[HDTV] Discussão Geral TVs OLED


Actualmente, apenas a Samsung se recusa a apostar na tecnologia OLED em TVs e estão a tentar todas as manobras possíveis de forma a impulsionarem as pessoas a comprarem os seus LCDs...

All in all, Samsung’s 2017 LCD line-up looks better than ever – both in picture and design – but using marketing terms like “QLED” and words like “revolution” is Samsung at its worst. The company is facing stiff competition from OLED, which was once Samsung’s darling, too (and still is if you count phones) so the company is doing everything in its power to soup-up LCD technology. Once we get true self-illuminating “QD LED” (that most of us used to call QLED before CES 2017) we can talk about a revolution but our first impression of the 2017 “QLED TVs” is that they look and feel like edge-lit LCDs - with everything that involves.
@flatpanels

É bom ver o prisma a mudar. Demorou e custou, mas felizmente não vai acontecer o mesmo que aconteceu à tecnologia Plasma.
As vendas nas 55'' já estão taco-a-taco com LCD em alguns mercados e nos Estados Unidos as Oled já ultrapassaram as vendas das LCD LED quer em 55'', quer em 65'' (em valores mais altos, como os mencionados a baixo): :)

G5cszOG.jpg


É pena aqui não termos o mesmo poder de compra que os americanos, mas está a ir bem. :p
 
Última edição:
A Samsung não se recusa a apostar no OLED mas sim COMPRAR Oleds à LG DISPLAY, acho que é uma grande diferença :)
 
Última edição:
No entando paineis IPS para a serie 5 e 6 já não tem problemas em ir comprar à LG...

Das duas uma, ou a LG não vende paineis OLED à Samsung ou está disponível para o fazer e a Samsung é simplesmente burra.
 
No entando paineis IPS para a serie 5 e 6 já não tem problemas em ir comprar à LG...

Das duas uma, ou a LG não vende paineis OLED à Samsung ou está disponível para o fazer e a Samsung é simplesmente burra.
Lá terão as suas razões.....quais não faço a minima....

será que derem dedicar esses recursos alocados à gama mais barata para desenvolver mais rapidamente o OLED?
esperemos que sim porque já vimos que só a LG a remar nessa direção não existe concorrencia de preços
 
Duvido até porque vão comprá-los à LG porque a Foxconn não os vai fornecer nas quantidades necessárias e a gama baixa/média deve dar demasiado lucro para não engolir um sapo ou dois, a grande diferença é que provavelmente neste momento para vender OLED as margens de lucro não serão muito interessantes para eles até porque a LG não deve ter os paineis OLED para outros OEM propriamente a preço de saldo. :-D

Mas a própria Samsung já disse com todas as letras no passado recente que OLED afinal já não presta e QLED é que é, portanto se estiverem a concentrar recursos em algo será em QLED (espero que desta vez no verdadeiro e não no faz de conta).

Como diz o outro, só faz falta quem está. ;)
 
Duvido até porque vão comprá-los à LG porque a Foxconn não os vai fornecer nas quantidades necessárias e a gama baixa/média deve dar demasiado lucro para não engolir um sapo ou dois, a grande diferença é que provavelmente neste momento para vender OLED as margens de lucro não serão muito interessantes para eles até porque a LG não deve ter os paineis OLED para outros OEM propriamente a preço de saldo. :-D

Mas a própria Samsung já disse com todas as letras no passado recente que OLED afinal já não presta e QLED é que é, portanto se estiverem a concentrar recursos em algo será em QLED (espero que desta vez no verdadeiro e não no faz de conta).

Como diz o outro, só faz falta quem está. ;)

Ora.
O problema é que eles ainda nem sequer um protótipo de QLED apresentaram. Chutaram isso cá para fora há uns anos e depois calaram-se, até que se saíram com esta jogada de marketing. Até a Sony já apresentou um protótipo na CES17 da tecnologia CLEDIS (aquele monstro de mais de 100'').
QLED... nem vê-la.

E o CEO da Samsung já disse também que não estavam a desenvolver nem tinham quaisquer planos em voltar a desenvolver painéis OLED para TVs, o que é curioso pois, tal como a flatpanels e outros sites mencionam, eles fartam-se de gabar a tecnologia em smartphones/tablets (AMOLED).

