[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

Vê o level das colunas a ver quanto está. O meu não sei o que aconteceu ficou com os levels todos a 0. Voltei a fazer upload da calibração através da app multi eq audyssey e ficou novamente bem.
 
o homem comprou o conjunto ha pouco tempo...acho que não vai querer outro conjunto....e de qualquer forma as versões PB dos SVS apesar de serem as ideais para quem quer a casa a tremer também normalmente são aquelas que fazem as mulheres quererem expulsar um gajo de casa devido ao seu tamanho :D.

não sei se ele tem essa possibilidade, pois apesar desse assunto ja ter sido aqui falado quando ele comprou o conjunto, a minha memoria é lixada....mas se ele tiver a oportunidade de encostar o sub num dos cantos da sala terá a partida um ganho maior que nas outras posições...

claro que o que o @LSeven diz também é verdade...um gajo começa pelos conjuntos mais básicos e aos poucos o vicio cresce e começamos a querer mais...

ainda me lembro de tar satisfeito quando liguei umas logitech z5500 a tv.... passado um ano mudei para um av entrada de gama da yamaha e um pack de colunas da JBL...para passado outro ano mudar o sub para um SVS SB2000 e por fim ter trocado as colunas frontais e mudado o AV para um de gama media-alta, e posteriormente ter adicionado uns shakers....e ja la vao 6 anos com este sistema.

de momento ja esta num patamar que a partida tou satisfeito apesar que mais cedo ou mais tarde seja capaz de mudar as colunas traseiras, não tanto porque ache que estas não estejam a cumprir mas apenas por questões estéticas, para ficarem todas com acabamento igual :D
 
Acho que se ele colocar mas junto ao canto ele vai tocar mais alto e assim reduz o level no Avr fazendo com que ele não distorça tanto.
Eu também comecei com kits e soundbars até ficar completamente satisfeito desde há 1 ano para cá. Já não sinto aquela vontade de fazer o upgrade :001:
Ia com um orçamento de 400 e gastei 3000 mas acho que é uma coisa que fica para futuro e que se tiver de trocar é o amplificador porque são susceptíveis a avaria com os anos.
 
@_SkyWaLKeR_

Shakers é batotice :) :) :)

+1 que vota no sub um canto.

Eu por acaso gastei menos no meu setup, um conjunto 5.1 Monitor Audio MR Bronze (450€) que estava em promoção por conta das novas BX's.

Comprei um Pioneer VSX-827 (acho que foram uns 280/300€)que era bom para cinema, mas o som era muito áspero para música. Depois adicionei um BK Xls200 em segunda mão por 200€. Uns tempos depois consegui um Yamaha RX-777 em promoção (400€) que dura até hoje e que melhorou bastante a parte musical.

Continuo satisfeito até porque vivo num apartamento e nem uso 50% do volume.

Isto para dizer que por vezes é preferível dar passos pequenos e seguros, eu hoje aconselho a poupar e comprar o pack porque um bom sub custa 400/500€ e esses pack custam pouco mais que o preço do sub.

O problema é que o pessoal chega com 400/500€ para um 5.1 completo e infelizmente nos dias de hoje isso mal dá para um AV de entrada de gama:(:(:(.
 
Já não tenho capital (nem rendimentos) para essas andanças, por muito que quisesse renovar algumas coisas. Até porque, quando comprei as colunas, e já foram em 2º mão, ainda houve os encargos do suporte para elas, tive que comprar o AV com um preço super inflacionado, mais uns cabos e fios pelo meio, a TV 4K também foi comprada na mesma altura. E já nem entro por aquilo que estou e vou gastar para suprimir ou atenuar as vibrações que tenho na sala.

Como calculam isto já me ficou super caro. Quando no orçamento para o AV + colunas por exemplo não queria gastar mais de 400-500€, com tudo somado acabei praticamente no dobro. A única coisa que posso gastar dinheiro era se o subwoofer estivesse mesmo a morrer e aí era mesmo obrigado a comprar um novo. Mas se ele ainda está bom e o problema é apenas alguma configuração, então ainda vai ter que durar por muito que gostasse de subir o nível. Ah, também tenho que poupar porque queria ver se era finalmente este ano que trocava de carro. :P

Tens o dynamic eq ligado?

