[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

Pheux

Power Member
Boas, para acabar com o offtopic no tópico da B6, fica aqui criado o tópico.
Então é assim, confesso que leio muito sobre TVs e é esse o meu hobbie, sobre som já não tenho tanta paciência como tinha há uns anos porque é uma panóplia de escolhas, segmentos e marcas tão grande que até baralha um santo.

No meu caso procuro um bom sistema com orçamento entre os 1500-2000€ e que de preferência já esteja preparado para ATMOS sem comprometer a qualidade. Posso começar por montar um sistema 5.1 mas é importante o receiver estar preparado para ATMOS futuramente, se isto não comprometer muito o preço e qualidade.

Não pretendo nada de muito estravagante, quero algo que produza um som detalhado, estruturado e com médios, graves e agudos bem soltos e distintos.

Quanto às questões habituais de que não podem ajudar e que o melhor é ouvir com os meus ouvidos numa superfície, etc., infelizmente na minha zona não tenho quaisquer hipóteses de o fazer e, como tal, opiniões (mesmo que sejam subjectivas e com variações de ouvido para ouvido) são muito bem vindas. O @zx-9r já me deu uma grande (gigante) ajuda, mas mais partilhas são bem vindas. Obrigado desde já.
 
Com esse orçamento a divisão será mais ou menos

- 500€ AV - já compras com atmos mas não fugirá mto da gama media-baixa, das marcas conhecidas. Eu pessoalmente iria para Denon ou Yamaha.

- 500€ frontais. Agora estão na "moda" as elac debut b6, feitas por ex-engenheiro da Pioneer, se não estou em erro. Tens as monitor audio Bronze 5 que alguns gostam e outros odeiam e marcas como Tannoy, qacoustics, XTZ, b&w, etc.

- 500€ subwoofer - as escolhas mais faladas são 9 SVS sb/pb-1000 ou bk gemini, pb12, xls400.

- 200€ central - mesma marca e gama das frontais.

- 200€ surround - mm marca se der, senão umas quaisquer dentro do orçamento.

- 100€ Cabos - secção 2.5mm, marca branca, marca profissional, audioquest x2, Quest anniversary, etc


Para atmos o ideal é pores as colunas no tecto, por isso vai pensando nisso. Tecto falso ou assim, com colunas embutidas.
 
Como já referido, Atmos será para colocar colunas no tecto. Não vás pela aquela solução de colocar colunas em cima das frontais e assim. Posto isto, se pensares um dia avançar para colocar colunas no tecto, fará sentido ir para um receiver já com Atmos, se não podes procurar algo já descontinuado de uma gama muito acima porque irá de certeza dar outra vida às colunas.

Quanto ao SUB, se poderes ir para um PB2000 vale a pena, se não pelos 500 tens o PB1000 (na minha opinião vale a pena esticar, a diferença ainda se nota bem). Aconselho também em ir para a versão de pórtico (que é a gama PB) pois mesmo em música, apesar de ser de pórtico é um SUB muito bem feito e rápido. Nada a ver com SUBs de pórtico mais baratos que distorcem todos. Aqui não estamos dependentes de amplificação melhor, pois são todos ativos, por isso podemos ir sempre para o melhor que conseguirmos, já nas colunas se puxamos dum lado, o amplificador também tem que puxar.

Colunas? Bem.. para esse orçamento ficas bem servido com a nova gama Bronze da Monitor Audio, nunca ouvi muitas colunas, mas para esse orçamento é dificil bater essas. Depois disso tens a gama Emit da Dynaudio por exemplo, ou as Monitor Audio Silver que já se nota serem de outra liga. Mas um Receiver de 500/800 euros não chega. No entanto as Bronze já me meteram um sorriso na cara quando as ouvi. Algo do tipo Bronze 5/6 para a frente, a central que só há uma e depois bronze 1 para trás chega.

Cabo, algo da audioquest nada muito caro chega. Mas também não compres cabos rascos e baratos.

Posto isto, o melhor seria ouvir algumas coisas para decidir. No entanto com o que indiquei não ficarás mal servido. Não sei de que zona és, mas poderei indicar por PM alguns sitios para ires ouvir sem compromisso. Não vou indicar aqui porque acho que não posso.

