[Discussão] FireFox 3.0 VS Opera 9.50

Só a partir do Opera 9.5 é que se podem aumentar o número de páginas no speed dial; particularmente útil para pessoal com widescreen :)

Ir à pasta do profile do Opera, e abrir o speeddial.ini. Acrescentar as linhas

[Size]
Rows=3
Columns=4

e alterar para os valores pretendidos.

Atenção que, para que usa o Opera link, apenas os primeiros 9 atalhos são sincronizados.
 
Atenção que, para que usa o Opera link, apenas os primeiros 9 atalhos são sincronizados.

Sim, dá a ideia que foi uma feature adicionada à última da hora. Mas espero que brevemente hajam updates ao Opera Link, tem havido requests para sincronizar também search engines, toolbars, etc.. era porreiro uma sincronização mais a fundo e personalizável :)
 
Alguém consegue meter o Speed Dial a mostrar correctamente o Google Reader? A mim só me aparece no thumbnail gerado um bocadinho do topo da página e o resto em branco.
 
Alguém consegue meter o Speed Dial a mostrar correctamente o Google Reader? A mim só me aparece no thumbnail gerado um bocadinho do topo da página e o resto em branco.

A geração dos thumbnails ainda está verdinha. Nos sites mais modernos com muito ajax a imagem nunca fica completa. Provavelmente quando é sacada a imagem o site ainda não estava carregado
 
A geração dos thumbnails ainda está verdinha. Nos sites mais modernos com muito ajax a imagem nunca fica completa. Provavelmente quando é sacada a imagem o site ainda não estava carregado

Não, já tentei inúmeras vezes, fica sempre incompleto. Deve ser mesmo incapacidade do speed dial, mas gostava de saber se alguém mais já tentou.
 
Aqui deste lado desde o Opera v. 8.xx que o uso e nunca mais larguei. Já tinha experimentado e não me agradou a imagem fraca que tinha de origem. Nessa altura voltei para o FF até que um dia, dei uma segunda oportunidade e foi até hoje o browser de eleição.

Para quê FF? No Opera tudo isto dá-me uma usabilidade excelente, e é nas coisas simples e muito rotineiras que eu tenho que estar rápido e á vontade para fazer o que gosto e o que habitualmente preciso fazer no "browsing" .

Gerenciador de downloads tão completo como a mísera janela do FF.
Wand funciona na perfeição e sem constragimentos!
Mouse gestures
Show/Hide Favs Bar
Fast Search "."

Todas estas são vantagens tão básicas que só por aí são enormes vantagens de concepção sobre o FF.

Ainda temos a possibilidade de Identificar e Mascarar browsers como FF e IE em sites pontuais.
Sinceramente, por outro lado, nunca dei a devida oportunidade ao FF no capítulo das suas extensões. Na verdade não sei quais precisaria, mas iria de certo encontrar alguma que me fosse extremamente útil, no entanto e sem sentir falta de nenhuma, ainda não tive tempo para exaustivamente procurar por addons positivos para um browser.
 
não sei se reparaste mas o opera 9.5 sempre que escreves na barra de endereço algo ele pesquisa no conteúdo das páginas já visitadas!

ss075.png



No meu Opera 9.5 isso não funciona assim =/ Já procurei nas preferências e não aparece nada para mudar.
 
O Opera 9.50 está simplesmente fantástico!
Uso Opera (quase) desde que ainda andava de fraldas e só posso dizer bem. O FF não deixa de ser bom mas precisa da muitas muletas (leia-se addons) para ficar igual ao Opera em termos de funcionalidades.
Não é uma questão de ser fanboy mas não o trocava nem aqui nem na conchichina.
Mas a decisão é absolutamente pessoal. Se não passam sem extensões "maricas" para ver o tempo que está lá fora mesmo que a vossa janela esteja a menos de 1 metro então recomendo FF. Se por outro lado querem um browser que evidencia a rapidez e qualidade de navegação então nem procurem mais...
Mesmo para os que gostam de extensões os UrserJS são estupendos e mais versáteis, ainda que menos fáceis de aplicar do que no FF, o que para o utilizador comum pode ser problemático.

Cumps.
 
Sim, é a que tenho usado sempre. A cache em disco torna o browser mais lento, prefiro tudo na ram :)

Tenho uma dúvida. O opera quando faço zoom ele faz zoom a tudo e as imagens ficam redimensionadas e não gosto. Há maneira de fazer zoom apenas ao texto?

Cumps.
 
Boas pessoal!

Sou um ulilizador feliz do Firefox, no entanto sempre acompanhei o desenvolvimento do opera.
As diferenças de performance, a meu ver, são significativas. O opera leva bastante vantagem nesse ponto, quer mesmo da rapidez de navegação na internet como por exemplo no facto de o Opera iniciar em 1/5 do tempo do FF no meu PC.

As razões que me fazem não mudar definitivamente para o Opera são as mesmas de sempre: extensões e personalização.

