[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

Queria aqui a vossa opinião porque ando a dar em doido com o Subwoofer. O que acham que pode ser aquele barulho irritante em background. Problema do conteúdo? Subwoofer avariado? Talvez mal calibrado?

https://streamable.com/ppsvvt
https://easyupload.io/m/t7hbhb

È que me parece mesmo o tipo de som quando um subwoofer está com a membrana rota, mas não parece que seja o caso dele porque já lá andei a espreitar com uma lanterna e esta parece estar como nova. Agora, não é em tudo o que vejo verdade, mas por vezes apanho alguma série ou filme que me dá um espectáculo aberrante desses. Pouco faltou para o ter desligado o ver o resto da série sem ele. Já não me bastava a mobilia vibrar por tudo que é sitio, agora é o proprio subwoofer que está a fazer das delas. Sorte de um pobre. :\
Pega num gerador de frequências e começas nos 20Hz de ouves facilmente a frequência a que faz esse barulho e de onde vem.
 
O barulho eu sei que vem dentro do próprio subwoofer. 100% de certeza. Agora o porquê de o fazer em certo conteúdo é que não percebo. Não sei se tem haver com algum tipo de som peculiar mais grave ou agudo que seja prolongado e provoca esse fenómeno.

Quanto ao gerador de frequências bem, nunca trabalhei num, não tenho um nem sei como arranjar tal coisa. Podia ajudar no meu caso acredito, mas tenho que resolver a coisa de outra maneira.
 
Boas, queria uma opinião, o meu setup é este:

Denon AVR X1600H
Colunas Frontais: Kef Q50
Coluna Central: Sony SS-CN55
Colunas Surround: Sony SS-SR3
Colunas Atmos: Kef Q85s
Subwoofer: Yamaha YST-SW60


estava a pensar agora mudar a coluna central e para ter o driver igual às minhas Kef Q50 no OLX estive a ver e encontrei uma Kef References 200C mas a coluna não estava boa e devolvi, também pensei em comprar um par igual às minhas Q50 e colocar uma como central mas o que encontro no OLX não está em grandes condições só umas Q30 que tem o mesmo driver mas não sei se tinha o mesmo impacto visto que não tem Woofer e ficava sempre com uma coluna a mais sem uso.... a outra opção seria a Klipsch R-52C como central depois comprava as Klipsch R-51M para laterais e colocava as minhas Kef Q50 como Surround, e no fim trocava o Subwoofer, o que acham?

Cumps.

O elo mais fraco é o subwoofer eu começava a troca por ai.

Os conjuntos 5.1 ou 5.0 são mais em conta comprados juntos, eu poupava para trocar tudo. Uma grande vantagem das colunas todas iguais é o factor cara-metade.

Q-Acoustics 3050i Cinema Pack + SB 2000PRO fica por 1600euros um pouco menos com o SB 1000.

Só o SB 2000PRO são +1000 euros

O barulho eu sei que vem dentro do próprio subwoofer. 100% de certeza. Agora o porquê de o fazer em certo conteúdo é que não percebo. Não sei se tem haver com algum tipo de som peculiar mais grave ou agudo que seja prolongado e provoca esse fenómeno.
(...)

Que sub é? Pode estar a tentar fazer mais do que é capaz e ser distorção.

Identifica uma parte do filme /série onde faz esse barulho para ser mais fácil reproduzir sempre que quiseres.

Tenta mudar a phase para 90 ou 180.

Coloca espuma/borracha nos pés do sub para ver se não é uma vibração relacionada com o chão.

Boa sorte.
 