Cumprimentos! E arranja algo bom para fazer companhia a essa OLED :002:
 
Qual é a área da sala onde vai estar este sistema? Já que falamos nisso, qual o volume da sala (podes ter um pé-direito altíssimo que muda tudo)?

Pergunto porque na escolha do subwoofer é importante saber qual o espaço que o som vai ter de encher. Tendo em conta que o subwoofer é muito importante para cinema e que será o equipamento mais caro do conjunto, é importante fazer aí uma boa escolha.

Aproveito para dar outras recomendações:
– Gosto de amplificadores da Yamaha mas recomendo que compres com extensão de garantia porque são componentes que tradicionalmente dão problemas. Basta abrir um e ver a quantidade de circuitos que lá têm dentro para perceber porquê.
– As colunas Monitor Audio Bronze já mencionadas são boas, mas recomendaria as Bronze 2 e não as 5 ou 6 a não ser que tenhas um espaço muito grande para elas. Colunas de chão nem sempre são melhores opções e é mais difícil dar-lhes "espaço para respirar".
– Gosto também bastante das Elac Debut. Um conjunto com Elac Debut B6 para a frente, B4 para trás e C5 ao meio não te deixaria ficar mal. Adicionalmente, esta gama tem colunas ATMOS (A4) com a mesma tonalidade que as restantes, algo que poderá interessar-te no futuro, especialmente se não puderes colocar as colunas num teto falso.
– O posicionamento das colunas é muito importante. Tem especial atenção à coluna central que, se ficar no móvel onde está a televisão (algo muito comum) pode criar reverberação na madeira/MDF em certas frequências e estragar completamente a experiência.
 
Última edição:
Deixo aqui o meu topico ja colocado num outro forum:


Venho iniciar aqui meu projecto, que sera cumprido ao longo dos proximos meses, se tudo correr como esperado.

Mais do que mostrar o projecto, venho pedir ajuda a todos os contribuintes deste forum, por uma ajuda/conselho acerca do equipamento que deverei escolher, dentro do orcamento/espaco disponivel/factor "Maria" :D

Sempre fui muito ligado a imagem, qualidade da mesma, atributos e desvantagens. Mas sem nunca ter tido espaco para projector ou algo que se pareca, tenho neste momento a tv LG Oled 65EG960v 4k/HDR.

Mais recentemente, comecou-me a fazer alguma confusao, a falta de som que obtinha, quer para musica, quer para filmes/jogos, possuo apenas uma barra de som mediana/baixa, a LG NB5540 - Ja agora, o sistema sera para 75% filmes e gaming 25% para musica - .

Apos muita luta, consegui convencer a "Maria" que uns "Speakers" (ela odeia-as a todas) sera uma grande melhoria.

Ora bem, aqui vem a parte dificil, nao percebo grande coisa disto (apesar de nos ultimos dias ter passado todas as horas disponiveis a ler sobre o assunto), como tal de momento estou entre opcoes, em que nao sei se sera "overkill" para o meu espaco, ou se demasiado fraco.

Deixo aqui opcoes que de momento me parecem aceitaveis, dentro daquilo que tenho lido (por favor perdoem-me se disser alguma barbaridade):

----------------------------------------------

Pioneer VSX 1131 7.2 ou

Denon AVRX 2300WBKE2

----------------------------------------------

SVS Ultra Bookshelf ou

SVS Prime Towers ou

Buchardt s200 ou Review
Sound Demo

Buchardt s300 ou Review https://youtu.be/j4NEeoYoLj4 Sound Demo https://youtu.be/K_viPmoyCko

???


Sim, eu sei que as reviews, valem o que valem, e as sound demos ainda mais. Mas infelizmente no Algarve torna-se muito complicado de encontrar sitios para audicionar seja o que for - pelo menos a meu conhecimento -

Por aquilo vejo na minha sala, e devido ao Factor "Maria" um subwoofer (a nao ser que fosse muito pequeno) sera praticamente impossivel, dai as colunas terem de ter um Bass minimamente decente ( mais uma vez, se for barbaridade...).

