[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

sem querer ser o mau da fita ou das duas uma, ou a coluna central é má ou então está mal colocada mesmo sem calibraçao ou aumento de dbs as diferenças são bastante notórias especialmente em off-angles e na percepção dos dialogos
 
Se a qualidade de gravação nao for boa eu noto uma grande diferença (para pior) de som na coluna central, principalmente em algumas series netflix é onde noto mais, com filmes UHD é impecável em quase todos, ve la isso que deves ter aí qualquer coisa mal...se fizeste a calibraçao faz novamente a ver
 
A comuna central e boa. As configurações estão correctas e não vejo Netflix. E tudo True HD ou DTS MA ...

O que falei pelos vistos acontece. Estive a trocar impressões com um engenheiro de áudio que projecta mesmo cinemas e ele diz que sim, aliás diz que ele próprio na sala, não tem central também.

No cinema pessoal dele, tem uma tela acústica e como central usa a mesma coluna que LR ...e apenas porque tem 20 cadeiras logo não existe tanto anchoring seem a Central... Mas para um sofá com 2-3 lugares diz que o que experiêncio e perfeitamente mais que possível e na opinião pessoal dele acha o mesmo.
 
Various. Desde todos os demos atmos e DTS ... Interstellar,,, John wick ... Aquaman ...knives out ...Midway ...

Estou a 5-6 mts +-

Continuo a achar que tens isso mal configurado , além de que a distância do teu palco de audição é horrível e tem de ser bem calibrada. Tu não tens uma sala de cinema, tens uma sala de estar, e estás a jogar com os factores errados.
 
Various. Desde todos os demos atmos e DTS ... Interstellar,,, John wick ... Aquaman ...knives out ...Midway ...

Estou a 5-6 mts +-
em primeiro esquece os demos e tambem musica, esses filmes ja vi todos menos o midway, o Interstellar se me recordo bem tem um som menos perfeito na central mas mesmo assim bom, pela visao que tenho da foto que colocaste, tens as L+R muitos juntas face a distancia que tens ao local de audiçao, daí gostares sem a central, estao muito proximas uma da outra em relaçao a distancia onde te sentas, faz calibraçao manual e mete o som flat, esquece os subs para ja e deixa desligados ate, experimenta afastar as L+R ou entao experimenta reduzires temporariamente o local de audiçao, nem que seja so para este teste, coloca-te a 3.5/4metros maximo e ouve novamente, coloca as L+R um pouco em toe in em relaçao ao teu local de audição.
Onde é que colocaste a coluna central? ela nao cabe onde tinhas a outra, colocaste em cima do movel? tens alguma coisa para as terpidacoes nao se prolongarem pelo movel? se nao coloca uma toalha grossa por baixo da coluna onde ela fica completamente pousada, so para o teste...eu coloquei uns spikes e melhorou o som porque notava alguma ressonância no móvel
e45e9896e884600c78bb049404331a65.png
 
Última edição:
Continuo a achar que tens isso mal configurado , além de que a distância do teu palco de audição é horrível e tem de ser bem calibrada. Tu não tens uma sala de cinema, tens uma sala de estar, e estás a jogar com os factores errados.

N n está mal configurado. Não existe mais nenhuma variável ou setting que possa ser alterado.

A distância da colunas e o máximo que pode ter face as circunstâncias ... Estão a 3,5 mts de distância +-

Acredito que se eu tivesse mais perto sentiria mais o GAP no meio dado que o ângulo entre eu e as colunas seria maior (30graus ou mais) estando com menos ângulo, acredito que possa ter influência.

Não vi apenas esses filmes. Já vimos tantos filmes entretanto, mas sempre a mesma opinião. Aliás, durante 2 mêses tivemos estive a 4.0 ... Por isso sem subs. Depois estive a 4.1 até chegar a central ... Meses 2 meses nuca tive problemas que geralmente citam sem uma central (não ser nítido ou perde-se o diálogo etc ... Pelo contrário).

Já fiz ambas as configurações, com Audyssey ou manual.

Admito que ainda n fiz com muito teste com a nossa posição a ouvir a 3 metros mas aí também e um teste que não se coaduna a nossa realidade, mas admito que possa ter influência, como disse acima, devido aos ângulos
 
Resolução, se 4.1 está bom não mexe mais...se te agrada deixa estar.

eu referia os filmes que viste com a central...podes ter algum problema na central daí terem enviado essa na vez da 500c... Só uma suposição...
 
