[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

Pois, o ELAC também acho superior. Se queres algo compacto, numa loja de hifi têm um Monitor Audio Radius 360 por 180€ - já tive um e é bastante bom para o tamanho. Mas o Elac é melhor escolha.
 
Boa noite.
Tendo feito o teste com o Audissey MultiEq e tendo o resultado do Denon na APP pergunto:
O que ela mostra nos gráficos é o que o aparelho faz sem a APP? Ou o tratamento da APP é mais eficiente e vale carregar o resultado no AV?
Que sugestões de correção? Cross-over?
Recomendam algum vídeo ou fonte de música que permita testar o som e possíveis mudanças que façamos com esta APP?
Outras sugestões de análise?
Obrigado
 
Última edição:
A verde é a medição das colunas, que depois vai levar com a correcção do Audyssey a vermelho é fantasia pura e simples, porque como tu sabes não é feita uma segunda medida para se saber como fica.
Sim, carrega o que mediste com a app para o receiver, quanto ás alterações que fazes para melhorares tens que meter aqui print screens.

Já agora as 8 posições de medição do audyssey são feitas num raio de ~50cm, sendo o centro do circulo a primeira posição.
 
A verde é a medição das colunas, que depois vai levar com a correcção do Audyssey a vermelho é fantasia pura e simples, porque como tu sabes não é feita uma segunda medida para se saber como fica.
Sim, carrega o que mediste com a app para o receiver, quanto ás alterações que fazes para melhorares tens que meter aqui print screens.

Já agora as 8 posições de medição do audyssey são feitas num raio de ~50cm, sendo o centro do circulo a primeira posição.

Bom Dia:
A minha situação é complicada. Sala retangular, uma parede de livros e outro lado aberto. O sofá encostado e umas MA Bronze na parede a onde está o sofá. As medições foram feitas com o Micro do Denon 1500. Do que vi não é a melhor opção devido à calibração mas para primeiros testes e tentar perceber isto começo por aqui.
Anexo as imagens do Room Corretion. O SubWoofer está na calha par ir embora, um aproveitamento de Home Cinema LG antigo. A sensação que tenho, não sei se fará sentido é que tenho som envolvente mas por vezes em situações mais complexas falta detalhe, fará sentido?
As colunas frontais e Front UP são da DALI.
Eis os Print Screen, álbum, pois não estou a conseguir que as imagens apareçam.
https://postimg.cc/gallery/bjFrswL
PNNrynpD
 
Última edição:
Já agora as 8 posições de medição do audyssey são feitas num raio de ~50cm, sendo o centro do circulo a primeira posição.
As medições devem ser feitas num raio bem mais pequeno. É uma das recomendações que ao longo do tempo mudou. E faz sentido que assim seja porque quanto mais disperso for o padrão de medição, mais variantes se vai estar a introduzir para o sistema corrigir, o que pode levar a uma equalização menos eficaz.
 
Por mim até me questiono se as três primeiras seriam suficientes

Faz-se sempre as 8, as três primeiras são apenas usadas quando estás a afinar o nivel de ganho do subwoofer para ficar perto dos -10dBs.

Já agora diz-me os modelos das colunas que tens para eu ver as specs do fabricante, quanto ao sub olhando para os gráficos ele faz o roll-off dos 50Hz para baixo, as tuas outras aparentemente fazem melhor, provavelmente é melhor tirar e deixar as outras fazer os graves, mas vai tentando possibilidades, com e sem subwoofer, LFE ou LFE+Main, mexe com o posicionamento do sub se possível, já sabes encostado a um canto tens mais graves.


Se queres testar já um perfil alterado, desliga o Midrange Compensation em todas as colunas, e vai ao MultEQ Filter Frequency Range e altera assim:
Front: ~800Hz
Center: ~600Hz
Surround: ~300Hz
Front Height: ~500Hz

É só arrastares com o dedo da direita para a esquerda até aparecer uma linha tracejada vertical e fazes a limitação, e consequente upload para o AVR.
 
Faz-se sempre as 8, as três primeiras são apenas usadas quando estás a afinar o nivel de ganho do subwoofer para ficar perto dos -10dBs.

Já agora diz-me os modelos das colunas que tens para eu ver as specs do fabricante, quanto ao sub olhando para os gráficos ele faz o roll-off dos 50Hz para baixo, as tuas outras aparentemente fazem melhor, provavelmente é melhor tirar e deixar as outras fazer os graves, mas vai tentando possibilidades, com e sem subwoofer, LFE ou LFE+Main, mexe com o posicionamento do sub se possível, já sabes encostado a um canto tens mais graves.


