Discos Rígidos Western Digital SATA

sportingdan

I'm cool cuz I Fold
Boas

Comprei um PC novo mas os «borgas» da loja de informática esqueceram-se de me instalar o segundo disco, apesar de eu o ter pago! :003:
Voltei lá hoje e, como nunca tinha mexido em discos SATA, nem em controladores, pedi para me instalarem o segundo, ficando o disco mais «velho» em Master.
Chego a casa, ligovo PC e aparece-me um erro «IDE Master Hard Disk Not Detected». Ora eu sei que isto não é um problema da BIOS, é da posição dos jumpers. O técnico pôs os jumpers dos dois discos na mesma posição! Já pesquisei no google e não encontro uma explicação clara da posição dos jumpers para master e slave, respectivamente!
Os meus discos são WD200 SATA. Alguém experiente que dê uma dica!

Thanx
 
os discos nao têm um "mapa" da posiçao dos jumpers?
costuma ter assim uma cena na parte de cima do disco (ou sera da parte de baixo ? :s ), bm e a parte que fica para cima numa caixa normal :p
 
eh eh eh! os jumpers não servem para nada! já é um avanço! agora só falta saber como escolho o master e o slave! :D deve ter a ver com os cabos...
 
discos

Viva
parece-me existir aí um erro de informação.
Se são discos sata funcionam sempre em master, aliás nem jumper tem para se configurar!
Relativamente à ordem de arranque depende da configuração da bios e da ligação dos respectivos cabos sata na board ,ex: sata1, sata2 etç normalmente arraque em sata1.
Na existencia de adaptador de IDE para SATA, então aí o disco IDE deve ser configurado em master.
cumps
 
kalachnikov disse:
Viva
parece-me existir aí um erro de informação.
Se são discos sata funcionam sempre em master, aliás nem jumper tem para se configurar!
Relativamente à ordem de arranque depende da configuração da bios e da ligação dos respectivos cabos sata na board ,ex: sata1, sata2 etç normalmente arraque em sata1.
Na existencia de adaptador de IDE para SATA, então aí o disco IDE deve ser configurado em master.
cumps
sim, tambem me parece que existe aí um erro de informação.Tu dizes que se são sata funcionam sempre em master, ora para haver master tem de existir um slave, né? :D:D
Os controladores Sata não partilham canais como nos PATA , dedicam sim um canal para cada disco, logo os Sata funcionam em Stand-Alone.
 
ontem olhei para a motherboard e tinha na motherboard quatro entradas SATA, 2 vermelhas (master) e 2 pretas (slave). parece que o técnico ontem tava passado com os calores aqui de coimbra porque pôs-me os dois discos na entrada slave, isto depois de me vir perguntar como é que eu os queria, e de eu lhe explicar claramente... de qualquer maneira está resolvido! :D
 
teknix disse:
sim, tambem me parece que existe aí um erro de informação.Tu dizes que se são sata funcionam sempre em master, ora para haver master tem de existir um slave, né? :D:D
Os controladores Sata não partilham canais como nos PATA , dedicam sim um canal para cada disco, logo os Sata funcionam em Stand-Alone.

Boas
Leste bem?????????? :-D
original post "...Já pesquisei no google e não encontro uma explicação clara da posição dos jumpers para master e slave, respectivamente..."
perante este post pensei claramente tratarem-se de discos IDE com adaptadores para sata, algo como isto


One SERILLEL2 SATA Converter only works for one Ultra ATA 100/ ATA 133 IDE hard disk or other ATAPI device at a time.

Conforme disse; neste caso o disco deve ser configurado para Master. :-D :-D :-D
ERROR where???
cumps
 
sportingdan disse:
ontem olhei para a motherboard e tinha na motherboard quatro entradas SATA, 2 vermelhas (master) e 2 pretas (slave). parece que o técnico ontem tava passado com os calores aqui de coimbra porque pôs-me os dois discos na entrada slave, isto depois de me vir perguntar como é que eu os queria, e de eu lhe explicar claramente... de qualquer maneira está resolvido! :D

Para ser sincero, nem sabia que haviam SATA Master e Slave... Nos IDE existem os dois porque podes ligar dois dispositivos na mesma entrada IDE na board, logo, e porque estão em concorrência, um tem de ter prioridade sobre o outro, logo, Master e Slave.

No compz em casa tenho discos SATA, e cada cabo SATA só tem uma entrada e uma saída, ou seja, só dá para ligar da board para um dispositivo, logo não há Master e Slave.

Posso andar muito enganadinho, mas nunca vi um cabo SATA para ligar 2 discos ... Até acho que é por isso que uma board para SATA tem 4 entradas (4 discos) e uma para IDE tem duas entradas (4 discos, Master e Slave) ...
 
kalachnikov disse:
Boas
Leste bem?????????? :-D
original post "...Já pesquisei no google e não encontro uma explicação clara da posição dos jumpers para master e slave, respectivamente..."
perante este post pensei claramente tratarem-se de discos IDE com adaptadores para sata, algo como isto
http://img299.imageshack.us/my.php?image=serillelbox9hp.jpg

Conforme disse; neste caso o disco deve ser configurado para Master. :-D :-D :-D
ERROR where???
cumps
Desculpa, mas tu disseste isto:

Se são discos sata funcionam sempre em master, aliás nem jumper tem para se configurar!
Ao que eu respondi... :D
 
sportingdan disse:
ontem olhei para a motherboard e tinha na motherboard quatro entradas SATA, 2 vermelhas (master) e 2 pretas (slave). parece que o técnico ontem tava passado com os calores aqui de coimbra porque pôs-me os dois discos na entrada slave, isto depois de me vir perguntar como é que eu os queria, e de eu lhe explicar claramente... de qualquer maneira está resolvido! :D
O que te leva a dizer que as vermelhas saõ master e as pretas sao slave?
 
teknix disse:
O que te leva a dizer que as vermelhas são master e as pretas sao slave?
é capaz de ser o textozinho que está escrito por cima das entradas vermelhas (confirmei no manual da motherboard)

ps - se calhar o problema do técnico da loja foi as entradas master serem vermelhas... com o resultado da última semana ele teve medo de estragar alguma coisa... :007:
 
sportingdan disse:
é capaz de ser o textozinho que está escrito por cima das entradas vermelhas (confirmei no manual da motherboard)

ps - se calhar o problema do técnico da loja foi as entradas master serem vermelhas... com o resultado da última semana ele teve medo de estragar alguma coisa... :007:
mas diz mesmo lá "master" e "slave" , na board?
 
Back
Topo