Discussão dos Resultados fiscais da Apple

Todas as dívidas são não pagas, quando são pagas deixam de ser dívidas.

O problema actual que alguns países tem com o BCE tem muito mais a ver com os juros baixos que prejudicam aforradores que o valor do Euro (que muita gente agradece que não suba).

Aliás donde é que veio o BCE? Quem decidiu sobre este assunto foi a Comissão Europeia.
 
Traduzindo por miúdos, achas que a UE deve proibir o comércio internacional a com outros países da Europa?

Portanto Portugal importar telemóveis da China ou dos EUA, está bem, Portugal importar telemóveis da Irlanda, está mal!

E como é que conjugas isso com a livre circulação de bens? Eu não posso ir a um ***** e comprar lá um iPhone?

Ou fazer como fazem certas lojas que estava sediada em França, armazém não sei aonde, e tinha em Portugal "centros de assistência e entregas".

Não deve proibir mas tem que haver as mesmas regras para todos senão alguns países vão rebentar. Eu estou a pensar a uma escala maior não de uma empresa por maior que ela seja.

Não?

1. Gera emprego na Irlanda

2. Mesmo com taxas mais baixas, ao funcionar tudo na Irlanda, a receita fiscal para a República da Irlanda que se fosse só as operações locais, com imposto normal

3. Fomenta a criação de pequenas e médias empresas

Não é fácil de ver isto? Win-Win.

Isto é possível devido termos portas abertas na UE, não há impostos alfandegários, livre passagem de pessoas e bens, rede de transportes eficiente.

Vocês acham que a UE foi criada para quê?

Para as empresas dos países ricos obterem mão de obra barata dos países pobres, como Portugal. Para os industrialists fugirem aos impostos. Para impedir o avanço da União Soviética.

1- Destroi imensos empregos na Irlanda e noutros países.
2- A pagarem o que pagam por lucros mais vale ajudarem as destilarias que devem todas juntas pagar mais impostos que a Apple lá paga e deve criar mais empregos.
3- Não há impostos alfandegários para empresas americanas? Há. Arranjaram foi uma fórmula de resolver o problema é isso que não estás a aceitar.

Digo eu o mesmo. Avisa quando isto passar do hubris, e a Apple, ou qualquer outra empresa pagar não sei quantos milhões porque o BCE está sem dinheiro.

O BCE pode fazer moeda. Com esse não me preocupo muito. Quando lhes faltar dinheiro já nós não estamos aqui a discutir.
 
Malta, vocês ainda não perceberam que tudo o que a Apple faz é 100% correcto e não tem culpa de nada em matéria nenhuma?! Raios, precisamos mais pregadores da Igreja Universal do Reino da Apple aqui no Zwame.
 
Não deve proibir mas tem que haver as mesmas regras para todos senão alguns países vão rebentar. Eu estou a pensar a uma escala maior não de uma empresa por maior que ela seja.



1- Destroi imensos empregos na Irlanda e noutros países.
2- A pagarem o que pagam por lucros mais vale ajudarem as destilarias que devem todas juntas pagar mais impostos que a Apple lá paga e deve criar mais empregos.
3- Não há impostos alfandegários para empresas americanas? Há. Arranjaram foi uma fórmula de resolver o problema é isso que não estás a aceitar.



O BCE pode fazer moeda. Com esse não me preocupo muito. Quando lhes faltar dinheiro já nós não estamos aqui a discutir.


Discordo de tudo, especialmente quando dizes do nada que 6000 empregos na Irlanda é destruir empregos na Irlanda e noutros países
, mas pronto. O BCE pode fazer moeda, mas desvaloriza o Euro.

EDIT: nem sabia, mas ao que parece, nem o ministro da economia Irlandês quer cobrar o que quer que seja à Apple

http://www.irishtimes.com/news/irel...ot-ireland-s-to-spend-says-minister-1.2776376

Mas há aqui gente que acha que deve... será que o governo Irlandês é da Igreja Universal do Reino da Apple? :whistle:
 
Última edição:
EDIT: nem sabia, mas ao que parece, nem o ministro da economia Irlandês quer cobrar o que quer que seja à Apple

http://www.irishtimes.com/news/irel...ot-ireland-s-to-spend-says-minister-1.2776376
Pelos vistos há muitas mais coisas que não sabes...
Desde o dia um que o governo Irlandês diz que cobrou tudo o que a Apple tinha a pagar, nada lhes era devido.
Qual é mesmo o espanto?

