Discriminação Sapo ADSL

anjo2

Power Member
Provavelmente já muitos repararam e isto parece uma discriminação a quem tem rdis...

Para clientes rdis, apenas há um plano disponível, o de 2MB?!? Ou seja o mais pequeno, não será isto uma discriminação aos clientes rdis? Eu tenho rdis e tenho 8MB (update pedido por mim à algum tempo), no entanto estou a pagar pelo pacote de 16Mbps (o dobro)...
Como podem ver no site da sapo, na parte dos tarifários:
http://adsl.sapo.pt/prodtarif.html

Mais alguém tem rdis? Em que tarifário estão? Será isto o fim dos upgrades para rdis? Obrigam-nos a ter um pack menor a um preço muito mais elevado e apenas a podermos fazer um downgrade no plano...
 
Última edição:
o que se passa é que em portugal, desinvestiu-se em rdis. Embora seja uma linha que tecnologicamente é do melhor que existe, pura e simplesmente os dslams ADSL2+ para RDIS são caros e so existem em modulos de grande quantidade de portas(penso que 48 ou 72), ora não se ia investir em dslams destes para "abastecer" por exemplo numa central pequena 10 ou 15 linhas rdis, enquanto certamente estariam linhas analógicas á espera de acesso.
Segundo me disseram, a PT quase que esteve para não dar acesso adsl a linhas rdis. (carece de veracidade)
Ao que parece as linhas analógicas dão menos trabalho e o adsl comporta-se melhor!!

Mas se verificarmos a realidade noutros países como a Alemanha, pelo que pude ver, a infraestrutura telefónica deles é quase toda assente em rdis! e aí sim, vi serem fornecidos acessos adsl2+ 16mbits ou 20 mbits sobre rdis!! já para não falar que têm centrais quase os 2 ou 3 km! :P
 
o que se passa é que em portugal, desinvestiu-se em rdis. Embora seja uma linha que tecnologicamente é do melhor que existe, pura e simplesmente os dslams ADSL2+ para RDIS são caros e so existem em modulos de grande quantidade de portas(penso que 48 ou 72), ora não se ia investir em dslams destes para "abastecer" por exemplo numa central pequena 10 ou 15 linhas rdis, enquanto certamente estariam linhas analógicas á espera de acesso.
Segundo me disseram, a PT quase que esteve para não dar acesso adsl a linhas rdis. (carece de veracidade)
Ao que parece as linhas analógicas dão menos trabalho e o adsl comporta-se melhor!!

Mas se verificarmos a realidade noutros países como a Alemanha, pelo que pude ver, a infraestrutura telefónica deles é quase toda assente em rdis! e aí sim, vi serem fornecidos acessos adsl2+ 16mbits ou 20 mbits sobre rdis!! já para não falar que têm centrais quase os 2 ou 3 km! :P

Nunca vi adsl em portugal com mais de 8m/768 sobre linhas rdis. O rdis causa outro problema para o ADSL. As frequencias de funcionamento do RDIS são mais elevadas, deixando menos "espaço" para o debito do ADSL, principalmente o upload.

anjo2: Experimenta mandar um mail e pedir mais, tecnicamente é possivel, se estiveres a menos de 2500/3000m e um bom modem deve dar para os 8m.
 
Última edição:
Nunca vi adsl em portugal com mais de 8m/768 sobre linhas rdis. O rdis causa outro problema para o ADSL. As frequencias de funcionamento do RDIS são mais elevadas, deixando menos "espaço" para o debito do ADSL, principalmente o upload.

anjo2: Experimenta mandar um mail e pedir mais, tecnicamente é possivel, se estiveres a menos de 2500/3000m e um bom modem deve dar para os 8m.

tb ouvi isso... o espectro reservado para o adsl é em parte consumido pela rdis!
tenho um exemplo prático, aqui na minha zona, todos os acessos conseguem de uma maneira geral atingir entre os 6 mbps e 8 mbps, pois numa linha rdis nao passa dos 3 mbps!
 
Nunca vi adsl em portugal com mais de 8m/768 sobre linhas rdis. O rdis causa outro problema para o ADSL. As frequencias de funcionamento do RDIS são mais elevadas, deixando menos "espaço" para o debito do ADSL, principalmente o upload.

anjo2: Experimenta mandar um mail e pedir mais, tecnicamente é possivel, se estiveres a menos de 2500/3000m e um bom modem deve dar para os 8m.

