1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Pheux, 5 de Fevereiro de 2017. (Respostas: 4963; Visualizações: 297453)

1. GT_racing

GT_racing Power Member

Só tens duas colunas elac não é, eu acho que vais te meter na upgrade ite e vais gostar! Esse marantz tem de certeza pulmão, mesmo que o timbre da marantz seja quente, que se possa dizer mais amorfo, tens mais linearidade, o que deixa com que o entretimento fique a cargo do tipo de música em si.

O mercado de usados pode ser interessante, primeiro no amplificador, que não vai juntar só power, vai-te dar mais definição logo em volumes médios vai te permitir subir nas colunas (quanto a mim é de subir a gama para acompanhar a amplificação) para umas mais exigentes mas que certamente vão tocar coisas que até lá não ouvias, pelo menos com a mesma clareza. Digo eu...

2. skryptus

skryptus Power Member

Vivas.

Não sei se este é o tópico certo para perguntar, ou se há algum mais dedicado a iniciantes nisto do Home Cinema.

Comprei recentemente uma LG OLED B9 de 65". A Maria estava reticente, mas agora adora, e já me deu até autorização para começar a pensar em melhorar o audio. Comecei por seguir a corrente mais popular e pus-me a olhar para soundbars, até que me apercebi de 2 problemas: 1 - as soundbars são altas demais para o stand da minha TV (que está num móvel) e 2 - segundo algumas opiniões, as soundbars são muito overpriced para a qualidade de som que dão.

O problema, no entanto, é que o mundo do Home Cinema me está a parecer muito complexo, com muitas opções, marcas desconhecidas, e igualmente complicado encontrar sugestões mais direccionadas ao que temos disponível na Europa.

Passando directamente aos meus requisitos:
    - não queria gastar muito mais de 500€;
    - as aplicações vão ser principalmente ver filmes e séries - principalmente Amazon Prime e rips 4K HDR, mas eventualmente também poderei voltar ao Netflix, talvez experimente HBO. Também vemos alguma TV, mas sempre à volta dos canais de filmes e séries;
    - dado que vivo num apartamento, não vou meter muito volume na coisa (por respeito aos vizinhos) - mas também não quero gastar dinheiro agora e ter de trocar tudo se um dia mudar para uma moradia, por isso também queria algo com potencial para melhorar;
    - dadas as capacidades da TV, queria se possível ter suporte a Atmos - não espero suporte de topo pelo orçamento que defini, mas o melhor que se conseguir arranjar;
    - para já provavelmente ficaria por 1 sistema 5.1.2, mas novamente não me queria limitar permanentemente - quero ter a opção de um dia evoluir para um 7.1.4, por exemplo;
    - EDIT: já me estava a esquecer de referir que, a nível de inputs, tenho uma PS4 Pro, um Raspberry Pi 2 (em breve a ser trocado por uma Nvidia Shield TV, em princípio a versão tubo) e uma PS3 (que já raramente uso, mas volta-e-meia hei de lá voltar para jogar 1 jogo ou 2) - e conto comprar a PS5. Se fosse para Soundbar, provavelmente ia usar HDMI ARC/eARC, mas com um AVR, provavelmente fará mais sentido usar vários HDMIs e ligar com passthrough à TV.

Como também já devem ter reparado, não sou audiófilo - a soundbar pareceu-me apelativa por isso mesmo, por não ter cabos pela casa e complexidade nas ligações. Não sou portanto muito esquisito a nível da qualidade de som. Por outro lado, não quero comprar um sistema de fraca qualidade que acabe por decidir mudar tudo.

A outra dúvida é onde comprar. Dava preferência a mandar vir da Amazon.es ou lojas fiáveis nacionais (neste ambiente do COVID, se puder encomendar e receber em casa, melhor). Sei que o ideal é sempre ouvir ao vivo, mas sinceramente sou muito pouco conhecedor da área para me aventurar nessas experiências - até porque, como pouco conhecedor que sou, acho que sou muito influenciável pelo que o vendedor quiser despachar, dado que não sei o que é bom.