-Percebes agora porque eu digo que a responsabilidade do pagamento da multa deve de ser assacado á Irlanda e não á Apple?
-Percebes agora porque é que eu digo que contrariamente ao que dizes que eu disse, a EU deveria de obrigar as multinacionais que querem vender no espaço Comunitário a terem representação directa em todos os estados membros? (o que não tem nada a ver com a interpretação deturpada em que achas que eu disse que sou apologista de que a multinacional só poder vender nos países onde tem presença física.)
-Percebes agora que há N motivos para a UE poder multar a Apple pela forma como durante anos a fio induziu em erro os consumidores ao deixar interpretações dúbias de forma propositada de forma a que os consumidores pensassem que a garantia era de 1 ano para venderem milhões de Apple Care?
-Percebes agora que a multa que a Italia aplicou á Apple sobre esta questão das garantias foi uma migalha?
-Percebes agora a Apple faz distinção e não entende o mercado europeu como um todo, mas como uma mescla de pequenos governos em que cada um se diz e contradiz, tendo um árbitro (UE) que não sabe apitar e ajuizar?

Numa coisa estamos de acordo, mas que tu na ânsia de responder continuas sem perceber porque lês a correr, e achas que todos te estão a atacar:
Eu também entendo que não deve de ser a Apple a pagar os valores pedidos neste caso especifico. (neste e apenas neste, não transportes isto para outros casos, está lá escrito, tu é que não entendeste, desafio-te a colocares uma quote minha onde eu digo o contrário, talvez tenha oportunidade de te esclarecer definitivamente)
Por exemplo, acho que este valor de multa ainda era pequeno no caso da informação insuficiente transmitida sobre a validade das garantias, a UE bem que poderia pedir/exigir os 14B como compensação pelo dinheiro encaixado indevidamente.
 
Última edição:
3- Não há impostos alfandegários para empresas americanas? Há. Arranjaram foi uma fórmula de resolver o problema é isso que não estás a aceitar.
As far as I know, o maior imposto que pagas em questões alfandegárias é a diferença no VAT, dos USA para o país onde a transação final é aplicada. Com o modus operandi, da Apple Sales International, não é aplicável porque eles vão buscar o material directamente às fábricas.

-Percebes agora porque é que eu digo que contrariamente ao que dizes que eu disse, a EU deveria de obrigar as multinacionais que querem vender no espaço Comunitário a terem representação directa em todos os estados membros?
Tanto quanto sei, eles têm. Tanto é que eles até indicam o nº de contribuinte português para transações em Portugal (Apple Store Online). A questão expande-se é nas questões de transações da Apple Sales International para lojas físicas (*****, SONAEs, etc...). A transação é feita como ocorrência de um Distribuidor português ou da Apple Distribution Ireland !?

Por exemplo, acho que este valor de multa ainda era pequeno no caso da informação insuficiente transmitida sobre a validade das garantias, a UE bem que poderia pedir/exigir os 14B como compensação pelo dinheiro encaixado indevidamente.
Acho que isso é um problema geral. Sei de pelo menos 2 lojas físicas, de renome, de venda de componentes para PCs que também informam que a garantia da bateria é só de 6 meses. Segundo a lei europeia, tem que ser obrigatoriamente de 2 anos.
 
Última edição:
Tanto quanto sei, eles têm. Tanto é que eles até indicam o nº de contribuinte português para transações em Portugal (Apple Store Online). A questão expande-se é nas questões de transações da Apple Sales International para lojas físicas (*****, SONAEs, etc...). A transação é feita como ocorrência de um Distribuidor português ou da Apple Distribution Ireland !?
Presença física, representação directa, não é através de Premium retaillers, que é igual a zero.


Acho que isso é um problema geral. Sei de pelo menos 2 lojas físicas, de renome, de venda de componentes para PCs que também informam que a garantia da bateria é só de 1 ano. Segundo a lei europeia, tem que ser obrigatoriamente de 2 anos.

Achas que a gravidade de uma informação incorrecta/incompleta de forma propositada de forma a criar dúvidas feita pela maior ou uma das maiores empresas do mundo tem a mesma gravidade do que que lojas informáticas que mencionam que as baterias só têm 1 ano de garantia?
Não são meia dúzia de lojas, é a Apple, com todo o peso que tem.
Para além disso, a questão das baterias sempre foram assuntos polémicos, a Apple dava a entender que era todo o hardware, não apenas as baterias.
A diferença era que a Apple aplicava e aplica um apoio ao cliente que mais ninguém o faz, o que contraria completamente aquilo que dava a entender nos textos de garantias, e essa é a incongruência entre a teoria e a prática que é difícil de entender.
Já agora não existe uma lei Europeia abrangente e igual para todos os estados membros sobre a questão da garantia, existem directrizes comunitárias, guide lines para os estados que devem de seguir, mas não são imposições legais obrigatórias.

