[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

Uma compra na loja, sem experimentar o equipamento em casa, continua a ser à distância. Quando chegas a casa e montas o sistema, toda a resposta acústica nada tem a ver com o que ouviste na loja.

Bem, presumo que seja para mim portanto dou te a minha opiniao, se achas que comprar um equipamento ouvindo o mesmo na loja, é igual ou semelhante ao facto de o comprares a distancia sem nunca o ouvires, acho que nao preciso de dizer mais nada pois perdoa me o termo, mas é ridiculo pois obviamente nao o ouviste no teu espaço mas pelo menos ouviste-o (e gostaste para o comprar...!) nem formaste uma opiniao (embora o ideal obviamente seja ouvir em casa), comprando com o cu sentado na cadeira, nem uma coisa nem outra...!!
Para mim nao tem nada a ver, para mim...
Estamos mesmo em campos distintos. Eu prefiro acreditar em números obtidos por testes de laboratório em relação a determinados parâmetros do que em experiências baseadas em "alma".

Numeros dizem me pouco, nao sou engenheiro (formaçao em letras) mas felizmente decadas deste hobby a ouvir sistemas em lojas e casa, anos de vicio e hobby (ok, ha uns anos estagnado...) levaram me a formar um conhecimento, mas la esta se tu priveligias a leitura e os numeros, a teoria, em detrimento da pratica (ou acima da mesma) e do que ouves força, como referi, nao tenho idade nem paciencia para evangelizaçoes, o que interessa é que cada um seja feliz...:beerchug:

O meu unico conselho evangelizador, que dou sempre, ouçam e ouçam!
Siga o topico!
 
Última edição:
Ao longos destes anos a ouvir aparelhos, posso dizer isto (e muita gente do meio concorda): se um aparelho mede bem em laboratório, geralmente toca bem. Se mede mal, por vezes até pode tocar bem, mas é mais provavel que toque mal...
 
Gosto muito de ler sobre audio e acústica, seja em livros, fóruns ou canais youtube, o que me ajuda a perceber o que se passa quando estou a ouvir seja o que for. Não se trata de uma questão de dar mais importância à teoria do que à prática, mas ter mais ferramentas para tornar essa prática mais fácil de compreender e adquirir. O ter o cú sentado na cadeira durante horas é uma infeliz consequência de querer aprender mais. Também passei muitas horas de cú, desta vez espetado, a procurar a melhor posição de um subwoofer a a tirar medições da resposta das colunas para decidir que filtros aplicar no DSP. Isto já conta como prática?

Mantenho o que digo em relação a ouvir colunas em lojas, um espaço com um comportamento acústico completamente diferente do que a maioria de nós tem em casa, na maior parte das vezes ouvidas com um amplificador e fontes que nem são o que temos. Também gosto de me sentar numa loja e ouvir um bom sistema de som, especialmente quando o espaço está preparado para tal, mas tenho a perfeita noção que é uma experiência que na maior parte das vezes não poderá ser reproduzida em casa.
Eu acho que isto é um problema, porque a maior parte das pessoas não tem a mínima noção destes fatores. E muitas vezes vê-se pessoal a gastar dinheiro desnecessariamente em colunas e amplificadores (e em "bons" cabos) para tentar melhorar a qualidade de som quando teria sido muito mais eficaz tratar minimamente a acústica do espaço de audição ou pelo menos compreender os fatores que influenciam o som desde a fonte até aos nossos ouvidos. Por vezes basta mexer as colunas e o sub um pouco para o som mudar completamente para melhor.

Se já conheceres bem o teu espaço (sabes e compreendes o comportamente acústico do mesmo) e levares o teu amplificador e fonte (ou a loja tiver os mesmos) e experimentares colunas, aqui sim, já será muito mais eficaz, mas não é o que a maior parte das pessoas fazem (ou sabem). Ir a uma loja experimentar colunas e trazer as que se gostaram mais esperando que em casa fiquem bem não é uma escolha informada. É comprar umas rifas e esperar que se receba o primeiro prémio.

Quando comprei os meus monitores de estúdio, após um estudo online para selecionar um conjunto de modelos, levei o meu computador e placa de som e estive a ouvir música durante um bocado. O vendedor foi bastante atencioso e até me deu umas dicas. Mas são nearfields. O impacto das reflexões é muito menor. Quando fiz a escolha final entre as Adam A5X com as A7X percebi que as últimas seriam desadequadas. A resposta das A7X na faixa dos 50Hz iria-se sobrepor a um dos modos (room modes) do meu espaço (não podia ser tratado). O vendedor concordou e aconselhou-me a levar as mais baratas. Foi uma experiência boa, mas não mudou em nada o que já sabia após ler sobre vários modelos de monitores. Levei as mais neutras e com a extensão de baixos adequada ao meu espaço e à música que ouvia.

