Discussão de decisões da nintendo

Não concordo... nada...

Um jogo usar poucos botões não tem de ser um jogo casual ou entusiasta. Nada mesmo. Pelo contrário. Para além de ser facilmente possível tudo isso que disseste, o problema do PC é exactamente isso... muitos botões que condiciona a vontade das developers de pensar. Faz lembrar a época dos beat'em up com 50 botões.
Não percebeste o que eu disse. O facto da Wii são ser uma alternativa real ao PC em termos de FPS (pelos motivos que mencionei), é que faz com que os FPS lançados para a mesma apelem mais a jogadores que jogam FPS ocasionalmente.

Em questões de saúde, a prescrição e a opinião de especialistas é a grande motivação para as pessoas adquirirem um produto.

Na agência onde trabalho, temos clientes na área da saúde e como tal tenho contacto com media e elementos especializados na área. Em nenhuma publicação especializada vi a wii a ser falada como alternativa e não conheço de nenhum caso de prescrição de uma Wii ou de alguém que a tenha adquirido com a vocação saúde.

Posso muito bem afirmar que a Wii não é adquirida como produto de saúde.


Mas pronto, cada um na sua. Eu pergunto, alguém aqui comprou a Wii por fazer bem à saúde? Ou compraram por ser um conceito novo na abordagem aos jogos (interactividade - wiimotte)?

...
Mas sendo assim só podes tirar conclusões referentes ao mercado nacional! Estranho era se tendo em conta a nossa cultura, utilizassem a Wii para fins de saúde.

Então vejamos:

Run/walk: analógico do numshuck
O run/walk não é a movimentação normal do personagem, é mesmo um botão para alternar entre andar e correr.

disparar em modo secundário: c+B
O facto de utilizar o mesmo botão que é utilizado para disparar em modo principal torna essa sugestão não viável. Tens o exemplo prático do rocket launcher do UT 2004.

baixar: seta para baixo
saltar: seta para cima
Não é prático, principalmente o saltar. A acessibilidade da seta para cima do dpad é muito baixa em comparação com a do mouse2 ou spacebar
Relativamente a essas funções, acho que o melhor é mesmo colocar o saltar no C e o abaixar no

dash: c+ analógico
Duvido que desse jeito para fazer walljump.

Quanto aos outros concordo, mas faltam ainda os atalhos para as armas.
 
Atalhos para as armas seriam relativamente simples de fazer com o dpad. Metias em cada uma das direcções uma arma associada, claro que acabas so por ter 4 armas.. mas há formas mais ou menos boas de dar a volta, uma seria por exemplo construir sets de armas que eram trocados com o z+c e assim podias ter os sets que quisesses com os atalhos que quisesses, com o limite de cada set ter apenas 4 armas.

Para fazeres dash podes usar o movimento horizontal do nunchuk+analog stick, tal como usa o BWII, para lançares granadas podes usar o sistema do The Conduit que me parece muito melhor do que o Mohh2 (eu não consigo ser eficaz com as granadas neste jogo), no The Conduit basta movimentares o nunchuk para a frente.

Para saltar: c
Baixar: z
Run/walk: aí se calhar metia no 1, custa lá chegar mas para fazer o toggle da perfeitamente, eu não tenho mãos grandes e consigo facilmente, alias, tambem consigo chegar a seta para cima no dpad facilmente! Basta colocares o polegar em cima do dpad que a parte do meio do dedo (não sei o nome) serve perfeitamente para carregar no a.

Para a arma secundaria : a+b.



Devem haver melhores maneiras, tudo depende de quem estiver a pensar no control scheme, mas da para fazer fps viaveis com o wiimote+nunchuk.
 
Eu por acaso coloco a "ponta" do polegar em cima do A. Nunca experimentei colocar a ponta em cima do dpad e clicar no A com o "osso". :P Tenho que experimentar e ver se resulta.

