[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

Bom dia

Tenho um Denon X1400H com umas Q Acoustics 3020 à frente e uma coluna central muito rafeira.

Devido a muitas limitações de espaço, nao tenho possibilidades de colocar colunas traseiras suspensas ou na parede.

Será que umas colunas encastradas no teto falso, tipo isto, serão uma boa solução para criar um sistema sorround?

https://www.amazon.de/dp/B004L4F0HE/ref=nosim?tag=zwame03-21
Com essas já consegues o efeito atmos como é suposto mas não te vai dar a envolvênvcia que pretendes, não tens a possibilidade de colocar uma colunas satelite nas laterais ou nas costas?
 
Configurando o receiver devidamente, se colocares 4 colunas no tecto já consegues ter uma envolvência bastante razoável. Dependendo do posicionamento possível, as colunas no tecto poderão ser configuradas todas como Atmos (ou seja, um sistema 3.1.4) ou duas como Atmos e duas como surround (5.1.2).

EDIT: já agora, se tens uma coluna manhosa como central, talvez obtenhas melhores resultados retirando essa coluna e ficando apenas com as colunas LR da frente (e configurando o receiver mais uma vez como deve ser)
 
Configurando o receiver devidamente, se colocares 4 colunas no tecto já consegues ter uma envolvência bastante razoável. Dependendo do posicionamento possível, as colunas no tecto poderão ser configuradas todas como Atmos (ou seja, um sistema 3.1.4) ou duas como Atmos e duas como surround (5.1.2).

EDIT: já agora, se tens uma coluna manhosa como central, talvez obtenhas melhores resultados retirando essa coluna e ficando apenas com as colunas LR da frente (e configurando o receiver mais uma vez como deve ser)

Obrigado pela ajuda.
A ideia era usar apenas duas colunas no teto, como traseiras.

Tipo isto:

0I30IQ0

https://imgur.com/0I30IQ0

No futuro posso colocar duas na frente para fazer o efeito Atmos
 
Obrigado pela ajuda.
A ideia era usar apenas duas colunas no teto, como traseiras.

Tipo isto:

0I30IQ0

https://imgur.com/0I30IQ0

No futuro posso colocar duas na frente para fazer o efeito Atmos

Colocadas assim atrás do local de audição, funcionam, de preferência umas colunas com os tweeters direcionais, para depois os apontar para o local de audição (ex: Monitor Audio C165)

Alguns links que podem ajudar:

https://www.currentaudio.com/tektips/app_notes/advsesr_diagrammaticguide.pdf

https://hometheateracademy.com/ceiling-speakers/

https://www.smarthomesounds.co.uk/blog/faqs/can-i-use-in-ceiling-speakers-for-surround-sound-rears

https://ceilingspeakerstore.com/blogs/how-to-guides/in-wall-and-ceiling-speakers-placement-guide
 
@mittch não tens maneira de colocar ao lado ou ligeiramente atrás do sofá? Não sei até que ponto a localização que pensas servir para canais de surround. Será o ideal para atmos, mas para surround não deverá resultar na perfeição, a não ser que estejam distantes, fazendo um grande ângulo para a posição de audição.
 
No próximos dias vou mudar de casa e por isso ando a tirar colunas ao sistema.

Primeiro as traseiras onde notei a maior diferença, falta imediatamente a envolvencia a que estava habituado em musica, a ver tv, filmes etc. É dia e noite.

Ontem desmontei a central e para minha surpresa tenho um phantom center fenomenal, como se a central ainda lá estivesse, no entanto só funciona correctamente se estiver no sweet spot +-10 cm
 
Muito lá no início também cheguei a ter só as frontais... não desgostei (até pensei que podia viver com o sistema assim), mas as coisas melhoraram com a adição da central.
Digamos que é algo que pode desenrascar se se pretender atingir no imediato o feeling do surround se estivermos numa situação em que estamos algo limitados de orçamento e tenhamos de escolher, por exemplo, entre adquirir apenas o trio frontal VS as frontais+traseiras.
Isto porque não há colunas que "substituam" as traseiras (não sei se me fiz entender).
Mas, à partida, a performance do sistema nunca será a mesma tendo aquele canal dedicado e melhorará assim que for adicionado.
 
Última edição:
O problema de não ter a central é como disse o @Illusion4u que se nos sentamos perto de uma das colunas frontais, vai-se sentir o som a vir mais dessa coluna enquanto que se tiver uma central em qualquer posição do sofá o som sairá sempre pelo meio.
 
