Discos SATA qual o melhor?

Moliko

Power Member
Boas

Os discos SATA devem tar quase aí a xegar e tou a pensar reformar aqui os meus discos e aproveitar o controlador SATA da board para usufruir da nova tecnologia.

Ao que parece a Maxtor e a Seagate serão certamente as primeiras a ter discos SATA em PT... já existem lá fora mas cá é sempre a mesma cena :confused:

Por isso queria pedir a vossa opinião:

Seagate Barracuda ATA V ou Maxtor DiamondMax Plus 9 qual dos 2 o mais rápido? Alguém tem algum link onde venha um comparativo entre estes 2 discos?

Agradeço qualquer ajuda que venha... :)
 
O Seagate não sei se é mais rápido, mas é sem dúvida o melhor.

Se tiver algum link de uma loja estrangeira que venda esses discos para Portugal, por favor diga-me, fazendo reply.

Obrigado.
 
WDC SEAGATE ou MAXTOR sem duvida kalker um desses para mim são os melhores discos até agora e vão arrebentar com o novo sistema SATA.

[]'z :003:
 
Tive um MAXTOR que pifou ano e meio depois.
É melhor pagar mais um pouco e ter um disco melhor do que
chegar daqui a um tempo depois da garantia acabar, e ficar
a chupar no dedo.
Tenho aqui um Seagate Medalist antigo com 3 gigas com quase
7 anos e tá a funcionar perfeitamente.
O da MAXTOR teve ano e meio a trabalhar e pifou. Um da IBM foi dois anos e tal e pifou.
O Seagate já os viu chegar, morrer e irem para o lixo e ainda sorri...
 
Blashyrkh,

Não te estarás a esquecer de que quanto mais rápido é o disco maior é o desgaste que naturalmente sofre?
Tenho discos bem mais velhinhos que o teu e que ainda funcionam, mas nunca tive problemas com os Maxtor que adquiri nos últimos anos.
A questão é que hoje em dia se funciona com discos cada vez maiores e com cada vez maior velocidade, para fazer face não só a uma maior necessidade de armazenamento, mas também a uma capacidade de processamento de dados superior por parte das máquinas.
De modo a que os novos discos se mantenham compatíveis com as máquinas mais antigas, tem sido opção dos seus fabricantes, manter semelhante a sua estrutura física.
Os discos têm evoluído assim, no sentido de uma maior velocidade de rotação, de transferência de dados, uma maior capacidade do sistema de buffering e uma maior densidade nas estruturas de armazenamento de dados, mas no essencial, os discos continuam a ser como sempre foram.
Nesse sentido, e porque as variáveis de desgaste mecânico, como o aquecimento e o atrito, podem quando muito reduzir-se, com novas tecnologias, mas nunca eliminar-se, elas acabarão sempre por aumentar com a velocidade de funcionamento dos mesmos e por lhes reduzir o tempo de vida; para além de que, quanto mais complexo é um sistema, maior é a probabilidade de nele ocorrerem erros...
Assim, se procuramos um sistema de armazenamento fiável, devemos estar dispostos a sacrificar a sua velocidade.
Penso eu de que...

Fiquem bem,
Ozy
 
Originally posted by blashyrkh
O Seagate não sei se é mais rápido, mas é sem dúvida o melhor.

Se tiver algum link de uma loja estrangeira que venda esses discos para Portugal, por favor diga-me, fazendo reply.

Obrigado.

Gostaria que desses as razões plas quais dizes que o Seagate é melhor, uma vez que se pretendem exclarecer dúvidas e não criar mais... :rolleyes:
 
O Tecnoboy tem razão... agradeço todas as opiniões mas fundamentem-nas o melhor possível... entretanto já tive a ver uma review entre os 2 discos mas nas suas versões IDE e havia vantagens em alguns parametros para ambos os discos... se alguém encontrar algo dos modelos SATA poste aí sff.
 
E blashyrk podes comprar discos directamente à Seagate... eles têm o Barracuda V 80Mb 7200rpm 8Mb cache interface SATA por $136

hhttp://buytape.seagate.com/
 
Ozymandias

"Não te estarás a esquecer de que quanto mais rápido é o disco maior é o desgaste que naturalmente sofre?"

Se comprar discos e sei que eles irão pifar daqui a um ano ou dois, mais vale a pena comprar nenhum...


"Nesse sentido, e porque as variáveis de desgaste mecânico, como o aquecimento e o atrito, podem quando muito reduzir-se, com novas tecnologias, mas nunca eliminar-se, elas acabarão sempre por aumentar com a velocidade de funcionamento dos mesmos e por lhes reduzir o tempo de vida; para além de que, quanto mais complexo é um sistema, maior é a probabilidade de nele ocorrerem erros..."

Um bom disco de uma boa marca, dura anos e anos, qualquer que seja a sua velocidade, qualquer que seja o seu tamanho. Se todos os discos pifassem a torto e a direito, então tava tudo tramado.