Agradeço desde já todas as sugestões, inclusive as que forem para aumentar o orçamento. Até 500€ sei que consigo convencer a Maria, a partir daí é capaz de ser mais complicado convencê-la (e a mim) e demorar mais tempo a libertar o dinheiro para a compra.

Última edição: 20 de Agosto de 2020
  3. Luis Salgado

Luis Salgado Power Member

Não te vou mentir mas comecei exactamente com esse orçamento e hoje gastei 6 vezes mais.
    Para teres algo aceitável e para atmos não consegues por menos de 1400 euros com packs em que já traz as colunas todas.
    Com 500 euros não fazes nada mesmo.
    Fala com a Maria a ver se pode esticar um pouco o orçamento. Podes começar por um 2.1 ou um 3.1 e evoluir depois para 5.1.2 (atmos).
    Se o valor não for negociável, por 500 euros mais vale mesmo uma soundbar que faça atmos e essas até são caras para 800 euros. Com esse valor mais valia dar 1400 e ter uma coisa em condições que desse para evoluir ou trocar.
    Espero ter ajudado.

4. Miguel_Coelho24

Miguel_Coelho24 Power Member

Exatamente o que disse o Luís a única hipotese de entrar no mundo do som para home cinema com qualidade é para cima dos 1500 qualquer coisa abaixo disso e investir mal o dinheiro. Volta a repensar e se for preciso aguenta um pouco de tempo e nao gastes mal gasto em coisas como soundbars.

5. pbaltaz

pbaltaz Power Member

Boas @skryptus ,

Como já foi referido muita gente já esteve na mesma situação do que tu.... duvidas e incertezas do que comprar e gastar, muita opinião por quem já passou pela mesma situação.

Na minha opinião a soundbar vais gastar um bom dinheiro que pode ser investido para outro equipamento com outra performance neste caso um receiver.

O mais em conta é investires nos packs de som, onde ja vem o sub e um conjunto de colunas engraçado por exemplo Q Acoustics apesar de as opiniões variarem aqui no forum eu estou contente com o conjunto em filmes é outro mundo.

Podes demorar mais a conseguir tudo mas vale a pena o esforço e a espera. :D

Entre os 400€ e 600€ já compras um receiver... e a volta de 1300€ um pack de colunas já dava para começar aventura :)

Estares atento a promoções de lojas Online e físicas, é crucial para poupares uns euros valentes.

Última edição: 21 de Agosto de 2020
  6. skryptus

skryptus Power Member

Ok, feliz ou infelizmente, estou convencido que não vou ter nada de jeito para os 5.1 com atmos para os 500 euros, ou perto disso. O plano passa portanto a ser comprar um sistema 2.1 ou 3.1 com receiver que aguente os 7.1 e suporte atmos.

As perguntas que tenho agora são:

- para que valores me deveria preparar para um sistema 2.1? E se for 3.1? (a ideia que tenho é o que canal central dá muito jeito na clareza dos diálogos, que é importante para quem consome muitos filmes e séries) Relembrando no entanto que não sou audiofilo, não preciso do melhor que há - basta gama de entrada, desde que seja minimamente decente.

- que marcas e modelos aconselham? (agradeço sugestões para 2 ou 3 gamas - entrada, média-baixa e média)

- onde comprar - e, caso seja mesmo necessário, onde experimentar? Sendo que vivo em Gondomar, e com a pandemia está fora de questão deslocações a cidades além do Porto, Matosinhos ou Maia.

- EDIT: Lembrei-me de outro tema, as ligações à TV. Como a minha TV tem hdmi 2.1, é eventualmente conto comprar uma ps5 (mais tarde, 3 anos ou mais depois de sair, provavelmente), queria ter essa questão em conta. Pelo que vi, a melhor forma é ligar tudo ao receiver e depois a TV só recebe o hdmi do receiver. Mas dificilmente vou arranjar um receiver com pass-through de hdmi 2.1 para os valores que quero, certo? Nesse caso, quando adquirir a ps5, terei de reverter para um setup de tudo ligado à TV e a TV ligada ao receiver pela porta hdmi arc. Isso será assim tão mau?

