[DISCUSSÃO] Como fazer backups para guardar e em que formato

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
A pergunta é simples.
Como fazer backups e armazenar a informação.

Todos temos muitoa informação que se se perder não vem mal ao mundo. (DiVX, MP3 e afins).
Mas tb devem ter fotos, trabalhos etc que não queriam perder de nenhuma forma e que pretendem guardar por muitos anos.

Alguem pensou nisso e de que forma resolveu?

Pessoalmente:

- Não me agrada ter em discos que estejam no interior do PC.
- Os DVDs e/ou CDs além de terem pouco espaço não serão muito fiáveis.

Depois vem a parte do formato em que se guardam os ficheiros. Esta parte prende-se mais com os discos. Fat32 não dá para ficheiros acima de 4GB se a memória não me falha. NTFS é um formato proprietário da M$ tb ninguem sabe o que pode acontecer daqui a uns anos. A apple tb utiliza um formato próprio. Em Linux temos uma enorme variedade de formatos tb.

Alguem já pensou nisto?
No final, a conclusão que chego é que não devia usar formatos proprietários pq não sabemos o que lhes irá acontecer. Vejam por exemplo os diferentes formatos no word com compatibilidades diferentes. Um programa que gosto tb sobre do mesmo mal. É o Filemaker que vai mudando de formato como quem muda de camisa.

Ideias boas e baratas. Sugestões. Há por ai? :)

Nas soluções pedia para terem em mente os menos dotados em termos de informática. Arranjar servidores e backups automáticos com scripts XPTO não estão ao meu alcance e imagino que em muitos dos que frequentam o forum.
 
hey, porque não compras um disco rigido portátil? tem muito espaço e é uma solução fiável
os dados estarão seguros porque não estão ligados ao pc no caso de teres virus, malwares, etc
so n convem pores imans ou telemoveis ao pe do HD potátil senão perdes os dados
quanto ao formato aconselho-te usares o corrente da MS, o NTFS pois o XP é o Sistema mais usado e assim estarás assegurado acerca da compatibilidade nos vários pc's... desde que tenham o XP claro!
Em respeito ao teu receio do ntfs deixar de ser usado, fica a saber que mesmo que um novo Windows passe a usar um novo formato de dados, ele continuará a ler formatos anteriores de windows anteriores... como sempre tem sido

espero ter dado alguma ajuda:)

cump's:kfold:
 
Eu já pensei nisso, e cheguei à conclusão que os dados terão sempre que ter alguma manutenção.

Para storage, tal como o EJAY disse, um disco externo será o ideal, desde que uses apenas como backup, ele deverá durar muitos anos.
A filesystem é bom ter sempre a mais recente, neste caso NTFS, a Microsoft dá sempre suporte de leitura e escrita a filesystens anteriores, como tambem a conversão para uma filesystem mais recente.
A interface convem usar-se a USB, USB sendo "Serial Bus" garante-te que o USB 3.0 ou 4.0 seja compativel com todas as versões anteriores, é logico que assim seja durante muitos e muitos anos.

Quanto ao formato dos documentos, eu nao faço ideia :wow: depende daquilo que queres guardar, utiliza sempre os mais usados, jpg, pdf, etc.

Eu faço beckups pra HDs externos.
Cumps
 
Metro disse:
Depois vem a parte do formato em que se guardam os ficheiros. Esta parte prende-se mais com os discos. Fat32 não dá para ficheiros acima de 4GB se a memória não me falha. NTFS é um formato proprietário da M$ tb ninguem sabe o que pode acontecer daqui a uns anos. A apple tb utiliza um formato próprio. Em Linux temos uma enorme variedade de formatos tb.

Um disco externo resolve a parte dos backups. Mas não resolve a longo termo.
Há coisas que quero guardar para os proximos anos. Muitos espero:)

A questão do NTFS é que cada vez mais espero usar Linux e como tal a leitura de NTFS está assegurada mas a escrita nem por isso. Não de uma forma facil.