Tecnoboy:

"Gostaria que desses as razões plas quais dizes que o Seagate é melhor, uma vez que se pretendem exclarecer dúvidas e não criar mais..."

Para "não criar mais dúvidas" ( não sei como é que é possível , uma vez que dei a minha opinião, o que toda a gente tem direito ), todas as pessoas que conheço e que têm discos Seagate, nunca tiveram problemas. O meu velhinho Seagate é prova disso. Na minha localidade, existe um servidor que só usa discos Seagate (Barracudas e Cheetahs UltraSCSI), só actualizando por razões de capacidade, vendem os velhotes num leilão e ainda funcionam...
O sistema de segurança "3D Defense System" é o melhor que há, e quem fôr ao TomsHadware.com verá exactamante isso...
Não estou a fazer publicidade e não estou a obrigar ninguém a comprar Seagate, mas dei a minha opinião como o CrONiK ou qualquer outro o poderia fazer.
Desculpe se foi muito ofensivo, posso ter interferido na "religião MAXTOR" ou na "religião IBM"... embora não perceba muito bem porque é que existem essas afinidades. Até agora a Seagate não me desiludiu, mas basta outra marca fazer um disco melhor e mais seguro ( o que é o mais importante para mim ) que estou lá para comprá-lo...

Moliko:

Os discos Seagate costumam ser mais lentos e têm uma taxa de utilização do CPU um pouco maior que os outros discos, mas são muito mais seguros. É um disco que dura anos, e é isso mesmo que interessa.
E não, não posso comprar nesse site, uma vez que é só para os EUA. Se fosse possível, já o teria comprado...

Espero que isto "esclareça quaisquer dúvidas" acerca da minha opinião.
 
Faço minhas as palavras do blashyrkh. Quer no que toca à extrema fiabilidade dos Seagate quer no que toca ao direito de opinião.

Mas, blashyrkh, às vezes deixa mais bem disposto quem lê algumas razões para as nossas opiniões.
Bastaria teres dito o que acabaste por dizer "todas as pessoas que conheço e que têm discos Seagate, nunca tiveram problemas. " ou dares o exemplo do teu fantástico e ainda lutador velhinho de 6GB.


E Ozymandias, esqueces-te de que quando existiam discos de 80MB e depois fizeram os de 200 e 400MB foi considerado um salto muito grande e que a tecnologia continuou a mesma?

Provavelmente consideras o disco de 6GB a 5400rpm o fiável e o de 20GB a 7200rpm, menos fiável. Mas então tenta comparar o de 80MB com o de 6GB e diz-me qual achas o mais fiável.
A verdade é que a tecnologia que permitiu o crescimento em capacidade e velocidade teve necessariamente que ser acompanhada por uma evolução da arquitectura do disco que permitisse a sua estabilidade de funcionamento, as densidades por lado de prato aumentaram, já não são usados motores mas fluidos dinâmicos para rodar o disco, etc...

Claro que de um certo ponto de vista tens razão, mas se fabricassem discos de 1Kb que rodassem a 0,003 rpm compravas?

Por essa ordem de ideias teriamos ficado pelo 386 a 25Mhz porque não se pode puxar demais por componentes que mantêm a mesma arquitectura. A verdade é que simplesmente a arquitectura acompanha a tecnologia, aliás elas são unas.

Cumprimentos
 
eu ja vi alguns IBM pifarem do vaziu e um deles foi mm a minha frente numa mini-lan party. Dos Maxtor nada tenho a apontar pois sei k são bons. A minha experiência pessoal sempre me encaminhou para compra Fujistu e Segate pois sempre me foram fieis e nunca me deixaram pendurados em termos de dados. Mas cada um é como cada kal eu recomendo o Segate mais por kestão de experiência do k benchmarks mas a decisão é sempre de kem kompra...
 
epá, pra mim todos os discos são bons...desde que não avariem.

agora, eu, por acaso, de prai 10 discos seagate que tive(varios tamanhos) e de prai 40 que vendi (dos de 17gb) se ainda tiverem 5 a funcionar é muito.

e não sei sinceramente pra que é que um disco que tende a aquecer pra cara*ho vem com uma porcaria de uma borracha.

mas pronto, eu continuo a achar que os melhores são os que não avariam e desses existem em todas as marcas.´é sorte e mais nada
 
Epá!
Isto está animado!

A minha opção pelos Maxtor prende-se com dois motivos:
Ao procurar entre os discos IDE de capacidade superior, e alta velocidade, encontrava os Maxtor com o sistema ATA 133 e os IBM a gerarem polémicas de sobreaquecimento...
Os preços estavam ela por ela: optei pelos Maxtor, primeiro um de 60 Gb e depois um de 80 Gb, deixando a solução ssci 160 Gb externa para mais tarde.
Nunca tive problemas com a Seagate nem com a Western Digital, na verdade esses discos, alguns bem velhinhos, ainda estão activos e recomendão-se.

