Discussão geral sobre DSLR até 700€ [AJUDA]

Antes de ter comprado a minha primeira SRL (E-510) á uns dias atrás, tambem estava no mesmo dilema, quase comprei a Nikon 40Dx, felizmente numa das muitas pesquisas, apareceu a olympus, e resolvi fazer um esforço extra a nível financeiro e agora estou super satisfeito.
Há promenores que vou descubrido aos poucos que me fazem pensar que o dinheiro foi bem investido. Deixo alguns exemplos:

- O Olympus studio 2, permite controlo total da máquina, com o meu portátil ligado á máquina as fotos são guardadas directamente no computador sem passar pelo cartão e sem tocar na máquina, tudo feito através dos menus e botoões do prog. Com o mesmo progama podemos tirar fotos programáveis em intervalos de tempo á nossa escolha. Atenção que este programa é apenas utilizavel durante 30 dias, pois é pago, mas há sempre maneira de dar a volta.

- Podemos ver a previsão de uma foto sem ser gravada no cartão, atravéz da associação desta função ao botão fn.

- É muito leve, considerando que é uma reflex, mesmo com as lentes 40-150

Concluindo tem tudo o que as concorrentes têm e muito mais. Acho que vou ter máquina para muitos e longos anos.
 
mas paulo sabes q as nikon por exemplo também fazem essas coisas não sabes?

Por acaso não sabia, pois o meu conhecimento sobre as reflex's é muito pouco e tudo que aprendi foi em algumas reviews que tenho lido na net e nunca referenciaram esses promenores. Se estão presentes em todas elas, ainda bem, menos uns factores a ter em consideração.
 
eu quando meti umas curvas novas na minha nikon (Coisa q outras marcas não tem ;) ) o programa q instalei dava para isso mesmo! isto já faz cerca de 2 anos!! ;)
 
Penso que ele se refere à possibilidade que as Nikon dão de usar "tonal curves" personalizadas...

Assim é possível ajustar a tonalidade com que as fotos saem da máquina de forma a que elas fiquem logo ao nosso gosto.. E assim, com alguma sorte (e jeito) poupa-se horas e horas de pós-processamento à frente do photoshop..
 
Bem apos tanta pesquisa na internet (reviews, video reviews, opnioes de users, etc) vou mesmo pelo Kit da E-410. Sempre tenho 2 objectivas que devem dar para algum tempo (anos,espero eu) e uma boa maquina tendo em conta o preço. Sempre é melhor que a Nikon D40 que era a minha escolha inicial. Quando a comprar depois dou noticias sobre a qualidade da maquina e se realmente foi um bom investimento ou nao.

A Sony DSLR-A100 esta a 749€, mas nao gostei nada mesmo nada de como a informacao e apresentada e de como funciona o software. A Olympus, Nikon e Canon sao 1000x melhores nesse aspecto.

Obrigado pela ajuda
 
Koncaman andei a pesquisar mais sobre essa Sony A100 e realmente é uma boa maquina. É a grande adversaria da Canon EOS 400D e da Nikon D80, perde para a D80 por muito pouco, mas ganha a EOS 400D. Ela realmente tem umas features muito boas. Obrigado pela recomendacao.

Penso que por mais 50€ fico mais bem servido, nao axam?
 
Pelo que estive a ver a grande diferença entre as 2 câmaras o live view ou a estabilização. Qualquer uma destas características pode ser um benefício dependendo do estilo de fotografia que pretendes. Por exemplo, se pretendes fazer trabalho de macro ou fotografias de tripé em que o foco é muito importante então o live view é ideal. Por outro se não pretendes carregar um tripé e se precisas de aguentar velocidades de obturador mais lentas então o campo oferece melhores expectativas...
 
Eu acho que a A100 é uma excelente máquina, mas não sei até que ponto não será complicado encontrar lentes para ela. Pelo menos é o problema que eu vejo mais nas criticas. Isso e o ruido em ISOs elevados.

O IS nem sempre é util mas é importante se pensares em tirar fotos com focais muito longas, ou se quiseres usar tempos de exposição mais longos sem tripé. No entanto, mesmo que a máquina não tenha, podes sempre comprar lentes que tenham estabilizador optico, que dizem ser melhor que o sensor-shift (embora nunca ninguém me tenha explicado ao certo porquê).

Pelo que tenho lido a utilidade do live view tem (grandes) limites, pois muitas vezes não corresponde à foto final, nem te deixa ter uma noção da profundidade de campo (muito importante para Macro). E também penso que a máquina não foca sozinha quando está em live view porque porque para isso precisa de ter o espelho para baixo.