Se queres testar já um perfil alterado, desliga o Midrange Compensation em todas as colunas, e vai ao MultEQ Filter Frequency Range e altera assim:
Front: ~800Hz
Center: ~600Hz
Surround: ~300Hz
Front Height: ~500Hz

É só arrastares com o dedo da direita para a esquerda até aparecer uma linha tracejada vertical e fazes a limitação, e consequente upload para o AVR.
Boa tarde Obrigado Mas o que faz esse último parâmetro?
Sobre as colunas temos Dali Oberon 3, a Dali Oberon Vokal e com Front Heigh temos Alteco C-1 Atrás são MA Bronze
O sub, é passivo, de uma aparelhagem da LG com 8 anos e com um amp da Amazon. E sim, as Dali por vezes dão mais graves que ele ou pelo menos sem distorção.[emoji3]
Vou fazer nova captura garantindo uma distância tipo 30cm do ponto central para os extremos e de forma equidistante. A meu ver e como aqui dito poderá dar dados mais fiáveis e o principal interessado sou eu que tento ficar nessa posição central, o resto da família dá menos relevância ao som . É que não existe alinhamento perfeito entre TV/Colunas frente e as colunas de trás para colocar os pontos de medida.
Obrigado pelo apoio
 
Última edição:
Ao usares o MultEQ Filter Frequency Range limitas até que frequência o audyssey faz a correção de sala, convém ser sempre dos 500-1000Hz para baixo, notei bastante diferença para melhor depois de fazer esta limitação.

Midrange Compensation é basicamente a introdução artificial daquela depressão que vês no gráfico.

 
Ao usares o MultEQ Filter Frequency Range limitas até que frequência o audyssey faz a correção de sala, convém ser sempre dos 500-1000Hz para baixo, notei bastante diferença para melhor depois de fazer esta limitação.

Midrange Compensation é basicamente a introdução artificial daquela depressão que vês no gráfico.

Obrigado. O mid range do que li tem haver com a passagem do woofer para o twitter segundo entendo. É algo a testar e ver como se comportam.
Sobre a outra irei então analisar melhor
Se e quando tiveres mais sugestões baseadas nas colunas diz. Obrigado
 
Boa noite
O verde na App MultiEq é a medição do AV ou é a proposta de correção do AV e o vermelho será a da APP Obrigado

É a medição.

Boa tarde Obrigado Mas o que faz esse último parâmetro?
Sobre as colunas temos Dali Oberon 3, a Dali Oberon Vokal e com Front Heigh temos Alteco C-1 Atrás são MA Bronze
O sub, é passivo, de uma aparelhagem da LG com 8 anos e com um amp da Amazon. E sim, as Dali por vezes dão mais graves que ele ou pelo menos sem distorção.[emoji3]
Vou fazer nova captura garantindo uma distância tipo 30cm do ponto central para os extremos e de forma equidistante. A meu ver e como aqui dito poderá dar dados mais fiáveis e o principal interessado sou eu que tento ficar nessa posição central, o resto da família dá menos relevância ao som . É que não existe alinhamento perfeito entre TV/Colunas frente e as colunas de trás para colocar os pontos de medida.
Obrigado pelo apoio


oberon-3-dark-walnut-01.png

FrontL.jpg

FrontR.jpg

Frequency Range (+/-3 dB) [Hz] 47 - 26,000
Sensitivity (2,83 V/1 m) [dB] 87
Nominal Impedance [ohms] 6
Maximum SPL [dB] 108
Recommended Amplifier Power [W] 25 - 150
Crossover Frequency [Hz] 2,400
Crossover Principle 2-way
High frequency driver, Quantity 1 x 29 mm
High frequency driver, Diaphragm type Soft Textile Dome
Low frequency driver, Quantity 1 X 7"
Low frequency driver, Diaphragm type Wood Fibre Cone
Enclosure type Bass Reflex
Bass Reflex Tuning Frequency [Hz] 49
Connection Input Single Wire
Recommended Placement Shelf or stand
Recommended Distance From Wall [cm] 5 - 50

51SGU3eVzHL._AC_SL1000_.jpg

Center.jpg

Frequency Range (+/-3 dB) [Hz] 47 - 26,000
Sensitivity (2,83 V/1 m) [dB] 89.5
Nominal Impedance [ohms] 4
Maximum SPL [dB] 109
Recommended Amplifier Power [W] 25 - 150
Crossover Frequency [Hz] 2,600
Crossover Principle 2-way
High frequency driver, Quantity 1 x 29 mm
High frequency driver, Diaphragm type Soft Textile Dome
Low frequency driver, Quantity 2 X 5.25"
Low frequency driver, Diaphragm type Wood Fibre Cone
Enclosure type Bass Reflex
Bass Reflex Tuning Frequency [Hz] 46
Connection Input Single Wire
Recommended Placement Shelf or stand
Recommended Distance From Wall [cm] 0 - 50