Em breve espero adicionar isto aqui em casa:

http://www1.linksys.com/products/product.asp?prid=640

Isto espero resolve o acesso da rede independentemente do SO aos ficheiros que quero. Mas pretende ser isso e não a parte de backups.

Do que vi para backups era mais isto:
http://www.tomsnetworking.com/2005/08/19/h_2_h_infrant/

Para já não penso em nada disto até pq é muito caro mas é algo a equacionar.

Os discos teria sempre que ter duplicado. Mais isso do que RAID 1 pq ai tb há histórias de falhas bem como no RAID 5.

Em flash nunca m,e passaria pela cabeça guardar as coisas. tenho uma pen de 3GB mas isso é tudo muito curto e pouco seguro. Esta é a 2ª que tenho pq a 1ª estava a usa-la a luz foi abaixo e ela morreu... Neste momento precisaria de uns 300GB e é sempre a aumentar. Para estar á vontade se é para ter repetido logo passava a 600GB. Gravar em DVDs é uma trabalheira.

Quero ter as coisas acessíveis na rede pelo menos parte e ter backups seguros do resto.

Não sou o unico a pensar nestas coisas:)

Este user pensou em mudar da apple para Linux e teve uma serie de questões que achei muito interessantes e que me deixaram a pensar.

http://diveintomark.org/archives/2006/06/02/when-the-bough-breaks

Antes que pensem isto não tem nada a haver com a guerra entre mac e PCs. É apenas um exemplo. É facil transformar aquilo para PC.
Este user comprou isto: http://mail.infrant.com/img/ReadyNAS_X6.pdf

700 dolares com apenas um disco de 250€. É carote.

Vejo pessoal com servers com altos scripts. Aquilo pode ser muito simples mas eu não percebo nadinha do assunto.

Isto complica-se qd pensamos a longo prazo:)
 
quanto a questao de onde guardar.... a variadas hipoteses ca por mim um disco externo esta perfeito...
a grande questao deste topico(a meu entender) e em que formato gravar
ca para mim neste momento digam o que disserem sao os formatos(de preferencia em ntfs) m$ pois e a grande neste momento... amanha(que o reinado da m$ acabe) nao sei, porque as tic estao sempre a mudar e sera necessario acompanhar o progresso
nao a nada, para mim, algo defenitivo... o progresso esta ai
 
Neste link há um teste a vários NAS.

A maioria usa um SO baseado em Linux portanto imagino que o formato ext3 seja perfeito. Pq na rede aquilo é visto como uma partilha e o formato não tem influencia. Isto pode estar mal dito mas o efeito é este.
 
Sinceramente, eu vou utilizando os DVD's como backups 'permanentes'... DVD-R para musica, filmes, jogos e tal e RW para dados 'pseudo-voláteis' e em constante actualização (downloads, documentos, imagens, emails)

Não é 100% seguro, mas com backup's nada é seguro, só se for coisas XPTO's de tapes, e tal que são a custos astronomicos...

Sobre os discos, utilizo NTFS para o windows e FAT32 no disco externo, isso nem me preocupo... Não tenciono abandonar a plataforma windows em detremento do Linux nem outra coisa, aqui há espaço para tudo ;)

Ficheiros > 4gb são muito raros... Resume-se basicamente a ISOS's de DVD's...

PS: sakei um programa que permite aceder em windows a partição do linux, mas lá está, apenas leitura :mad:

É pena que os formatos de disco é cada um por si... Isso devia ser um organismo internacional, como a ISO criar um formato de ficheiros de discos rigidos totalmente universal e 110% compativel com todos os OS's, mais ou menos como os CD's e DVD's... Mas não... M$ tem os FAT16 e 32, NTFS e parece que com o Vista vai vir novo formato... Linux ainda existem mais ainda, alem dos apple :(
 
Última edição:
Back
Topo