Última edição: 23 de Agosto de 2020
  7. AtronAch

AtronAch Power Member

Receiver + 2.1, podes preparar-te para valores à volta de 800/900€. Com coluna central, podes adicionar mais 200, por aí.

E isto é gama de entrada.

Eu comprei um sistema de HT recentemente, e só o receiver, o Denon x1600h, foi 420€. Um subwoofer não é menos que 300€. E depois as colunas frontais é que tens muito por onde escolher, mas umas decentes são 150€ o par, no minimo.

8. Miguel_Coelho24

Muito sinceramente aconselhava-te a compra de pelo menos o pack 5.1 logo á entrada pois aí sim podes poupar uns bons euros, principalmente no tão falado pack q acoustics e svs do país vizinho por esse valores não vais arranjar nada igual, eu optei por colunas dali porque as achei bastante melhores no entanto estou manco do subwoofer em que apenas tenho um jamo 210 e sinto falta de potência em comparação a qualquer svs. Com o pack falado ficarias logo servido para uns bons anos e só tinhas de adicionar as atmos assim que quisesses. Relativamente ao receptor aconselhava-te os denon da série 2000 ou seja 2400,2500 ou 2600 e se conseguires esticar o orçamento o denon 2700(já com o suporte hdmi 2.1 como queres) dos primeiros três as diferênças são minimas, então seria o que enconstrares mais barato, eu comprei o 2400 por 340€ na amazon espanhola, se queres estar mais a frente o 2700 era perfeito, mas andará pelos 700€ assim que sair.

9. pbaltaz

pbaltaz Power Member

Como se esta a aconselhar o @Miguel_Coelho24 espera e avança para um 5.1 foi o que fiz demora mais tempo a juntares mas vais ter um sistema mais completo no futuro logo melhoras se assim o entenderes.

Comprei este pack
    Q-Acoustics 3050 CINEMA PACK e SB 2000PRO agora esta muito mais caro.
    Receiver - AVR-X2600H agora esta mais caro.

Podes ir para este:
    Q-Acoustics 3020 CINEMA PACK e SB2000PRO + o x2700h custa mais 100 que o x2600h.

Vivo num apartamento e o sub não pode passar dos -16 porque isto abana tudo looooool

Tens de juntar a isto cabos; calhas se queres por isso tudo bonito... mas vai valer cada cêntimo; esforço e tempo mas vai ficar excelente :D

Última edição: 24 de Agosto de 2020
  10. Luis Salgado

Luis Salgado Power Member

Não precisas de hdmi 2.1 para a ps5 se ligares tudo ao receiver e depois ligares por hdmi o receiver à TV.
    Apenas precisas de hdmi 2.1 na TV e no receiver se ligares a ps5 à TV porque aí já precisarias do EArc.

11. skryptus

skryptus Power Member

Supostamente precisaria de passthrough das tecnologias do HDMI 2.1, sendo que as mais importantes seriam a VRR e o ALLM. Pelo que estive a ver, o Denon AVR-2700H suporta VRR, e o respectivo passthrough, mas o Denon AVR-2600H não suporta VRR (mas suporta ALLM). Também há uma diferença no 4K/120Hz, que o 2700 suporta mas o 2600 não. E ainda há diferença no HDR10+, mas como a minha TV não suporta, é um não-assunto.

Neste momento estou a considerar se compensa a diferença de 150€ entre o 2600 e o 2700, que acaba por ser por causa do VRR e do 4K a 120Hz. Principalmente se for uma opção ligar tudo (incluindo a PS5) à TV e ligar a TV ao receiver por eARC.

Já agora, onde exactamente é que se encontra o tal pack Q Acoustics + SVS em Espanha? Podem mandar PM, se não for permitido colocar o nome da loja aqui.
    Os kits que encontrei (só com 3010i e 3050i) têm o Q Acoustics 3060S, suponho que não seja tão bom como o SVS SB2000PRO.