Quando refiro a questão do desgaste, faço-o apenas para lembrar que velocidade e capacidade não são sinónimo de qualidade.
Se não causa problemas de maior trocar uma gráfica, a coisa pode resolver-se em poucas horas, podemos ter problemas sérios com a perda de trabalho importante armazenado no disco. E nem sempre a recuperação dos dados é possível...
Daí que tenha geralmente bastante cuidado na escolha dos discos:

- evito comprar o último modelo assim que sai, prefiro esperar pelas "queixas" dos mais corajosos;
- dentro de qualquer nova arquitectura, escolho um modelo "suficiente" para o tipo de trabalho que lhe vou destinar e não mais do que isso; isso significa que se o disco vai servir como base física de renderização, ou mesmo de swap file, tem de ser rápido e de tamanho médio, se o disco via servir para armazenar informação, pode bem ser mais lento e maior.
- tenho especial atenção não às marcas, mas aos modelos que já apresentaram "incidentes".
- considero incluídos nos custos do disco a sua durabilidade e fiabilidade.

Assim, acho que talvez fosse bom postarmos por aqui os discos (marca e modelo) que já deram problemas. Fazer uma espécie de review estatística...
O que é que acham?
Fiquem bem,
Ozy
 
Unregistered:

Originally posted by Unregistered
A verdade é que a tecnologia que permitiu o crescimento em capacidade e velocidade teve necessariamente que ser acompanhada por uma evolução da arquitectura do disco que permitisse a sua estabilidade de funcionamento, as densidades por lado de prato aumentaram, já não são usados motores mas fluidos dinâmicos para rodar o disco, etc...
Nesse contexto tens toda a razão, mas há limites para a tecnologia, razão pela qual até hoje, ninguém foi capaz de criar a "máquina do perpétuo movimento", e não terá sido certamente por falta de motivação...
Já agora, o que é que supões que o ruído rotacional dos discos indica?
:)

Fica bem,
Ozy
 
A tua ideia da estatítica é exelente!

Os discos Seagate costumam ser mais lentos e têm uma taxa de utilização do CPU um pouco maior que os outros discos, mas são muito mais seguros. É um disco que dura anos, e é isso mesmo que interessa.

O meu Seagate é a prova viva disso, tem sido tratado como um cão, é formatado várias vezes ao mês há uns 3 anos, trabalha 16 horas por dia, já foi particionado MUITAS vezes e tá a bombar com 0 bad sectors!!!!!
 
Não podia tar mais de acordo com o rtub!
O melhor disco é aquele que não avaria!
Epah é obvio que não há marca nenhuma que se possa dizer que nunca se estragou um disco isso é ridiculo, mas nalgumas marcas há mais avarias que outras, como recentemente o caso da IBM dos discos darem o bafo assim dum momento pro outro...
Eu tanto me faz ter um IBM, um Maxtor, um Seagate ou um WD, mas vocês cada um puxa para seu lado, uma pessoa se tá contente com um Seagate/Maxtor/IBM/WD e nunca lhe deu problemas vai ficar obviamente indignada quando ouvir dizer, Seagate/Maxtor/IBM/WD não presta, é ruidoso, é lento, etc etc
Por exemplo eu, tenho um Maxtor 8GB prai desde 98 quando o meu pai comprou este K6-450, o disco nunca o achei nada lento, nunca deu problemas, nunca me chateei nem perdi dados por causa do disco, resumindo, Maxtor para mim ficou a ser uma marca de referencia tanto que agora para o pc que montei já para mim, comprei um Maxtor, como é que me iam convencer a comprar um disco de outra marca tendo eu uma excelente experiencia com Maxtor's ? É obvio que as marcas mudam, os modelos também e agora os Maxtor's até podiam ser uma grande m€rd@, mas nem da mm marca e modelo á discos iguais...ha pessoal que com os mesmo modelos uns adoram os discos e nunca lhes deram probs outros dizem mal a torto e a direito porque ja pifaram não sei quantos discos iguais e que vão comprar d'outra marca porque ja nao querem daquela...
Basicamente nós definimos as marcas de discos entre outras coisas, pela experiencia que temos com elas, mesmo assim toda a gente sabe que há umas associaçoes que se fazem quando se ouve falar em determinada marca, por ex:
WD - Performance
IBM - Mortes Subitas
Maxtor - Rapidez mas algum ruido
Seagate - Fiável , silencioso porém um pouco mais lento

Isto é basicamente a fama que estas marcas têm por a net fora pelo que tenho visto, mas quantas pessoas nao tiveram ja WD e disseram que nunca mais? Aplica-se á WD como a outra marca qualquer e o contrário também...
Basicamente isto torna-se sempre uma acesa discussao e dificilmente se chega a algum lado, por isso evitem discutir isto :confused:

edit: e além disso ja se tão a desviar incluindo eu, do tema da thread, que devia focar mais o SATA, eu ainda não tou mesmo nada dentro do S-ATA, só pretendo dar uma olhada quando ja houverem ai boards e discos SATA a pontapé tipo lá para o verão, ja vi por ai na net é que os discos S-ATA nao são influenciados pelo fsb, alguem sabe se eh vdd?
 
Back
Topo