Achas normal que a UE aceite que um fabricante se recuse a prestar o segundo ano de garantia fora do estado onde o mesmo foi comprado, mas dentro do mesmo espaço comunitário de livre de circulação de pessoas e bens?
-Eu não!

A minha contribuição para este tópico toda ela tem sido no sentido de censurar as práticas abomináveis e discriminatórias da Comunidade Europeia, não de quem aproveita as benesses dadas por esses mesmos estados que resolvem aplicar medidas (censuráveis) para captar investimento.
Mas isso daria pano para mangas e estaríamos, como estamos, a fugir da questão fiscal da Apple.
 
Última edição:
Achas que a gravidade de um informação incorrecta/incompleta de forma propositada de forma a criar dúvidas feita pela maior ou uma das maiores empresas do mundo tem a mesma gravidade do que que lojas informáticas que mencionam que as baterias só têm 1 ano de garantia?
Não são meia dúzia de lojas, é a Apple, com todo o peso que tem.
Óbvio que o problema se exponencia quando se trata de empresas de renome, não me interpretes mal :p
Mas, muitas dessas lojas de informática, aplicam a garantia de 6 meses por indicação de fabricantes como ASUS, Acer, Toshiba, entre outros. Podem não ter o mesmo peso que a Apple, mas continuam a ser empresas com algum relevo na indústria.

Já agora não existe uma lei Europeia abrangente e igual para todos os estados membros sobre a questão da garantia, existem directrizes comunitárias, guide lines para os estados que devem de seguir, mas não são imposições legais obrigatórias.
Verdade! Mas assim de cabeça, acho que quase todos os países abrangidos na CEE aplicam pelo menos 2 anos de garantia, na legislação
 
Discordo de tudo, especialmente quando dizes do nada que 6000 empregos na Irlanda é destruir empregos na Irlanda e noutros países
, mas pronto. O BCE pode fazer moeda, mas desvaloriza o Euro.

Tens todo o direito em, discordar.
Tens lá 6000 empregos mas com uma prática destas tem também que haver destruição de valor noutros países.

Penso que já tinham dito que não havia lojas físicas da Apple na Irlanda. Vendo aqui: https://www.apple.com/retail/storelist/ não encontro a Irlanda listada.
Com este sistema eu percebo porque não há qualquer interesse em ter uma loja física.

Mas a Comissária já disse que este não é só um problema com a Apple: http://sports.yahoo.com/news/eus-vestager-warns-others-says-apple-could-cut-125913156--finance.html

She told Reuters in an interview that other firms' arrangements, which involve routing profits to Irish-registered subsidiaries tax resident in places like Bermuda, might fall foul of the Commission on similar grounds.

"Taxes have been paid nowhere due to the Irish tax code," she said.

Asked if the bill would have been different if the head office of Apple's Irish unit been registered and paid tax in Bermuda, Vestager said: "not much."

Vestager said the core of the case against Apple was that it had an Irish registered company that booked most of the profits generated across Europe.

However, since Ireland didn't deem the subsidiary tax resident there, the unit was able to report just a small taxable income at an Irish "branch."

Destaques feitos por mim. Perante isto termino a minha argumentação.
 
De modo a não usar o o tópico do iPhone X, algumas notas sobre os resultados fiscais apresentados ontem.

Apple had a gross margin of 38.3% for the quarter, down slightly from the 38.9% margin a year ago. Operating income for the quarter was up 12.7% to $15.9 billion, and net income was up 25% to $13.8 billion. Earnings per share came in at $2.73, up 30% from a year ago.

https://www.anandtech.com/show/12703/apple-announces-q2-fy-2018-results-another-record-quarter

O Tim Cook disse que “Customers chose iPhone X more than any other iPhone each week in the March quarter”, o que pode não dizer muito para esclarecer o real número de vendas do iPhone X. A Apple vende neste momento 8 iPhones diferentes (X, 8 Plus, 8, 7 Plus, 7, 6s Plus, 6s e o SE) pelo que dizer que o X foi o mais vendido não diz muito dito dessa forma.

Nos serviços tem aumentado em muito e para pena minha com os resultados após resultados de facto parece que não têm que se preocupar com novos Macs porque são uma gota no oceano e não está a ter impacto nos resultados trimestrais.
 