Super AMOLED displays have always been favored by Samsung while other manufacturers lean towards LCD displays. LCD display require more work to produce colors because they require color filters, a backlight, and a light diffuser. The biggest drain for an LCD display is its backlight since it is always on. The Super AMOLED display consumes less power because it has no blockage and need for a backlight to push colors. Less work, better battery life.
The company also touts the contrast of its Super AMOLED display on the Galaxy Tab S. Specifically, Samsung believes it stays true to colors with blacker blacks and whiter whites. Its display also covers 90% of the AdobeRGB color spectrum compared to 70% with LCD displays. How can Samsung do this? By literally turning off pixels. This allows more shadows and detail to be shown in images with high contrast.
Since Super AMOLED displays are so rich and vibrant, you should have no issues taking the Galaxy Tab S outdoors. The display is less reflective, too. The Adaptive Display technology tailors the viewing experience for the environment’s conditions and the content being displayed. With a lot of text, the display will focus on crispness for the font and softness for the background.
 
Última edição:
desculpem o offtopic

http://www.oled-info.com/digitimes-research-samsung-will-begin-qled-tv-production-2019

Samsung Display is still struggling with technical issues in its large-area OLED TV program, and SDC's TV focus switched to quantum dots enhanced LCDs a couple of years ago. These TVs use the photoluminescence of QDs to enhance the white-light produced by the LED backlights.

But quantum dots also feature electroluminescence - which means that these materials can be used to directly emit light, in a similar way to OLED materials. This technology has several challenges to overcome before it can be mass produced though, but Digitimes Research now reports that Samsung is aiming to produce so-called Q-LED TVs by 2019.
 
@Pheux

Pode ser que na CES18 engulam os restantes sapos que faltam e apresentem OLED como topo de gama. :D

@hbejinha

É esperar "só mais um bocadinho" então mas em 2019 já OLED anda nos 1000€ ou menos sem andar à espera de promoções de 30% e espero que a Samsung tenha noção disso.
 
Pode ser que na CES18 engulam os restantes sapos que faltam e apresentem OLED como topo de gama. :D
duvido
pelo que dizem houve um atraso agora apontam para 2019, se fosse fácil já tinhamos mais marcas a fabricar inhouse OLED com este tamanho
em 2018 nasce o QOLED :=) e depois 2019 o REALOLED
o marketing da samsung malucos como são vão inventar qq coisa
 
Eu espero muito sinceramente que apareça mais alguém a fabricar OLED/QLED/CLEDIS/mLED ou o que for.

Tenho pena (mas tenho mesmo) que a Samsung com o R&D que tem da tecnologia OLED não engula os tais "sapos" e não aposte na tecnologia. Os gajos saíram-se com a solução de implementar TFTs na estrutura dos painéis OLED mais pequenos, criando os AMOLED. Poderiam procurar uma solução para panéis maiores que não tivesse as patentes a cargo da LG Display.

Talvez inkjet printing, não sei. É ver o que o futuro nos reserva, mas já vimos que será com uma destas tecnologias.
 
Mais uma "bomba", a Panasonic acaba de anunciar mais uma nova gama Oled em 2 tamanhos (55 e 65").

Esta nova gama fica situada atrás da Flagship EZ1002, anunciada na CES17, e chama-se EZ952.

Panasonic Launch EZ950/ EZ952 4K HDR OLED TV with HLG

Panasonic has launched a new line of 4K OLED televisions at the company’s annual European convention in Frankfurt, adding to the jawdropping EZ1000/ EZ1002 unveiled at CES 2017. Dubbed the Viera EZ950 (or EZ952 in the United Kingdom), the series will sit below the flagship EZ1002B range, offering OLED’s legendary black level and infinite contrast performance at a hopefully more affordable price point.

http://www.hdtvtest.co.uk/news/ez950-201702154431.htm

É bom ver a Panasonic a apostar as fichas todas em Oled e a focar-se cada vez mais nesta tecnologia. O pior que fizeram foi abandonar a tecnologia Plasma para se concentrarem exclusivamente na tecnologia LCD, mas ainda vão a tempo de voltar a ser uma marca de referência se conseguirem o price tag correcto nas suas Oleds de gamas inferiores.