Enviarem por engano. E um monstro mesmo ainda pensei ficar com ela mas vai recambiado.

Relativamente aos filmes que vi, tantos ... Aquaman, ad astra, Ford vs Ferrari, Rush, Midway... Knives out... Terminator o novo.... War of the worlds... Sheet island...inception ... Prestige.. Lion King... Jurassic Park ... Did que me lembro
 
@Salvador_ pelos videos o subwoofer esta muito mal calibrado, o objectivo e nao perceber ou identificar de onde vem o grave, que este esteja embutido nas colunas para que haja sintonia, nao te deves aperceber que tens um sub em casa. o gain do teu sub esta exagerado (para ser simpatico) baixa-o (muito) para a audicao nao se tornar cansativa!
depois de achares um bom valor no gain 1/inverte a fase da coluna mais distante do subwoofer, e desliga a outra coluna 2/ corre um audio de uma frequencia de 80hz 3/ ajusta a fase ate ouvires um null na zona de audicao 4/ volta a ligar tudo como estava. feito sub calibrado. a medida que mexes no gain, vais ter que calibrar novamente a fase do sub. uma esta dependente da outra.
Quanto a central desliga tudo o que seja processamento audio, dynamiceq dynamicvolume audyssey LFC etc.
As colunas configura-as todas como pequenas e faz o corte nos 80hz.
se nao resolver mete distancias mais baixas e aproxima-te para ouvir (para testar)
liga agora a central a um dos canais L e R e tenta perceber se existe alguma anomalia no som, a coluna pode estar avariada.
verifica se tens todos os cabos em fase, inclusive os de corrente.
faz estes testes com o sub desligado (mas identificado no receiver para conseguires fazer cortes)
os filmes que viste podem ter o som em hd mas serem rips de 12gigas...
 
O gain do sub não está exagerado. Porque dizes isso? Eu não consigo identificar de onde vem os graves, estão dispersos. Dizes que está exagerado por nalguns videos ter coisas a tremer? Ter atenção que o meu chão não e como o vosso em cimento, logo quando tenho o volume geral alto tipo -15dB em graves bem baixos tipo no 10-30hz como toda a estrutura da minha casa e madeira e tenho um chão em madeira também, treme tudo. Até os quadros ficam desalinhados.

O sub está 5dB acima das colunas no SPL meter apos configuração (não estou a falar dos levels). Penso que Audyssey e afins o sub está sempre 5dB acima certo?

Mas também n estreou a perceber a relação do sub com a central. Nada no sub muda, mas com central acho o som das vozes mau e sem ela acho bom, o sub iria influenciar em que?

Thanks vou tentar o que dizes

Relativamente aos filmes os rios que vejo normalmente são de 40-50 gigas logo o remux. Mas mesmo tendo 10-15 gigas n parece que faça diferença, muitos desses rips mantém o áudio intocável e fazem strip de outros idiomas que não inglês para n ocupar espaço, e vídeo a 1080p para poupar espaço. Alguns vídeos vejo esses rips sim dado que e irrelevante para mim o 4k estando tão longe, tenho confirmado mesmo nesses o áudio áitrate e igual ao dos 40gigas (aparecem essa informação antes de iniciar o stream)
 
Última edição:
@Salvador_ o chao da minha sala tambem e de madeira (aborve melhor que cimento) e nao e por isso que os vidros e quadros tremem a nao ser que ouca a volumes altissimos. pelos videos o grave parece estar a querer destruir os teus timpanos mas se nao te cansa o ouvido...
de qualquer forma, o grave pode estar a sobrepor-se as vozes, dai ter dito para fazeres todos os testes com o sub desligado.
isso, se o audio nao for ripado da para testar perfeitamente.
 
@Salvador_ o chao da minha sala tambem e de madeira (aborve melhor que cimento) e nao e por isso que os vidros e quadros tremem a nao ser que ouca a volumes altissimos. pelos videos o grave parece estar a querer destruir os teus timpanos mas se nao te cansa o ouvido...
de qualquer forma, o grave pode estar a sobrepor-se as vozes, dai ter dito para fazeres todos os testes com o sub desligado.
isso, se o audio nao for ripado da para testar perfeitamente.

O teu chão e madeira mas por baixo da Madeira e cimento certo? Imagino que vivas em PT num prédio out casa de placa e não estrutura pombalina. E bastante diferente.

No meu caso a estrutura do meu chao são travessões de madeira, logo transmite a ressonância energética do subwoofer muito mais que cimento. Daí precisar de isolar o sub com uns pés de isolamento.