Neste Q o que mais chama a atenção é o crescimento considerável nas vendas da App Store e iTunes. Também o crescimento das vendas no Apple Watch e iPads.

Relativamente aos iPads creio que a Apple pode ir muito mais longe se fizer boas apostas.

Como disse, se a Apple vendeu iPhone X mais ou menos do que o esperado é um não problema. E como se pode verificar pelo afirmado pelo Tim Cook, neste Q foi um best seller na linha semana após semana. O que comprova a aceitação das inovações que o modelo introduz na linha.

Por outra lado, na sessão de perguntas do Tim referente ao iPhone, as suas resposta foram interessantes. Nomeadamente a consciência que o market share dos iPhone é ainda comparativamente baixo nos mercados fora dos EUA, e em particular como ele via uma oportunidade da Apple fazer qualquer coisa para o setor de mercado que ainda persiste em usar Feature Phones, um mercado composto por cerca de 500 milhões de utilizadores que ainda não estão na Apple, segundo ele observou.
 
Última edição:
Não vás buscar essa....

“O iPhone X da Apple foi o smartphone mais vendido nos primeiros três meses do ano contrariando os rumores de que a tecnológica iria parar de produzir o modelo fruto de vendas inferiores ao esperado. Foram vendidos cerca de 16 milhões de unidades.”

“Como a Cambridge Analytics ajudou Trump a vencer as eleições
23.03.2018 19:41 por Diogo Barreto Funcionários da Cambridge Analytica divulgaram um PowerPoint interno que mostra as tácticas utilizadas para a campanha de Donald Trump.”

Após as citações….digo eu….
Strategy Analytics ajuda a salvar a morte do Iphone X

Mas querem enganar quem???os…mais distraidos?
 
Em relação o caso da Irlanda com a Apple, não é só com a Apple, é também com Google, MS ....

O que tenho a dizer é o seguinte. Esta da medida da UE é apenas para defender os interesses de países como a Alemanha e França e outros grandes. Não para defender os interesses da UE como um todo, mas assegurar a hegemonia desses sobre todos os outros na UE.

Passo a explicar. Os países de grande dimensão territorial e bom posicionamento geográfico face aos vectores comerciais sempre tiveram melhores condições para terem ume hegemonia económica usando esses recursos para desenvolver a sua economia. Estes recursos pese embora bons, também acarretam problemas. Os Países mais pequenos, que sem esses recursos, tentam transformar a sua diminuta dimensão territorial comparativa com duas coisas, Comércio e Inovação. Para muscular o comércio sempre tiveram à sua disposição mecanismos fiscais para o efeito.

E foi apenas isso que a Irlanda usou de forma muito inteligente e que nós e outros não fizemos!!!! Repare-se uma País com 10 milhões de habitantes não precisa de aplicar IRC's elevados para sustentar as suas necessidades a uma empresa com o volume de negócio como a Apple, Microsoft, Google e outros ali sediada fiscalmente. Não precisa!!!!

Mas os nossos amigos Alemães querem retirar esse recurso, a gestão fiscal, aos Países mais pequenos, querem que sejam geridos como a Alemanha gere as coisas internamente de acordo com os parâmetros do seu país, nomeadamente a dimensão territorial e populacional. Anulando assim estas vantagens e outras de países mais pequenos como a Irlanda e o nosso num mercado que queriam aberto ... mas agora já parece que não é bem assim que querem não é verdade?

Repare-se eu assisti uma uma conferência em que o presidente de um grande Banco Alemão dizia que Portugal teria que assumir as suas responsabilidades e que não estava a ser gerido fiscalmente bem, e que só queria era luxos, era injusto para com os grandes (Alemanha). Que deveriam seguir o exemplo Mas vejam o que fizeram a um País Europeu que estava a ser bem gerido fiscalmente face ás suas necessidades? Também não gostaram e acharam que era injusto da mesma forma.

Repare se eu comprar alguma coisa a uma empresa Alemã directament, com sede fiscal nesse país a coisa sempre correu assim ao nível do IRC. Por via da livre circulação de bem e serviços. Mas agora pare que se fizer o mesmo a uma empresa na Irlanda já não pode ser assim. Introduziram a novidade que essa empresa tem que pagar a mesma taxa de IRC que paga uma empresa sediada na Alemanha ... WTF? Mas é injusto porque? Não queriam a livre ciceculacao de bens e serviços? E o negócio das quotas a troco de ... uma peseudo economia planeada .... bom nem vale a pena ir por aí.