Não. Essas configurações tenho tudo desligado. Só tenho activo o dynamic volume em light.

Calma tb n deve ser preciso chegar a tanto... Volume do sub as 12h e não aumentar muito o que o audyssey propõe...
Podes aumentar um pouco...mas ficas atento... Se causar distorção já sabes onde ir baixar.....

@PanterA qd digo puxar é tentar meter mais k as 12h ou abusar nos volumes que o audyssey propõe... Especialmente se gostares de ver filmes em volumes mais elevados

@PanterA

O meu sub está a - 8 no av e atrás no sub está a as 11h e já manda a casa abaixo. Claro que são subs muito diferentes. Podes ter que mudar a posição do sub para ele se sentir mais e não puxares tanto pelo pobre coitado.
Em que posição ele está?
Minha opinião, se achas e é verdade o que dizes, que o sub da uma outra dimensão a qualidade de som, acho que deverias mesmo juntar para um novo sub, talvez até com pórtico já que a tua preferência é frequências baixas (abanar a casa já que não tens vizinhos) e também porque a tua utilização será mais para filmes.

Eu atrás, como já mostrei na outra imagem, tenho tudo seleccionado para o AV. Sempre deixei isso como está. Mas de qualquer das maneiras já estou avisado que quando o subwoofer começar com aqueles atrofios de barulho, que nunca mais fez curiosamente, tenho que começar a diminuir os decibéis. Por enquanto ainda me mantenho nos -3.0dB. Realmente foi mesmo burrice pura da minha parte não ter apontado os tempos na outra série onde metiam o subwoofer em sofrimento. Podia ser uma boa prova dos 9 e de comparação.

não sei se ele tem essa possibilidade, pois apesar desse assunto ja ter sido aqui falado quando ele comprou o conjunto, a minha memoria é lixada....mas se ele tiver a oportunidade de encostar o sub num dos cantos da sala terá a partida um ganho maior que nas outras posições...

Sim, na altura tive 3 lugares onde podia encaixar o subwoofer. Num deles tinha que comprar um cabo de 15m mas disseram que este podia perder qualidade e acabei por não arriscar. Para além que ficava atrás de mim e não de frente como gostaria. Depois era só decidir se ficava no lado esquerdo ou direito do sofá, mas neste último o cabo também tinha à mesma que ser um de ~10m, e como tinha cá um de 6 acabei por mete-lo no lado esquerdo.

Mas só não percebo uma coisa. Como é que deixar o Sub a um canto afastado, vai deixar de fazer aqueles barulhos que indiquei?
 
Já não tenho capital (nem rendimentos) para essas andanças, por muito que quisesse renovar algumas coisas. Até porque, quando comprei as colunas, e já foram em 2º mão, ainda houve os encargos do suporte para elas, tive que comprar o AV com um preço super inflacionado, mais uns cabos e fios pelo meio, a TV 4K também foi comprada na mesma altura. E já nem entro por aquilo que estou e vou gastar para suprimir ou atenuar as vibrações que tenho na sala.

Como calculam isto já me ficou super caro. Quando no orçamento para o AV + colunas por exemplo não queria gastar mais de 400-500€, com tudo somado acabei praticamente no dobro. A única coisa que posso gastar dinheiro era se o subwoofer estivesse mesmo a morrer e aí era mesmo obrigado a comprar um novo. Mas se ele ainda está bom e o problema é apenas alguma configuração, então ainda vai ter que durar por muito que gostasse de subir o nível. Ah, também tenho que poupar porque queria ver se era finalmente este ano que trocava de carro. :P



Não. Essas configurações tenho tudo desligado. Só tenho activo o dynamic volume em light.





Eu atrás, como já mostrei na outra imagem, tenho tudo seleccionado para o AV. Sempre deixei isso como está. Mas de qualquer das maneiras já estou avisado que quando o subwoofer começar com aqueles atrofios de barulho, que nunca mais fez curiosamente, tenho que começar a diminuir os decibéis. Por enquanto ainda me mantenho nos -3.0dB. Realmente foi mesmo burrice pura da minha parte não ter apontado os tempos na outra série onde metiam o subwoofer em sofrimento. Podia ser uma boa prova dos 9 e de comparação.



