discos western digital

spykerez

Power Member
Boas comprei 2 discos rigidos Western Digital WD5000AAKS SATA e devo ter ainda mais um a caminho em breve, é para aproveitar que estão baratos e espero eu que sejam silenciosos pois a intenção é ter o PC ligado no quarto durante a noite. Nunca usei mais nada para além de WD e nunca tive problemas por isso espero ter feito a escolha certa tendo em conta que já ouço falar de uns discos samsung e seagate com 32MB de cache.

Ora eu não sou nenhum especialista na matéria, queria era saber como se liga estes discos correctamente a fim de evitar males maiores; na parte de trás do disco tem lá várias tipos de entradas como podem ver aqui http://www.wdc.com/en/products/products.asp?driveid=301&language=en e eu só tenho um cabo que liga à 2ª entrada a contar da esquerda, penso que seja este o dito cabo sata, depois tem lá um igual mas maior que não sei para que serve... ainda não verifiquei o que a fonte de alimentação tem sendo esta uma corsair HX620, pergunto se basta ligar este pequenino cabo sata? lembro-me que os discos IDE também se ligava um 2º cabo à fonte de alimentação, suponho que com estes também é assim né?

Outra coisa que gostaria de ver esclarecida é relativamente a fazer RAID, dizem que mete o windows mais rapido, e penso em meter o vista, a minha antiga motherboard vai ser substituida em breve por uma Gigabyte-X48-DQ6, ora isto para fazer RAID precisa fazer-se o quê exactamente? Precisa mexer na BIOS? de ligar os cabos à motherboard por algum tipo de ordem? Outra duvida que surge é relativamente ás partições que queria fazer, suponho que ao fazer RAID os discos têm que estar particionados da mesma forma, ou podem ter partições com tamanhos diferentes?

Já agora, tendo em conta que tenho aqui vários cabos que vieram de origem com a fonte de alimentação corsair HX620, a Motherboard Gigabyte suponho que também virá com alguns, e claro estes que vieram com os discos, quais são os que recomendam usar partindo do principio que alguns serão repetidos? os que vêm com a board, a fonte ou no cabo de drivers opticos e discos, coolers etc os que vêm com os próprios?


Obrigado
 
Boas,

para ligar um disco sata basta liga o cabo sata que se liga ha motherboard e o cabo de energia que vem da fonter.

Os cabos que veem com a fonte e com a motherboard sao para fins diferentes logo provavelmente precisas de cabos da motherboard e da fonte.

cumps
 
Obrigado, então liga-se o SATA à board e um outro de energia à fonte. A duvida relativa a qual os cabos usar (os da board, da fonte, ou os que vem com os próprios dispositivos) prende com o facto de eu não saber quais os que teoricamente terão melhor qualidade.

Relativamente à duvida para fazer RAID alguem ajuda?
 
Back
Topo