Porque é que acham que a Suíça ficou de fora?

Eu sou a favor de uma UE, Europeista se quiserem, mas o que se está a verificar não me parece ser isso. Transformou-se esta União num sistema de credores e devedores, e quem arranja soluções que sai fora disto leva com a marreta. A par disto, temos claro a Russia a ver o que se passa e a fazer das suas.

Porque é que acham que o País no qual teve a génese do fim da segunda guerra mundial a favor dos aliados quer agora estar de fora, UK?

Porque é que acham que o ministro Irlandês não quer cobrar o que ordenou o "ministério da UE" à Apple ou outros? Porque esta "UE" lhe está, lhe está nitidamente a roubar, repito roubar um recurso. Que é a gestão fiscal interna que lhe permite não ser devedor!!!! Uma UE formada por agiotas tal como se viu recentemente com a Merkl a dizer á Grécia para vender as suas Ilhas ... a quem? À Alemanha certamente para depois claro pagar a dividia á Banca Alemã. Subjacente a este discurso está uma coisa grave, eles acham-se que estão numa posição moralmente superior face aos países mais “fracos” economicamente. Ou melhor, vendem isso internamente ...

Se a Alemanha pretende uma UE económica e politica então deixe de gerir a coisa na base de credores e devedores. Mas claro, tudo foi aquietado para isso, essa era a estratégia de longo prazo creio.

E depois vejo ainda mais tristemente aqui nesta thread pessoa a defenderem a Apple e que a Irlanda é que devia pagar ... como se alguma destas entidades tivesse feito alguma coisa ilegal. Quando nada disso se verificou!!!!! O Eixo Franco-Alemão arranjou um estratagema, um eixo que é hoje liderado apenas pela Alemanha.

Bom , desculpem-me o off-topic. Keep it cool.
 
Última edição:
É incrivel a valorização. E a Microsoft, Alphabet e Amazon para lá caminham!

Hoje tive a ver e as empresas mais tradicionais e do ramo do petróleo por exemplo ficaram todas para trás.

Estamos mesmo numa era onde as tecnológicas vão de vento em popa e as industriais, automotivas e de recursos minerais estão todas a minguar. Provavelmente mais uns 10 anos e o top 100 mundial será praticamente apenas tecnológicas.

Mas também com iPhones já a quebrar a barreira dos 1000$, e a vender que nem pãozinho quente, é natural que as ações valorizem.

Se bem que os Macs estão a perder terreno, ou seja o aumento de preço expressivo dos ultimos anos, mais os problemas e o facto de não teres mais upgrades e afins estão a afugentar clientes.
 
Última edição:
É incrivel a valorização. E a Microsoft, Alphabet e Amazon para lá caminham!

Hoje tive a ver e as empresas mais tradicionais e do ramo do petróleo por exemplo ficaram todas para trás.

Estamos mesmo numa era onde as tecnológicas vão de vento em popa e as industriais, automotivas e de recursos minerais estão todas a minguar. Provavelmente mais uns 10 anos e o top 100 mundial será praticamente apenas tecnológicas.

Mas também com iPhones já a quebrar a barreira dos 1000$, e a vender que nem pãozinho quente, é natural que as ações valorizem.

Se bem que os Macs estão a perder terreno, ou seja o aumento de preço expressivo dos ultimos anos, mais os problemas e o facto de não teres mais upgrades e afins estão a afugentar clientes.

Os macs estão a perder terreno, neste trimestre, porque estavam desactualizados à 1 ano, por isso é que desacelerou.. no trimestre anterior estava positivo, é como os iPhones agora Julho Agosto Setembro estagna mais :) A malta compra depois os modelos anteriores por serem mais baratos e quem quer um novo espera até Setembro :)
 
A Apple tem sido desleixada no mercado dos Macs e ficar com ciclos enormes. O Mac Mini não tem upgrades a 4 anos, o Mac Pro a 5 e por aí afora...

Ainda mais o mercado do Mini tem concorrência feroz.
 
3 anos depois...

https://www.apple.com/newsroom/2021/07/apple-reports-third-quarter-results/

https://www.apple.com/newsroom/pdfs/FY21_Q3_Consolidated_Financial_Statements.pdf

A Apple é inacreditável...

Deixo também este gráfico (de 2020?) que foi reproduzido por várias fontes. (Se não fôr totalmente verdadeiro avisem para se remover.)

Imagino agora depois da visibilidade em algumas modalidades novas nos Jogos Olímpicos...

3ep4Ji1.png
 
Back
Topo