[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

É mesmo isso.
Ainda este fim de semana estive a testar isso com as minhas dali em casa, ao ouvir musica em stereo tenho um sweet spot de +-50cm no sofá em que não era necessário a central pois o som chegava-me igual aos ouvidos então parecia que a musica vinha mesmo do centro, chegando-me um pouco ao lado no sofá a falta da central era enorme pois o som (voz) vinha de um dos lados.

Para ouvir em stereo seria igual pois a central não é utilizada nesse formato de som, apenas as duas frontais...
 
Para ouvir em stereo seria igual pois a central não é utilizada nesse formato de som, apenas as duas frontais...

Certo, penso é que não me fiz entender. Ao fazer os testes depois forcei as musicas para surround e aí as vozes saiam do centro pela central, no entanto em stereo so conseguia que a voz me parecesse do centro no tal sweet spot que falei. Ou seja e relativo ao que o salvador diz e até certo ponto concordo se estiverem a alguma distancia e nos tais sweet spots as centrais podem ser até certo ponto abdicadas. Ainda quero testar isso tambem em filmes visto que nesses caso temos o olhar na tv e quero ver até que ponto vai a nossa perceção do som nesses casos.
 
Boas espero ser o topic correcto para a minha duvida, tenho uma LG Oled c8 e um Av denon 3500 em que a tv nao passa atmos para o AV por nao ter HDMI arc 2.1 ... se comprar a nova Firestick da amazon com dolby atmos resolve esse problema? já que ligava a stick ao AV..

obrigado desde já por futuras ajudas.
 
Boas espero ser o topic correcto para a minha duvida, tenho uma LG Oled c8 e um Av denon 3500 em que a tv nao passa atmos para o AV por nao ter HDMI arc 2.1 ... se comprar a nova Firestick da amazon com dolby atmos resolve esse problema? já que ligava a stick ao AV..

obrigado desde já por futuras ajudas.

Confirma se não consegues mesmo passar o Atmos, mesmo sem eARC:

While Dolby Atmos can be passed over regular ARC today (via Dolby Digital Plus) eARC offers improved bandwidth for higher-quality Dolby TrueHD and DTS-HD Master Audio streams, including Atmos.
in https://www.cnet.com/news/hdmi-audio-return-channel-and-earc-for-beginners/
 
Se vir um filme com true hd pela tv diz que não suporta o som... Tenho que pôr em 5.1 DD +

Dai quer saber se esse atmos que a firestick tem resolve o problema.. Ou preciso mesmo de uma shield pro por exemplo
Com o Fire Stick podes ter Dolby Atmos mas lossy, aquele utilizado por netflix, amazon prime, etc. a tua tv certamente consegue fazer a mesma coisa que o stick. Para true hd lossless podes usar a Shield ou se quiseres uma opção mais económica, uma box com coreelec.
 
Com o Fire Stick podes ter Dolby Atmos mas lossy, aquele utilizado por netflix, amazon prime, etc. a tua tv certamente consegue fazer a mesma coisa que o stick. Para true hd lossless podes usar a Shield ou se quiseres uma opção mais económica, uma box com coreelec.

obrigado a voçes pelas ajudas, fico sempre enganado quando vejo que um dispositivo tem dolby lossy, nunca percebi bem entao o que é o lossy... pois só activa o atmos quando nao tenho o sistema de som ligado .... mas a tv so tem 2 colunas ... é banha da cobra?

o atmos lossy é nada mais que DD+ certo? e faz atmos virtual... enquanto o lossless é o verdadeiro (true HD) isto?, se comprar primeiro as colunas para o tecto e a shield depois vou notar algum atmos com o lossy?
 
Última edição:
Lossy é audio comprimido com perca de dados.
Lossless não tem compressão, ou se tem, vem com a informação necessária para ser descomprimido antes de ser reproduzido, sem perca de informação.

Atmos é metadata, o chamado audio por objectos, com informação especifica de que zonas/speakers o audio deve ser reproduzido. A informação dos objectos é adicionada à trilha já existente, que pode ser Dolby Digital Plus (lossy) ou Dolby True HD (lossless).

Cálculo, por isso, que a parte do Atmos, a metadata, seja igual quer seja em cima de DD+ ou DTrueHD.
 
obrigado a voçes pelas ajudas, fico sempre enganado quando vejo que um dispositivo tem dolby lossy, nunca percebi bem entao o que é o lossy... pois só activa o atmos quando nao tenho o sistema de som ligado .... mas a tv so tem 2 colunas ... é banha da cobra?

o atmos lossy é nada mais que DD+ certo? e faz atmos virtual... enquanto o lossless é o verdadeiro (true HD) isto?, se comprar primeiro as colunas para o tecto e a shield depois vou notar algum atmos com o lossy?
Há aqui pessoas com mais conhecimentos na matéria que te poderão explicar melhor mas aquilo que sei... Sim, esperar atmos a partir de tv, soundbar é essencialmente ilusão. Atmos lossy não é virtual, tens som concebido e individualmente a ser emitido pelas colunas atmos, mas de forma comprimida ao contrário do lossless. Por isso é que precisas de earc para truehd lossless, precisas de mais largura. Tendo colunas atmos e assistindo a conteúdo netflix com atmos vais notar, bastando para tal ARC, não será claro aquele atmos lossless dos blu-ray.
 
Mas ainda se nota a diferença do lossy para o lossless, então no subgrave não tem nada a ver, além do lossless ser mais detalhado e com muito mais dinâmica. O lossy atmos é como se fosse um dolby digital mas com a adição de colunas no teto.
Com um home cinema como tens eu iria para a shield pro 2019 para tirares todo o partido.
 
