[HDTV] Discussão Geral TVs OLED

Hoje estive a ver a C8 , nao e assim tao feia ao vivo , claro que a C7 e mais bonita.
Mas deparei com uma coisa , o painel da C8 e todo preto a traz e a moldura tambem que vai realçar o contraste preto, ja com a C7 e branco ja ai e uma diferença grande
 
@Pheux

Sim, ainda percebemos alguma coisa disto, mas no caso em questão é tão evidente que só não via mesmo quem não queria. ;)

Entretanto enquanto num lado atribuem Reference Levels como se nos últimos anos não tivessem existido TVs de topo, já noutro o dar o Reference Level ou não acaba por ser decidido em algo que a LG se está a desleixar, os raised blacks do Dolby Vision... :neutral:

Picture quality is an entirely different story. While there are no significant OLED panel upgrades to speak of this year, C8 delivers some of the best picture quality you can find today. The ‘Alpha 9’ now matches – or exceeds – Sony’s video processor, and after comparing LG C8 and Sony A8F side-by-side we have seriously considered whether C8 should take over our Reference Award. It delivers excellent HD and 4K picture quality, and the best overall HDR we have seen to date, mainly driven by its pixel-level luminance and color control. It is a great TV for enjoying channels, streaming, movies, gaming etc. Motion has been improved and the auto-calibration feature is very cool, despite C8 having several very, very accurate picture modes. We are also excited about the fact that C8 exists in a 77” version that is actually within reach. And the speaker system has been improved.

However, one pesky issue remains in the form of Dolby Vision’s “raised blacks”, and since LG’s TVs default to Dolby Vision when playing from a HDR source that offers shows or movies in more HDR formats than one, it is very hard to avoid. To be clear, it only happens occasionally but it is one of those things that is hard to ignore once you are aware of it. It surprises us that LG OLED TVs continues to be affected considering that the Loewe bild 5 TV we had in for testing at the same time had no issues with “raised blacks” in Dolby Vision. This is why we currently cannot consider it a reference TV.

Review OLED C8 @ flatpanelsHD

Mas tirando a questão dos raised blacks de Dolby Vision que a LG tem de resolver e em todos os OLED que tem no mercado, é bom sinal quando os defeitos que se encontram numa TV se resumem às ligações traseiras ou ao webOS. :D

Ahh e ainda...

Retention on an OLED panel is a risk but permanent burn-in does not seems to be a major issue when using OLED as day-to-day TV, considering that there are already millions of OLED TVs out in consumers’ living rooms and very few reports of burn-in.

Nada que não tenha sido já dito aqui até à exaustão mas a malta prefere valorizar o que vê nos OLED de exposição ou em testes que não refletem o uso diário de uma TV.
 
Ai o catano... espero bem q arranjem isso do DV via firmware...
Bom, vou esperando q a minha tv n se avarie... mau momento pra comprar um oled da lg (e n so)
 
Não deixava de comprar um OLED 65'' da LG hoje se achasse que o PVP era imbatível, mesmo com as questões à volta do Dolby Vision.


---


Olhando com mais atenção isto das reviews a coerência muitas vezes (demasiadas) é pouca ou nenhuma e a malta mete-se a jeito... :neutral:

Unfortunately, the Dolby Vision update for the 2018 models is still pending, despite it rolling out for the 2017 models.

The Dolby Vision update is still pending for the 2018 models but it must be near considering that it is currently rolling out for the 2017 models.

Review Sony AF8 @ flatpanelsHD


Ou seja, o OLED da Sony a que o flatpanelsHD deu o Reference Level nem Dolby Vision ainda tem sequer da mesma forma que sabemos que que o update nos modelos de 2017 saiu com problemas, no entanto nem consta nos pontos menos positivos mas serviu para decidir a questão do Reference Level entre a C8 e a AF8 isto em review com uma diferença de 19 dias, vale o que vale. :paranoid:

Vá lá que pelo menos ainda foram 2 pessoas diferentes a fazer as reviews mas tinha a sua piada se depois disto o update do Dolby Vision na AF8 saísse com problemas também. :-D
 
Ai o catano... espero bem q arranjem isso do DV via firmware...
Bom, vou esperando q a minha tv n se avarie... mau momento pra comprar um oled da lg (e n so)

Já outras há que nem Dolby Vision têm nem vão ter e aí já não há problema nenhum e já não é mau momento e até levam Reference Level.

Curiosidades.
 


Já o tinha dito antes aqui que os vídeos sobre o burn in eram mais click n bait que outra coisa e o tom desta review parece-me óbvia a tentativa de desvalorização constante em que por cada aspecto que abordam e constatam o óbvio vão sempre buscar algo para tentar equilibrar a coisa com os outros modelos em comparação, bem, é uma forma de fazer a review e há de haver sempre quem goste... :neutral:

- A TV é muito fina, cuidado ao lhe mexerem que parte.
- Quem vê a review fica com a ideia de OLED só entrega qualidade de imagem num quarto escuro.
- Ângulos de visão dizem existir colour shifting mas depois nas imagens que colocam não vejo nenhum colour shifting em OLED (eu não tenho no meu por exemplo).
- OLED não é perfeito, mas as alternativas também não embora a referencia se fique claro por OLED.
- Agora que já fica mais difícil pegar nos nits de OLED em HDR, vão pegar no quê? No ABL em SDR, que existe desde sempre.