Pessoal tenho um Home Cinema 5.1 da Onkyo e uma LG Oled B9S. Neste momento está ligada ao AV por HDMI. Alguém me sabe informar se essa é a melhor forma de ligar ambos os aparelhos para tirar melhor proveito do som?
 
Malta, preciso de subir as minhas colunas traseiras uns 5cm... Any ideas?
Tem de ser algo que coloque por baixo da base do suporte porque as colunas são aparafusadas em cima à estrutura do suporte. Não consigo fazer um acrescento nem nada... Tem mesmo de ser algo que se coloque por baixo da base.

O requisito principal é que seja bonito... A Maria já vetou placas quadradas de mármore... A ser assim têm de ter a forma da base (oval)... O que de certeza ficará caríssimo porque não são cortes rectos...
 
Malta, preciso de subir as minhas colunas traseiras uns 5cm... Any ideas?
Tem de ser algo que coloque por baixo da base do suporte porque as colunas são aparafusadas em cima à estrutura do suporte. Não consigo fazer um acrescento nem nada... Tem mesmo de ser algo que se coloque por baixo da base.

O requisito principal é que seja bonito... A Maria já vetou placas quadradas de mármore... A ser assim têm de ter a forma da base (oval)... O que de certeza ficará caríssimo porque não são cortes rectos...

Base em MDF, cortada à medida, lacada à cor da base da coluna ou à cor do pavimento
 
Boa tarde a todos.

Antes de mais, peço desculpa pelo longo texto que aqui vai seguir, mas preciso mesmo de ajuda nisto, pois só agora comecei a explorar este campo e sinto-me perdido... Ora cá vai:

Tenho uma Samsung 55Q80T, estou à espera de receber a Soundbar HW-Q60T que foi de oferta de campanha da marca, e acontece que vou ficar sem portas HDMI na TV... Ou seja, ela tem 4 Portas, sendo que uma delas é HDMI 2.1, outra dedicada para HDMI ARC (onde vai ser ligada a soundbar) e mais duas "normais" (2.0 suponho).

Portanto, eu vou ter a PS5 e Xbox Series X ambas a necessitar de HDMI 2.1 e só tenho uma, e não existe HDMI splitter de 2.1, ainda para mais que suporte HDR10+ , etc etc, depois necessito de ligar a Soundbar, e preciso ainda de ligar a Nintendo Switch, a Box de Operadora e a NVIDIA Shield TV, o que perfaz 6 portas HDMI, impossível... Neste momento já estão todas ocupadas (PS4 Pro, NSW, NVIDIA SHIELD E BOX) e ainda nem recebi a Soundbar nem a Xbox..

Posto isto, falaram-me na possibilidade de comprar um Receiver, em que tem várias portas HDMI 2.1 em que posso ligar lá tudo e mais alguma coisa sem perder HDR10+, Dolby Vision, etc etc etc...

É aqui que preciso da vossa ajuda, pois não faço ideia de que produto comprar, e onde o comprar, de forma a poder ligar tudo, ganhar portas HDMI 2.1, poder ligar a Soundbar e afins e ainda vir a usar aquilo para ter mais qualidade de som (?).

Fiz uma pequena e rápida pesquisa, e deparei-me com uns modelos que a Yamaha vai lançar, Yamaha RX-V4A e RX-V6A, em que ambas me agradam as specs (RX-V4A o preço :D), mas a V6A tem a quantidade de portas HDMI que preciso e aparentemente é um dispositivo "future proof".

Existe algo no mercado semelhante a nível de specs/preço aos produtos referidos acima ou isto é "Demais" para o que pretendo? Não me importo de investir desde que valha e me forneça o que necessito, mas também não vou montar nenhuma sala de cinema em casa :D

Obrigado a todos!
 
Sim e continuo a afirmar isso. Contudo nao sei se nao sera devido ao facto de estar afastado do front stage que me permite ter praticamente a mesma distancia e angulos onde quer que esteja no sofa.
É mesmo isso.
Ainda este fim de semana estive a testar isso com as minhas dali em casa, ao ouvir musica em stereo tenho um sweet spot de +-50cm no sofá em que não era necessário a central pois o som chegava-me igual aos ouvidos então parecia que a musica vinha mesmo do centro, chegando-me um pouco ao lado no sofá a falta da central era enorme pois o som (voz) vinha de um dos lados.
 
Back
Topo