uma boa maquina ocupa 2/3 megas, se não for mais, ora 400 fotografias já ocupam um giga, e quem gosta de fotografia tira 400 fotos numa saída.

já para não falar dos filmes em alta-defenição que são mais uns quantos gigas, portanto na altura que houver os discos de 15 Tb quem precisar compra quem não precisar não compra simples:P.

se é para 2013?, porque não, tudo evolui tão depressa.
 
O facto de os discos virem cada vez maiores não é mau, é bom: quem não precisa de tanto espaço tem os discos mais pequenos mais baratos.
E quem dá uso a muito espaço, tem essa possibilidade.

No meu caso específico, é mais que bem vindo, para edição de vídeo, que muitas vezes jogo com ficheiros de 200 e 300 GB.
 
Última edição pelo moderador:
Já ficava contente com SSD's de 128 Gb a menos de 200 €...

era sinal que os de 64 gb não chegavam aos 100 (e 64 gb é suficiente se não abusar em jogos claro).

é dar tempo ao tempo ;)
 
mas quem é que tá a falar em Bolo Rei?!?! venham eles... eu acredito que a capacidade seja possivel de alcançar um dia destes, mas em 2013, talvez seja muito cedo para se encontrar á venda... não significa que não consigam lá chegar... o que a noticia diz é que em 2013 a Hitachi vai ter discos de 15TB's.. só temos de esperar por eles para termos os de 2TB's a 30€(joking)..
 
Última edição:
Back
Topo