[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

Eu tenho uma opiniao, se queres que o som venha de um certo lugar coloca la as colunas, se queres que venha de cima coloca no teto, as surround nao colocas a frente para fazer tabela/ricochete chama o que quiseres XD e ouvires atras, embora funcione, nao é o ideal...mas é so a minha opiniao...eu tive colunas a fazer bounced, tive elevadas e agora com colunas no teto, é outro mundo que vale mesmo a pena se podes e tens espaço, mas isto é so a minha opinião que de nada vale...
 
Vem... só que na vida real não tens sons desse genero, excepto um avião a passar lá no alto.

Está tudo bem explicado no white paper AURO 3D, o o porque de neste sistema e no DTS:X as colunas não estaram no tecto.

Mais uma vez o markting do Atmos, principalmente o "som refletido" indrocrinaram muito "bem" as mentalidades.

Ouve isto

https://www.demo-world.eu/download-...-DWEU.mkv&pic=auro_3d_demonstration_video.jpg

Já ouvi um sistema com 2 colunas de teto e notas mesmo os sons a vir de cima. Não são muitos mas chega perfeitamente para te criar um experiência totalmente diferente. Por melhor simulação que as 5 colunas em baixo possam fazer, nunca vão conseguir a direcionalidade de uma coluna de teto. Os títulos cada vez têm mais informação em altura, tenho notado isso. Experimenta ouvir o ready player one e diz-me alguma coisa. Estou a 2 meses de colocar teto falso e colocá-las no teto, depois dou o feedback. Btw estou atento aos comentários de cuidados a ter na colocação destas colunas. Não pretendo colocar projector, só mesmo as 2 colunas. Pretendo abrir a parede para colocar um tubo para passar os cabos para o teto, não gosto de ver calhas brancas coladas na parede. No teto falso devo colocar algum enchimento a volta das colunas? Tipo lã de rocha ou algo do género, para isolar? A coluna não é do tipo selada, por isso perderá os graves um pouco pelo teto. Sugestões?? Obrigado
 
Já ouvi um sistema com 2 colunas de teto e notas mesmo os sons a vir de cima. Não são muitos mas chega perfeitamente para te criar um experiência totalmente diferente. Por melhor simulação que as 5 colunas em baixo possam fazer, nunca vão conseguir a direcionalidade de uma coluna de teto. Os títulos cada vez têm mais informação em altura, tenho notado isso. Experimenta ouvir o ready player one e diz-me alguma coisa. Estou a 2 meses de colocar teto falso e colocá-las no teto, depois dou o feedback. Btw estou atento aos comentários de cuidados a ter na colocação destas colunas. Não pretendo colocar projector, só mesmo as 2 colunas. Pretendo abrir a parede para colocar um tubo para passar os cabos para o teto, não gosto de ver calhas brancas coladas na parede. No teto falso devo colocar algum enchimento a volta das colunas? Tipo lã de rocha ou algo do género, para isolar? A coluna não é do tipo selada, por isso perderá os graves um pouco pelo teto. Sugestões?? Obrigado
O debate de colunas de teto vs colunas "enabled" não é novo, e há várias vertentes a ter em conta, um dos pontos importantes é a altura do teto. Se o teto for baixo, menos de 3 meltros, as enabled têm melhor desempenho, se for alto as de teto serão a melhor escolha, um vídeo onde falam exatamente nisso:

 
Nunca ouvi um sistema Atmos no seu pleno, mas, pelo sim pelo não, no planeamento do espaço onde vou ter todo o sistema, como este está em construção, vou considerar colunas de tecto no layout :cool: (aproveitar agora que está tudo ainda no "papel")
 
Alguém sabe dum guia para calibrar manualmente as colunas nu Reciever? Fiz a calibração automática da Pioneer mas as distâncias ficaram mal, com grandes diferenças. Queria fazer o processo manualmente, distância, volume, posicionamento, etc.
 
Parece pouco glamour, para quem esta habituado aos "automáticos" mas é a forma melhor, juntando algum conhecimento da forma como a coisa funciona :cool:

É meter as mãos na massa...
 
Quando as distâncias ficam muito mal, é sinal de que tens aí muitas reflexões acentuadas que enganam o software. A tua sala estará muito "despida"? Tens tapetes, estantes com livros, etc? Ou é uma sala quase "virgem" com chão e paredes nuas e sem cortinados nas janelas? ;)
 
Ganhos- Medidor Spl

Medidor SPL... aí reside a minha dúvida, estou a pensar usar uma app no telemóvel (Android), alguma aconselhada? Quantos Dbs é o ideal?

Quando as distâncias ficam muito mal, é sinal de que tens aí muitas reflexões acentuadas que enganam o software. A tua sala estará muito "despida"? Tens tapetes, estantes com livros, etc? Ou é uma sala quase "virgem" com chão e paredes nuas e sem cortinados nas janelas? ;)

Eu tenho uma mesa de centro, é o obstáculo maior e significativo, mas já foi difícil convencer a "maria" a instalar 8 colunas na sala, se tiro a mesa de centro ela expulsa-me de casa!!!! Por isso quero avançar com o método manual.
 
Medidor SPL... aí reside a minha dúvida, estou a pensar usar uma app no telemóvel (Android), alguma aconselhada? Quantos Dbs é o ideal?



Eu tenho uma mesa de centro, é o obstáculo maior e significativo, mas já foi difícil convencer a "maria" a instalar 8 colunas na sala, se tiro a mesa de centro ela expulsa-me de casa!!!! Por isso quero avançar com o método manual.
75/80 pelo menos mas podes usar mais.
 
Medidor SPL... aí reside a minha dúvida, estou a pensar usar uma app no telemóvel (Android), alguma aconselhada? Quantos Dbs é o ideal?



Eu tenho uma mesa de centro, é o obstáculo maior e significativo, mas já foi difícil convencer a "maria" a instalar 8 colunas na sala, se tiro a mesa de centro ela expulsa-me de casa!!!! Por isso quero avançar com o método manual.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dom.audioanalyzer

Curva C slow.

O volume a calibrar nao é importante, o tom que o receiver envia deve no entanto ser igual para todas a colunas.
 
Tudo bons conselhos!

Eu depois de ter feito uma calibração manual para os 80db (depois de ter corrido o XT32 do Marantz) o sistema ficou com muito mais presença.
Ajustei para os 80 porque costumo ouvir a volumes relativamente baixos, se assim não fosse não tinha grande presença de graves.
Até hoje nunca tive o sistema a soar tão bem (vá, o facto de ter adicionado as Triton também ajudou :D)

@Glorioso - experimenta. Podes gostar ou não... A questão é que se a diferença for muito grande, vais perder coesão no palco frontal. Nota-se logo.
Que crossovers definiste?
 
Tem 3 opções,
  • bandas de 1/3 oitava ou oitava, creio que esta não seja importante.
  • Ponderação A, B, Z (aqui será C?)
  • Ponderação Fast, Slow, Impulse e "Nivel Sonoro contínuo equivalente" (Slow Aqui?)
A leitura da curva tera que ser lenta!

Atençao que existem receivers que permitem depois da calibraçao sem mexer no ganho da coluna, dar mais enfase e mesmo "mexer verticalmente" a coluna central (dialogo!)
 
Back
Topo