Basta estar a ouvir a -20dB ou -15dB e haver uma explosão ou um baixo bem baixo e treme tudo. Lá está e por a estrutura ser madeira.

Se vires na NET e um problema comum neste tipo de construção. Se puser isto na cave, de certeza que não treme por o chão ser uma laje de cimento na cave

O sub depois de calibrado está 4-5db acima das restantes colunas da minha posição (colunas estão calibradas nos pinks nouses a 71dB e o sub a 75dB que parece ser o normal, o sub estar ligeiramente acima quando calibrado para ref levels ... Are acho que para ref levels o sub tem de estar 10dB acima do resto certo?)

4NZ8tbS8XenNXrJ0ued3cMyDsrWVlepl7kuzp4P7EMximSiVz5nHpPu2w9tx8qPnXWrjbKubrk-CiP2Vdns4I8DN3MIAmQzid7WBNBvE_Wc2pqBcipVcfmz-rvz1UOQBVlAyJw
 
Última edição:
Oi,

@Salvador_

Segundo percebi o teu ponto de audição está a uma distância de cada coluna LR que corresponde aproximadamente o dobro da distância entre estas.

Numa situação deste tipo creio ser natural que não necessites de central.

Numa situação em que a distância entre as colunas a esse ponto que se configure aproximadamente a um triângulo equilátero, para filmes e séries, a central é fundamental para equilibrar.

Este é o meu cenário.

Note-se que o meu sistema é 3.1 com umas colunas LR que projectam um bom center stage. Muito bom para música em stereo. Mas quando se chega a filmes, a central é fundamental (para música fica exagerado ao centro pelo que não a uso para o efeito).

Desta forma em filmes e séries dou por mim por vezes por vezes a pensar que se fechou alguma porta no meu apartamento fora da divisão e só depois percebo que é do filme. Também já me deu para pensar que tinha um problema nas colunas, quando no filme estavam dois tipos numa sala de interrogatório sozinhos e estava a ouvir um som fechado com um tudo nada de eco e um leve buzzzzzz das LR constante. Só depois de analisar (sim tive que me concentrar) é que me apercebi que o buzz provinha da lâmpada da sala de interrogatório, bem como a noção de som um bocado fechado vinha das suas condições acústicas. Isto mantendo o diálogo bastante claro na central.

EDIT: Casa a tremer não gosto porque começo a ouvir outros sons que não são do filme ou série. Pelo que tenho a coisa optimizada por forma a dar-me uma boa sensação de vibração sem esse tipo de efeito colaterais. Só mesmo quando chego a 0db é que não consigo evitar. Repare-se que também o posicionamento do sub foi fundamental, 10 cm/s mais á frente já vibra por excesso.
 
Última edição:
se achas que o gain esta no ponto tudo bem, mas so por estares a colocar em causa a estrutura da casa... ou quando nao tinhas o sub o grave das colunas tambem faziam tremer tudo o que era quadros e vasos? tanto o sub como as colunas devem ter pes de isolamento.
ja resolveste o problema da central?
 
se achas que o gain esta no ponto tudo bem, mas so por estares a colocar em causa a estrutura da casa... ou quando nao tinhas o sub o grave das colunas tambem faziam tremer tudo o que era quadros e vasos? tanto o sub como as colunas devem ter pes de isolamento.
ja resolveste o problema da central?

As colunbas nao tinham capacidade para isso. As minhas towers so vao a 35Hz no maximo ... o sub vai a uns 10Hz em f8 ...

Mas sim isto deve-se a estrutura, nao sei se sabes mas as casas americanas a maioria sao assim:

original.jpg


obviamente nao treme sempre tudo depende da explosao e do volume que esteja a ouvir. mas se estiver a -15dB e aquilo tiver ali uma zona de 15-30Hz treme certeza. A intro do Edge of Tomorrow faz tremer e bem :D sim eu nao tenho pes de isolamento ha-de ser uma compra tambem.

Exemplo, se tu saltares na sala mesmo a uns 5-6 metros da mesa, e capaz de tilintar algumas coisas :D

Qaunto a central, nada yet. Continuo a preferir os 4.1 na minha opiniao.

O subwoofer cada vezx esta mais proximo ter que me decidir. Nao sabia que o SB 2000 ia mais abaixo que o PB, apesar de o fazer com um output mais reduzido.
 
Última edição:
Back
Topo