[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

Sem saber quais as colunas é um pouco redutor grandes orientaçoes mas assim por alto vendo os erros "gritantes" convem afastar as colunas frontais da parede traseira e se as afastares um pouco entre si (convem no minimo teres 2/2.5m entre as colunas) nao perdes nada e teres atençao as paredes laterais, pois nenhuma coluna gosta de paredes (seja traseira ou lateral!!).

Depois o angulo em si depende das colunas e do teu gosto, pois o mesmo alem de interferir com o palco (mais o horizontal) tb interfere com a propria sonoridade (mais ou menos agudo por ex) e é algo que deves experimentar quando as tiveres, dizer p abrires mais ou menos de as teres é...estupido!

Quando as tiveres entretem te a experimentar as varias opçoes de colocaçao e suas diferenças (aprendizagem pratica) e veres qual preferes, obviamente com musica, nao multicanal.
 
Sem saber quais as colunas é um pouco redutor grandes orientaçoes mas assim por alto vendo os erros "gritantes" convem afastar as colunas frontais da parede traseira e se as afastares um pouco entre si (convem no minimo teres 2/2.5m entre as colunas) nao perdes nada e teres atençao as paredes laterais, pois nenhuma coluna gosta de paredes (seja traseira ou lateral!!).

Depois o angulo em si depende das colunas e do teu gosto, pois o mesmo alem de interferir com o palco (mais o horizontal) tb interfere com a propria sonoridade (mais ou menos agudo por ex) e é algo que deves experimentar quando as tiveres, dizer p abrires mais ou menos de as teres é...estupido!

Quando as tiveres entretem te a experimentar as varias opçoes de colocaçao e suas diferenças (aprendizagem pratica) e veres qual preferes, obviamente com musica, nao multicanal.

As colunas já disse o que tinha (Harman Kardon HKTS 11), mas passíveis de sofrerem upgrade... Isso das frontais e espaçamento é sabido, a imagem foi só para dar ideia da localização das traseiras o resto foi so para "encher"...

A minha principal questão e o que estaria a pensar seria em colocar umas "surround de tecto", de modo a evitar colunas "soltas no meio da sala", mas já percebi que não é exequível... Preciso de passar cabos quando esta em construção e queria definir a localização se passaria cabos para o tecto ou para as paredes. Então provavelmente irei tentar fazer com que fiquem no chão o mais encostadas as paredes laterais possível, as que tenho de momento... Depois se verá :)
 
Sinceramente não sei... esses kits da yamaha não devem ser superiores às Z906, mas são também bem mais bonitinhas. No caso da tua amiga e por esse valor, será que ela não preferiria uma soundbar de melhor qualidade? Com esse valor poderá ficar mais bem servida dentro das suas expetativas, do que ter umas colunas fraquinhas, espalhadas pela sala, cheias de fios.

Uma outra opção é abdicar do surround e apostar apenas num sistema stereo. Ou começar com o receiver + colunas frontais, e depois com calma ir acrescentando o que falta.

Neste caso o orçamento máximo não estica mesmo e o requisito principal é "surround".
Claro que por este valor, nós que temos um grau de exigência médio/elevado, já sabemos o que valem estes kits... Mas tendo em conta as limitações impostas, trata-se de escolher o menos mau, vá...

A soundbar e/ou stereo morre à partida por causa do requisito número 1 (surround).
 
Com as colunas que tens, podes perfeitamente ter as colunas presas à parede. Se quiseres fazer upgrade às mesmas, podes comprar colunas desenhadas precisamente para estarem na parede (on-wall speakers). Quase todos os fabricantes têm modelos pensados para essa utilização (e se procurares, encontras coisas para todas as carteiras)

Alguns exemplos:
https://international.kef.com/collections/t-series
https://international.kef.com/products/e305-home-theatre-speaker-system
https://www.monitoraudio.com/en/custom-install-speaker-type/on-wall-speakers/
https://www.klipsch.com/custom-install/on-wall/reference-premiere-designer-on-wall
http://www.audiogurus.com/speakers/on-wall-speakers.html

Podes ter até as frontais mais convencionais, e apenas recorrer a estas para as surround... algumas marcas vendem setups do género, por exemplo:

silver-200-pack-blackgloss_1.jpg


É tudo uma questão de opção. E de carteira...

Mas no teu caso, uma certeza teria... as colunas traseiras estariam na parede, nesse local que indicas a vermelho
 
Neste caso o orçamento máximo não estica mesmo e o requisito principal é "surround".
Claro que por este valor, nós que temos um grau de exigência médio/elevado, já sabemos o que valem estes kits... Mas tendo em conta as limitações impostas, trata-se de escolher o menos mau, vá...

A soundbar e/ou stereo morre à partida por causa do requisito número 1 (surround).