Sim, na altura tive 3 lugares onde podia encaixar o subwoofer. Num deles tinha que comprar um cabo de 15m mas disseram que este podia perder qualidade e acabei por não arriscar. Para além que ficava atrás de mim e não de frente como gostaria. Depois era só decidir se ficava no lado esquerdo ou direito do sofá, mas neste último o cabo também tinha à mesma que ser um de ~10m, e como tinha cá um de 6 acabei por mete-lo no lado esquerdo.

Mas só não percebo uma coisa. Como é que deixar o Sub a um canto afastado, vai deixar de fazer aqueles barulhos que indiquei?
Não é o facto de o afastares que resolve o problema.
A colocação no canto tem a ver com o reforço nos graves que isso vai provocar.
O sub fica mais "vivo". Daí que possas ter de diminuir o ganho, o que levará a menor possibilidade de acontecer distorção (que aparentemente seria o teu problema). Efeito borboleta :D
Mas também pode tornar os graves mais difíceis de domar. São compromissos e o posicionamento de um mesmo sub numa sala pode funcionar bem no canto, como noutra pode não funcionar.
Só mesmo testando.
 
Última edição:
@PanterA

O Dynamic Volume reduz o dynamic range, sendo bom para night listening.

Dynamic eq serve para compensar os graves e agudos quando se ouve em volume mais baixo (psicoacústica e cenas, Google it).

Resumindo, liga o Dynamic Eq com Ref offset a 0 para filmes e desliga o Dynamic Volume.

Em princípio vais sentir mais o sub e melhor som no geral.
 
Sim faz isso que o @AtronAch disse e tenta fazer testes com sub mais no canto. Mexe-o para lá e vê se na tua posição correndo o test tone ele fica mais alto medindo com a aplicação spl. Mede como tens e mede noutras posições e compara.
A posição do subwoofer é crítica.
Já tive uma pessoa com o sub que não o sentia muito na sala dele e disse para trazer a minha casa e por na mesma posição que o meu que é perto do canto. Ele ficou surpreendido com os graves que ele fazia por isso muitas vezes é tudo uma questão de posicionamento. Por isso é que se diz que quem gem salas difíceis o melhor é ter 2 subs para não haver pontos mortos e uniformizar.
 
@PanterA

O Dynamic Volume reduz o dynamic range, sendo bom para night listening.

Dynamic eq serve para compensar os graves e agudos quando se ouve em volume mais baixo (psicoacústica e cenas, Google it).

Resumindo, liga o Dynamic Eq com Ref offset a 0 para filmes e desliga o Dynamic Volume.

Em princípio vais sentir mais o sub e melhor som no geral.

Assim por alto, realmente parece ter ficado com melhor qualidade por acaso. Thanks.
Estás são as definições finais que tenho neste momento que em principio não devo mexer mais: Isto, claro, excepção feita nos decibéis do subwoofer caso aquilo comece outra vez a atrofiar.

Sim faz isso que o @AtronAch disse e tenta fazer testes com sub mais no canto. Mexe-o para lá e vê se na tua posição correndo o test tone ele fica mais alto medindo com a aplicação spl. Mede como tens e mede noutras posições e compara.
A posição do subwoofer é crítica.
Já tive uma pessoa com o sub que não o sentia muito na sala dele e disse para trazer a minha casa e por na mesma posição que o meu que é perto do canto. Ele ficou surpreendido com os graves que ele fazia por isso muitas vezes é tudo uma questão de posicionamento. Por isso é que se diz que quem gem salas difíceis o melhor é ter 2 subs para não haver pontos mortos e uniformizar.

Foi como disse, neste momento não o consigo tirar do sitio actual porque os 6 metros que tem cabo não dão para mais. Apenas permite talvez rodar em 2 direcções, mas não creio que isso ajude muito. Porque um dos lados ficava de frente para a TV e o outro para os quartos.