Uma coluna central seria uma hipotse, mas muito provavelmente teria de ser acima da tv, com algum stand.

Deixo aqui alguma fotos da minha sala, deve ter algo como 50m^2 e estou sentado a sensivelmente 2.4 metros da Tv.

Em relacao ao AVR nao sei se sera o mais indicado a nivel de som, procuro se possivel por um AVR com 4k e HDR e se possivel com 2 hdmi outputs.
Equipamento a ser ligado:

Meo Box 4k
Xbox One S
Ps4 Pro
Med1000x3d (media player)
Sennheiser RS175 (headphones wireless)

Ponderei tambem o sistema Philips Phidelio E6; a barra de som Yamaha YSP-2700; qualquer barra de som com Atmos; Mas algo me diz que ficarei mais feliz com um um setup 2.0/3.0 ou 2.1/3.1

Que me dizem das opcoes para o espaco pretendido? Algumas marcas (devem ser dezenas) que me consigam dar algo semelhante?

Ja agora, as minhas desculpas pela falta de acentuacao, mas o teclado e americano [emoji14]

@Sydofne qual a referencia dos sub da SVS que recomendas-te no outro topico? Para o factor waf [emoji14]

Fotos da sala:


fe8111dcaafe8a622b17414efd6b03ff.jpg


ed5be38fee3bc6e0614b23c503c171d4.jpg


92bdc8765d56dddcfeda233648a85c86.jpg


b8ecddc92ee5027573d436bfa713a016.jpg


29bfddb78b4c9929ead6d69d8f2b7e60.jpg


Acho que cobri os ângulos todos [emoji14]

Foi-me recomendado as bookshelfs BW 686 s2 e o subwoofer BK Gemini.


@Pheux se for do Algarve a Lx fazer uma sound demo a uma casa conhecida.. É favor de ires lá ter [emoji14]
 
Um bk gemini numa sala de 50m^2 vai-se "borrar" todo. :/

Isso terás que aumentar a fasquia ou, se a mulher não for na conversa, umas boas colunas de chão não devem ter problema em respirar e já te dão mais bass.
 
Já agora e aproveitando o post do @Silver-Eye: :P

A minha sala tem 7 metros de largura e 6 metros de comprimento (medi agora X e Y com fita métrica).

Aqui fica uma foto que tirei pela altura do natal:

PUJH9Kw.jpg


O sofá está mais ou menos posicionado a meio da sala. Ainda há um bom espaço atrás dele (neste momento tenho lá um móvel e uma passadeira eléctrica, que posso mover na boa para ajustar as futuras colunas...

Tenho o sofá a 3 metros da TV.

Obrigado pelas ajudas!

PS: O suporte ATMOS será para ficar já com o receiver preparado. Actualmente moro num T3 mas espero mudar-me para uma casa a médio prazo e colocareis as colunas no tecto nessa altura.
 
O BK Gemini é bom, mas é para ser usado tipo em secretária num escritório pequeno. Em relação ao Subwoofer bom para WAF é o SVS SB1000 ou o SB2000. O primeiro até tem em branco, o que poderá ajudar. Mas o SB2000 é substancialmente melhor. São bem mais compactos que os irmãos PB1000/PB2000. Os SB não descerão tão baixo, nem tem tanto output como os PB, mas já fazem um bom trabalho. Para esse tamanho de sala tenta ir no minimo para o SB2000, apesar que o PB2000 seria melhor.

Quanto a colunas, é para ser 2.1 apenas? A ser assim aconselho outro tipo de abordagem, que é apostar num integrado stereo já com entradas digitais e em 2 colunas boas. Isto porque vejo que está a falar em SVS bookshelfs Ultra e esses Receivers que falas não têm sumo para essas colunas. E se é para ficar pelo 2.1, não vale a pena ir para um Receiver.

