[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

Boas. Julgo que a um possível incendio na fabrica de DAC´s , em que a Denon era cliente , esses Dac´s foram substituídos por outros de outra marca, acho eu.
Alguem poderá explicar por favor se assim foi, ou é, isso terá impacto na qualidade do audio?
Já tentei obter essa informação, tipo analise ou review ou coisa assim e não encontro.
Obrigado
 
Os filmes do harry potter em 4k DTS X são provavelmente o melhor que ouvi a nível de informação superior (não posso chamar atmos porque é da dolby).
É inacreditável a quantidade de informação que vem destes canais, recomendo a ver de novo neste formato para quem gosta destes filmes, ainda só vi os 2 primeiros 😊
 
Boas. Julgo que a um possível incendio na fabrica de DAC´s , em que a Denon era cliente , esses Dac´s foram substituídos por outros de outra marca, acho eu.
Alguem poderá explicar por favor se assim foi, ou é, isso terá impacto na qualidade do audio?
Já tentei obter essa informação, tipo analise ou review ou coisa assim e não encontro.
Obrigado
Nada como ler reviews / opiniões sobre o(s) modelo (s) que estás interessado. Se houver algum problema geralmente é mencionado
 
Nada como ler reviews / opiniões sobre o(s) modelo (s) que estás interessado. Se houver algum problema geralmente é mencionado
Sim , é o tenho feito e costumo fazer, inclusive neste fórum.
Pelo que tenho lido e quase por unanimidade, os Denon são excelentes , sendo até para mim com uma primeira opção de substituição futura pelo meu Sony.
Mas após informações de pesquisa feita ( não consegui mais do que isto ) , foi que a Denon substituiu os seus dac´s akm AK4458 DAC IC por outros de outra marca na primavera de 2021 pelo motivo acima descrito, e não encontro reviews dos Denon após essas alterações, dai a minha anterior pergunta, a tentar saber se essa alteração teve ou tem algum impacto significativo na qualidade do áudio

Cumprimentos
 
Os filmes do harry potter em 4k DTS X são provavelmente o melhor que ouvi a nível de informação superior (não posso chamar atmos porque é da dolby).
É inacreditável a quantidade de informação que vem destes canais, recomendo a ver de novo neste formato para quem gosta destes filmes, ainda só vi os 2 primeiros 😊

Para mim o DTS X é muito superior ao Atmos, aliás já nos DVD o DTS era muito superior ao DD Digital.

Cumps.
 
Para mim o DTS X é muito superior ao Atmos, aliás já nos DVD o DTS era muito superior ao DD Digital.

Cumps.

Vou começar a procurar mais filmes DTS X :rrotflm:
Muito bom mesmo, só acho que a dinâmica entre os sons baixos e altos podia ser menor, acho que exageram um pouco na DTS face a Dolby. Tive de activar a opção dynamic volume até porque estava a ver de noite. Mas a nível de detalhe informação fiquei impressionado, é um experiência fantástica, é aqui que não choro um cêntimo no dinheiro investido nisto 😅
 
Boas, tenho duas dúvidas:

1ª Na calibração o Denon manda colocar o Gain a meio, mas qual a posição que coloco o Low Pass (Hz)? 120Hz ou LFE? eu coloquei em LFE e no fim da calibração está nos 120Hz no sub e por defeito no Denon. No Level ficou em - 12.0db, sinto que falta qq coisa mais...

O Phase penso ser na posição 0º

“LOWPASS” Control - The crossover point chosen determines
where low bass frequencies are “handed off” from the speakers to
the subwoofer. If setting the crossover point in the receiver, turn the
Lowpass Filter knob on the subwoofer to the farthest point right
(160Hz). Set the crossover point based on the size of the main left/
right speakers you are using in the system. As a general rule, for
larger, floorstanding speakers, set the crossover point between
50Hz-90Hz. If using small bookshelf or “satellite” speakers for the
mains, set the crossover point between 90Hz-150Hz. The smaller
the speaker, the higher the setting until the bass frequencies blend
well between the speakers and your subwoofer once your system is
completely hooked up. If your receiver does not have a crossover
point setting, set the Lowpass Filter on the subwoofer instead within
the same recommended settings (see receiver manual for additional
speaker setup info)."