9dd84fb8e466e444b1ba69b74b1aea87.png


Não sei se o desenho é perceptível da disposição actual do home cinema, mas basicamente se o quiser meter na opção 1 tinha que comprar um cabo de pelo menos 10m, e na opção 2 já disparava para os 15. Para além de gastar dinheiro visto que cabos com esse comprimento são carinhos, tinha que refazer a cablagem toda e desmontar algumas calhas pelo meio. Já estava aí uma tarde de trabalho e diria mais 40-50€ pelo cabo novo. Pessoalmente até gostei do subwoofer naquela posição e como está por debaixo de uma pequena mesa, até ficou escondido só com a coluna de fora.
 
E na altura usei-o, ou pelo menos tentei porque aquilo era super confuso mesmo vendo tutoriais. Mas imaginemos que faço agora tudo bem e me pede para mudar de sitio, tirando a opção 1, que é aquela que ainda escapa, do sofá para a frente não tenho mais espaço para meter o subwoofer. E do sofá para trás estamos a falar de distâncias de 15m para cima até chegar ao AV. Logisticamente falando não tenho onde meter o sub mesmo que o queira mudar de lugar.
 
@PanterA

O problema devia ser distorção, ou seja como agora está mais baixo, não está a tentar fazer mais que os limites dele.

@OddZ

Aquilo que estás a perder é a imersão do surround, das experiências que tive do 2.1 para o 5.1 é um salto grande, o atmos vem aumentar a
imersão mas a diferença é menor.

Nem que seja com 30/40 metros de cabo (foi o que eu fiz) com calha a dar a volta à sala, ou com um conjunto wireless/colunas activas eu apostava num 5.1.

Para comprar um AV nesta altura é necessário pagar uma taxa de luxo, está tudo sobrevalorizado...

A fonte vai ser a TV ou uma box?

Se for Box/BRay, ou tem duas saídas HDMI ou vais ter o problema dos novos formatos.

Se for TV depende (não sei as LG's), mas as TVs por vezes são limitadas a passar som dos conteúdos que estão a reproduzir. A minha QLED passa 5.1 do Netflix/Prime/Plex/HBO mas só DD+.

Obrigado pela resposta!

Bem a imersão do 5.1 vou ter que deixar para trás. A mulher nao deixa de todo meter mais colunas espalhadas pela sala LOL. E falando um pouco mais a sério, não é apenas ela, o layout da Sala nao dá mesmo para ter 5.1 neste momento, ou entao ia ter colunas a meio de areas onde as pessoas circulam :)

por isso, 3.2 é o que tenho possibilidade.

A source depende...
neste momento tenho a tv ligada ao receiver por ARC e as sources vao desde uma apple TV, passando pela PS5. Apenas a box da vodafone está ligada diretamente ah TV porque por alguma razao dá-me erro quando tento ligar diretamente ao receiver.

Ou seja, pelo que sub-entendo da resposta, o melhor é usar o amp por ARC... e nao dar 700-900 euros por um receiver novo certo?

Os novos receivers, estao "quase" todos com problemas em lidar com 4K/120 ...
Assim como assim, os jogos que tanto eu como o puto jogamos, nenhum deles tem suporte para 120hz por isso, para já, ainda é algo que nao cria muito impacto.

Estes problemas de logistica criados pela pandemia estao a fazer com que os preços de TUDO comece a ser "out of this world". Amps que antes custavam 499 agora estao a 799 por exemplo. :x
 
@PanterA - se realmente quiseres pensar nisso, cá vai mais uma opção: existe um kit da SVS que torna os subs apenas dependentes de alimentação eléctrica.
Não é barato, mas tem bom feedback e elimina uma série de dores de cabeça no que diz respeito a passagem de cabos e todo o trabalho associado a isso (e que também tem o seu valor! Eu bem sei o que sofro quando quero adicionar mais alguma coisa com cabos ao sistema e deixar tudo escondido! Lol).
Mas se por questões de disposição/espaço não o consegues colocar noutro sítio, não te massacres com isso. São compromissos que temos de fazer. As salas não são perfeitas, não somos apenas nós que as usamos, etc. Faz-se o que pode com o que se tem.
É tentar explorar as várias hipóteses de melhoria dentro do que se consegue fazer.
Tudo o que vá para além disso só serve para estarmos sempre a pensar em mudar isto ou aquilo, em vez de aproveitarmos para usufruir do sistema.
Apenas chamo à atenção deste ponto porque é muito fácil entrarmos em modo "frantic" lol