Última edição: 25 de Agosto de 2020
  12. Miguel_Coelho24

Entre o 2600 e o 2700 a diferença dos 150€ é até curta dada as diferenças entre os modelos, a capacidade do 2.1 e tudo o que isso traz faz bem valer os 150€ se der para realmente esticar até esse valor, era uma boa compra e que já te deixava com um receptor para um belo par de anos dado o seu suporte de tudo o que é de mais recente.

13. AtronAch

AtronAch Power Member

Para a gama do ano passado, o x2600 não oferece um grande beneficio vs o x1600. O maior salto é para o x3600 onde tens 9.2 e o Audyssey XT32 que dizem ser bastante melhor.

Se tiveres TV com eARC (que deverás ter se consideras HDMI 2.1), estuda ligar a PS5 diretamente à TV. Assim, talvez consigas ir para o x3600 invés do x2700 (se compensar diferença de preço) ou poupas umas coroas e ficas pelo x1600h.

14. skryptus

skryptus Power Member

Antes de mais, obrigado a todos os que me contactaram com a informação da loja.

Ainda sobre a questão dos packs, os que estão disponíveis com as colunas Atmos (vêm com 2 Q Acoustics Qi 65 C) valerão a pena? Quando fosse para esse nível, estava a pensar colocar umas colunas 3020 em cima de 2 prateleiras que tenho no sítio apropriado. Aliás, mesmo as laterais estava a considerar as 3020, que estão mais baratas na Amazon alemã que as 3010i que vêm nos packs.

EDIT: com a vantagem adicional que comprando umas 3020, teoricamente consigo alternar entre o 5.1.2 em filmes Atmos e o 7.1 em filmes que não tenham Atmos.. certo?

Última edição: 25 de Agosto de 2020
  15. Miguel_Coelho24

Para colunas atmos aconselho mesmo as de embutir e nunca colunas bookshelf colocadas a uma maior altura, eu erradamente tenho colunas de um antigo HT mais juntas ao tecto e apesar de já conseguir algum efeito atmos tenho a perfeita noção que estou a perder algumas qualidades pois a ideia é mesmo o som vir de cima e nao das laterais. E pelo valor desse pack não vais arranjar nada minimamente bom por esse valor que não esse pack que é muito bom para um primeiro kit.

16. pmasg

pmasg Power Member

Boas. Uma ajuda do pessoal mais entendido. Corrijam-me se eu estiver errado pf.

A minha TV não suporta hdr10 +, Dolby Vision e Atmos. Tendo em conta o orçamento para já não ser o ideal, a minha ideia seria a seguinte :

Box Nvidia shield tv ligada ao receptor para sinal de vídeo.

Barra de som com o suporte atmos e dts X ligada na TV

É possível fazer isto, ou o facto de a tv não ter suporte não o permite. A ideia que tenho é que é o receptor que descodifica o sinal de vídeo assim como a barra de som descodifica o sinal de áudio e não a tv.

A outra questão que tenho é. Qual a importância do hdmi 2.1 e o earc para o uso deste tipo de equipamentos.

17. Miguel_Coelho24

Vais ter atmos mas não vais ter hdr. Porque o som nunca passará pela tv mas imagem sim, entao só conseguirás o atmos.

18. Ricardo Azevedo

Ricardo Azevedo Power Member

A TV terá HDR sim. O que não terá é HDR10+, que é o que a TV dele não suporta.

Segundo entendo (espero não estar a cometer uma gaffe), ligas a shield por hdmi ao receptor, sendo este o responsável por gerir o som, sendo por isso possível teres Atmos.
    Ligas depois um cabo HDMI do receptor à TV e assim o receptor fará o passthrough da imagem.

Terás HDR se a tua TV o suportar mas não HDR 10+ e Dolby Vision.

19. Miguel_Coelho24

O que supôs foi que a tv não tivesse qualquer suporte de hdr

20. pmasg

pmasg Power Member

Obrigado aos dois pelas respostas.
    A tv suporta o hdr10 e dts X.
    Eu estava convencido que tendo um receptor com suporte ao hdr10+ e Dolby Vision, recebendo o sinal da shield, pudesse assistir na TV.
    Por isso pensei na barra de som para o sinal áudio e o receptor para o sinal vídeo.
    Obrigado pelas respostas.