1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Discussão geral sobre DSLR até 700€ [AJUDA]

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por MasterChief, 12 de Outubro de 2007. (Respostas: 171; Visualizações: 8838)

1. MasterChief

MasterChief Power Member

Pois bem, mais uma vez requisito ajuda ao ppl da techzone, desta vez aos pro's de fotografia. Ando indeciso entre estas maquinas. Dentro do mesmo preço nao encontro outras. Nao queria gastar mais do que 450€ a 500€. Preços via *****.

DSC-H9 SONY

Kit E-400 OLYMPUS

Obrigado e cumps.

Última edição: 23 de Outubro de 2007
  2. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

um pro em fotografia não te pode dar opiniões sobre essa máquina! tens q perguntar aos excelentes amadores de fotografia cá do forum :D

Eu não conheço muito bem ambas as marcas mas digo-te já q primeiro de tudo pensar se queres reflex ou 'não-reflex'!!

Eu começo já por dizer que se for para comprar uma reflex e fazer como 75% dos utilizadores de dSLR que passam a usar uma reflex sempre com a mesma lente do kit sem nunca trocar por uma outra durante a sua vida sinceramente aponto para uma bridge uma melhor solução e essa bridge não seria concerteza essa Sony ;)

3. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Sabes que estas a comparar uma (espécie de) bridge com um dSLR, não sabes?

4. MasterChief

MasterChief Power Member

Sim eu sei. Nao sou nehum pro nestas coisas, apenas gosto de tirar umas fotos, e gostaria de comprar uma maquina melhor que a minha Sony W5.

Qual a bridge entao que aconselham?

5. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

isso vou aconselhar a ler o resto das threads por ai!!

tudo q diga fuji 6500, fuji 9600 e/ou canon S5 é tudo boas bridges ;)

6. MasterChief

MasterChief Power Member

As fuji em qualidade de imagem parece perder para a H9 e a S5 perde para H9 utilizando ISO.

Fuji S9600

Sony H9

Fuji S9600

Sony H9

Fuji S9600

Sony H9

Parece-me que a imagem na Sony é mais nitida e a da fuji é mais clara, ou seja, tem muita luminosidade e perde na vivacidade das cores.

7. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

são opiniões mas eu nas do relógio ia pela da fuji :)

quanto à mais luz tu em modo manual defines isso mesmo ;)

8. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

é so uma questão de white balance...

A s9600 tem alguns problemas associados ao conjunto lente+sensor.... mas a H9 tem muitos mais.
    a fuji aguenta-se mais ou menos até iso800, a sony, arruma a loja a ISO400 (e se calhar ja é de mais)

a lente da sony tem imensos problemas de detalhe e aberrações cromaticas... dá uma espreitadela no dpreview, para perceberes de que falo.
    Além do mais, a Sony (ao contrario da fuji) nem é bem uma bridge, é aquilo a que chamo superzoom, tem o malfadado zoom electrico, que ninguém quer numa maquina deste tipo. o que a malta quer, é um anel de zoom, em que possas ser tu a decidir a velocidade a que queres ampliar, e a focal precisa que tu queres.

é assim, entre essas duas maquinas (s9600 e H9), e a E-400, a E-400 é indubitavelmente uma maquina melhor, independentemente do tipo de maquina que se quer.

a E400 ja tem (uma especie de) live-view, que até funciona de forma aceitavel, por isso, nem se pode dizer que a utilização não possa ser mais virada para amadores ou até para point&shot.

As lentes da Olympus, apesar de costumarem ser caras, também costumam ser de boa qualidade... e ha algumas lentes muito porreiras para four-thirds.

A E-400 também é uma maquina relativamente compacta, acaba por ser +/- do mesmo tamanho que a fuji, e um pouco maior que a sony...

