1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Discos rígidos externos - ter ou não ter botão de on/off?!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Meje, 1 de Novembro de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 589)

  1. Meje

    Meje Power Member

    Hoje fui comprar um disco rígido externo de 500 GB e de entre os vários existentes escolhi um Lacie.

    Estava convencido que o disco tinha o botão on/off, mas na realidade não tem.

    Quando ligo o disco à corrente, ele começa logo a trabalhar (independentemente de estar ligado ao computador ou não!!!). Se fizer "remover com segurança" no windows ou desligar o computador, o disco fica com um pequeno led acesso, mas deixa de fazer barulho (aparentemente desliga-se).

    Será que o disco assim consome energia para além da necessária para o led? É que o carregador fica "morno".

    Eu gosto do disco, é muito silencioso e sendo para utilizações pontuais (backups e guardar filmes para ver de vez em quando), será que o botão on/off é uma mais valia, ou é o mesmo que puxar o cabo de alimentação do disco? Será que tenho/devo de desligar o disco da corrente se estiver vários dias sem o utilizar?

    Queria decidir isto rapidamente, pois tenho prazo para devolver o disco!

    Já havia uma thread sobre este problema com estes discos, mas não esclarece grande coisa, por isso abri esta mais direccionada para a questão do botão, independentemente da marca (visto que a alternativa que havia na loja da WD também não tinha botão).
    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=297862&highlight=disco+externo+bot%E3o
     
  2. Jonybat

    Jonybat Folding Member

    Boas

    O que mais desgasta um disco é o ciclo de ligar/desligar, por isso quantos mais processos desses se puder evitar melhor. Eu preferia ter um disco em que eu ligasse apenas quando precisasse e que não tivesse ligado dias a fio ou que se ligasse cada vez que se ligava o interruptor da extensão. Portanto sim, ter interruptor é uma mais valia a meu ver.

    Quanto ao remover do Win, sim, ele desliga o disco mesmo. O Led aceso é a dizer que tem corrente e o transformador morno é normal, pois está sempre ligado, independentemente do disco.

    Cumps ;)
     
  3. Meje

    Meje Power Member

    Não compreendi muito bem o teu raciocínio.

    Devem evitar-se ligar e desligar muitas vezes o disco, certo? Ter um botão que o faz, não vai aumentar a frequência com que o ligamos e desligamos?

    Desligar no botão (corte de alimentação), não é o mesmo que desligar o cabo de alimentação? (tranformador está ligado à corrente, mas esta não chega ao disco porque é um corte!?)
     
  4. Jonybat

    Jonybat Folding Member

    Pronto, eu não me apercebi do que tinha dito, mas o que eu tinha em mente quando escrevi era que caso tivesses o pc e os periféricos ligados a uma daquelas extensões com interruptor e que nesse caso o disco iria ligar cada vez que ligasses a mesma.

    Outro caso que já vi acontecer é que o disco liga quando o computador liga também, mesmo sem se precisar.

    Portanto o que eu escrevi acima era para essas duas situações, e se se aplicam ao teu caso era bom ter um botão. Desligar o transformador também resulta, simplesmente não é tão prático.

    ;)
     

Partilhar esta Página