O kit é este:
https://www.google.com/amp/s/amp.svsound.com/products/soundpath-wireless-audio-adapter
 
E na altura usei-o, ou pelo menos tentei porque aquilo era super confuso mesmo vendo tutoriais. Mas imaginemos que faço agora tudo bem e me pede para mudar de sitio, tirando a opção 1, que é aquela que ainda escapa, do sofá para a frente não tenho mais espaço para meter o subwoofer. E do sofá para trás estamos a falar de distâncias de 15m para cima até chegar ao AV. Logisticamente falando não tenho onde meter o sub mesmo que o queira mudar de lugar.

Não consegues colocar na zona frontal perto de um dos cantos? Eu tenho o meu assim ao lado da coluna frontal direita. Queres mostrar com uma foto real a zona frontal da tua sala onde tens a TV e receiver? As vezes pode surgir uma ideia, por vezes os esquemas não ajudam muito...
 
Não consigo. Onde na imagem estão as 2 colunas laterais frontais, no lado esquerdo aquilo são prateleiras e em baixo um sitio para arrumar a lenha/pinhas do recuperador do aquecimento central. No lado direito é um armário grande que preenche toda aquela zona. O melhor que posso fazer é metê-lo na "opção 1" mas, e mesmo aí, ficava a estorvar um bocado porque tinha que ficar logo à frente do sofá.

Ou seja, do sofá para frente só sobram 2 posições onde o sub pode ficar. E a melhor é onde o tenho neste momento. Do sofá para trás, como já disse, ficava impossivel a menos que gaste metros de cabos ou faça um investimento que o @kronnuz recomendou. E se soubesse disso de antemão até o tinha puxado cá para trás, mas agora com tudo feito já me custa mexer tenho que ser sincero.

Agora a questão, será que compensa mesmo trocar o sub de lugar e teria ganhos imediatos com ele? Porque para além de tempo, ainda se gastava ali bastante dinheiro se fosse por esse sistema wireless por exemplo. Sinceramente nem sei o que pensar
 
Bom dia malta, venho aqui pedir conselhos aos entendidos na matéria de home cinema e afins.

Então é assim durante os últimos 10 anos tenho utilizado este kit home cinema da samsung ht-c555, que nunca foi nada de topo mas tem servido bem para aquilo que são as nossas necessidades cá de casa (por aí podem ver que não devo ser muito exigente), gosto do efeito 5.1 e pronto. A única coisa que sempre achei que podia ser melhor era o sub, mas ok.

Acontece que infelizmente nada dura para sempre e amplificador/leitor DVD está em fim de vida, pois neste momento o som das colunas da esquerda é bem mais alto do que as colunas da direita, ou seja neste momento tenho um sistema "coxo".

Venho então perguntar se dentro dos 400€ vá 500€ já a esticar arranjo algo que possa substituir este meu velho companheiro de filmes dos últimos anos.

Como já perceberam, não procuro nada de muito XPTO mas também não quero nada pior que isto que tenho.

Utilização é para stream de filmes e séries (netflix, amazon prime e plex).

Já agora deixo aqui o que sei das caracteristicas do sistema.
Colunas -> 3ohm
Receiver -> 1000W

Não sei se serve de alguma coisa ou se é sequer importante :lick1:

Obrigado desde já a quem possa ajudar a tomar uma decisão.


EDIT: as colunas e sub ainda estão boas. Poderá apenas a compra de um receiver para ligar as mesmas ser uma solução?
 
Última edição:
Nesses sistemas em geral o subwoofer é passivo, estando a amplificação dentro do "DVD-receiver".

Assim, se queres aproveitar as colunas, sugiro comprares um receiver em 2ª mão e um subwoofer activo.

Se queres comprar algo novo, com esse orçamento, sugiro uma soundbar com colunas de surround.

EDIT: (antes de tentares aproveitares as colunas, verifica se o som coxo não será de uma coluna mesmo - experimenta trocar a ligação das mesmas na traseira do aparelho - se o problema trocar de lado, é culpa do amplificador; se o problema continuar na mesma coluna, é culpa desta).
 
Back
Topo