A Rtings por este andar ainda os vou ver a fumar e a recomendar um LED com painel IPS como melhor TV do ano, já faltou mais. :-D

Curiosamente ou talvez não (para ver o quanto se deve levar a sério) a maior questão do momento nos OLED naquilo em que realmente podiam pegar, o Dolby Vision e os raised blacks nem uma palavra. :rolleyes:


EDIT:


Mais duas...

- Falam na uniformidade em painéis maiores como se isso fosse só uma questão em OLED.
- A Q9 numa sala iluminada pode valer os € a mais se os tiverem mas um painel IPS já é suficiente em relação aos ângulos de visão de OLED, como se fossem a mesma coisa.

Mas estou bem à vontade nisto que desde sempre critiquei a falta de coerência deles em vários aspectos.
 
Última edição:
Infelizmente, tenho que concordar. Vi a review hoje de tarde e pensei “wtf, nem parece o mesmo site”. Sinceramente, cheira-me claramente a dinheiro (apoios de determinadas marcas) a entrar. Eles estão a mudar drasticamente as opiniões e mesmo as análises no YouTube também estão a começar a diferir. Aquelas pseudo comparações foram ridículas. Dizem que o color volume não interessa quando a precisão de cores dos oleds é o que importa mais e depois na comparação dão vantagem às Samung qled por causa do color volume. Dizem que o HDR é muito melhor em Oled por causa da precisão dos pontos de luz e que LCDs nunca conseguem ser tão bons em HDR mas depois dão como ponto positivo na comparação o HDR nas Samsung qled. Dizem para não nos preocuparmos com o burn in porque é muito raro existir em uso normal mas depois dão como ponto negativo o burn in. Epá... :facepalm:
 
Última edição:
Parece que o brilho dos OLEDs pode aumentar significativamente brevemente:
Researchers develop a sub-electrode micro-lens array that can increase the light output in OLEDs by a factor of 3

Researchers from the University of Michigan developed a new method to cost-effectively extra more light out of OLED displays. To achieve that, the researchers used a Sub-Electrode Micro-Lens Array (SEMLA) placed between the bottom transparent ITO electrode and the glass substrate. Testing on green and white PHOLEDs, the researchers say the SEMLA enhanced light output by a factor of 2.8 (green) and 3.1 (white) compared to a similar device without the lens array.

Michigan-OLED-microlens-array-img_assist-400x283.jpg


The researcher say that such an array can be fully transparent and has no impact on the sharpness of the display. The hexagonal array of 10 μm lenses can be fabricated using conventional photolithography methods which are quite cost effective. Such a micro-lens array does not change the actual OLED production process.
https://www.oled-info.com/researche...rray-can-increase-light-output-oleds-factor-3
 
Para quem está pela Suiça , a Tv Lg Oled 65E7 a 2000chf para quem tiver carta Cumulus.
Ou seja menos de 1700€ se fizermos a conversão ao câmbio actual.
 
Quem vê estas duas últimas reviews da C8 até parece que se está a falar de TVs diferentes, talvez seja por uma ter sido feita focada na TV e a outra focada em fazer comparações com a concorrência no mercado ou uma abordagem mais técnica numa e comercial/sensacionalista noutra, seja como for, o Vincent dá 15-0 aos outros na minha opinião (basta ver a review da XF90 também para não dizerem que é por ser OLED).

Em relação ao stand da C8 quando foi apresentada não gostei, mas parece ser um daqueles casos de "primeiro entranha-se..." :D


EDIT:


Uma C8 de 77''...

:drooling:
 
Quem vê estas duas últimas reviews da C8 até parece que se está a falar de TVs diferentes, talvez seja por uma ter sido feita focada na TV e a outra focada em fazer comparações com a concorrência no mercado ou uma abordagem mais técnica numa e comercial/sensacionalista noutra, seja como for, o Vincent dá 15-0 aos outros na minha opinião (basta ver a review da XF90 também para não dizerem que é por ser OLED).

Em relação ao stand da C8 quando foi apresentada não gostei, mas parece ser um daqueles casos de "primeiro entranha-se..." :D


EDIT:


Uma C8 de 77''...

:drooling:
Eu parto o côco a rir com o humor dele, ainda por cima dito com aquele tom monocórdico.

A minha mulher não gosta nada, diz que o tipo está a morrer enquanto fala...

Ainda lhe enviei uns tweets para ver se ele falava com a malta da LG por causa dos últimos firmwares da B6, nunca me respondeu...
 
Alguém com a C7V me pode explicar como ligo aquilo a um "line out" para, por exemplo, ligar a uma coluna SONOS?

Só encontro a saída óptica...

Obrigado!
 
Em relação ao stand da C8 quando foi apresentada não gostei, mas parece ser um daqueles casos de "primeiro entranha-se..." :D
Eu estou longe ainda de o preferir em relação ao da C7, mas passei a gostar mais quando ouvi que o pé curvo (e mais largo) tem a função de reflectir o som das colunas para a frente.
E a verdade é que faz sentido e não tenho grandes dúvidas de que há de produzir resultados.
 
Back
Topo