Discos rígidos de 15 Terabytes em 2013

E num instante se passaram 10 anos e nada do que se escreveu aqui estava certo (mais ou menos)... :007:

Em 10 anos grande parte da população deixou de usar computador para passar a usar smartphones, apareceram as clouds, os ficheiros estão tendencialmente a diminuir de tamanho devido à evolução dos codecs, temos N serviços de streaming aos quais não precisamos de espaço do lado do user para nada, etc etc...

A tendência agora não será termos carradas de Teras (apenas quem necessita profissionalmente), mas sim investir em largura de banda e pacotes de dados que nos permitam visualizar horas e horas de conteúdo online.

Veremos como será daqui a mais 10 anos :007:

Abraços!
 
Há desenterranços que eu não entendo. A noticia, aqui comentada, foi devido a um anuncio, ou perspectiva, de um fabricante. O desenterranço contribuiu em...?
 
Pelo menos chegamos aos 20 TB antes de 2020, mas ainda em sample, só para Datacenter, usando SMR que faz com que a performance seja "peculiar" e com 9 pratos e Hélio.

7r8rbKg.jpg


https://www.anandtech.com/show/15258/western-digital-samples-20-tb-eamr-hdds

A reconstrução de um RAID, com estes HDDs, deve ser engraçado.
 
@Nemesis11, isso se calhar é mais util para offline/cold storage do que arrays de raid live...

Eu pelo menos acho mau ainda ter webserver/BDs e afins em discos mecanicos em pleno 2019 quase 2020...

para que discos de 15 TB?

Em 2000 comprei um PC com disco de 6 gigabytes. Hoje olho para tráz e rio-me. 6 GB nem dá para meter 1 jogo sequer.

Actualmente tenho 6 discos, num total de = 2460 GB, incluindo os portáteis, ou seja, um incremento de 410x.

Se esse ritmo continuar, teria em 2018 cerca de 900 terabytes.

Fazendo a mesma analogia, para 1 único disco, o maior dos meus tem 1 terabyte, ou seja 167x maior.

em 2018 teria assim um disco single de 170 terabytes

Estamos quase em 2020 e no meu caso particular tenho 16715GB de storage, já somando tudo, seja PCs, telemóveis e pen drivers, ou seja um incremendo de 6.8x.

O meu maior disco tem 4 TB, portanto 4x de aumento, muito longe dos 170TB se tivesse continuado ao mesmo ritmo :D

Por um lado é bom, o conteúdo não cresceu tanto como esperava (ainda que hoje um jogo é 50 a 150 GB), já que eu por exemplo estou a vontade de espaço livre.
 
Última edição:
@Nemesis11, isso se calhar é mais util para offline/cold storage do que arrays de raid live...

Eu pelo menos acho mau ainda ter webserver/BDs e afins em discos mecanicos em pleno 2019 quase 2020...

Sim, estes discos, para os clientes que são (Dão o exemplo de um dos clientes ser a Dropbox), vão ser usados em sistemas de ficheiros distribuídos/object storage. Ceph, S3, Gluster, Lustre, GPFS, OneFS, etc. Também há reconstrução, mas é algo bastante diferente de RAID, por ser muito mais global.
Os discos mecânicos ainda são muito relevantes pelo custo por GB que têm.
 
@Nemesis11, isso se calhar é mais util para offline/cold storage do que arrays de raid live...

Eu pelo menos acho mau ainda ter webserver/BDs e afins em discos mecanicos em pleno 2019 quase 2020...



Estamos quase em 2020 e no meu caso particular tenho 16715GB de storage, já somando tudo, seja PCs, telemóveis e pen drivers, ou seja um incremendo de 6.8x.

O meu maior disco tem 4 TB, portanto 4x de aumento, muito longe dos 170TB se tivesse continuado ao mesmo ritmo :D

Por um lado é bom, o conteúdo não cresceu tanto como esperava (ainda que hoje um jogo é 50 a 150 GB), já que eu por exemplo estou a vontade de espaço livre.

Boas. Hoje é 1 de Janeiro de 2021. :) Ano novo vida velha.
Não sou de opinião que seja mau até porque se fosse o caso de um SSD é só ver quanto ia custar 15 TB num SSD ou ter vários até fazer um total de 15 TB?

Os discos mecânicos quer se queria quer não vão continuar a ter o seu lugar mesmo em pleno ano de 2021 ou 2050 talvez.

No dia em que os custos de um SSD já forem semelhantes aos de um disco mecânico poderá ser o dia no qual o SSD será o único disco a ser usado.

Eu ainda só uso um mecânico de 2 T<B para backups do Windows e um SSD de 1 TB para o Windows e resto das aplicações usadas e não sou um profissional, não trabalho com PCs, sou apenas utilizador pessoal.
 
Boas. Hoje é 1 de Janeiro de 2021. :)

mmmm, a não ser que sejas um viajante do tempo, hoje não é 1 de Janeiro de 2021. :D

Não sou de opinião que seja mau até porque se fosse o caso de um SSD é só ver quanto ia custar 15 TB num SSD ou ter vários até fazer um total de 15 TB?

Esse ainda é o problema dos SSDs. No entanto, para mercados como o de Datacenter, SSDs de 16 e 32 TB podem fazer sentido em alguns casos, mesmo com o preço que têm. Há várias marcas com SSDs de DC desse tamanho, por isso devem ter alguma procura.

Os discos mecânicos quer se queria quer não vão continuar a ter o seu lugar mesmo em pleno ano de 2021 ou 2050 talvez.

Ainda hoje se usam tapes, mas, por exemplo, as disquetes desapareceram. A sobrevivência dos discos mecânicos depende se no futuro tiveram pelo menos 1 vantagem em relação ao resto. No caso das tapes, levam uma enorme quantidade de dados, especialmente com compressão, para o preço que têm.
No entanto, no mercado de tapes, hoje em dia só há dois fabricantes e no mercado de discos mecânicos aconteceu a mesma consolidação. Isto às vezes tem consequências para o consumidor. No mercado de tapes a ultima geração não está no mercado por uma guerra de patentes entre os dois fabricantes.
 
@Nemesis11
Esse erro passou-me ao lado ou então deve ter na memória as excelentes obras de Júlio Verne. :)

Concordo que é uma questão de mercados e de poder de compra versus as economias mais fortes que esses mercados tem mas no caso de Portugal não estamos claramente nessa posição por exemplo.

Mesmo os discos mecânicos de mais de 15 TB não são baratos e leva em conta que no nosso caso a associação dos autores Portugueses de música nos cobra taxas por cada GB de um disco o que ainda piora mais as coisas em Portugal.

Mas é tudo uma questão de poder de compra ou da falta dele.
Se na evolução dos SSDs os preços estivessem ao nível dos discos mecânicos acho que já ninguém os iria usar e este tópico também já não seria mais ativo.
 
Back
Topo