1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[DISCUSSÃO] Como fazer backups para guardar e em que formato

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Metro, 18 de Junho de 2006. (Respostas: 8; Visualizações: 631)

1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

A pergunta é simples.
    Como fazer backups e armazenar a informação.

Todos temos muitoa informação que se se perder não vem mal ao mundo. (DiVX, MP3 e afins).
    Mas tb devem ter fotos, trabalhos etc que não queriam perder de nenhuma forma e que pretendem guardar por muitos anos.

Alguem pensou nisso e de que forma resolveu?

Pessoalmente:

- Não me agrada ter em discos que estejam no interior do PC.
    - Os DVDs e/ou CDs além de terem pouco espaço não serão muito fiáveis.

Depois vem a parte do formato em que se guardam os ficheiros. Esta parte prende-se mais com os discos. Fat32 não dá para ficheiros acima de 4GB se a memória não me falha. NTFS é um formato proprietário da M$ tb ninguem sabe o que pode acontecer daqui a uns anos. A apple tb utiliza um formato próprio. Em Linux temos uma enorme variedade de formatos tb.

Alguem já pensou nisto?
    No final, a conclusão que chego é que não devia usar formatos proprietários pq não sabemos o que lhes irá acontecer. Vejam por exemplo os diferentes formatos no word com compatibilidades diferentes. Um programa que gosto tb sobre do mesmo mal. É o Filemaker que vai mudando de formato como quem muda de camisa.

Ideias boas e baratas. Sugestões. Há por ai? :)

Nas soluções pedia para terem em mente os menos dotados em termos de informática. Arranjar servidores e backups automáticos com scripts XPTO não estão ao meu alcance e imagino que em muitos dos que frequentam o forum.

2. EJAY

EJAY [email protected] Member

hey, porque não compras um disco rigido portátil? tem muito espaço e é uma solução fiável
    os dados estarão seguros porque não estão ligados ao pc no caso de teres virus, malwares, etc
    so n convem pores imans ou telemoveis ao pe do HD potátil senão perdes os dados
    quanto ao formato aconselho-te usares o corrente da MS, o NTFS pois o XP é o Sistema mais usado e assim estarás assegurado acerca da compatibilidade nos vários pc's... desde que tenham o XP claro!
    Em respeito ao teu receio do ntfs deixar de ser usado, fica a saber que mesmo que um novo Windows passe a usar um novo formato de dados, ele continuará a ler formatos anteriores de windows anteriores... como sempre tem sido

espero ter dado alguma ajuda:)

cump's:kfold:

3. Favas

Favas Power Member

Eu já pensei nisso, e cheguei à conclusão que os dados terão sempre que ter alguma manutenção.

Para storage, tal como o EJAY disse, um disco externo será o ideal, desde que uses apenas como backup, ele deverá durar muitos anos.
    A filesystem é bom ter sempre a mais recente, neste caso NTFS, a Microsoft dá sempre suporte de leitura e escrita a filesystens anteriores, como tambem a conversão para uma filesystem mais recente.
    A interface convem usar-se a USB, USB sendo "Serial Bus" garante-te que o USB 3.0 ou 4.0 seja compativel com todas as versões anteriores, é logico que assim seja durante muitos e muitos anos.

Quanto ao formato dos documentos, eu nao faço ideia :wow: depende daquilo que queres guardar, utiliza sempre os mais usados, jpg, pdf, etc.

Eu faço beckups pra HDs externos.
    Cumps

4. KOKAS

KOKAS Suspenso

uma penzita de 2gb guardas muita coisa

5. Favas

Favas Power Member

pens teem mortes subitas, e a flash memory tem tempo de vida, not good idea..

6. Metro

Staff Member

Um disco externo resolve a parte dos backups. Mas não resolve a longo termo.
    Há coisas que quero guardar para os proximos anos. Muitos espero:)

A questão do NTFS é que cada vez mais espero usar Linux e como tal a leitura de NTFS está assegurada mas a escrita nem por isso. Não de uma forma facil.