Quanto ao disparo secundário, o melhor mesmo é o A e usar A+B para combos que envolvam os dois modos de disparo.

Esse sistema de dash não me parece muito prático para coisas mais elaboradas como walljump.

Quanto ao set de atalhos, é uma boa ideia.
 
A discutir os comandos?!? Deixem isso pras software houses,que se tiverem imaginação podem muito bem surpreender. o metroid,embora não seja um FPS,bem é e não é,pelo menos a mim surpreendeu-me. Os comandos fluiam bem e os movimentos saiem duma forma natural,em certas situações,saiem por reação. O metroid pode muito bem servir de exemplo,pra os FPS que sairem.
Cump
 
Para te ser sincero não concordo que o MP3 seja um bom exemplo para FPS... os controlos do jogo estão muito bons, mas não servem para standard ou base FPS.
 
Mas sendo assim só podes tirar conclusões referentes ao mercado nacional! Estranho era se tendo em conta a nossa cultura, utilizassem a Wii para fins de saúde.

O run/walk não é a movimentação normal do personagem, é mesmo um botão para alternar entre andar e correr.


O facto de utilizar o mesmo botão que é utilizado para disparar em modo principal torna essa sugestão não viável. Tens o exemplo prático do rocket launcher do UT 2004.


Não é prático, principalmente o saltar. A acessibilidade da seta para cima do dpad é muito baixa em comparação com a do mouse2 ou spacebar
Relativamente a essas funções, acho que o melhor é mesmo colocar o saltar no C e o abaixar no


Duvido que desse jeito para fazer walljump.

Quanto aos outros concordo, mas faltam ainda os atalhos para as armas.

Quem te disse que só faço trabalhos a nivel nacional? E para tua informação a comunidade médica é informada a um nível globalizado, muitas das publicações são em inglês. Por isso não fales do que não sabes. - Fim da discução -

Sobre comandos:

Botão para alternar entre run e walk com um analógico não faz sentido existir, pois com o analógico podes muito bem controlar isso.

Não queres usar a combinação c+b, não faz mal. Usas o trigger Z. Como te disse não lhe tinha atribuído função.

Sinceramente a seta para cima é totalmente acessivel e confortavel. Especialmente se deixares o polegar em cima do d-pad em vez do botão A.

Atalhos para armas: sinceramente acho que um atalho para um menu onde tivessem todas as armas disponiveis (genero quadro) e apontavas com o wiimote qual querias, fazia muito mais sentido. Podias escolher a arma em tempo real, rapidamente e além disso tinhas uma visualização das armas e respectivas munições.


O que te digo é que o Wiimote tem potencial que vai além da necessidade de muitos botões (que encontramos a jogar com teclado). O teclado+rato é uma combinação com mais de 10 anos e já esta entranhada em muita gente (o que torna dificil aceitarem um nova forma de jogar), mas o Wiimote torna a experiência de um fps bem mais aproximada do conceito "estar dentro do jogo".
 
Atalhos para armas: sinceramente acho que um atalho para um menu onde tivessem todas as armas disponiveis (genero quadro) e apontavas com o wiimote qual querias, fazia muito mais sentido. Podias escolher a arma em tempo real, rapidamente e além disso tinhas uma visualização das armas e respectivas munições.

Num FPS a jogar single player, essa solução funciona no entanto num jogo rapido online pode ser morte certa a troca de armas! Não me parece válido.
 
Quem te disse que só faço trabalhos a nivel nacional? E para tua informação a comunidade médica é informada a um nível globalizado, muitas das publicações são em inglês. Por isso não fales do que não sabes. - Fim da discução -
Agora já não se pode presumir? De qualquer das formas, continuo a achar que estás a generalizar a situação, até porque como afirmei no início da discussão, quando a Wii foi lançada rapidamente surgiram estudos de perda de peso e de melhoria de condição física associados à mesma.

