1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Discos SATA para por em RAID (ruido)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Stardust, 15 de Fevereiro de 2004. (Respostas: 11; Visualizações: 752)

1. Stardust

Stardust Power Member

Ppl uma duvida:
    Quero comprar 2 seagates de 80 SATA para por em raid0.
    Ora a seagate tem dois modelos, o 7200.7 e o V. Dizem que embora com seek times maiores, o V é mais silencioso. Visto que vou ter 2 em raid o silencio é factor significante. Alguem confirma, opina, comenta? thx :)

Do site da seagate (lá n falam em ruidos - dBa .. dizem apenas k sao silenciosos):
    Edit: Ja agora onde encontro os 'noise absorbers' p discos? Obg

Última edição: 15 de Fevereiro de 2004
  2. Chessmaster

Chessmaster Power Member

Vê lá bem no site da Seagate se não encontras essa informação...

procura nos datasheets, etc

3. Stardust

Stardust Power Member

Nos datasheets tem mt mas mm mt informação tecnica mas n há informações de noise, dba nada mm!
    Já vi reviews de outros sites mas nada de conclusivo.
    :rolleyes:

4. Chessmaster

Chessmaster Power Member

humm... não viste lá nada como "acoustic level"?

todos os datasheets da Seagate têm essa informação.

se estás a comparar dois discos da mesma marca a unidade de medição utilizada pouco importa e neste caso a Seagate sempre utilizou o Bell.

já fazias uso das capacidades que Deus te deu...

5. Stardust

Stardust Power Member

Sim em bels (e nao beLLs como disse) vi sim sr. Mas p mim bels é chinês! sei mais ou menos quanto são 20 db e 30 db... agora 'x' bells n sei "a que soa".
    este comentário foi um pouco desagradável..

:)

Edit: Humm.. após alguma pesquisa acho que bels é decibels sem o deci.. ou seja um faz 3.6 bels em max e o outro 3.7 bels em max (36 dba e 37 dba). Penso que é uma diferença algo insignificante. Isto para as versões de 120gb

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Tenho um SATA 7200-7 120 GB, ele faz ruido, apenas quando estár a ler e a escrever, de resto não se escuta:cool: e mesmo este ruido com a caixa fechada é baixo, claro que os ATA IV e V eram caladinhos...

7. Stardust

Stardust Power Member

Sim é verdade ele é silencioso. Mas como consegui calar o computador todo agora realmente só se ouve o disco. Mas em idle realmente o silêncio é de ouro. Só que em leitura / escrita lá se ouve aquele "krr krr krrrr". Mas também a minha caixa n é das melhores a reduzir as vibrações do mesmo nem a isolar o ruido.
    Obrigado pelo feedback :)

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

não creio que sej vibração na caixa, o meu ATA IV, mesmo solto, sem parafusos não se escuta (embora esteja cheio de [email protected] clusters >( ):eek: mas o ruido deste 7200.7 não incomoda, mesmo com as fans @ 7 volts :)

9. Stardust

Stardust Power Member

Mesmo a fazer defrag ou finds etc? é que o disco é mm a coisa k mais barulho faz no meu. até a fonte ta a fzr o mm barulho que o zalman. ta tudo mm silent. thx!

10. Chessmaster

Chessmaster Power Member

Nessas drives da Seagate é possivel controlar o nível de ruido através da alteração do Acoustic Management do firmware.

no site da Seagate está um utilitário com essa finalidade.

para o Barracuda IV a Seagate lançou também um utilitário para reduzir o ruído e aumentar a performance; esse utilitário desapareceu praticamente da Web... se alguém o quiser, PM.

P.S - é sempre bom verificar que os miolos alheios estão a ser utilizados :D

11. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Parece-me obvio que o disco apenas faça barulho com lê ou escreve.

12. Stardust

Stardust Power Member

@Feiticeiro
    Antes fosse verdade.
    Tive ai um samsung da minha namorada que em idle só o barulho dos discos a girar era deveras irritante! ('zzzzziiiiiiii') lol
    @Chessmaster
    O sandra diz que acoustic management nesta drive n está disponível. Quando corro seagate automatic acoustic management ele bloqueia. Ideias ?
    Modelo: ST3120026AS

Cumps

Última edição: 18 de Fevereiro de 2004

Partilhar esta Página