Já agora agradecia que alguém confirmasse isto. :)
 
O sensor shift vs Optical IS, sinceramente, dá para os dois lados, ha bons sensor shifts e ha maus, assim como ha maus OIS, ou bons OIS.

O Sensor shift, nisto das SLRs tem a vantagem de estar sempre presente, ser desactivavel (para o caso de uma lente ter OIS melhor), e geralmente, é uma implementação mais barata.
quando é na lente... é preciso que a lente o tenha (e isso geralmente paga-se)

A questão do live view vai pelo memso caminho.
ha varios tipos de live view actualmente no mercado, sendo que os ultimos, ja são bastante proximos daquilo que se encontra numa bridge... e a tendencia, é daqui a uns tempos aparecerem aí sistemas iguais aos das bridges.

ha sistemas que precisam de baixar o espelho, para poderem focar (pois precisam dos sensores de focagem, que ficam "no caminho" entre o espelho e o viewfinder), e durante esse tempo perde-se o live view.
ha sistemas mais inuteis, que tiram uma foto, e te apresentam o resultado antes de o gravar
e ha sistemas como o da L10 que ja conseguem fazer a focagem sem recorrer aos sensores, focando com o processo habitual da detecção de contraste... ou seja, dispensam o espelho, apesar de ele estar la (ficas é sem viefinder, quando recorres a este metodo de focagem, e a focagem não é tão rapida como seria, recorrendo aos sensores).

enfim, é preciso procurar alguma descrição de como o sitema funciona, porque isso varia de maquina para maquina... no entanto, as SLR que têm vendido mais, até nem têm live view
 
Por acaso a SLR que eu mais gosto (Canon 40D) até tem Live View no monitor do PC, e tens um butão onde carregas para meter o obturador na posição certa e dar-te uma ideia da profundidade de campo final. No entanto ficas sem live view durante a focagem (ou então foca manualmente).

Esqueci-me de dizer isso, normalmente as lentes com OIS são mais caras. Até agora só comparei uma e a diferença era +-100€, por isso é bom ter o IS na máquina.
 
As desvantagens do live view que referes na última geração já se encontram atenuadas sendo o grande benefício quando se trabalha com um tripé focar manualmente com um zoom de 10x. A precisão que se consegue claramente compensa as outras questões.
Para mim o live view só é ainda útil com um tripé, mas a ver o que a E3 trás neste contexto, pois é curioso não incluir foco por contraste...
 
A Canon 40D trás uma coisa que eu não sei como funciona.
São tipo umas miras de focagem para se pôr algures. Assim tentando adivinhar, penso que talvez seja no viewfinder.
Tem uma matte de precisão (EF-A), um matte de precisão com grelha (EF-D) e outro matte de super precisão (EF-S).

Foto 1 - DPReview
Foto 2 - DPReview
 
Nao vou utilizar tripé nenhum. Nao sabia que era dificil encontrar lentes para a A100, assim ja fico um pouco limitado no futuro.

Tambem nao fazia ideia que as lentes Zuiko eram muito boas, nas reviews dizem que as objectivas que vem no Kit sao de elevada qualidade sendo muito superiores as standard das suas concorrentes.
 
Sim, pelo que me disseram as Zuiko são das melhores lentes de kit que há, o problema é que as Zuiko não são muito baratas e há poucas marcas a fazer lentes compativeis. Ou é Zuiko ou Leica e se as primeiras são caras, as segundas nem quero ver para não me assustar. Penso que há sigmas mas acho que são poucas.

Numa Canon ou Nikon tens montes de lentes baratas e outras de qualidade estupenda. É conforme a tua di$$po$$ição.. :p
 
As desvantagens do live view que referes na última geração já se encontram atenuadas sendo o grande benefício quando se trabalha com um tripé focar manualmente com um zoom de 10x. A precisão que se consegue claramente compensa as outras questões.
Para mim o live view só é ainda útil com um tripé, mas a ver o que a E3 trás neste contexto, pois é curioso não incluir foco por contraste...

não inclui?
então... mas a maquina tem focagem manual assistida por zoom (5, 7 ou 10x)... eu calculo que o sistema de live view seja igual ao da DMC-L10, e essa consegue focar por contraste, em live view...
ok, focagem manula assistida por zoom, pode existir sem focagem por contraste... mas, podendo ter a full banana, para que deixar a focagem por contraste de fora?
se formos a ver, focar por contraste, é algo relativamente simples de por uma maquina a fazer... a panasonic faz isso com um sensor igual ao da E3...a Olympus so não usa, se não quizer, quase.
 
Última edição:
Back
Topo