Última edição:
Han?

Mas Dolby digital é lossy, tal como Dolby digital plus, DTS, mp3, ...

Se tens Atmos em DD+ é normal que a qualidade seja a do DD+, que nos serviços de streaming penso que não passe dos 600 ou 700Kbps.

O Atmos não aumenta a qualidade do áudio, é metadata apenas.
 
Han?

Mas Dolby digital é lossy, tal como Dolby digital plus, DTS, mp3, ...

Se tens Atmos em DD+ é normal que a qualidade seja a do DD+, que nos serviços de streaming penso que não passe dos 600 ou 700Kbps.

O Atmos não aumenta a qualidade do áudio, é metadata apenas.

Sim se calhar expliquei me mal. O que eu quero dizer é que o som lossless é muito melhor que lossy independentemente se seja atmos ou não.
 
Mas ainda se nota a diferença do lossy para o lossless, então no subgrave não tem nada a ver, além do lossless ser mais detalhado e com muito mais dinâmica. O lossy atmos é como se fosse um dolby digital mas com a adição de colunas no teto.
Com um home cinema como tens eu iria para a shield pro 2019 para tirares todo o partido.

Nora se e não e pouco. Em Netflix o meu volume de cinema costuma ser -15 ou -10 e o mesmo filme, em Kodi com remux lossless, vejo em -25dB para som semelhante

Para não falar do bass que não e tão pronunciado em DD+
 
Malta, alguém me consegue ajudar com isto do DTS Play-Fi?
A minha TV sofreu uma actualização e passou a ter essa opção, mas não consigo ligar nada. Que aparelhos podem ser ligados? Algum truque?
 
Bem, estou a testar um Anthem MRX 720 e cum catano...... Percebe-se o porquê de custarem o que custam! Dizer que estou MARAVILHADO com isto é understatement.
O ARC fez um trabalho INACREDITÁVEL!
Uma única calibração e tudo está a soar como nunca consegui com o Audyssey... Impressionante!
 
Última edição:
Bem, estou a testar um Anthem MRX 720 e cum catano...... Percebe-se o porquê de custarem o que custam! Dizer que estou MARAVILHADO com isto é understatement.
O DIRAC fez um trabalho INACREDITÁVEL!
Uma única calibração e tudo está a soar como nunca consegui com o Audyssey... Impressionante!
Nem sempre o mais caro é sinônimo de qualidade, mas nesse caso, dependendo do que se tenha anteriormente, é um salto qualitativo evidente.

Tenho o 510 e já nem o 1120 me motiva a dar o salto, agora já sou vou para os próximos com eARC, mas se possível irei manter me na Anthem.
 
Sim, claro, estou completamente de acordo.
Estou a testar uma unidade de um amigo (daí não ter podido escolher uma outra mais económica eheh)
A comparação que estou a fazer é com o meu Marantz SR7009 que, apesar de já algo ultrapassado, entrega uma qualidade muito boa. Por exemplo, em termos de sonoridade para música, não fica em nada atrás. Mas em filmes, ui, a coisa muda (e muito!) de figura!

Conheço o Marantz de dentro para fora e de fora para dentro, já testei 1000 e uma coisas em termos de calibração, settings, etc. Por isso sei bem do que é capaz.
Quando o comprei, o salto qualitativo em relação ao Pioneer que tinha (VSX 923) foi enorme!
Diria que estou a vivenciar algo semelhante agora.

A questão com o Marantz é que por mais coisas que tenha testado ao longo dos anos (e foram muitas as combinações de settings que testei!), nunca consegui atingir aquele patamar em que dissesse assim: "OK, não preciso de mexer mais no som! Satisfaz-me plenamente como está!". Claro que há sempre coisas que, dependendo do humor, do dia, etc, sentimos necessidade de mexer, mas esses settings normalmente são alterações on the fly e não alterações de fundo.

Havia sempre qualquer coisa que não me soava totalmente bem. Ou era o grave que em certas alturas me parecia descontrolado/boomy, noutras era pouco presente, ou os diálogos não eram muito audíveis, ou faltava dinâmica, não conseguia obter uma performance (mais ou menos) constante/semelhante do sistema entre os vários tipos de conteúdos...
Sentia necessidade de estar sempre a" tweakar". E isso chateia-me.
Sou daqueles tipos que gosta do "set-it-and-forget-it" e com o Marantz, não o consegui fazer.
Penso que o Audyssey acabou por não funcionar na minha sala.
Lá está, se o Marantz permitisse utilizar a app, talvez conseguisse obter resultados diferentes, mas não podendo, estou limitado ao que o software consegue fazer no AVR.

Com o ARC foi chegar, correr, fazer algumas correções et voilà!
O que mais me impressionou até agora foi a clareza, a dinâmica e a integração do grave. É fantástico ter o sistema a funcionar como se as colunas e o sub fossem apenas 1!
E é algo que só se reconhece quando realmente o ouvimos. Eu pensava que anteriormente o sub estava bem integrado... Agora posso dizer que não. Estava bom! Sem dúvida alguma! Mas como está agora, é realmente outra coisa.
É que apesar de poderoso, está super controlado!
Quando oiço algo ali nos -30db a -26db a experiência já é muito boa em termos de se "sentir" o grave.
Subindo o volume, claro, tudo ganha mais corpo e profundidade.
E finalmente sinto o "chest bump" de que há tanto tempo ando à procura, sem que para isso tenha de ter o sistema a tocar a volumes muito altos. Nos -20db já se sente e bem!
 
Última edição:
Back
Topo