Última edição: 12 de Outubro de 2007
  9. adolfo dias

adolfo dias Power Member

pessoalmente optava pela s6500 que custa metade do que queres gastar e com o resto comprava umas boas 8 pilhas recarregaveis de 2700mha, um tripé e um cartão de 2gb

não te metas na olympus a n ser que tnhas dinheiro para gastar em lentes novas. relativamente a sony... compra uma maquina, n compres uma marca

10. MasterChief

MasterChief Power Member

11. mundano

mundano Power Member

A Olympus é uma SLR, e por isso é obvio que tem potencial para ser melhor do que a Fuji S9600...

A questão é que na Fuji tu tens uma máquina logo à saída da caixa que está pronta para tudo, só precisa de pilhas e cartão. Tens distancias focais deste os 28 aos 300 mm, com aberturas relativamente boas.. etc.. etc..etc..

Na Olympus estamos a falar de uma SLR, pelo que pelos 500€ levas a máquina e uma objectiva 14-42, que com um FOV de 2x te dá distancias focais equivalentes de 28 a 84mm... Ou seja, levas uma lente com 3 X de zoom e aberturas de F/3.5 a F/5.6.. Que diga-se, dá para começar mas é uma lente bem mediana e com uma polivalencia reduzida.. Depois terás por isso que comprar outras lentes, para teres mais tele por exemplo.. E ai, para teres a gama que distancias focais que tinhas com a S9600, tens como uma boa opção por exemplo a 40-150 da Olympus (equivalente a 80 - 300mm).. Que custa mais 300 e tal euros..

Depois vais começar a achar que estas lentes têm pouca abertura e vais precisar de uma lente mais rápida... E são mais 200 e tal ou 300 euros... Etc.. Etc.. Etc...

Na S9600, obviamente não tens o potencial para tirar fotos tão boas. Mas levas numa só máquina logo tudo o que precisas para 99% das situações. Para começar essa é sem duvida a opção ideal.. Mais tarde se o bicho da fotografia ficar dás o salto para as SLR's.. Mas ai convem saber em que marca vais apostar e convém pensares isso como uma aposta de longo prazo. Porque as lentes boas são muito caras e convem que a proxima máquina que comprares as possa usar..

12. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

baseado no que o mundano disse é ver se algum dia a opção de comprar uma outra lente acontecerá pois raramente e digo mesmo muito raramente isso acontece num fotografo amador onde se acomodam com a lente do kit mesmo que acham que sejam curtas.

Acho que uma bridge evita muito essas coisas pois as distancias focais estão lá todas sem trabalhos futuros ;)

13. MasterChief

MasterChief Power Member

Pois, nao faço tencoes de mudar de lente. Quero é uma maquina ja completa, pois apenas gosto é de tirar umas boas fotos. Ainda hoje tive dificuldades em tirar algumas fotos com a Sony W5.

Sendo assim aconselham a fuji S9600 nao é verdade?

Cumps

14. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

Eu não aconselho.

Acho que uma lente, com alguma limitação no zoom, não suficiente para dizer: "slr não"

O zoom é por vezes sobrevalorizado, por muita gente. até ha por aí alguma gente com SLRs a trabalhar (quase) so com primes...

A s9600 é uma maquina simpatica, sim, mas primeiro, em qualidade preço, não bate a s6500, que é substancialmente mais barata, e oferece pouco menos, e 2º, a s9600 perde para a s6500 em qualidade fotografica. quer porque o sensor e a lente causam algumas aberrações cromaticas, quer porque o sensor é mais ruidoso. Depois, o mais provavel com qualquer maquina com mais de 10x de zoom, como a fuji, o mais provavel é o zoom maximo se revelar inutilizavel muitas das vezes. vais ter que abusar um bocado mais no ISO, para conseguires ir buscar tempos de exposição compativeis com a angular, e vais ter que ter luz suficiente para isso... por isso, eh pa, a maior parte das vezes, duvido que uses realmente mais de 7x de ampliação, sem que as consequencias se façam notar.

