Discussão geral: Gráficas e controles automáticos das ventoinhas.

SuperLuis

Power Member
Quantas pessoas andam com uma gráfica que controla de forma automática as rotações das ventoinhas? muitas! E eu fui uma delas.:(
A minha 8800 GTX sempre controlou de forma automática o uso da ventoinha mas no Left 4 Dead os problemas de crash eram frequentes e notei que aconteciam com mais frequência com o tempo a aquecer... Até que decidi controlar eu própia a ventoinha da gráfica e consegui finalmente estabilizar isto! As diferenças de temperaturas que obtive em relação ao Auto eram de quase 8 graus menos! :o

Notei que a Fan trabalhava quase sempre nos 50 por cento e raramente ia para cima em auto...Nos settings a temperatura máxima da GPU era demasiado optimista: 90 e poucos graus! Ainda por cima durante o inverno com muito frio nem é preciso ter a fan nos 50 por cento: Basta 30 por cento em idle! e nem é preciso meter a 100 por cento!

Já tanho visto peessoal com ATI a queixar-se de problemas com o calor e pelo que sei as fan estão também em auto.

Que acham disto?
 
Para quem sofre desse "mal", basta editar as bios, costumizar os perfis e tá feito. No Radeon Bios Editor, basta ir a fan settings e clicar em "set all fan settings to recomended values" e o ajuste é automatico. Tb podem ajustar manualmente a vosso gosto, usando settings ainda mais conservadores. Com nvidia já nao me lembro como se faz

default


optimizado


Atenção é que alguns programas nao fazem o bem o dump da bios das 4870. a da 4850 tem ~60KB, mas a da 4870 é maior
 
Back
Topo