Em breve espero adicionar isto aqui em casa:

http://www1.linksys.com/products/product.asp?prid=640

Isto espero resolve o acesso da rede independentemente do SO aos ficheiros que quero. Mas pretende ser isso e não a parte de backups.

Do que vi para backups era mais isto:
    http://www.tomsnetworking.com/2005/08/19/h_2_h_infrant/

Para já não penso em nada disto até pq é muito caro mas é algo a equacionar.

Os discos teria sempre que ter duplicado. Mais isso do que RAID 1 pq ai tb há histórias de falhas bem como no RAID 5.

Em flash nunca m,e passaria pela cabeça guardar as coisas. tenho uma pen de 3GB mas isso é tudo muito curto e pouco seguro. Esta é a 2ª que tenho pq a 1ª estava a usa-la a luz foi abaixo e ela morreu... Neste momento precisaria de uns 300GB e é sempre a aumentar. Para estar á vontade se é para ter repetido logo passava a 600GB. Gravar em DVDs é uma trabalheira.

Quero ter as coisas acessíveis na rede pelo menos parte e ter backups seguros do resto.

Não sou o unico a pensar nestas coisas:)

Este user pensou em mudar da apple para Linux e teve uma serie de questões que achei muito interessantes e que me deixaram a pensar.

http://diveintomark.org/archives/2006/06/02/when-the-bough-breaks

Antes que pensem isto não tem nada a haver com a guerra entre mac e PCs. É apenas um exemplo. É facil transformar aquilo para PC.
    Este user comprou isto: http://mail.infrant.com/img/ReadyNAS_X6.pdf

700 dolares com apenas um disco de 250€. É carote.

Vejo pessoal com servers com altos scripts. Aquilo pode ser muito simples mas eu não percebo nadinha do assunto.

Isto complica-se qd pensamos a longo prazo:)

7. esteves

esteves Power Member

quanto a questao de onde guardar.... a variadas hipoteses ca por mim um disco externo esta perfeito...
    a grande questao deste topico(a meu entender) e em que formato gravar
    ca para mim neste momento digam o que disserem sao os formatos(de preferencia em ntfs) m$ pois e a grande neste momento... amanha(que o reinado da m$ acabe) nao sei, porque as tic estao sempre a mudar e sera necessario acompanhar o progresso
    nao a nada, para mim, algo defenitivo... o progresso esta ai

8. Metro

Staff Member

Neste link há um teste a vários NAS.

A maioria usa um SO baseado em Linux portanto imagino que o formato ext3 seja perfeito. Pq na rede aquilo é visto como uma partilha e o formato não tem influencia. Isto pode estar mal dito mas o efeito é este.

9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Sinceramente, eu vou utilizando os DVD's como backups 'permanentes'... DVD-R para musica, filmes, jogos e tal e RW para dados 'pseudo-voláteis' e em constante actualização (downloads, documentos, imagens, emails)

Não é 100% seguro, mas com backup's nada é seguro, só se for coisas XPTO's de tapes, e tal que são a custos astronomicos...

Sobre os discos, utilizo NTFS para o windows e FAT32 no disco externo, isso nem me preocupo... Não tenciono abandonar a plataforma windows em detremento do Linux nem outra coisa, aqui há espaço para tudo ;)

Ficheiros > 4gb são muito raros... Resume-se basicamente a ISOS's de DVD's...

PS: sakei um programa que permite aceder em windows a partição do linux, mas lá está, apenas leitura :mad:

É pena que os formatos de disco é cada um por si... Isso devia ser um organismo internacional, como a ISO criar um formato de ficheiros de discos rigidos totalmente universal e 110% compativel com todos os OS's, mais ou menos como os CD's e DVD's... Mas não... M$ tem os FAT16 e 32, NTFS e parece que com o Vista vai vir novo formato... Linux ainda existem mais ainda, alem dos apple :(

Última edição: 18 de Junho de 2006

Partilhar esta Página