Botão para alternar entre run e walk com um analógico não faz sentido existir, pois com o nalógico podes muito bem controlar isso.
Bem visto. Agora falta é saber se é tão prático como no PC em que fazes toggle.

Atalhos para armas: sinceramente acho que um atalho para um menu onde tivessem todas as armas disponiveis (genero quadro) e apontavas com o wiimote qual querias, fazia muito mais sentido. Podias escolher a arma em tempo real, rapidamente e além disso tinhas uma visualização das armas e respectivas munições.
Quanto a isto, o Coolmaster já fez questão de responder.
 
Se isso pde ser a nossa morte, também pode ser a morte do adversário... está tudo em igualdade. Foi apenas uma ideia. Parece-me válida, no entanto não passa de uma ideia.
 
Dazkarieh, é uma questão de condições de jogo. Senão no futebol o nível de qualidade do relvado era de menor importância, pois as duas equipas estão em igualdade...
 
Dazkarieh, é uma questão de condições de jogo. Senão no futebol o nível de qualidade do relvado era de menor importância, pois as duas equipas estão em igualdade...

Epá, eu acho que esta conversa já começa a roçar o preciosismo excessivo, ao ponto de se tornar parva. Daqui a nada estamos a dizer que o botão C tinha de ser meio milímetro maior ou menor.

O que interessa aqui discutir é: pode a combinação Wiimote+Nunchuk igualar/bater rato+teclado? Na minha opinião, tem tudo para isso. A começar pelo mais importante: a diversão que pode trazer.

Já se desenvolvem jogos para rato e teclado há pelo menos uma década! Estarem à partida a colocar de parte uma combinação tão óbvia para o género (no fundo, point & click), não faz sentido nenhum! Muito menos pelo numero de botões...
 
Num FPS a jogar single player, essa solução funciona no entanto num jogo rapido online pode ser morte certa a troca de armas! Não me parece válido.

Não perdes muito tempo não. Imagina o jogo continuar a correr, mas aparecer um menu semi-transparente com as armas. É só apontar o wiimote para a arma escolhida e ta feito. Se associares o botão de use(botão A) à selecção da arma e o B continuar a disparar a arma em tempo real, resolves o teu problema.

No entanto, os jogos foram desenvolvidos para mudanças rápidas de armas (irrealista) e os jogadores habituaram-se a jogar assim. Se começarem a desenvolver os jogos para um sistema de mudança de armas mais realista (leia-se: menos instantaneo), podemos ver novas formas de jogar, mais tacticas. No entanto, o sistema de menu que sugeri é perfeitavel capaz para uma mudança rápida de tipo de arma.



Se fosse escrever uma maneira de jogar PES como a que foi implantada no PES2008 para a Wii, o mais certo era toda gente se rir de mim. Uma ideia nova só é boa após concretizada, antes disso a maioria das pessoas torce o nariz porque está habituado a outra maneira.
 
Quem te disse que só faço trabalhos a nivel nacional? E para tua informação a comunidade médica é informada a um nível globalizado, muitas das publicações são em inglês. Por isso não fales do que não sabes. - Fim da discução -

Tanto quanto sei a comunidade médica não é formada em marketing ou particularmente especializada em promoção de produtos. Como é evidente a Wii não é receitada como máquina que melhora a saúde, o que se vende é a ideia de que a Wii é saudável. É ridículo insinuar que a Wii tem alguma relação com médicos, seria como pedir receitas médicas para o Actimel ou um iogurte qualquer previne tudo o que é mal para a saúde (no anúncio pelo menos). Esta ideia tem mais força nos dias de hoje porque há uma grande paranóia com a saúde (foi por isso que falei do cigarro inicialmente).