51Ns8XbnqZL._SY450_.jpg

FrontHL.jpg

FrontHR.jpg

Frequency Range (+/-3 dB) [Hz] 74 - 25,000 Hz
Sensitivity (2,83 V/1 m) [dB] 83.0 dB
Nominal Impedance [ohms] 6 ohms
Maximum SPL [dB] 103 dB
Recommended Amplifier Power [W] 40 - 100 Watt
Crossover Frequency [Hz] 2,100 Hz
Crossover Principle 2-way
High frequency driver, Quantity 1 x 21 mm
High frequency driver, Diaphragm type Soft Textile Dome
Low frequency driver, Quantity 1 x 4.5"
Low frequency driver, Diaphragm type Wood Fibre Cone
Enclosure type Closed Box
Connection Input Single Wire (Spring loaded push button)
Recommended Placement On-Wall
On speaker


70Bronze-FX-White-Ash-on-white.jpg

Surround-L.jpg

Sorround-R.jpg

Frequency Response (-6 dB)
88 – 25,000 Hz (Free field)
74 – 30,000 Hz (In room)
Sensitivity (2.83v @ 1m)
86 dB
Crossover Frequency
2,800 Hz


SUB
Sub.jpg


Tudo organizado para facilitar conselhos, acho que devias experimentar uma config sem subwoofer para veres se gostas, outra com subwoofer mas com LFE+Main selecionado por exemplo.
Tens as Dali Oberon 3 com o devido afastamento da parede?
 
Última edição:
Bom Dia.
Antes demais, muito obrigado pelo apoio e em especial a @Rapid_Eraser. Uma pequena correção, são as MA Bronze FX. Estava a achar a imagem estranha! :) São um pouco mais pequenas.
Irei então brincar um pouco sendo que aparentemente o base pela APP parece melhor do que pelo AV, sem mexidas mas preciso de ver mais conteúdos.
Mas penso que a abordagem será testar o Midrange, com e sem assim como o MultiEQ Filter e ver como se comporta o sistema.
Sobre o Sub, penso que tenham ambos razão, olhando para a resposta o mesmo pode ir dar uma volta às restantes colunas do sistema original, que era muito pequenas e começar a analisar um sub de substituição de jeito.
E @Rapid_Eraser, a distancia da parede é de 38 cm, sendo que como elas estão numa superfície com 12cm à frente não as quero puxar muito para trás, mais reflexos.
E eis uma foto de um outro grupo há um ano e tal atrás para perceberes sendo que as colunas agora estão muito mais à frente.
https://forum.zwame.pt/threads/mostrem-la-os-vossos-sistemas.112308/page-245#post-15771421
E @miguelbarroso, comentaste esta foto na altura e sub:) Agora é altura de mandar o Sub provavelmente dar uma volta. Depois irei querer o vosso apoio daqui a uns meses.
Obrigado
 
Não sei se é este o caso, mas atenção que não deves baixar os crossovers abaixo do mínimo definido pela calibração do Audyssey, para esses valores não existe calibração definida.
 
@regster

As de atmos duvido que com 80hz seja melhor, elas a 80hz nem tocam quase, deves aumentar para 120hz e deixar que o sub faça esse trabalho. Além do mais estás a exigir mais do receiver para as amplificar quando não é necessário. O teu receiver não tem assim tanta potência disponível e se puderes redirecionar para o sub tanto melhor, podes provocar maiores distorções.
No resto acho que podes deixar a 80hz se te soa melhor :)
 
Última edição:
@regster

As de atmos duvido que com 80hz seja melhor, elas a 80hz nem tocam quase, deves aumentar para 120hz e deixar que o sub faça esse trabalho. Além do mais estás a exigir mais do receiver para as amplificar quando não é necessário. O teu receiver não tem assim tanta potência disponível e se puderes redirecionar para o sub tanto melhor, podes provocar maiores distorções.
No resto acho que podes deixar a 80hz se te soa melhor :)

Estou a ver o Overlord e o Sub range um pouco estava a pensar como resolver isto.
Tenho Subwoofer Mode LFE - LFE for LFE - 120Hz
Não sei se baixe o level do bass no AV ou no próprio sub o botão do High Cut ou o volume.
Isto também depende de filme para filme.

Amanhã faço uma nova calibração com o Audyssey.

Cumps.
 
Última edição:
Back
Topo