Eu tenho os 8MB, e tenho uma latência para a maioria dos sítios de 13/14ms (neste momento estou com uma ligação de 2MB da sapo e tenho o dobro da latência), na realidade a ligação deve ser de 6MB/400Kbps, no entanto pago por uma ligação de 16MB/1MB, houve uma vez que me tiraram o tráfego adicional (da factura electrónica e debito directo) por supostamente ter um pacote antigo, sinceramente para os clientes rdis a sapo/pt está a descriminar, porque pago por um pacote que não posso ter, e como tenho rdis não tenho grandes hipoteses, muito menos onde vivo.
 
Eu julgava que uma linha RDIS, funcionava sobre o espectro/frequência de voz ou seja inferior a 2Khz.

Neste caso sobre a linha de voz, não pode passar mais do que dois canais de 64Kbits(para a voz) e um canal de 16Kbits(controlo e informação de "sinalização passa)

Estou errado?

Pelo menos estive a ler alguns sites incluindo a Wikipedia, e diz-me isso mesmo.

Alguem me pode esclarecer esta duvida já agora?

Melhores Cumpriments
 
Eu julgava que uma linha RDIS, funcionava sobre o espectro/frequência de voz ou seja inferior a 2Khz.

Neste caso sobre a linha de voz, não pode passar mais do que dois canais de 64Kbits(para a voz) e um canal de 16Kbits(controlo e informação de "sinalização passa)

Estou errado?

Pelo menos estive a ler alguns sites incluindo a Wikipedia, e diz-me isso mesmo.

Alguem me pode esclarecer esta duvida já agora?

Melhores Cumpriments

64kBits voz ou dados (internet). À uns anos havia quem utilizasse os 2 canais para ter os 128k, velocidade alucinante naa altura dos 56k.

A principal diferença do rdis para o analogico, é que o sinal de voz já vai digital para a central, permitindo mais canais e serviços (várias linhas de voz(ddis), dados e voz ao mesmo tempo, e nos acessos primarios, até 30canais de voz).
Em relação ao ADSL sobre rdis, precisa de placas especiais no DSLAM e um modem/router rdis. A nivel de funcionamento é semelhante, só que, no serviço analógico, o adsl começa a utilizar bits nas frequencias a partir dos 4kHz até 2.2mHz, no RDIS é um pouco mais, deixando menos espaço para os bits de upload utilizados no adsl.
 
simplesmente saber os valores de snr/atenuação?
há algum busílis em saber qual é o router?
Não sei se o wl500gP tem esses dados, mas amanhã ou terça já vejo isso.

No entanto porquê pagar mais e ter menos ou ter o plano mais baixo? O mal é que se criticar ainda dizem para trocar para o plano de 2Mbps, e como é rdis não tenho grandes alternativas...
 
Última edição:
a solução mais visível é mesmo passar para analógico se conseguir prescidir dos serviços de rdis...
conheço casos em que é de todo impossivel abdicar do rdis.
 
a solução mais visível é mesmo passar para analógico se conseguir prescidir dos serviços de rdis...
conheço casos em que é de todo impossivel abdicar do rdis.

Hoje em dia já não faz sentido ter RDIS.

Havia pessoas com centrais telefónicas e acessos remotos baseados RDIS, mas hoje já não fazem sentido.
 
Não sei se o wl500gP tem esses dados, mas amanhã ou terça já vejo isso.

No entanto porquê pagar mais e ter menos ou ter o plano mais baixo? O mal é que se criticar ainda dizem para trocar para o plano de 2Mbps, e como é rdis não tenho grandes alternativas...

Por isso mesmo é que te pedimos os valores da ligação no router. Para tentar perceber se é avaria ou simplesmente da distancia à central.
 
Avaria? Eu reportei alguma avaria? :S Avaria do quê?

dou-te várias teorias:
A tua linha não foi actualizada para os novos debitos.
A tua linha não suporta mais devido à distancia.
A tua linha não suporta mais devido ao modem/router.
Tens uma avaria na linha (ou componentes da mesma) que está a evitar sincronizar/configurar a mais debito.

Estás à espera que eles testem a tua linha por inspiração divina?
 
Back
Topo