Queria aqui a vossa opinião porque ando a dar em doido com o Subwoofer. O que acham que pode ser aquele barulho irritante em background. Problema do conteúdo? Subwoofer avariado? Talvez mal calibrado?

https://streamable.com/ppsvvt
https://easyupload.io/m/t7hbhb

È que me parece mesmo o tipo de som quando um subwoofer está com a membrana rota, mas não parece que seja o caso dele porque já lá andei a espreitar com uma lanterna e esta parece estar como nova. Agora, não é em tudo o que vejo verdade, mas por vezes apanho alguma série ou filme que me dá um espectáculo aberrante desses. Pouco faltou para o ter desligado o ver o resto da série sem ele. Já não me bastava a mobilia vibrar por tudo que é sitio, agora é o proprio subwoofer que está a fazer das delas. Sorte de um pobre. :\
usa isto e vê em que frequência isso acontece

coisas que podes também experimentar para despistar o problema:
1- diminuir o volume do subwoofer, especialmente se o mesmo tiver a mais de 50%
2- desligar o audissey...ou mais facil ainda colocar o reciever no modo "pure direct" se o mesmo possuir
3- verificar se não aumentaste manualmente o volume do subwoofer nas configurações do reciever...podes tar a tentar pedir ao desgraçado mais do que aquilo que te pode dar
 
- Usando esse vídeo como referencia, e não me pareceu que o subwoofer tenha qualquer problema em reproduzi-los de forma correcta. Pode ser do meu ouvido ou daquilo que acho que está bom/mau, mas também a haver alguma coisa deve ter sido entre os 20 e os 40hz for sure. Pelo menos daí para cima o "som" parecia muito mais fluido e limpo. Ainda assim não vi nenhum tipo de barulho ou problema igual ás samples que postei;

- Coloquei o AV em "direct" e deixou de fazer o tal barulho irritante, mas a verdade é que deixo de ter o subwoofer activo. Ou pelo menos se ele continua lá, está tão fraquinho que mal o sentes. Tanto que nem me faz vibrar algumas partes da sala que ainda ando a compo-las;

- Também já meti um pedaço de borracha rijo debaixo das patas;

Só não percebi o ponto do volume do subwoofer. Andei lá a ver nas opções do AV e não vi nenhuma para isso. O única que tenho é isto, mas não parece que seja o que referem.
 
ele em direct o que faz é desligar todos os processamentos de audio, o que pode indicar alguma coisa mal configurada no audissey... experimenta a refazer a calibração....

nao te esqueças de colocar a roda que controla o volume do sub na posição 12h antes de fazeres a calibração
 
Mas com ele em direct, a diferença da qualidade áudio é do dia para a noite. Seria impossivel ver alguma coisa com ele seleccionado, ainda por cima com o subwoofer praticamente sem acrescentar nada.

De qualquer das maneiras logo á noite vou fazer outra vez a calibração. Era bom que fosse problema dela, mas acho que seria bom demais.
 
ele em direct o que faz é desligar todos os processamentos de audio, o que pode indicar alguma coisa mal configurada no audissey... experimenta a refazer a calibração....

nao te esqueças de colocar a roda que controla o volume do sub na posição 12h antes de fazeres a calibração
Em direct o que faz é desligar o subwoofer, se estiver a ouvir uma fonte de 2 canais...
 
Por burrice minha esqueci-me de guardar os tempos naquela série onde fazia os barulhos estranhos, e agora, depois de ter refeito a calibração, ou não os estou a encontrar ou então deixou de fazer. Já fiz zapping a 2/3 episódios, de 30s em 30s e nunca deu nada. Como disse, ou ficou corrigido ou então tenho um azar tremendo porque os estou a passar em falso.

Bem, de qualquer das maneiras se o problema continua lá vai ser sempre uma questão de tempo até fazer de novo. Até lá, e teoricamente falando, parece estar corrigido. Ainda que não sei se é efeito placebo parece que o som no geral ficou mais baixo e o subwoofer menos potente. Weird.

Entretanto, enquanto andava a configurar de novo o AV, deparei-me com esta parte da config que acho que nunca tinha mexido nisto.

8086ab266b9022ebdb3637865ae1d8f8.jpg


Isto é para ficar como está na imagem ou modifica-se alguma coisa?
 
Provavelmente o subwoofer ou estaria no limite do que ele dá e por isso agora não sentes porque dizes que depois da calibração ele parece não se ouvir tanto, ou então pode ter mesmo defeito e agora não ouves tanto esse barulho estranho por estar baixo.
O subwoofer atrás, tenho de ter o ganho/level/volume próximo das 12h, vê se não está no máximo.
 