Tens também conjuntos de soundbar + satélites traseiros nessa gama de preços
 
Pela possibilidade, a médio prazo, de aquisição de um espaço ainda em construção, onde posso chegar a acordo com o construtor sobre acabamentos, terminais, tectos falsos, etc... quais os aspetos fulcrais a ter em conta (para uso de Atmos) no espaço? É só estudar o layout e deixar as coisas preparadas para as saídas das colunas?

Aproveitando a oportunidade da aquisição, precisava de umas dicas de hometheater para begginers e queria tentar perceber por onde começar...
 
Pela possibilidade, a médio prazo, de aquisição de um espaço ainda em construção, onde posso chegar a acordo com o construtor sobre acabamentos, terminais, tectos falsos, etc... quais os aspetos fulcrais a ter em conta (para uso de Atmos) no espaço? É só estudar o layout e deixar as coisas preparadas para as saídas das colunas?

Aproveitando a oportunidade da aquisição, precisava de umas dicas de hometheater para begginers e queria tentar perceber por onde começar...

Tens de definir a localização da tv projector-tela

Local de audição, sofa p.ex

e depois é so seguir https://www.dolby.com/us/en/technol...tmos-home-theater-installation-guidelines.pdf

Eu recomendo no máximo um sistma 5.1.4, mas em que os altifalalantes não estejam no tecto, mas sim mais elevados.

ONKYO%20TX-NR656%20AVR%20-%20ATMOS%205.1.2%20Height-A%20Speaker%20Layout%20-%20Manual%20pg5.jpg


Pict%20Height%20SP%20Layout%20X7200_~_DRDZILpffqqvoc.png



Isto permite Atmos, DTS:X e Auro 3D.
 
@Jack-O-Lantern primeiro tens de ver o orçamento inicial que tens para poder dar opiniões, e em termos da construção estas como eu também estou a construir casa, já decidi e estudei o meu espaço, vou colocar 4 colunas atmos, e para as surround deixei uma caixa por baixo do sofá onde sai os cabos, corrente, e poderá passar um HDMI ou outro caso seja necessário futuramente
 
@Jack-O-Lantern
Deixa caixas com tubo gris de 16 mínimo, tudo a ir ter ao sitio da TV, ou ao sitio onde.pretendes colocar o receiver.
Podes também tentar deixar um tubo pelo menos de 20mm para um dia poderes colocar um projector por cima do sofá. Nunca se sabe! Se estiver lá o tubo, é só enfiar cabo!
Portanto, 2 laterais, 2 traseiras, 4 tecto e ficas resolvido.
 
Há muito para dizer sobre essa matéria. Algo a ter em conta, se tiveres possibilidade disso claro, começa logo pelas dimensões e proporções da sala.

Depois prever logo os materiais da mesma.

Há muita ciência por detrás disto, por isso há profissionais de acústica que elaboram projetos com resultados fantásticos. Para o comum dos mortais, há muito que pode ser feito sem recorrer aos mesmos. Agora estou no telefone não consigo deixar links, mas depois a ver se o faço.
 
É fazível tratar acusticamente uma sala e nos pontos das paredes em que é necessário colocar painéis acústicos pendurar quadros/fotos/etc (por razões estéticas) sendo que estes seriam trocados pelos painéis propriamente ditos na altura em que se fosse visualizar um filme/série?
 
Fazível é, mas muito pouco prático. Uma solução muito comum é usar quadros, e colocar algum amortecimento por trás das telas (mais tecido ou lã de rocha, por ex)

Entretanto deixo aqui alguns links prometidos:

Ideal Room Size Dimensions and Ratios for Audiophile Listening

Ideal Room Size Ratios & How To Apply The Bonello Graph

A Room to Listen In

Home Cinema Buying & Building

3 Ways to Acoustically Tune a Room - wikiHow

Por fim, sugiro umas pesquisas no Pinterest, por salas AV, salas de audio, homecinema, etc
 
Tendo em conta que o projeto de aquisição e planeamento do espaço é a médio prazo e como vou fazer a curto prazo a aquisição de equipamento (colunas; receiver; subwoofer) para usufruto imediato (e depois ir ampliando para Atmos no novo espaço), existe a obrigatoriedade das colunas Atmos serem também da mesma marca que o sistema de colunas (no meu caso, serão da QAcoustics)?

Em suma: que colunas ou especificações das colunas Atmos (de tecto), aconselham a ter em conta?
 
Porque que é melhor elevado ao invés de teto? De teto não vem mais de cima o som?

Vem... só que na vida real não tens sons desse genero, excepto um avião a passar lá no alto.

Está tudo bem explicado no white paper AURO 3D, o o porque de neste sistema e no DTS:X as colunas não estaram no tecto.

Mais uma vez o markting do Atmos, principalmente o "som refletido" indrocrinaram muito "bem" as mentalidades.

Ouve isto

https://www.demo-world.eu/download-...-DWEU.mkv&pic=auro_3d_demonstration_video.jpg
 
Última edição:
Back
Topo