Já as primeiras colunas que comprei para a sala, foi uma escolha quase convencional, em que ouvi vários modelos em várias lojas, durante meses. Acabei por comprar o modelo que mais gostei e a que o meu orçamento poderia chegar. Instaladas em casa soavam de forma diferente...

@Kouros69, ainda deve ter idade para aprender mais algumas coisas sobre audio. Como dizia a Alcina Lameiras, "não negue à partida uma ciência que desconhece". Discursos com palavras como "ridículo" e "evangelizar" não trazem nada de útil a um fórum.

Só um aparte. A ciência até pode não estar avançada o suficiente para explicar o que se passa com sistemas realmente "mágicos", que sejam desenhados e construídos com base em alguma técnica ainda secreta ou com princípios ainda não documentados, no entanto, como serão certamente sistemas completamente fora do meu alcance, faço de conta que nem existem, porque na prática, para mim nunca poderão existir na minha sala.
 
Ao longos destes anos a ouvir aparelhos, posso dizer isto (e muita gente do meio concorda): se um aparelho mede bem em laboratório, geralmente toca bem. Se mede mal, por vezes até pode tocar bem, mas é mais provavel que toque mal...
Não diria melhor. As medições são importantes , são um diagnóstico, e dão muitas luzes. O audio ainda vive muito do especialista do "ouvido". Em valores baixos ninguém se chateia, mas investir 2k ou mais em colunas , AVR , e a única opinião é o "ouvido" para mim não chega. Por vezes, também acontece , e já imensas vezes este fenómeno, de , as pessoas pensarem que têm um bom sistema AV ou stereo, até que ouvem outro diferente , para melhor , e ficam espantadas, e por vezes nem são mais caros.
 
Eu prefiro não gastar o meu tempo com essas revistas/sites. Não gosto da linguagem usada, nem das "reviews" em que tudo pode ser visto por um lado positivo...
O meu poiso é mais no audioholics, audio science review e avs.
Faz-me muita confusão o mundo "esotérico".
 
Eu prefiro não gastar o meu tempo com essas revistas/sites. Não gosto da linguagem usada, nem das "reviews" em que tudo pode ser visto por um lado positivo...
O meu poiso é mais no audioholics, audio science review e avs.
Faz-me muita confusão o mundo "esotérico".
Totalmente de acordo. O ASR é muito bom.

O artigo que o Miguel Barroso partilhou vai de encontro ao que pensas:

"Also, note that almost all hifi reviews are positive. This is because reviewers typically return products without review when they dislike it. They do this to maintain relationships with manufacturers and to give them another chance with new products in the future."

E este é um grande problema de publicações como a WhatHiFI , do maior lixo que existe em reviews de audio.
 
Em breve vou instalar as colunas atmos no tecto ( passar de 5.1 para 5.1.4 ) e ando indeciso entre um investimento desse género, ou apenas um dac/mini amp apenas para as colunas atmos...
O Denon 3700 em teoria, consegue alimentar todas, mas não queria sobrecarregar o sistema...
Os emotiva são puxados(€) já vi outras opções do género mais em conta, mas lá está... não sei justifica o investimento...
 
No meu caso se um X1600h amplificou bem com 2 colunas de teto, no teu com um x3700h com 4 colunas de teto não terás problemas.
Para já instalava tudo e testava assim, e só depois se achares que falta qualquer coisa, é que comprava o amp.
 
Audiovision.de é credível? Eles fazem medições...
Não.. a única coisa que apresentam é um gráfico de frequência x spl numa escala de 10db em 10db. É impossível sustentar ou fundamentar uma review a qualquer hardware com quase nada, o gráfico só la está para tentar atribuir alguma legitimidade ao que que foi escrito.
É um fenómeno estranho! Como é que a malta pode ser tão exigente no que toca a cpus, ram, gpus exigindo, e bem, todo o tipo de benchmarks sintéticos para formar uma opinião ou decidir sobre a aquisição do equipamento para depois chegarmos aos dacs e amplificadores, abdicar de benchmarks e deixar a aquisição ao critério do ouvido ou do que uns bananas no youtube, patrocionados e com bons guionistas relatam. Não faz sentido nenhum.
Aliás, os dacs e os amplificadores nem sequer interagem com a acústica da sala (ao contrário das colunas), vão sempre ter o mesmo desempenho na sala "y" ou na sala "x".
 
Última edição:
Chegou o x4500h :D




Fiz a calibração no receiver mas esqueci me que não fazia upload dessa calibração para a aplicação, vou ter de fazer de novo mas agora através da aplicação...
 
Última edição:
Olha que 2 :biglaugh:

@Advance Paris Playstream A5
@Marantz Cinema 60

Whats-App-Image-2023-04-01-at-16-38-45
 
Última edição:
Back
Topo