Esta ideia de ligação à saúde aparece na imprensa, principalmente a não especializada, e nas campanhas da Nintendo. E vem desde o momento inicial, com o Wii Sports. Nessa altura a imprensa, a televisão, destacavam esse aspecto de jogo com actividade física. A que muito possivelmente se seguia um comentário sobre a obsidade infantil... Estas ideias, mesmo que não correspondam à verdade, vendem consolas, especialmente quando a concorrência faz o papel dos jogos de vídeo "tradicionais" que por regra são vistos negativamente pelo público casual.

Já nas entrevistas que deu antes de sair, o anterior CEO da Nestle falava da estratégia da empresa de vender produtos com a ideia de que o seu consumo melhorava a saúde.
(Em conversa com um amigo meu ele mostrou-me um exemplo na net: aliments-médicaments.)

Artigos no Financial Times também dão o seu empurrão e não omitem a vertente saúde, como em Be fit with Wii Fit (Financial Times):
It is fun to use, a healthier activity than most other video games and is likely to widen the demographic of gamers, just as the Wii itself has done with its motion-sensing controller.

Não é certamente o único motivo para a Wii vender, mas é um elemento forte na captação de novos públicos. E esses públicos são importantes, no público tradicional é frequente encontrar-se desdém pela Wii, uma máquina com menos potência gráfica.
 
Tanto quanto sei a comunidade médica não é formada em marketing ou particularmente especializada em promoção de produtos.


A comunidade médica recebe informação sobre os produtos que actuam na área da saúde - tanto de media especializado como das próprias marcas (inclusive actimels e afins). Não receitam actimel pk o actimel não necessita de receita médica, mas com certeza que o preescrevem quando necesssário.

A ideia de que a Wii faz bem à saúde porque mete o pessoal a mexer é um conceito secundário quando alguém compra a consola. Mas isso é obvio se pensares numa pirâmide de motivações para comprar o produto. Compras o produto porque gostas dos jogos, não compras porque queres emagrecer. Nesse caso a Wii vendia-se numa farmacia ou numa loja de desporto.

A Wii é uma consola de jogos e der por onde der as pessoas compram a Wii para jogar.


Sobre o Wiisports e os testemunho, a ideia é simples: abrir porta para o Wiifit ser um sucesso (que está a ser).
 
A ideia de que a Wii faz bem à saúde porque mete o pessoal a mexer é um conceito secundário quando alguém compra a consola. Mas isso é obvio se pensares numa pirâmide de motivações para comprar o produto. Compras o produto porque gostas dos jogos, não compras porque queres emagrecer. Nesse caso a Wii vendia-se numa farmacia ou numa loja de desporto.

Cá a Wii é vendida em farmácias... isso prova alguma coisa?

É tão óbvio que as beneces da Wii para a saúde é um excelente (e MUITO usado) ponto de venda que só tu não queres ver. Fica aqui a última campanha de marketing, anunciada fortemente na TV -> http://www.feelgreatbritain.com/

Sei que deves continuar na tua, mas pronto...

EDIT: Até a música lembra a da Kellogs :D (embora claro... ninguém come Kellogs porque faz bem... apenas porque tem fome).
 
Cá a Wii é vendida em farmácias... isso prova alguma coisa?

É tão óbvio que as beneces da Wii para a saúde é um excelente (e MUITO usado) ponto de venda que só tu não queres ver. Fica aqui a última campanha de marketing, anunciada fortemente na TV -> http://www.feelgreatbritain.com/

Sei que deves continuar na tua, mas pronto...

EDIT: Até a música lembra a da Kellogs :D (embora claro... ninguém come Kellogs porque faz bem... apenas porque tem fome).

Repara que essa campanha é para o Wiifit. E como eu disse, no inicio da conversa, há que separar a Wii do Wiifit.

O wiifit é direccionado para a saúde e já foi falado em diversas publicações tecnicas. A wii é uma consola de jogos. O sucesso da wii é anterior ao wiifit e não se deve ao factor "saúde"; deve-se à "experiência wii".

É essa separação que eu estou a fazer. Tu deves continuar na tua, mas pronto...
 
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