Por exemplo, eu tenho o interface do meu FF assim como mostra a imagem:


Nunca consegui configurar o Opera a ficar pelo menos semelhante:
-> Apenas três toolbars ao cimo (já a contar com a toolbar de Tabs);
-> Simples notificador do Gmail numa das toolbars (e não fora do browser);
-> Quando estou a efectuar downloads, aparece uma barra baixo como podem ver;
-> Cada site que tem uma searchbox ponho-a no firefox:


... Aparte das varias extensões que uso para outros fins que não a melhoria da interface do FF, que me facilitam a vida. Basicamente sou adepto da simplicidade, gosto de ter o firefox à minha maneira, e não consigo por o Opera de maneira semelhante.
Devo ser dos primeiros a instalar o opera sempre que sai uma nova versão, e noto sempre bastantes diferenças em relaçao ao FF a nivel de performance, no entanto nunca consigo mudar.

No fundo a escolha baseia-se sempre em pormenores, mas são esses pormenores que nos facilitam a vida, e a balança, no meu caso e neste momento, tende para o firefox, ou seja, não acho que a melhoria de performance compense a funcionalidade que vou perder..
Talvez já esteja habituado ao FF à muito tempo e esta disputa não seja 100% imparcial, mas a meu ver, o browser tem de ser capaz de se adaptar às minhas necessidades e não o contrário!

PS: Tenho sempre os dois instalados, e espero ansiosamente pelo dia em que o Opera adopte um sistema de extensões a sério ao invés daqueles widjets que nunca me convenceram pelo simples facto de correrem parcialmente fora do browser.
 
Bom se queres que te diga consigo fazer tudo o que fazes no teu FF no meu Opera.

Gmail Notifier não uso nem te sei opinar sobre ele, mas estou certo que haverá algo parecido.
Tenho apenas 2 toolbars incluindo a de tabs (-1) ; Pq os favs numa tab?
Tempo estimado de download aparece na tab de Downloads (aberta automaticamente no começo de um download) onde tem um gerenciador tao mas tao mais completo que a misera janela de downloads do FF.
SearchBoxes: Right-Click - Criar Pesquisa. Voilá

Quantos aos Widgets concordo contigo e nada mais digo sobre isso. O mesmo para as themes, que abundam no FF.
 
Boas pessoal!

Sou um ulilizador feliz do Firefox, no entanto sempre acompanhei o desenvolvimento do opera.
As diferenças de performance, a meu ver, são significativas. O opera leva bastante vantagem nesse ponto, quer mesmo da rapidez de navegação na internet como por exemplo no facto de o Opera iniciar em 1/5 do tempo do FF no meu PC.

As razões que me fazem não mudar definitivamente para o Opera são as mesmas de sempre: extensões e personalização.

Por exemplo, eu tenho o interface do meu FF assim como mostra a imagem:


Nunca consegui configurar o Opera a ficar pelo menos semelhante:
-> Apenas três toolbars ao cimo (já a contar com a toolbar de Tabs);
-> Simples notificador do Gmail numa das toolbars (e não fora do browser);
-> Quando estou a efectuar downloads, aparece uma barra baixo como podem ver;
-> Cada site que tem uma searchbox ponho-a no firefox:


... Aparte das varias extensões que uso para outros fins que não a melhoria da interface do FF, que me facilitam a vida. Basicamente sou adepto da simplicidade, gosto de ter o firefox à minha maneira, e não consigo por o Opera de maneira semelhante.
Devo ser dos primeiros a instalar o opera sempre que sai uma nova versão, e noto sempre bastantes diferenças em relaçao ao FF a nivel de performance, no entanto nunca consigo mudar.

No fundo a escolha baseia-se sempre em pormenores, mas são esses pormenores que nos facilitam a vida, e a balança, no meu caso e neste momento, tende para o firefox, ou seja, não acho que a melhoria de performance compense a funcionalidade que vou perder..
Talvez já esteja habituado ao FF à muito tempo e esta disputa não seja 100% imparcial, mas a meu ver, o browser tem de ser capaz de se adaptar às minhas necessidades e não o contrário!

PS: Tenho sempre os dois instalados, e espero ansiosamente pelo dia em que o Opera adopte um sistema de extensões a sério ao invés daqueles widjets que nunca me convenceram pelo simples facto de correrem parcialmente fora do browser.

EDIT: Isto ia dar um post muito grande. Eu explico-te passo a passo como alterar tudo para ficar como o que o que tens actualmente no Firefox. Ou melhor. Adiciona-me ao msn, o mail está no profile. :)
 
Última edição:
O meu computador não é nenhuma bomba e o meu Firefox liga mesmo muito rápido. Antes o 3 demorava um pouco, mas aconselho-vos a criarem um novo perfil no Firefox e vão ver que faz diferença ;) E pelos testes que vi pela net, o Firefox 3 ocupa menos memória que o Opera na maior parte dos computadores.
 
Back
Topo