Li agora com mais atenção e estou a ver que poderá ser para ficar pelo 2.1, o que é mesmo para cinema cumpre bem a função, porque vai ser material de qualidade. Nesse caso algo como um Yamaha AS 701 seria uma boa opção. Integrados Stereo da NAD e Pro-ject também tocam bem, mas este yamaha para o que custa é dificil de bater. Umas boas bookshelfs nums suportes deve chegar para encher a sala, tipo ums Dynaudio Emit 20. Colunas de chão tipo Bronze 5 ou 6 também são boas, enchem mais a sala, mas a qualidade de som ta uns furos a baixo. Mas anda como ouvir as opções

Pheux para ti também aconselhava no minimo um SVS PB2000, abaixo disso o output não será o ideal. É bom, mas pode ser curto.
 
Última edição:
As vossas salas tem problemas de estruturas, suas impecáveis mas difíceis de colocar colunas, já que elas precisam de espaço.

@Pheux temos tirar esse radiador da parede para meter uma coluna aí. Eu na minha sala tive tirar a lareira, essas obras custaram me 30 mil euros
 
@Pheux
Com uma sala tão ampla, onde irias colocar as colunas de teto?
as surround deveriam ficar próximo qb dos ouvidos. Uma sala desse tamanho pede um sub já com alguma força. mas para já eu começaria por um sistema 2.1. com os componentes certos vais notar muita diferença.
 
As vossas salas tem problemas de estruturas, suas impecáveis mas difíceis de colocar colunas, já que elas precisam de espaço.

@Pheux temos tirar esse radiador da parede para meter uma coluna aí. Eu na minha sala tive tirar a lareira, essas obras custaram me 30 mil euros

Posso tirar o radiador, não há-de ser muito difícil. Já lá estive a bisbilhotar e é só meter 2 válvulas para fechar a água e puxar o radiador para fora. :P
Só ainda não o tirei porque o T3 é alugado e não quero gastar dinheiro em obras... :)

@Pheux
Com uma sala tão ampla, onde irias colocar as colunas de teto?
as surround deveriam ficar próximo qb dos ouvidos. Uma sala desse tamanho pede um sub já com alguma força. mas para já eu começaria por um sistema 2.1. com os componentes certos vais notar muita diferença.

O Atmos não é para agora, é para quando tiver a minha casa. No T3 quero apenas 5.1, o que pretendo é um receiver já com suporte Atmos mas colunas de momento chegam-me e sobram-me 5.1. :)
 
Pheux, nao sei onde vives mas partindo do pressuposto que existam lojas audio, o ideal ser visitares algumas lojas e veres/ouvires o que por la existe para formares uma opiniao.
 
Agora uma explicação pouco tecnica mas de um utilizador comum do dia a dia

Como vcs sabem, quem manda em casa são as nossas companheiras de luta o que traduz que metade da capacidade do power em som vais ser capado em 50%, os outros 25% vão ao ar devido a viver em apartamentos, o que traduz, só consigo ir a 25% da capacidade do meu home cinema. A certa altura já meti em causa a compra do subwoffer, já que as minhas colunas de chão já dão bom efeito para aquilo que pretendo.
Um conselho, se for para cinema, não gastes muito dinheiro, compra uma coisa média gama que vais ficar satisfeito, o pior são os puristas em som (música) isso já é outro campeonato
 
Ângulo diferente para verem o "espaço morto":

qxJyjcB.jpg


Posso mudar a disposição dos sofás, da sala, etc. sem qualquer problema. Aliás, já mudei. Antes tinha a TV onde está a mesa de jantar e a mesa de jantar onde está o sofá. :P
 
não podes dar a mesma opinião de uma forma mais construtiva?
ajudas o user em causa e todos os outros q possam tb ter interesse e desconhecer. Tu és capaz.
audio é algo que não se recomenda e porque?
simples um amp pode ser muito bom com monitor audio e pessimo com KEF
um sub pode ser muito bom na tua sala e pessimo na minha
percebes?
eu gosto do audio mais clean sem atropelos do sub to podes gostar mais de graves, o ideal é sempre experimentar em nossa casa e depois decidir
até a fonte tem um papel fundamental.
mas o que posso recomendar para a sala dele é que vá para o sub melhor possivel. porque é uma questão de fisica um sub fraco com 45m2 só faz cócegas :)
 
Back
Topo