1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio
  3. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

[DISCUSSÃO] Formato dos ficheiros que guardam. Já pensaram nisso?

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Metro, 2 de Julho de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 1144)

  1. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Tenho andado a pensar na melhor forma de guardar os meus ficheiros. Pensando que alguns irei guardar durante muitos anos.

    Se repararem os simples ficheiros em word já sofreramn algumas alterações. O Office 2007 vai implementar algumas alterações novamente. Isto é só um exemplo.

    Qual o formato que pensam sem melhor em termos de audio, video, documentos (word, excel, etc).

    Um dos artigos que me levou a pensar em detalhe nisto foi este:

    Fonte: http://diveintomark.org/archives/2006/06/16/juggling-oranges

    Este artigo é o ultimo de uma serie de um utilizador de Mac à 22 que se mudou para Linux.

    Se alguemk partilha as minhas preocupações com os formatos que avance:)
     
  2. timber

    timber Zwame Advisor

    Por acaso já pensei nisso mas não ligo muito por uma série de factores
    Não tenho praticamente nenhum documento que realmente me interesse preservar.
    A única coisa que é importante são as fotografias que estão pelo menos sempre em jpeg (quando não estão também em RAW ou TIFF) que é um formato ISO e mais standard que isso é complicado.
    Audio tenho mp3 e AACs dos meus CDs ou seja o backup original de qualidade superior está lá
    E pronto. É tudo.
     
  3. Square One

    Square One Power Member

    pdf parece ser um formata que vai perdurar.. para guardar documentos parece-me o melhor embora peque bastante pela sua futura manipulaçao
    quanto às imagens... jpg sem duvida
    em audio ha uns tempos parecia que o ogg ia ganhar terreno mas o pessoal continua fiel ao mp3 e nao me cheira que isso vá mudar a curto médio prazo
    no video é que esta a maior misturado devido aos diferente formatos e diferentes codecs utilizados dentro dos diversos formatos...
     
  4. shello

    shello Moderador
    Staff Member

    Bom,
    O grande problema é que não existem standards (pelo menos que eu saiba) para ficheiros de documentos, musica, video, etc...
    Isto começa a preocupar um pouco, pois à medida que o tempo passa, as coisas evoluem...
    Mas, e talvez possa ser essa a salvação, os dados começam a ficar cada vez mais na internet, e começa-se a assistir a um poder de trabalhar atrasvez (e na) internet, um exemplo é o google spreadsheet. Podemos guardar na net, e consultar mais tarde, sem problema nenhum, folhas de cálculo - independentemente do formato em que está guardado no servidor da google.
    Penso que quando essas aplicações pela Web dominarem, deixará de ser tão importante o formato em que está guardado.

    Cumps ;)
     
  5. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Penso que a solução mais viável estará nos formatos open-source, pois aí não há perigo de algum formato ser descontinuado completamente. Uma prova disso é o OpenOffice que abre perfeitamente documentos feitos com versões mais antigas (antes da 2.0.x).

    Já em formatos fechados ficamos dependentes de alguma empresa que pode quebrar a compatibilidade com formatos antigos, como aliás já aconteceu com o Office 2003 que não abre documentos do Office 97 para trás :P

    E havendo standards opensource qualquer empresa pode pegar neles e desenvolver programas, sejam office suites, leitores audio/video ou programas de edição de imagem, favorecendo a livre concorrência e ganhando o consumidor final. :)
     
  6. timber

    timber Zwame Advisor

    O Office não abre do 97 para trás? Estava armada a **** em todas as empresas...

    Abre e fecha pelos menos até para aí o Word 6.0 (no caso do Word)

    Mas sim, ter formatos proprietários não é boa ideia especialmente se não estiverem documentados
     
  7. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Office não é só word. As barracadas que eu vi a nivél de Access e Excell (sempre que tinhas macros e VBA á mistura) é de bradar aos céus. Muitas empresas tiveram de manter a suite velha pq não tinham recurso para andar a verificar se na suite nova nada tinha mudado que introduzisse bugs subtis nos docs.

    E nem sempre é só isso. Muito sitio não mudo, pq simplesmente nem valia a pena. Q? Andar a mudar o Office pq saiu um novo e aparecem docs que não podemos ver? Segue logo mail a explicar a situação. Ou mandam um formato que se possa ver, ou segue para o caixote. Mais sitios tivessem politicas assim e isto não tinha descambado na parvalheira total.

    Quanto a Open Standard, só apoio se for "sensato". O que não alta por ai é open standards que nos fazem pensar sobre a sanidade mental dos autores. Ou sobre se alguma vez tiveram de os usar para ganhar a vidinha...

    Se queres um exemplo, é só ver CSS. A maravilha do box-model que funciona para fora da box, ou do height que pode ser 100% mas só é a quantidade de conteudo que contiver... Claro que quando vês pages da W3C percebes pq raios eles nunca deram com estes comportamentos imbecis. Ou visitas o CSS Zen Garden e pensas "se CSS fosse mentalmente são, eles ainda faziam melhor que isto..."

    Open Standard tudo bem, mas com pés e cabeça...
     
  8. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Partilhar esta Página