Eu tenho o 12 mini e estava a pensar fazer o upgrade para o
15 pro este ano, mas depois comecei a ponderar o upgrade que iria fazer e quanto ia custar e decidi mudar a bateria do 12 mini e aguentar pelo menos mais um par de anos.
Verdade seja dita, mais facilmente mudava para um Galaxy S24, qualquer modelo, do que para o novo
iphone 15, modelo correspondente. Só não considero ainda mudar para android porque tenho um Watch 7 que ainda me dura mais uns anos e quero rentabilizar o preço que dei por ele. Mas lá está, daqui a 2/3 anos, vou pensar sinceramente que eco sistema vou adotar para os anos futuros.
O 15 normal é estupidamente caro quando se compara com o que os outros fabricante fornecem pelo mesmo preço. Ecrã com 60Hz, câmaras abaixo da média, etc.
A questão da fiabilidade do iOS, na minha modesta opinião, já não é uma vantagem. Veja-se o tópico do iOS 17 e dos problemas que tem, ainda se está à espera de um update que resolva o problema do touch do ecrã, a bateria nesta última atualização voa sem motivo.
A fotografia antigamente era claramente superior à concorrência, hoje em dia nem isso se destaca. Não só pelo zoom mas também pela qualidade das fotos.
Acho que a Apple anda a dormir à sombra da bananeira há algum tempo, e está na altura de dar um abanão ao que oferece. Aumentar os preços só porque sim, sem acrescentar nada de valor, é uma estratégia que pode resultar no curto prazo, mas é um tiro no pé no longo prazo.