A E-400, apesar de não ser das minhas SLR favoritas, so tem vantagens se excluires a componente do zoom.
    - melhor focagem
    - continuas a ter live view
    - a 14-42, é uma lente de boa qualidade. levas melhor definição que com a fuji. a 14-40 esta longe de ser uma lente má. muito pelo contrario, é reconhecidamente uma boa lente.
    enfim... a meu ver, é claramente uma melhor lente que a da fuji. so peca por não ter mais zoom. mas, hey, geralmente, quanto mais zoom uma lente oferece, pior tende a ser a qualidade.
    - o sensor da fuji é dos melhores que ha para o tamanho que tem... mas o da olympus é melhor (ambos pecam, no entanto, por não ter nenhum dynamic range referencial)
    - tens muito mais opções fotograficas (a olympus até é das melhores entre as SLRs desta gama)
    - a olympus, não é nenhum trambolho, é uma maquina relativamente compacta para uma SLR, as lentes 4:3 também são habitualmente mais compactas que as equivalentes 3:2
    - podes não estar a pensar nisso a curto prazo, mas tens sempre a possibilidade de um dia que queiras, comprares uma lente melhor, ou simplesmente um complemento para a lente kit.

além do mais, levas tudo isto por um preço semelhante ao da fuji s9600...
    acho que aquilo que tu ganhas em troca do sacrificio de um bocado de zoom, e de um modo de video, compensa largamente (no que a fotografia diz respeito - e é para fotografia que estamos aqui, acho).

Esta Olympus, a meu ver, é muito melhor value for money que a fuji s9600... e no campo do value for money fica, a meu ver, ao nivel da fuji s6500.

Última edição: 13 de Outubro de 2007
  15. MasterChief

MasterChief Power Member

A Olympus e 100€ mais barata que a S9600. Acabei de vir da fnac e estive a ver as maquinas, qual foi a minha surpresa ao ver a Nikon D40 e a Canon EOS 350D ambas a 649€, se bem que na ***** a D40 custa 549€, o que me leva a pensar que na fnac deve ter alguma objectiva que nao a original.. Caso o meu orcamento dê para esticar ate estes preços, qual a melhor solucao?

Neste momento ja sei que a E-400 é uma boa aposta, obrigado por esse esclaricimento. Como so vou comprar para o mes que vem a maquina, pode ser que consiga mais uns trocos e ja compre uma melhor.

Cumps

Última edição: 13 de Outubro de 2007
  16. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Já tive hipotese de trabalhar com uma SLR olympus e a qualidade é muito boa. Apenas não gostei da ergonomia mas isso são gostos.

Sinceramente a SLR tem a disvantagem de ser tudo menos prática e de nem toda a gente conseguir usar como deve ser, no entanto investes um pouco agora na máquina + lente do kit, quando puderes logo compras uma lente Zoom boa e com estabilizador, e a partir daí tens máquina para o resto da vida. E daqui para a frente, em vez de ires comprando máquinas novas de 2 em 2 anos (ou menos) como muita gente faz, vais comprando lentes e acessórios.

17. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Na ***** a d40 + 18-55 está a sub 500 € ;)

Sobre a thread, pah sinceramente, entre uma s9600 e esta olympus e ainda na mesma gama de preços, ia para a olympus sem olhar para tráz.

É uma SLR e basta.

De facto perdes o modo vídeo e versatilidade da lente, mas pah, 90% das situações na minha compacta não uso mais que 3x de zoom.

A 14-42 (28-84) vai servir para muito, se vires que precisas de zoom, o que não falta aí é tele's... Custam caro e é mais peso na mochila, é verdade, mas tens qualidade muuuuuiito melhor que uma bridge com superzoom :D

Última edição: 15 de Outubro de 2007
  18. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A que eu usei era de um kit que vinha com uma 14-42 e uma 42-84 se não me engano. Fazendo as contas ficas com uma 28-84 e uma 84-168, que já é bastante bom. :)

19. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Tenho ideia que tem umas 50-150.

20. MasterChief

MasterChief Power Member

Partilhar esta Página