R-12-SW-Back.jpg


2ª dúvida, tenho as colunas laterais com o tweter apontado para o "listening position" mas já vi que muitos de voçes tem na posição frontal, qual a melhor?


Cumps.
 
1a duvida - deixas em LFE a 120Hz e sobe o gain porque o Denon é conservador. Deves para confirmar na tua MLP com uma aplicação de spl os levels das colunas, corre o test tone e coloca todas a mesma altura excepto a central com +2 e o sub com +3db, isto no receiver. Atrás no subwoofer deixas o low pass filter em LFE e o gain as 12h.

2a dúvida - Na posição frontal??? Não entendi, não está a falar das colunas atmos?
As colunas surround devem estar um pouco atrás a apontar para ti num ângulo de 100 graus, procura na net, tens várias imagens. Deves colocar de preferência o Tweeter uns 30cm acima do nível das tuas orelhas.
 
@Luis Salgado as restantes colunas ficaram bem calibradas, tenho no Denon o Sub. em LFE a 120Hz e vou subir o Gain, no Sub. coloco LFE em vez dos 120Hz ??? (ainda não percebi muito bem este LFE), o Gain está a meio (12h), na 2º dúvida é em relação à posição das colunas frontais, coloco como na imagem 1 ou 2.




Imagem 1 Imagem 2
1.png
2.png



Cumps.
 
No receiver - colocas em LFE a 120hz
No sub - LFE e o gain a meio
Isto porque quem faz o crossover é o Receiver e não o sub, é melhor deixar assim. No resto das colunas colocas em small e o crossover a 80hz. Mas confirma no fim com a aplicação de spl e corre o test tone, assim vais ter a certeza que o sub está bem calibrado. Se por alguma razão o level der positivo no Receiver, aí se calhar vais atrás do sub e aumentas um pouco para que o level do receiver fique na região do negativo. Por norma deixo o meu no Receiver a - 8 que é para se precisar de diminuir a noite, meto a - 12.

No caso das frontais devem estar a mesma distância entre elas e cada uma delas a mesma distância de ti, ou seja, fazer um triângulo. Em relação a inclinar para ti (toe in) eu por exemplo não faço, gosto mais do som com elas viradas para a frente mas há quem as vire para a posição de audição, testa qual gostas mais...
 
Última edição:
Basicamente nessa posição retira qualquer crossover que possa ter o sub, dessa forma passa a ser o receiver a fazer esse controlo. Faz tipo um passthrough de frequências para o receiver.
Melhorou o sub? Quais os valores que obtiveste?

Fiz uma nova calibração e o sub deu novamente - 12 (alterei para - 8), mas a distancia deu 6.36m e não pode ser porque as laterais estão a 2.33m. (devo manualmente alterar ???)

No receiver - LFE a 120hz.

No sub - 120Hz e o gain a meio.

Cumps.
 
Fiz uma nova calibração e o sub deu novamente - 12 (alterei para - 8), mas a distancia deu 6.36m e não pode ser porque as laterais estão a 2.33m. (devo manualmente alterar ???)

No receiver - LFE a 120hz.

No sub - 120Hz e o gain a meio.

Cumps.

Confirmaste com a aplicação de spl?

Se deu - 12 provavelmente tens que meter o gain as 13h ou as 14h atrás do subwoofer.

Essa distância não corresponde exatamente a medida, deve estar a interagir com a sala e por isso deu esse valor, mantém.

Eu disse LFE no subwoofer, tens que rodar tudo para a direita.
 
Existe 2 maneiras de aumentar o level do sub, uma atrás do sub com o gain e outra no próprio Receiver.
Se o valor no receiver está a dar - 12 que é o mínimo, pode até na realidade ser - 15 mas como o mínimo é - 12, ficou por aí. É sinal que o gain do sub está baixo, daí dizer para aumentares atrás no sub para as 13h ou 14h para ver se sai dos - 12 e fica tipo - 8 nas próximas calibrações.

O medidor de spl é para certificar só se está tudo bem, eu faço sempre isso, vais a playstore, instalas qualquer um, não faltam e vais ao receiver e corres o test tone, coluna a coluna e com a aplicação medes o volume de cada uma. Depois ainda no test tone dava um ajuste fino na coluna central com +2db que as outras e o sub com +3db que as outras e não mexia mais e ficaria perfeito.
 
Back
Topo