Vamos lá ver...

Aos interessados:

Panasonic Oled EZ952 (55" e 65")
  • 4K UHD (ultra high-definition) resolution of 3840×2160;
  • The Japanese manufacturer’s Studio Colour HCX2 Processor for pro-grade accurate colour reproduction;
  • Both HDR10 and HLG (though not Dolby Vision) support;
  • An all-new HDR Brightness Enhancer feature to facilitate HDR viewing in bright environments;
  • A low-lag 4K HDR Gaming mode;
  • 4K HDR streaming from Netflix, Amazon and YouTube;
  • My Home Screen 2.0 Smart TV system;
  • Freeview Play for UK models;
  • Pending Ultra HD Premium and THX certifications; and
  • Pending certifications for Control4 and Crestron integration
Lançamento na Europa em Junho.
 
Última edição:
Numa coisa acho que tenho razão, só um desinformado e leigo dá 1500 euros por uma LED de 55, seja ela qual for.
Quem vê OLED a funcionar fica automáticamente rendido á qualidade, o resto são balelas...Não é preciso dizer isto e aquilo e teorias e teorecas, basta ver, é o que basta e o mais fiável.

O plasma desapareceu é verdade, mas quem não queria um Kuro ou ST60 na coleção? O betamax também desapareceu e era melhor que o VHS.

Pena tenho eu de não ter uma OLED.
 
Não sei se os OLED têm defeitos ou não, mas recentemente tive numa superficie que tinha uma 930v a 900 euros de exposição e com alguns defeitos estéticos. O técnico disse que a TV estava a trabalhar seguidamente (24h dia) desde que saiu, tinha sido a primeira oled que receberam.
O facto é que a imagem estava literalmente "gasta", baça, sem brilho e vivacidade, mesmo como uma coisa gasta. Nem a mexer nos settings se consegiu nada, era mesmo assim.
Na altura associei a algum defeito, mas não sei...

Provavelmente esse painel foi massacrado até à exaustão ou apresentava mesmo algum defeito. Já vi uma 930V e uma 910V em exposição na *****, ambas com defeito. A 930V tinha tinting (zonas amareladas) e a 910V tinha Image Retention bem gravado (daqueles grafismos estáticos que aparecem nas TVs nas grandes superfícies).

A Tecnologia ainda não é perfeita. Como disse o Chris Heinonen (editor e calibrador) do Reference Home Theater, a E6 ainda não é perfeita, mas é aquilo que temos actualmente mais perto disso. Basicamente é isto. A tecnologia em si ainda tem margem para evoluir mas actualmente já é o melhor que temos.

The LG E6
ir
is the best looking TV I’ve ever reviewed. It’s not perfect, but it comes closer than anything else I’ve used to date.

A LG diz que as suas Oleds de 2016 aguentam 100.000 horas, eles lá sabem. Daqui a 100.000 horas já eu tenho outra TV. As Oleds "puras" de primeira geração da Samsung deveriam durar cerca de 25 a 35 mil horas devido a usarem pixeis puros RGB. O azul começa a denegrir-se muito mais cedo que as restantes cores, portanto acima das 25-30 mil horas é natural que o painel comece a perder a cor azul (e tudo o que isso acarreta).

Mas mesmo assim, hoje em dia poucas são as TVs que duram mais de 5 anos e se fizeres as contas, se comprasses uma Samsung Oled Pure RGB em 2013 e visses 8h de TV por dia, por esta altura ainda ias com menos de 12 mil horas no painel. Ainda nem a metade da vida do painel ias. :)

A malta preocupa-se demasiado com a duração dos painéis mas esquece-se que os componentes eléctricos (transistores, alimentação) vão à vida primeiro.

Numa coisa acho que tenho razão, só um desinformado e leigo dá 1500 euros por uma LED de 55, seja ela qual for.
Quem vê OLED a funcionar fica automáticamente rendido á qualidade, o resto são balelas...Não é preciso dizer isto e aquilo e teorias e teorecas, basta ver, é o que basta e o mais fiável.