Atrás tenho tudo bem seleccionado. Foi uma das primeiras coisas que perguntei por aqui quando comecei a configurar isto.

d21a5ba4081452f1ca63dcead3a39745.jpg


O que pode ser é que antes, por alguma razão, estar isto mal calibrado e agora é que ficou como deve ser. Mas já tive a rever partes de mesmos filmes que me fizeram delirar e agora pareceu-me que perdi ali qualquer coisa. Ou então também posso ter ganho e os meus ouvidos é que já estavam habituados ao que estava antes.

Tenho que ver mais uns quantos para ver se é problema meu ou do raio do subwoofer. O que espero que não, que agora ando sem dinheiro para gastar num gajo desses que são caros que dói.
 
Corre o test tone e com uma aplicação de spl para o smartphone verifica sentado na tua posição preferida de audição se tens todas as colunas com o mesmo dbs, podes por a coluna central com +2dbs face ao resto e o sub com +3db.
 
Pessoal preciso de uma ajudinha ...

Tenho neste momento o seguinte sistema montado:

TV: LG 910V 55"
AV: Sony DN1070

Frente: Wharfedale 240 (Torres)
Centro: Wharfedale 220C
Sub: 2 x Wharfedale 10" ( nao me lembro da referencia ).

Tudo porreiro, porém vou adquiri uma LG C1 para poder tirar o carvão da PS5.

Estou um pouco indeciso no que fazer, isto porque o DN1070 já é relativamente antigo e está com um problema em que o display do amp está off e se dou um "murro de amor" no topo do amp ele volta a ligar-se ... por pouco tempo mas liga-se. Ou maus contactos ou umas soldas que foram à vida de certeza... mas a nivel de som e funcionalidades, tudo funciona.

Opção A: Apostar num novo AV, tipo um denon 2700H
Opção B: Ficar com o DN1070, usar o ARC ( nao tem eARC ) e esquecer.

Será que fico a perder muito por manter o meu AV ? (ao manter o AV, vou usar os HDMI's da TV e nao do receiver)

Nao tenho interesse em fazer surround, pois a config da minha casa nao o permite ... poderia sim ter curiosidade de fazer um 3.2.2 mas... gastar 1000 Euros por curiosidade ( av e colunas para o atmos ) parece-me algo ... nao muito lógico.

Por isso agora a minha duvida é realmente o que estou a perder por nao ter um AV mais recente ( obvio se ligar tudo ao AV, estou a perder 4K/120, os HDR10+ da vida e afins... pq o 1070 nao tem nada disso )

Noto o mercado dos AVs um bocado atrofiado neste momento, entre as features hdmi 2.1 nao funcionarem e haver bugs por todo o lado ... os preços a escalarem como tudo o resto ...

Enfim...
 
Última edição:
Corre o test tone e com uma aplicação de spl para o smartphone verifica sentado na tua posição preferida de audição se tens todas as colunas com o mesmo dbs, podes por a coluna central com +2dbs face ao resto e o sub com +3db.

O meu AV penso que não tenha um test tone automático. Tem sim é um individual, na parte onde aumentas ou diminuis os decibéis das colunas.
Mas recomendas alguma app para o telemóvel?
 
@PanterA

O problema devia ser distorção, ou seja como agora está mais baixo, não está a tentar fazer mais que os limites dele.

@OddZ

Aquilo que estás a perder é a imersão do surround, das experiências que tive do 2.1 para o 5.1 é um salto grande, o atmos vem aumentar a
imersão mas a diferença é menor.

Nem que seja com 30/40 metros de cabo (foi o que eu fiz) com calha a dar a volta à sala, ou com um conjunto wireless/colunas activas eu apostava num 5.1.

Para comprar um AV nesta altura é necessário pagar uma taxa de luxo, está tudo sobrevalorizado...

A fonte vai ser a TV ou uma box?

Se for Box/BRay, ou tem duas saídas HDMI ou vais ter o problema dos novos formatos.

Se for TV depende (não sei as LG's), mas as TVs por vezes são limitadas a passar som dos conteúdos que estão a reproduzir. A minha QLED passa 5.1 do Netflix/Prime/Plex/HBO mas só DD+.
 
Back
Topo