O plasma desapareceu é verdade, mas quem não queria um Kuro ou ST60 na coleção? O betamax também desapareceu e era melhor que o VHS.

Pena tenho eu de não ter uma OLED.

E eu que o diga que no ano passado fui buscar um Kuro ao Porto de propósito com 8 anos. O rapaz que mo vendeu era entusiasta como eu (mas mesmo entusiasta) e tinha reformado o Kuro pois tinha adquirido uma Oled 65" 960V. Deu-me o Kuro (que foi uma carga de trabalhos para levar para o carro porque é pesado que nem uma baleia) com manuais, factura e tudo. Ainda ali a tenho! 3500€ que ele deu por ele!
Quem é verdadeiramente entusiasta de TVs, não se importa com essas coisas porque sabe o potencial e o valor das TVs independentemente da tecnologia e idade. O meu Kuro tem praticamente 10 anos (vai nos 9), faz 0.006cdm/2. Não há um LCD há data que cheire sequer estes valores, só isto demonstra bem o monstro que foi e que ainda é.

(editado porque fiz confusão entre o Steve e o Chris)
 
Última edição:
Sem duvida que ninguém sabe o que acontecerá á tecnologia OLED daqui a uns anos. Não vai ser fácil bater a tecnologia LCD LED que consegue ao fim de tantos anos de experiência manter a sua mediocridade mas sem duvida que ninguém aqui tem conhecimento de avarias e de defeitos.
Eu por exemplo sou um afortunado ao fim destes anos todos, tive 3 LCD LED que ao fim de 3 anos deixaram de funcionar com problemas no painel (Samsung , Toshiba e Phillips) julgo eu derivado do "amadurecimento" da tecnologia e tenho agora uma KS9000 que como alguns sabem não tem qualquer problema. Mas eu claro sou apenas um leigo e não percebo nada disto e por isso decidi avançar para uma Oled full hd e esperar para ver...
 
Se OLED já é assim em "beta stage" e com falta de "amadurecimento da tecnologia" imagino quando estiver cá pelo menos metade do tempo que LCD/LED já tem de mercado, mas se por acaso lhe acontecer o mesmo que ao plasma (com malta a comprar LED Edge lit ao mesmo PVP que podia comprar OLED já nem digo nada) pelo menos enquanto cá andou foi referência naquilo que realmente interessa numa TV, qualidade de imagem.
 
Última edição pelo moderador:
Mais uma "bomba", a Panasonic acaba de anunciar mais uma nova gama Oled em 2 tamanhos (55 e 65").

Esta nova gama fica situada atrás da Flagship EZ1002, anunciada na CES17, e chama-se EZ952.



http://www.hdtvtest.co.uk/news/ez950-201702154431.htm

É bom ver a Panasonic a apostar as fichas todas em Oled e a focar-se cada vez mais nesta tecnologia. O pior que fizeram foi abandonar a tecnologia Plasma para se concentrarem exclusivamente na tecnologia LCD, mas ainda vão a tempo de voltar a ser uma marca de referência se conseguirem o price tag correcto nas suas Oleds de gamas inferiores.

Vamos lá ver...

Aos interessados:

Panasonic Oled EZ952 (55" e 65")
  • 4K UHD (ultra high-definition) resolution of 3840×2160;
  • The Japanese manufacturer’s Studio Colour HCX2 Processor for pro-grade accurate colour reproduction;
  • Both HDR10 and HLG (though not Dolby Vision) support;
  • An all-new HDR Brightness Enhancer feature to facilitate HDR viewing in bright environments;
  • A low-lag 4K HDR Gaming mode;
  • 4K HDR streaming from Netflix, Amazon and YouTube;
  • My Home Screen 2.0 Smart TV system;
  • Freeview Play for UK models;
  • Pending Ultra HD Premium and THX certifications; and
  • Pending certifications for Control4 and Crestron integration
Lançamento na Europa em Junho.
Tenham em anteção a isto,acho q o "low-lag 4K HDR Gaming mode" é so com HDMI 2.1 e tem q os equipamentos envolvido terem isso, ou seja, para ja n ha nada no mercado, consolas e graficas com HDMI 2.1
http://www.hdtvtest.co.uk/news/hdmi-vrr-201702104427.htm
 
Back
Topo